O meu tipo de sangue é O. Ou seja o meu organismo não aceita sangue do tipo A,B ou AB. Em relação ao factor Rh, o meu sangue tem-no, portanto é Rh+ e dessa forma posso receber sangue do tipo O com ou sem Rh, ou seja, O+ ou O-, respectivamentes.
Resumo acerca dos sistemas ABO:
- Os glóbulos vermelhos (hemácias) podem, ou não, possuir nas suas membranas 2 tipos de aglutinogénios que irão definir o tipo de sangue do indivíduo.
- Organismos com hemácias com aglutinogénios tipo A têm sangue tipo A
- Organismos com hemácias com aglutinogénios tipo B têm sangue tipo B
- Organismos com hemácias com aglutinogénios tipo A e B têm sangue tipo AB
- Organismos com hemácias sem aglutinogénios têm sangue tipo O
- No organismo, mais especificamente no plasma sanguíneo, podem, ou não, existir 2 anticorpos denominados de aglutininas.
- Organismos com sangue tipo A produzem aglutininas Anti-B. Daí não se poder doar sangue tipo B a uma pessoa com sangue tipo A.
- Organismos com sangue tipo B produzem aglutininas Anti-A.
- Organismos com sangue tipo AB não produzem aglutininas. Daí serem receptor universais.
- Organismos com sangue tipo O produzem aglutininas Anti-A e Anti-B. Daí serem receptores difíceis. Mas em contrapartida são doadores universais porque este sangue não possui aglutinogénios e, portanto, as aglutininas do organismo que o receber não vão reagir.
Resumo acerca do factor Rh:
- Os glóbulos vermelhos (hemácias) podem, ou não, possuir nas suas membranas o factor Rh. Se possuirem diz-se que o sangue é Rh+, caso contrário Rh-.
- Organismos que não tenham este factor produzem anticorpos para o combater. Daí organismos com factor Rh (Rh+) poderem receber sangue com ou sem este factor. Pelo contrário organismos sem este factor (Rh-) apenas podem receber sangue sem o mesmo.
Quadro de compatibilidades: