Portal Chamar Táxi

Taxista constrói carro elétrico com material reciclado

Fonsec@

In Memoriam
Entrou
Set 22, 2006
Gostos Recebidos
6
alqasastaxi.jpg
[h=6]
Breve reportagem da AFP sobre o carro de Al-Qasas (em inglês)
[/h]
[video=youtube;xin8lBiSId0]http://www.youtube.com/watch?v=xin8lBiSId0&feature=player_embedded[/video]

Tem despertado a curiosidade da população e foi a solução encontrada por um taxista palestiano para fazer face à crise dos combustíveis. Monzel Al-Qasas construiu o primeiro carro elétrico de Gaza, feito inteiramente à mão e a partir de materiais reciclados.

"Pensei em fazer um veículo que se adaptasse às nossas circunstâncias, em especial com a crise dos combustíveis que obriga as pessoas a esperar horas ou dias em frente aos postos de abastecimento ou pagar enormes quantias por gasolina no mercado negro", disse o inventor, de 32 anos, à AFP.

A contrução do carro custou a Al-Qasas cerca de 800 euros e demorou vários meses. O veículo, construído em madeira e cujas rodas foram retiradas de um carrinho de mão e adaptadas pelo taxista, possui um novo sistema: "é controlado pelas mãos e pelas pernas, o que permite a pessoas com problemas de mobilidade ou deficiência utilizá-lo", explicou.

Al-Qasas, que possui uma licenciatura em Ciência Política que nunca utilizou, confessou ainda à AFP que tem várias outras ideias que gostaria de por em prática. "A minha situação financeira é um verdadeiro obstáculo aos meus sonhos", admitiu, acrescentando que "sonha melhorar este carro e fazê-lo funcionar a energia solar".

"Podia fazê-lo, mas não tenho dinheiro para isso", lamentou. Para já, Al-Qasas poderá circular mais facilmente pela região - embora também mais lentamente. Isto porque o veículo, que precisa de carregar durante cinco horas, atinge uma velocidade máxima de 19 quilómetros por hora.

Entretanto, este empreendedor palestiano está já a trabalhar numa nova ideia: o desenvolvimento de um novo comando de televisão para pessoas paralisadas, que poderá ser controlado pela língua do utilizador.

Bnoticias

Convidado

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Gostos Recebidos
0
De burro nada tem ,faz lembrar o carro do golfe ,poderá ter inspirado o homem ,parece mesmo a parte de cima e rodas faz lembrar um empilhador ,cá para mim fez o carro dum empilhador velho
Tenho aqui máquina de soldar vou fazer um hehe
walkman-400.jpg

Destes fiz sei lá quantos em puto ,prego e racha e as esferas ,uma tábua e dois cabos de vassouras e temos carro ,bons tempos

newpine

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Gostos Recebidos
3
Zé ,

bota aí novas ideias para o teu "bólide".

Ultrapassa lá o inventor e colocas uns paineis solares , e registas...

E não precisas de Ciências Politicas para para fazer um desenho...bota travões na "coisa " , ou ainda atropelas os vizinhos nos ensaios...:naodigas:

Quem não brincou com um "joguete" desses ?

Boas ideias ,precisam-se.

Convidado

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Gostos Recebidos
0
O meu pai fez um que parecia um tricicloe eu fiz uma espécie de karting para o meu filho a ver se tiro a foto,claro que aproveitei um que estava todo marado ,nem volante ,nem rodas e todo empenado ,as mossas que tenho na carola foi á pála dele ,tás bem Newpine ,abraço

newpine

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Gostos Recebidos
3
Nessa infância (minha) nem madeira havia para brincar...

Eram os paus das vassouras para fazer o taco e a bilharda , e mais nada.

Havia as pedinchices à avó para uns troquitos , para podermos comprar os famosos piões , onde era um " áz " na brincadeira .

Última edição: