Portal Chamar Táxi

Transpoders acima dos 12Ghz

Kraussvan

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 6, 2013
Gostos Recebidos
0
Boas,

Peço ajuda para compreender um fenomeno que me aconteceu:

Fui recuperar um prato, LNB(single generico) e receptor (Star Mirage 3202), que tive a trabalhar antes do Nagra3.

Actualizei os transpoders, frequencias e polaridades.

Resultado, transpoders até 12Ghz, sem problema com sinal de força e qualidade acima dos 85%, acima dos 12Ghz (12012, 12130, etc..) nem sinalzinho deles.

O que poderá estar a acontecer para apanhar tão bem uns e os outros não?

Uma vez que tenho um predio mesmo à minha frente, já pensei que os feixes fazem uma tangente e é por pouco que apanho alguns os 11Ghz. Isto faz sentido? A antena apanhar tão bom sinal até 12 e não apanhar nada depois disso.

Nota: Já tentei rodar o lnb devagar e a dar tempo para o receptor se actualizar.

Obrigado pelas respostas que forem dadas.

luismgh

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 3, 2006
Gostos Recebidos
0
Pode ser o LNB. Entregou a alma ao criador. Verifica com um LNB novo, de preferência.

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
Boas,

Peço ajuda para compreender um fenomeno que me aconteceu:

Fui recuperar um prato, LNB(single generico) e receptor (Star Mirage 3202), que tive a trabalhar antes do Nagra3.

Actualizei os transpoders, frequencias e polaridades.

Resultado, transpoders até 12Ghz, sem problema com sinal de força e qualidade acima dos 85%, acima dos 12Ghz (12012, 12130, etc..) nem sinalzinho deles.

O que poderá estar a acontecer para apanhar tão bem uns e os outros não?

Uma vez que tenho um predio mesmo à minha frente, já pensei que os feixes fazem uma tangente e é por pouco que apanho alguns os 11Ghz. Isto faz sentido? A antena apanhar tão bom sinal até 12 e não apanhar nada depois disso.

Nota: Já tentei rodar o lnb devagar e a dar tempo para o receptor se actualizar.

Obrigado pelas respostas que forem dadas.
Pela tua descrição parece-me que tens as frequências do oscilador do LNB mal configuradas no receptor. Verifica se está como LNB universal ou se tem só 9750.

DX2

luismgh

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 3, 2006
Gostos Recebidos
0
Estive a googlar um bocado acerca dessa questão e assim de momento, além da avaria do LNB que disse no post anterior, pode também ser o facto de ser um LNB antigo.
Convém também verificares as definições do LNB que tens definidas no receptor. Como não conheço esse receptor, nesse aspecto não te posso ajudar.
Acerca de teres um prédio á frente, não tem nada a ver, caso contrário não recebias nada desse satelite.

Kraussvan

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 6, 2013
Gostos Recebidos
0
Primeiro que tudo, obrigado pelas vossas tentativas de ajuda.

Já percebi o que aconteceu e vou tentar descrever para que futuramente, seja util a alguem.

Comecei por dizer "Fui recuperar um prato, LNB(single generico) e receptor (Star Mirage 3202), que tive a trabalhar antes do Nagra3.". Ora, como devem calcular, estamos a falar de tempos em que a norma DVB-s2 ainda não estava implementada (mesmo que já existisse).
Isto é, o receptor só dá para norma DVB-S.
O que é que isto tem a ver com apanhar, ou não, um sinal? Tudo!!!
Transponders que só contenham emissões em norma DVB-S2 (como é o caso da MEO), não são detectados por estes receptores. Eu sei que o pensamento inicial deverá ser: Uma coisa é detectar outra coisa é ver, mas após alguma investigação descobri que os receptores simplesmente não detectam a presença do sinal do transponder. Se, eventualmente, for composto por canais cuja emissão é feita com norma DVB-s e outros com DVB-S2 o receptor já detecta.

Posto isto, a proxima questão é: Porquê os 12Ghz? porque, por coincidência, e neste momento, todos os transponders utilizados pela Zon e Meo estão acima dos 12Ghz, logo, o meu pensamento foi: Detecto os abaixo de 12Ghz (espanhois) mas não detecto os acima de 12GHz.

A comprovar isto, pude fazer a experiência ontem quando fui procurar com muita paciência um transpoder com as duas normas (12476) e consegui "apanhar"!

Em suma, é normal que não apanhe o que estava a procurar, se bem que havia uma excepção que me permitiu confirmar o que se estava a passar.

Aqui ficam os meus 5 cêntimos!

Um abraço

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
Primeiro que tudo, obrigado pelas vossas tentativas de ajuda.

Já percebi o que aconteceu e vou tentar descrever para que futuramente, seja util a alguem.

Comecei por dizer "Fui recuperar um prato, LNB(single generico) e receptor (Star Mirage 3202), que tive a trabalhar antes do Nagra3.". Ora, como devem calcular, estamos a falar de tempos em que a norma DVB-s2 ainda não estava implementada (mesmo que já existisse).
Isto é, o receptor só dá para norma DVB-S.
O que é que isto tem a ver com apanhar, ou não, um sinal? Tudo!!!
Transponders que só contenham emissões em norma DVB-S2 (como é o caso da MEO), não são detectados por estes receptores. Eu sei que o pensamento inicial deverá ser: Uma coisa é detectar outra coisa é ver, mas após alguma investigação descobri que os receptores simplesmente não detectam a presença do sinal do transponder. Se, eventualmente, for composto por canais cuja emissão é feita com norma DVB-s e outros com DVB-S2 o receptor já detecta.

Posto isto, a proxima questão é: Porquê os 12Ghz? porque, por coincidência, e neste momento, todos os transponders utilizados pela Zon e Meo estão acima dos 12Ghz, logo, o meu pensamento foi: Detecto os abaixo de 12Ghz (espanhois) mas não detecto os acima de 12GHz.

A comprovar isto, pude fazer a experiência ontem quando fui procurar com muita paciência um transpoder com as duas normas (12476) e consegui "apanhar"!

Em suma, é normal que não apanhe o que estava a procurar, se bem que havia uma excepção que me permitiu confirmar o que se estava a passar.

Aqui ficam os meus 5 cêntimos!

Um abraço
Espera lá! Puseste-nos a pensar qual seria o problema (e ainda por cima na secção errada) e afinal querias era captar Meo ou Zon com esse receptor???? É claro que não consegues!!!
O Meo é todo em MPEG-4, já a Zon não, portanto se o problema de não captares nada cima dos 12GHz não era do LNB nem da configuração do receptor, devias ter conseguido captar com a busca nada mais nada menos do que estes TP's todos:

- 12092 V 27500
- 12226 V 27500
- 12303 V 27500
- 12322 H 27500
- 12360 H 27500
- 12379 V 27500
- 12456 V 27500
- 12706 V 2222

O TP 12476 H não apanhaste de certeza absoluta porque está só em DVB-S2. Esse receptor não sintoniza qualquer canal nem detecta sinal num TP que só emita em DVB-S2 e não há TP's que emitam simultaneamente em DVB-S e DVB-S2. O que há é canais com o vídeo em MPEG-4 em TP's DVB-S. Esses apanham-se mas não dão imagem num receptor MPEG-2 como o teu.
Da próxima vez sê mais explícito naquilo que pretendes saber para não perdermos o nosso tempo a pensar que é uma coisa quando afinal é outra.

DX2

Última edição:

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Gostos Recebidos
0
Espera lá! Puseste-nos a pensar qual seria o problema (e ainda por cima na secção errada) e afinal querias era captar Meo ou Zon com esse receptor???? É claro que não consegues!!!
O Meo é todo em MPEG-4, já a Zon não, portanto se o problema de não captares nada cima dos 12GHz não era do LNB nem da configuração do receptor, devias ter conseguido captar com a busca nada mais nada menos do que estes TP's todos:

- 12092 V 27500
- 12226 V 27500
- 12303 V 27500
- 12322 H 27500
- 12360 H 27500
- 12379 V 27500
- 12456 V 27500
- 12706 V 2222

O TP 12476 H não apanhaste de certeza absoluta porque está só em DVB-S2. Esse receptor não sintoniza qualquer canal nem detecta sinal num TP que só emita em DVB-S2 e não há TP's que emitam simultaneamente em DVB-S e DVB-S2. O que há é canais com o vídeo em MPEG-4 em TP's DVB-S. Esses apanham-se mas não dão imagem num receptor MPEG-2 como o teu.
Da próxima vez sê mais explícito naquilo que pretendes saber para não perdermos o nosso tempo a pensar que é uma coisa quando afinal é outra.

DX2

Amigo ele logo no primeiro post indicou de que receptor se tratava... e nós não reparamos.

Todos erramos, é uma condição humana...

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
Amigo ele logo no primeiro post indicou de que receptor se tratava... e nós não reparamos.

Todos erramos, é uma condição humana...
Eu reparei (basta ler a quantidade de vezes que refiro "esse receptor") e, neste caso, não errei: onde é que no post dele diz que estava a querer captar o "impossível" de ser captado e visto por aquele receptor no Hispasat? Aliás, a informação sobre isso é de tal maneira inexistente que podia ser um satélite qualquer. Tal como o título do tópico diz, o problema era(m) "Transpo(n)ders acima dos 12Ghz". Todos os satélites da Banda Ku os têm.

DX2

Última edição:

Kraussvan

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 6, 2013
Gostos Recebidos
0
Boas,

Poderia fazer aqui diversas considerações quer quanto à forma, quer quanto ao conteudo das respostas que me foram dadas. No entanto, e porque sou novo "nesta casa", diz-me o bom senso que não o devo fazer.
Desta forma, agradeço ao DX2 as respostas que me deu, pedindo desculpa pelo tempo que fiz perder. Quanto ao p.rodrigues, obrigado pela tolerância (Miles rules :espi28: ) , independentemente do lado onde está a razão.

Obrigado

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
Não fiques melindrado com o que escrevi mas, como deves perceber, se por vezes já é difícil fazer diagnósticos à distância quando temos bastante informação sobre o problema, se temos pouca então mais difícil se torna. Eu gosto de ajudar quem precisa mas não sou adivinho, e frustra-me estar a dar uma ajuda que afinal não serviu para quem a pediu nem irá servir para quem eventualmente possa recorrer a este tópico com um problema semelhante. É só isso.

Cumprimentos.

DX2

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Gostos Recebidos
0
Boas,

Poderia fazer aqui diversas considerações quer quanto à forma, quer quanto ao conteudo das respostas que me foram dadas. No entanto, e porque sou novo "nesta casa", diz-me o bom senso que não o devo fazer.
Desta forma, agradeço ao DX2 as respostas que me deu, pedindo desculpa pelo tempo que fiz perder. Quanto ao p.rodrigues, obrigado pela tolerância (Miles rules :espi28: ) , independentemente do lado onde está a razão.

Obrigado

Permite-me discordar... o facto de seres novo no Forúm não é factor para que não possas escrever o que quer que seja desde que, naturalmente, respeites as regras.

Em nenhuma das alíneas que compõem as regras é colocada a impossibilidade de alguém escrever o que tem a escrever só porque é um membro novo!

Se assim o fosse seria uma forma de censura... ora nesta plataforma virtual a censura não tem lugar, pelo menos por enquanto, felizmente! :msnm_com_br007-03:

Se existe algo relativo à questão é só a por cá colocar.