Dakar: Ruben Faria ganha etapa nas motos, Sainz lidera nos automóveis
Paulo Gonçalves, Hélder Rodrigues e Francisco Inocêncio (automóveis), também em destaque no primeiro dia da 33ª edição do Dakar
O piloto português Ruben Faria (KTM) venceu, na categoria das motos, a primeira etapa do rali todo-o-terreno Dakar2011, disputada entre as cidades argentinas de Victoria e Córdoba. Nos automóveis, o primeiro líder é o espanhol Carlos Sainz (Volkswagen Race Touareg 3), que completou a especial em 2:18.38 horas. O detentor do título deixou o francês Stéphane Peterhansel (BMW) a 1.31 minutos e o qatari Nasser Al-Attiyah a 2.16.
Ruben Faria superou o francês Cyril Després (KTM), segundo classificado e detentor do título, por 29 segundos, enquanto o espanhol Marc Coma (KTM) foi terceiro, a 1.15 minutos do português. O segundo "motard" luso mais bem classificado foi Paulo Gonçalves, em quinto lugar.
A primeira especial, depois de ter sido feita a ligação entre Buenos Aires e Victoria (560 km), tinha apenas 190 quilómetros e foi propícia aos pilotos mais rápidos da caravana, grupo em que se encontra o "motard" de Olhão.
“Consegui imprimir um bom ritmo desde o início até ao final da especial. Era uma especial muito semelhante ao que estou habituado a encontrar em Portugal e estou muito contente por ter conseguido no final o melhor tempo", disse o piloto luso, após o triunfo.
Ruben Faria reconheceu que a especial, com secções rápidas na fase inicial, se adequava perfeitamente ao seu estilo: "Senti-me muito confortável com a nova 450 e acabei por conseguir superiorizar-me a pilotos com estilos de condução muito diferentes”.
O piloto luso levou 1:58.02 horas a cumprir os 192 quilómetros cronometrados da etapa, num dia igualmente positivo para Paulo Gonçalves (BMW), quinto, a 2.18 minutos do seu compatriota, e Hélder Rodrigues (Yamaha), que foi 11.º, com mais 4.57.
Ruben Faria era já segundo na passagem pelo primeiro controlo, atrás de Després, mantendo a posição até ao CP6, a poucos quilómetros do final da especial. Assumiu então a liderança, para repetir a vitória da última especial do Dakar2010, então com uma KTM Rallye 690.
Paulo Gonçalves, numa BMW G450 RR, foi o segundo melhor português do dia, com um tempo total de 2:00.20. Hélder Rodrigues (Yamaha) também esteve bem, ao ser o 11.º com 2:02.59, enquanto Pedro Bianchi Prata (BMW) foi o 37.º, com 2:13.47.
Mais atrás, Pedro Oliveira é o 41.º, João Rosa o 51.º, Fausto Mota o 69.º e Rui Oliveira o 73.º - todos ao volante de motos Yamaha.
O piloto português mais bem posicionado na classificação de automóveis é Francisco Inocêncio (Nissan Navara off Road), 17.º com 2:43.40, a 25 minutos e dois segundos de Sainz. Ricardo Leal dos Santos (BMW X3 CC) é o 21.º, com 2:48.17.
Participam ainda dois navegadores lusos, sendo que Filipe Palmeiro, com o argentino Orlando Palmeiro (BMW) está no 7.º lugar, com 2:28.43.
Mais atrás, Ricardo Cortiçada, apoiando o piloto angolano Carlos Machado de Oliveira (Nissan Pickup), segue em 58.º lugar, com 3:09.57.
A competição prossegue segunda-feira, com a ligação entre Córboda e San Miguel de Tucuman, que inclui 334 km de especial para os automóveis, 300 km para as motas.
Paulo Gonçalves, Hélder Rodrigues e Francisco Inocêncio (automóveis), também em destaque no primeiro dia da 33ª edição do Dakar
O piloto português Ruben Faria (KTM) venceu, na categoria das motos, a primeira etapa do rali todo-o-terreno Dakar2011, disputada entre as cidades argentinas de Victoria e Córdoba. Nos automóveis, o primeiro líder é o espanhol Carlos Sainz (Volkswagen Race Touareg 3), que completou a especial em 2:18.38 horas. O detentor do título deixou o francês Stéphane Peterhansel (BMW) a 1.31 minutos e o qatari Nasser Al-Attiyah a 2.16.
Ruben Faria superou o francês Cyril Després (KTM), segundo classificado e detentor do título, por 29 segundos, enquanto o espanhol Marc Coma (KTM) foi terceiro, a 1.15 minutos do português. O segundo "motard" luso mais bem classificado foi Paulo Gonçalves, em quinto lugar.
A primeira especial, depois de ter sido feita a ligação entre Buenos Aires e Victoria (560 km), tinha apenas 190 quilómetros e foi propícia aos pilotos mais rápidos da caravana, grupo em que se encontra o "motard" de Olhão.
“Consegui imprimir um bom ritmo desde o início até ao final da especial. Era uma especial muito semelhante ao que estou habituado a encontrar em Portugal e estou muito contente por ter conseguido no final o melhor tempo", disse o piloto luso, após o triunfo.
Ruben Faria reconheceu que a especial, com secções rápidas na fase inicial, se adequava perfeitamente ao seu estilo: "Senti-me muito confortável com a nova 450 e acabei por conseguir superiorizar-me a pilotos com estilos de condução muito diferentes”.
O piloto luso levou 1:58.02 horas a cumprir os 192 quilómetros cronometrados da etapa, num dia igualmente positivo para Paulo Gonçalves (BMW), quinto, a 2.18 minutos do seu compatriota, e Hélder Rodrigues (Yamaha), que foi 11.º, com mais 4.57.
Ruben Faria era já segundo na passagem pelo primeiro controlo, atrás de Després, mantendo a posição até ao CP6, a poucos quilómetros do final da especial. Assumiu então a liderança, para repetir a vitória da última especial do Dakar2010, então com uma KTM Rallye 690.
Paulo Gonçalves, numa BMW G450 RR, foi o segundo melhor português do dia, com um tempo total de 2:00.20. Hélder Rodrigues (Yamaha) também esteve bem, ao ser o 11.º com 2:02.59, enquanto Pedro Bianchi Prata (BMW) foi o 37.º, com 2:13.47.
Mais atrás, Pedro Oliveira é o 41.º, João Rosa o 51.º, Fausto Mota o 69.º e Rui Oliveira o 73.º - todos ao volante de motos Yamaha.
O piloto português mais bem posicionado na classificação de automóveis é Francisco Inocêncio (Nissan Navara off Road), 17.º com 2:43.40, a 25 minutos e dois segundos de Sainz. Ricardo Leal dos Santos (BMW X3 CC) é o 21.º, com 2:48.17.
Participam ainda dois navegadores lusos, sendo que Filipe Palmeiro, com o argentino Orlando Palmeiro (BMW) está no 7.º lugar, com 2:28.43.
Mais atrás, Ricardo Cortiçada, apoiando o piloto angolano Carlos Machado de Oliveira (Nissan Pickup), segue em 58.º lugar, com 3:09.57.
A competição prossegue segunda-feira, com a ligação entre Córboda e San Miguel de Tucuman, que inclui 334 km de especial para os automóveis, 300 km para as motas.