• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Rendas aumentam 1,15% em 2019

santos2206

GForum VIP
Entrou
Jul 12, 2014
Mensagens
2,454
Gostos Recebidos
19
As rendas vão aumentar 1,15% no próximo ano. Se não tiver sido acordado entre as partes outra forma de atualização, este valor será aplicado nos contratos celebrados depois de 1990. Para contratos anteriores a 1990, existem outras regras.


thumb_aumento rendas 2019.jpg





Divulgado pelo INE (Instituto Nacional de Estatística) no início de setembro, o coeficiente de atualização anual das rendas deverá aumentar 1,15 por cento. Este valor ainda está longe da atualização de cerca de 3% verificada em 2012 e 2013. Mas para quem é senhorio é uma boa notícia tendo em conta os últimos três anos.
A opção de aumento da renda parte do senhorio que deve comunicar ao inquilino o novo valor após a publicação do aviso em Diário da República. Esta comunicação deve ser feita com 30 dias de antecedência ao pagamento da nova renda.

O aviso deve ser feito através de uma minuta própria para o efeito. Temos um exemplo de minuta para ajudar.
A carta deverá ser registada com aviso de receção ou entregue em mão, contra a assinatura do inquilino. Além da referência ao valor atual da renda, a carta deverá ainda indicar o montante que resulta da aplicação do coeficiente e a data a partir da qual produzirá efeito.

Se o contrato de arrendamento for anterior a 1990, o inquilino pode aceitar a proposta, fazer uma contraproposta, terminar contrato ou beneficiar das exceções previstas na lei.
Quer já seja senhorio ou pretenda vir a ser, aceda ao nosso simulador e calcule o impacto do aumento da renda na sua rentabilidade.

Deco Proteste
 
Topo