• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Tendências

ssyssy

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 4, 2006
Mensagens
1,048
Gostos Recebidos
0
Dossier Tendências:


Ideia forte nº 1 - Painéis deslizantes

São a solução mais surpreendente para decoração de janelas de forte impacto visual. Adapta-se perfeitamente a salas com grandes janelas dentro de um enquadramento de arquitectura contemporânea.
Muito utilizados no Norte da Europa, só agora se impõem com este novo ressurgimento do Design Escandinavo.

São preferencialmente confeccionados em telas Lisas, ou alternadas com outras de grandes motivos e accionadas através de uma calha superior.
Corresponde a uma revolução em termos de decoração de janelas.
Permite misturas muito saudáveis de tecidos de diferentes transparências o que induz numa gestão muito mais prática e descontraída da luz.



Ideia forte nº 2 - Opte por modelos depurados

Cortinas de ilhozes mantêm-se como favoritos.
São usadas em conjunção com varões finos o que lhes dá um ar distinto e ao mesmo tempo muito depurado É a tendência para quem quer operar um corte radical com as cortinas clássicas, pesadas e de aspecto exageradamente conservador.

Toda a atenção é desviada para a sofisticação da confecção.
Lembre-se: para dar um ar sofisticado a uma coisa tão simples como as ilhozes é fundamental que a confecção seja de muita qualidade.



Ideia forte nº 3 – “Big is Beautiful” Os tecidos de grandes motivos são tendência

Deixe-se encantar pelos tecidos de desenhos exageradamente grandes.
São a tendência em matéria de desenho e transformam ambientes com cores que constituem um vibrante tónico para a sua casa. Veja o efeito surpreendente que estas telas de grandes formatos podem ter na sua casa em cortinas ou em painéis deslizantes.
A reforçar esta tendência temos também os motivos florais de grandes formatos.
 

ssyssy

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 4, 2006
Mensagens
1,048
Gostos Recebidos
0

Ideia forte nº 4 – Valorize a luz. Utilize transparências. Adopte as novas texturas de tecidos

Os tecidos não devem ser um obstáculo á entrada da luz na sua casa.
É ideal que lhe permitam gozar de alguma privacidade dentro de casa mas tudo com um ar muito leve. Há novos tecidos tecnológicos, de composições surpreendentes de seda, viscose, alumínio, acetato, poliéster, linho e mesmo zinco.

Estas composições são uma surpresa para si? É melhor que nos acostumemos, porque a distinção em termos de tecidos de cortinas passa cada vez mais pela introdução destes novos materiais ultra sofisticados no seu aspecto e composição.

É um novo tempo que se avizinha em que as cortinas são uma oportunidade de expor texturas que apelam muito mais a uma sintonia com novos tempos em que as novas tecnologias serão determinantes.
Os linhos mantêm-se em alta desde que em texturas de transparências mescladas. Os linhos mais surpreendentes são os que aliam a sua informalidade a cores mais intensas e vibrantes. Para quem tem uma casa com pouca luz, esta é a melhor solução para conferir alegria e jovialidade.


Ideia forte nº 5 – Atenção ao detalhe e aos acessórios

Para que as suas cortinas tenham aquele algo muito especial deve ter atenção ao detalhe e aos acessórios.
Os varões estão mais finos (espessura máxima 20 mms) para serem utilizados com ilhozes exageradamente largas. Os materiais dos varões são agora muito mais sofisticados com ligas de inox que lhes dão muito maior durabilidade e operacionalidade e ao mesmo tempo irradiam sofisticação. Em alta a mistura de madeira com metal. Varões de inox da marca sueca Hasta com terminais em Wengé

Também em alta os varões cromados, ideais para utilização com os novos tecidos tecnológicos. Para os mais ousados as próprias ilhozes tomam novas formas como quadrados, triângulos e outros.
 

ssyssy

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 4, 2006
Mensagens
1,048
Gostos Recebidos
0


Ideia forte nº 6 – Use e abuse de estores em todas as suas novas versões de acabamentos

A evolução actual em matéria de estores faz-se sentir em três vias distintas:

• Estores de laminas largas de metal prateado liso ou perfurado, encabeçado com madeira no topo. Corresponde ao que existe de mais adaptável a ambientes contemporâneos em que o metal lidera não dispensando no entanto a mistura com o calor da madeira.

• Estores de lâminas de madeira pintada a imitar couro ou outras texturas decorativas. São a grande sofisticação do momento para quem dar um toque muito especial aos estores de madeira

• Estores de telas técnicas que permitem especificamente minimizar o efeito dos raios mais nocivos da luz. São bastante usados em ambientes com uma vertente mais home Office e a sua textura tem uma aparência High Tech.
É de notar que o consumidor actual está muito mais exigente em relação às especificações técnicas dos materiais e tecidos. Já não basta ser apenas decorativo. Outras necessidades, como resistência à luz e capacidade de filtragem são agora requisitos essenciais.



Ideia forte nº 7 – Um certo look “vintage” em alta

É verdade e está muito presente em todas as tendências de decoração. Um certo look “Retro” com um toque especial que acrescenta pitadas “Vintage” aos ambientes mais actuais..

Detecta-se esta tendência em estores de fole como nesta imagem, ou em modelos tradicionais como os estores de lâminas de madeira 50mms. Não sabemos se não saem de moda ou se estão sempre na moda. Com a sua aparência “vintage neste momento estão mais do que nunca. O seu “look” é inabalável.

São uma solução de grande durabilidade e permitem uma gestão muito eficaz da luz. Se não quer arriscar esta é a melhor opção em matéria de estores, uma vez que, apesar dos mecanismos estarem cada vez mais sofisticados, mantêm o seu look “Retro”
 

ssyssy

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 4, 2006
Mensagens
1,048
Gostos Recebidos
0
Ideia forte nº 8 – Misture soluções diferentes como estores e painéis deslizantes ou cortinas e estores de lâminas de madeira

Não existe uma guerra frontal entre soluções de tratamento decorativo de janelas. Tenha coragem de quebrar as regras.
Saiba misturar com cuidado as mais diferentes soluções e poderá obter resultados surpreendentes.



Ideia forte nº 9 – Não dispense funcionalidade e sofisticação dos mecanismos quando está a falar de estores, painéis deslizantes ou varões

Hoje em dia as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a funcionalidade das suas escolhas. Estamos perante consumidores mais maduros, activos e informados que privilegiam produtos com especificações técnicas claras e precisas, de fácil manuseamento e manutenção.
Existem funcionalidades disponíveis no mercado das quais pouca gente ouviu falar e que são verdadeiras revoluções em termos de praticidade e sofisticação. São disto exemplo os estores de lâminas de madeira automatizados com controlo remoto. É uma vertente adaptável a grande parte dos modelos e permite o accionamento por rádio frequência, promovendo a máxima comodidade ao usuário.



Ideia forte nº 10 – Distinga dentro da sua casa as áreas sociais das áreas privadas

Não dispense um aconselhamento especializado.
Escolher um modelo para uma área social/comum da casa não é a mesma coisa do que escolher cortinas para um quarto.
Numa sala ou em qualquer outra área social/comum, para além das necessidades funcionais, existem necessidades de comunicação que se traduzem pelo que a pessoa gostaria de espelhar a todas as pessoas que visitam a casa.

Hoje em dia, mais do que nunca, os modelos e o tipo de tecidos escolhidos para cortinas das áreas sociais têm muito a ver com uma exposição saudável da personalidade das pessoas que vivem nessa casa, como micro entidades sociais.

Por isso os modelos ideais são os que reflectem actualização, qualidade e renovação. Já num quarto o que está em jogo é a intimidade das pessoas, pelo que são levados em conta aspectos muito mais próprios e inerentes à personalidade do seu utilizador.

Num quarto é provável que uma pessoa se sinta mais tentada a ter cortinas mais consistentes, nunca dispensando uma transparência para preservar a intimidade do lugar.

Também num quarto a funcionalidade dos mecanismos pode passar para segundo lugar permitindo a utilização de sistemas menos robustos.
Pode perfeitamente optar por uma transparência aplicada num cabo de aço
Nas marquises e nas cozinhas os estores são sempre a melhor opção. Especialmente os estores de tela perfurada Também não são de desprezar os ambientes Home office que cada vez mais fazem parte da realidade actual. Neste caso os estores de telas técnicas são os mais aconselhados, mas não é descabido a utilização dos sempre actuais estores de laminas de madeira largas.

A experiência da Quarto Sala & Companhia mostra-nos que é sobretudo nas salas que um aconselhamento especializado é mais requisitado uma vez que as pessoas querem ter as soluções mais actualizadas. Por outro lado, o aconselhamento em matéria de cortinas passa hoje em dia por um conhecimento muito mais abrangente em matéria de Design.

Ninguém poderá dizer que este ou aquele modelo se enquadra melhor num certo ambiente se não tiver uma perspectiva integrada do enquadramento geral do lugar. De igual modo é imprescindível ter um conhecimento técnico no que respeita a novos matérias e/ou funcionalidades, o que transcende muito o aconselhamento dispensado nas tradicionais lojas de decoração.
 
Topo