• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Informação Sem ideias? Pode servir esta focaccia como acompanhamento ou entrada

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,594
Gostos Recebidos
810
naom_60deedc82fe3f.jpg


Fez uma sopa e precisa de acompanhamento? Ou simplesmente quer servir uma entrada antes da refeição? Pode apostar numa focaccia simples e deliciosa. Não sabe fazer? Siga as indicações da BBC Good Food.









Ingredientes:
500g de farinha de pão
7g de fermento de padeiro em pó
2 colheres de chá de sal marinho fino
5 colheres de sopa de azeite
1 colher de chá de sal marinho em flocos
¼ de ramo pequeno de alecrim


Modo de preparação:
1- Coloque a farinha numa tigela grande. Misture o fermento num lado da farinha e o sal fino no outro lado. Misture tudo.
2- Faça um buraco no meio da mistura, adicione duas colheres de sopa de azeite e, gradualmente, entre 350 a 400 ml de água morna para fazer uma massa ligeiramente pegajosa. Polvilhe a superfície de trabalho com farinha e coloque lá a massa. Depois amasse durante cinco a 10 minutos. Coloque a massa numa tigela limpa, cubra-a com um pano de cozinha e deixe-a de lado ao longo de uma hora ou até ficar com o dobro do tamanho.
3- Unte com azeite uma forma retangular e pouco funda. Despeje a massa na superfície de trabalho, estique-a e coloque-a na forma. Cubra com um pano de cozinha e deixe repousar durante mais 35-45 minutos.
4- Depois ligue o forno a 220ºC. Faça pequenos buracos na massa com os dedos. Misture 1½ colher de sopa de azeite, 1 colher de sopa de água, o sal e regue o pão com a mistura. Empurre os ramos de alecrim para dentro dos buracos que fez na massa.
5- Leve ao forno durante 20 minutos. Enquanto o pão ainda está quente, regue com um ou duas colheres de sopa de azeite. Corte em quadrados e sirva quente ou frio com mais azeite.

IN:NM
 
Topo