Portal Chamar Táxi

Tabagismo é primeira causa de morte evitável em Portugal

maioritelia

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 1, 2008
Mensagens
8,829
Gostos Recebidos
186
XXII Congresso de Pneumologia
IV Congresso Luso-Brasileiro de Pneumologia
A prevalência de fumadores em Portugal, com idade superior a 15 anos, ronda os 26%, sendo que destes 38% pertencem ao sexo masculino e 15% ao sexo feminino.

Estes dados apontam para que o tabagismo seja considerado a primeira causa de morte evitável no nosso país, bem como a principal causa de cancro no pulmão, o mais maligno de todos os cancros.

Este tema irá estar em destaque no XXII Congresso de Pneumologia/IV Congresso Luso-Brasileiro de Pneumologia, a decorrer entre os dias 18 e 21 de Dezembro, no Centro de Congressos do Estoril.

O Congresso abordará ainda outras temáticas, tais como Asma e Trabalho, DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica), Reabilitação Respiratória, Fibrose Quística, Tuberculose e Transplante Pulmonar.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmam que, de cerca de 1.1 biliões de fumadores em todo o Mundo, 1/3 dos quais representam a população global com mais de 15 anos.

Estes dados corroboram as estatísticas portuguesas que apontam o tabagismo como a principal causa de cancro do pulmão. Em cada 100 pessoas com cancro do pulmão, a quem tenha sido administrado tratamento, apenas 14 sobrevivem, após 5 anos.

Apesar do sexo feminino apresentar uma maior taxa de sobrevivência à doença, regista actualmente um aumento progressivo na percentagem de fumadores, ao contrário dos homens, que apresentam uma tendência oposta.

Nos últimos anos têm surgido avanços na terapêutica desta patologia, a qual deve ser encarada numa perspectiva multidisciplinar, em que a integração da cirurgia, radioterapia, quimioterapia, entre outras, podem ter o seu lugar nas diferentes fases da doença. Em qualquer fase da doença há sempre algo a fazer em benefício do doente, o que poderá melhorar a sua qualidade de vida.

Outro destaque do Congresso será o 1º Curso de Pós-Graduação organizado em conjunto pela SPP e pelo American College of Chest Physicians (ACCP) - “Chest Infections: Update and Controversies” – a realizar no dia 7 de Dezembro e que será ministrado por qualificados conferencistas do ACCP, entre os quais o seu Presidente. Este Curso conta ainda com a participação da Profª Drª Mª João Marques Gomes, Regente do ACCP em Portugal.

Está também confirmada a presença de ilustres especialistas nacionais e estrangeiros, nomeadamente os representantes da Sociedade Espanhola de Pneumologia e Cirurgia Torácica e da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia com quem a Sociedade Portuguesa de Pneumologia pretende estreitar relações, mas sobretudo partilhar experiências e trocar conhecimentos e dados científicos.


sapo.
 
Topo