• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Rowenta DG920 - Avaria

nunolabita

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 28, 2014
Mensagens
7
Gostos Recebidos
0
boas companheiro

nao dises se a placa é c, eeprom em smd ou nao, mas para já tens aqui o valor da r. 470homis 5w pode ser verde da phuilips ou cinzenta da unahomio, o condenssador convem meter c, a tensao de 275v.convem subst. o relé tambem.

boa sorte

marques 1956

Uma dúvida que apenas reparei hoje, são 470homis 5w ou 47 ohmis 5w?

Hoje vou a alfa elektor ver se tem estas peças.
 

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,695
Gostos Recebidos
0
boas companheiro

junteii um pouco as palavras, a dita é de 470 homios
 

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,695
Gostos Recebidos
0
companheiro

as resistençias agora sendo os mesmos w sao mais pequenas que as antigas eu disse que dependia do fabricante e fico por aqui.

para nao criar-mos mais confusao!
 

nunolabita

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 28, 2014
Mensagens
7
Gostos Recebidos
0
companheiro

as resistençias agora sendo os mesmos w sao mais pequenas que as antigas eu disse que dependia do fabricante e fico por aqui.

para nao criar-mos mais confusao!

Acredito que possam ser mais pequenas. Comprei a de 2w.

Já soldei o material no sítio e já testei mais de uma hora a caldeira e está a funcionar direito.

Gasto o vapor e a caldeira quando chega ao mínimo mete água e não deixa o vapor acabar.

Penso que a avaria esta reparada.
 

jaff

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 7, 2010
Mensagens
9
Gostos Recebidos
0
Vivam todos,
Tenho aqui um desses ferros (DG920) também deixa de fazer vapor após uns tempos a trabalhar, estou intrigado com isto... Como é que a placa sabe que tem que abastecer agua na caldeira???? Por temperatura?Tempo?Impulsos no botão do Ferro? Alguém pode dar uma ideia exata do funcionamento destas placas?

(até ao momento pelos ensaios que fiz ...
1º Atraca o relé da resistência e simultaniamente abre a Electrovalvula (para começar a aquecer) [Luz Verde Pisca]
2º Atingindo a temperatura de xºC a Electro Valvula fecha e continua aquecer [Luz verde Pisca]
3º Atingida a temperatura de vapor o relé Desliga[Luz Verde Constante]
Falta-me perceber como se processa o abastecimento
 

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,695
Gostos Recebidos
0
boas
o companheiro é tecnico ou fala c, eles.
se é, qual a área, só assim se pode dar uma pequena explicaçao como funç. estes geradores.

estes geradores a geraçao está a cabacar já começa a ser difiçil de se conseguir material e já sao reparaçoes anti economicas e entao os clientes que as têm a maior parte já as nao mandam reparar e preferem comprar novas c, dois anos de garantia e quase pelo mesmo preço que deram á uns anos atrás por estas (dg-920)
 

jaff

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 7, 2010
Mensagens
9
Gostos Recebidos
0
boas
o companheiro é tecnico ou fala c, eles.
se é, qual a área, só assim se pode dar uma pequena explicaçao como funç. estes geradores.

estes geradores a geraçao está a cabacar já começa a ser difiçil de se conseguir material e já sao reparaçoes anti economicas e entao os clientes que as têm a maior parte já as nao mandam reparar e preferem comprar novas c, dois anos de garantia e quase pelo mesmo preço que deram á uns anos atrás por estas (dg-920)

Não sou grande técnico mas vou falando com eles (como é este o caso :Espi06:)
Eu trabalho em manutenção industrial ligado á industria de plásticos.... Como hobbie gosto de tentar reparar uns electrodomésticos avariados que sempre vão surgindo...

Quanto a peças para estes ferros ainda se encontra bastante material á venda deixo aqui um site que conheço Bem-vindo | Friparque, LDA

Pela ultima experiência que fiz que envolveu medir a temperatura junto a sonda que está colada na caldeira e registar o consumo de agua feito pela bomba
Consegui facilmente perceber que quando o nivel da agua dentro da caldeira passa para baixo da sonda, a temperatura baixa bastante, e por ai a placa consegue saber que está a ficar sem agua, então a luz vermelha acende para registar o inicio do ciclo (no meu caso quando a luz vermelha acende já fiquei sem vapor, e penso que não deveria acontecer)
Fiquei no entanto sem perceber claramente qual o timming de funcionamento da bomba. Sei que ela atesta durante 10s de cada vez, ao longo do funcionamento ( percebi que se carregar ininterruptamente durante 2 minutos no botão do vapor ela acaba por acionar; mas se for carregando a pouco e pouco no botão, só volta a atestar passado um tempo incerto...) fico assim desconfiado que a placa faz as contas para saber quanta agua entra cada vez que a bomba trabalha e de quanta agua sai cada vez que se carrage por x segundos no botão...
marques 1956 estou a chegar perto ou continuo as voltas?:msnm_com_br007-03:
 

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,695
Gostos Recebidos
0
boas

estás a chegar perto da conclusao

agora em relaçao ao material só mesmo quem tenha restos.

por exemplo a caldeira , o gatilho do ferro o botao do termostato, existe outro que dá mas nao é igual, os dois vedantes do interior do ferro, as eletrovalvulas já se nao fabricam, os modulos eletronicos, estes só mesmo recuperados,.

as eletrovalvulas, mandamos fazer as molas em aço inox num torneiro e ficaram okey.
 

jaff

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 7, 2010
Mensagens
9
Gostos Recebidos
0
boas

estás a chegar perto da conclusao

agora em relaçao ao material só mesmo quem tenha restos.

por exemplo a caldeira , o gatilho do ferro o botao do termostato, existe outro que dá mas nao é igual, os dois vedantes do interior do ferro, as eletrovalvulas já se nao fabricam, os modulos eletronicos, estes só mesmo recuperados,.

as eletrovalvulas, mandamos fazer as molas em aço inox num torneiro e ficaram okey.

Então e em relação ao timming de funcionamento da bomba... experimentei até a usar um potenciometro de 100Kohm a simular a sonda ntc mas continuo sem certezas... Pode me dar alguma dica?

Acho que acabo de descobrir o problema! Este mesmo ferro é um DG910 (só tem uma bomba de agua) é suposto a bomba trabalhar 1segundo sempre que se carrega no botão do vapor (tal como acabo de ver um DG920 a fazer)?
 

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,695
Gostos Recebidos
0
Alguma ajuda?

boas companheiro.

que ajudas queres mais!

se já tens que chegue, penso eu e se realmente já chegaste a essa conclusao tens de trepar mais um pouco.
já existem bastantes tópicos sobre estes geradores.
se houver algum colega que faculte mais inf. tudo bem.
da minha parte e como é a minha área de trabalho nao te posso ajudar mais.

bom trabalho.
 

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,695
Gostos Recebidos
0
boas

há uma cançao que dis dei-lhe quase tudo, e quase tudo foi demais.

isto para o companheiro jaff. nao é a dizer mal mas,

o mestre quando sabe tudo e passa as inf. para o ajudante, ao mesmo já fica a saber tanto ou mais que o mestre.

eu estou na mesma faculto muita inf. tecnica dentro das minhas possibilidades mas algumas ficam só comigo porque para chegar a certas conclusoes por exemplo em máquinas de café automaticas dellongui k tem que se diga, perde-se horas para chegar a muitas conclusoes.
nós tivemos na nossa ofiçina dois rapazes do centro de formaçao onde um deles já queria entrar pelo telhado e sair no solo, is porquê:

primeiro queria saber como se programava as máquinas, mas nao se preocupou em saber o seu funçionamento mecanico primeiro, esse foi logo de cana.

o outro ao ver isto manteve-se até ao fim da formaçao mas começou por desmontar pequenos domesticos.
 

BLIND DEVIL

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 9, 2009
Mensagens
3
Gostos Recebidos
0
Boas amigos, preciso muito da vossa ajuda mandei recuperar a placa electrónica do meu ferro rowenta DG 920 liguei a placa toda e o ferro até trabalha bem mas quando a caldeira arranca ele deita dois jactos de vapor forte e deita água pela base do ferro eu gostaria de saber se não terei ligado algum fio da caldeira mal muito obrigado podia vossa atenção.
 

flag

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 12, 2013
Mensagens
651
Gostos Recebidos
0
Boas amigos, preciso muito da vossa ajuda mandei recuperar a placa electrónica do meu ferro rowenta DG 920 liguei a placa toda e o ferro até trabalha bem mas quando a caldeira arranca ele deita dois jactos de vapor forte e deita água pela base do ferro eu gostaria de saber se não terei ligado algum fio da caldeira mal muito obrigado podia vossa atenção.

se deita água pela base do ferro, então está tudo dito. o isolamento dos tubos de águas e as borrachas estão com problemas.
 

BLIND DEVIL

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 9, 2009
Mensagens
3
Gostos Recebidos
0
Então o melhor a fazer e mudar todas as borrachas desde a caldeira até a base do ferro pois realmente todas as borrachas já tem 9 anos com vem mudar tudo' sempre pensei que tinha ligado mal os dois fios que bem da caldeira ao modulo electrónico pensei que era isso.
 

IsabelDuarte

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 16, 2012
Mensagens
11
Gostos Recebidos
0
Caro Marques
Tentei mandar mensagem pessoal mas como não tenho posts não o pude fazer.
Devido aos meus parcos conhecimentos e não tendo encontrado neste forum ajudas para ultrapassar a minha avaria no Rowenta G920 solicito me informe se lhe poderei anviar-lhe a minha placa com vista a uma eventual reparação. Obrigada.
 
Última edição por um moderador:

IsabelDuarte

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 16, 2012
Mensagens
11
Gostos Recebidos
0
Corrijo meu post anterior dirigido a um moderador quando deveria ser ao FORUM.. DESCULPEM!
Devido aos meus parcos conhecimentos e não tendo encontrado neste forum ajudas para ultrapassar a minha avaria no Rowenta G920 solicito me informem a quem poderei anviar a minha placa com vista a uma eventual reparação. Obrigada.
Isabel
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Corrijo meu post anterior dirigido a um moderador quando deveria ser ao FORUM.. DESCULPEM!
Devido aos meus parcos conhecimentos e não tendo encontrado neste forum ajudas para ultrapassar a minha avaria no Rowenta G920 solicito me informem a quem poderei anviar a minha placa com vista a uma eventual reparação. Obrigada.
Isabel

Boas

Em alguns casos o componente que avaria na placa é um condensador de 0.47uF 275V AC (marcado no original), que pode ser comprado no mercado em casas de electrónica.

Se for o caso, é um componente que qualquer técnico de electrónica pode verificar e substituir, e poder ser adquirido por cerca de 40 cêntimos + transportes. Exemplo: h**p://www.aquario.pt/product/condensador-poliester-470nf-275v-1

Boa pesquisa
 

IsabelDuarte

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 16, 2012
Mensagens
11
Gostos Recebidos
0
Boas
A Placa em causa foi reparada por profissional qualificado, no sul, há cerca de dois anos. Em Agosto passado o equipamento avariou de novo (trabalhava apenas por alguns minutos) e solicitei assistência, no norte, tendo sido considerada a placa OFF, sem recuperação nem possibilidade de substiruição. Perante este cenário tentei e encontrei no forum a solução do condensador 0,47/250V que resultou, apenas por dois meses. Agora liga o interreptor, entra corrrente no sistema, não acende o led Verde, nem a ausência água, aquece o ferro, não produz vapor. Perante a ultima informação (OFF) e a minha iniciativa que durou pouco tempo só me resta a procura de um profissional que analise a hipotese de recuperação. Daí o meu pedido de ajuda. Obrigada.
Isabel
 
Topo