• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

SONDA ou FISHFINDER

H

helldanger1

Visitante
Todos os pescadores sabem que os peixes não estão espalhados aos montes nos rios, lagos e mares. Pescadores mais experientes saberão que eles se concentram em locais específicos onde a pesca é mais produtiva. Estes locais são definidos por factores tão distintos como correnteza, salinidade, temperatura, profundidade, tipo de fundo, e outros ainda tão subtis que sequer imaginamos. Se toda água fosse absolutamente transparente, não haveriam tantos problemas em achar estes locais e "encontrar o peixe". Mas pescamos quase sempre em águas turvas que nos impedem de ver as condições sob a embarcação. E para dificultar mais ainda, estas condições estão sempre em permanente mudança. Somente com a capacidade de nos adaptarmos a essas mudanças, e de achar o peixe, é que poderemos maximizar a produtividade da pescaria e optimizar nosso tempo na água.
Com o objectivo de auxiliar o pescador nessa tarefa, foram criados os "fishfinders", que são aparelhos que através do envio de um sinal de ultra-som para o fundo da água e pelo seu eco, captam as formas submersas existentes. O sinal em ultra-som é enviado por uma peça conhecida como sensor ou transducer. Esta peça fica presa ao fundo ou à popa do barco, e seu sinal tem o formato de um cone, que é mais forte no centro do cone e vai enfraquecendo à medida que se abre. Após atingir o fundo, o sinal retorna ao transducer trazendo as informações do fundo. O aparelho identifica os objectos suspensos entre o fundo e a superfície, mostrando o seu tamanho e profundidade. Na maioria das vezes estes objectos são na realidade peixes.
As principais características de um bom fishfinder são:


resolução de (écran): quase todos os fishfinder disponíveis hoje possuem ecrãs de cristal líquido. Esses ecrans tem um bom contraste no sol e são à prova de água. Eles são formadas por vários pontinhos (pixels) pretos que compõe a imagem. Quanto mais pixels nesses ecrãs tiverem, maior a sua resolução e mais fiel é a sua representação do fundo. O mínimo aceitável é um ecrã com resolução de 100 pixels verticais (100 pontos de cima para baixo).

simplicidade de operação e instalação: de nada adianta um fishfinder extremamente sofisticado se seu uso prescinde de técnico electrónico. A tecnologia precisa ser amigável, com funções de uso fáceis e intuitivas.

identificação de peixes: todo fishfinder identifica objectos suspensos entre o fundo e a superfície como sinais de sonar, mas alguns permitem também que sejam identificados como desenhos de peixes em vários tamanhos diferentes e com as suas profundidades reais. Isto simplifica a interpretação da informação no ecrã pelo pescador.

alarmes: os alarmes podem ser ajustados para dispararem com a presença de peixes ou por segurança, como no caso de passarmos por um local raso demais.

zoom: esta função fornece uma visão ampliada do fundo, dando maiores detalhes das estruturas.

identificação da qualidade do fundo: alguns modelos mais sofisticados identificam o tipo de fundo pela sua dureza - lama, areia, cascalho, pedra, etc. Com o tempo essa informação se torna extremamente útil para o pescador.
temperatura e velocidade: os fishfinders mais sofisticados terão, ainda, sensores de velocidade, temperatura e distância percorrida acoplados ao equipamento.

outras funções: os sensores de busca lateral, como o sidedview, buscam os peixes lateralmente, além de para baixo. Funções como a Windows permitem que o usuário configure o ecrã do equipamento para apresentar somente as informações que este deseja.
Independente do modelo utilizado e das funções disponíveis, o usuário do fishfinder logo verá o aumento de produtividade de sua pescaria ao reduzir o tempo gasto em áreas não piscosas, ao encontrar logo os melhores pontos em um pesqueiro novo, ou ao passar sobre uma nova laje que ele jamais imaginou que existisse e que talvez nunca tenha visto um pescador. De qualquer modo, o pescador estará encontrando mais peixe do que nunca, e logo fará do fishfinder um inseparável companheiro de aventuras, histórias e lazer.
cumpts
hell
 
Topo