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Mitsubishi Racing Lancer é cabeça-de-cartaz
A Baja BP Ultimate Portalegre 500 é a derradeira prova dos calendários da Taça Internacional FIA de Bajas, do Campeonato de Portugal Vodafone de Todo-o-Terreno e do Campeonato de Espanha de Todo-o-Terreno, mas apesar da competição nacional já estar resolvida desde Castelo Branco, a projecção e o carisma da prova alentejana, garante por si só uma grande prova, que ainda por cima terá como cabeça-de-cartaz a estreia mundial em competição da nova arma da Mitsubishi para o todo-o-terreno.
José Megre, Presidente da Comissão Organizadora da BP Ultimate Portalegre 500, está optimista quanto a esta 22.ª edição da prova: "Antes do mais, é sempre bom ver o nosso trabalho de tantos anos reconhecido e apoiado. O envolvimento da BP Ultimate, que se decidiu pelo patrocínio da prova de Portalegre, é a melhor confirmação de que temos vindo a trilhar o rumo certo e de que a BP Ultimate Portalegre 500 constitui um importante produto de divulgação para as marcas."
E José Megre acrescentou: "Numa altura em que o Mundo vive momentos de grande ebulição em termos económicos, não deixa de ser também significativo o elevado número de equipas estrangeiras que já fez a sua inscrição, e que garante à BP Ultimate Portalegre 500 uma enorme projecção em termos internacionais. Por outro lado, é bom verificar que, apesar de alguns títulos nacionais já se encontrarem decididos, os pilotos portugueses vão comparecer em força, num despique que certamente irá concentrar as atenções gerais, até porque os principais interessados na vitória final irão fazer a prova pela prova, sem estarem a pensar no campeonato."
Agendada para os dias 30 de Outubro a 2 de Novembro, a BP Ultimate Portalegre 500 é válida para a Taça Internacional FIA de Bajas, para o Campeonato de Portugal Vodafone de Todo-o-Terreno, Campeonato da Espanha de Todo-o-Terreno, Troféu Ibérico de Todo-o-Terreno e Mitsubishi Evo Cup (Espanha). A competição alentejana está ainda aberta às motos e aos quads, embora extra-campeonato, pontuando para o Troféu Honda CRF.
Percurso semelhante ao ano transacto
Em termos de percurso, a prova tem uma extensão total de 620 quilómetros, dos quais 517 são percorridos em sectores selectivos. Depois de formalizadas as verificações documentais e técnicas ao longo de quinta-feira, dia 30, o dia de sexta-feira será preenchido pela realização da super especial, numa distância de 7 quilómetros. A primeira moto largará pelas 09.30 horas, enquanto o primeiro automóvel lançar-se-à no troço pelas 13.00 horas.
No feriado de 1 de Novembro (sábado), o programa propõe dois sectores selectivos, o primeiro com 140 quilómetros e o segundo com 250, que serão disputados de uma única vez pelas motos e separadamente pelos automóveis. O primeiro carro largará para o SS2 pelas 07.30 horas, enquanto a primeira moto partirá 30 minutos mais tarde. O início da SS3 está marcado para as 11.45 horas.
No domingo, dia 2 de Novembro, a última fase desta edição da Baja BP Ultimate Portalegre 500, apenas para automóveis, prevê um sector selectivo de 120 quilómetros, com partida para as 09.00 horas e chegada prevista para a primeira viatura para as 10.30 horas. A cerimónia de consagração dos vencedores terá lugar pelas 11.30 horas.
Estreia mundial do Racing Lancer
Em termos desportivos, o destaque vai para a estreia mundial do Mitsubishi Racing Lancer, com o francês Stéphane Peterhansel aos comandos, sem dúvida um dos grandes motivos de interesse da prova e que proporcionará um evidente retorno internacional em termos de projecção da competição.
Por outro lado, não deixa de ser curioso a atenção muito especial que o Agrupamento T2 vai merecer na prova, uma vez que, quer na Taça Internacional FIA de Bajas quer no Campeonato Nacional Vodafone de Todo-o-Terreno, os títulos ainda estão por atribuir.
No primeiro caso, Majed Al-Ghamedi lidera com 24 pontos, mas tem o português Rui Sousa a um escasso ponto, o que promete desde um logo um duelo interessante de seguir. Em relação ao título nacional, Nelson Clemente parte com um total de 119 pontos e dispõe de 15 de vantagem sobre Edgar Condenso. Francisco Esperto, com 99 pontos, ainda tem possibilidades matemáticas de poder vencer o campeonato, pelo que esta será outra luta que promete.
Miguel Barbosa em BMW X3
Ainda em termos desportivos, nota para a estreia do vencedor de Portalegre do ano passado, Miguel Barbosa, aos comandos de um BMW X3, numa máquina em tudo idêntica à do novo campeão nacional, Filipe Campos, num duelo que se antevê emocionante e que poderá coincidir com a luta pela vitória final. Em termos internacionais e para além da presença do Mitsubishi oficial, o principal cabeça de cartaz será o russo Boris Gadasin, vencedor da Taça Internacional FIA de Bajas de 2007.
No tocante ao campeonato espanhol, a decisão dos títulos está dependente da prova a realizar no próximo fim-de-semana - Montes de Cuenca - mas, numa perspectiva optimista, Portalegre poderá ser igualmente fundamental para a atribuição dos títulos de "nuestros hermanos".
Como se pode verificar, motivos não faltam para que a Baja BP Ultimate Portalegre 500 mantenha intactas todas as suas características de prova de referência do todo-o-terreno nacional, sendo de aguardar que o público continue a acorrer em grande massa, para a tradicional moldura humana da prova alentejana. AS
José Megre, Presidente da Comissão Organizadora da BP Ultimate Portalegre 500, está optimista quanto a esta 22.ª edição da prova: "Antes do mais, é sempre bom ver o nosso trabalho de tantos anos reconhecido e apoiado. O envolvimento da BP Ultimate, que se decidiu pelo patrocínio da prova de Portalegre, é a melhor confirmação de que temos vindo a trilhar o rumo certo e de que a BP Ultimate Portalegre 500 constitui um importante produto de divulgação para as marcas."
E José Megre acrescentou: "Numa altura em que o Mundo vive momentos de grande ebulição em termos económicos, não deixa de ser também significativo o elevado número de equipas estrangeiras que já fez a sua inscrição, e que garante à BP Ultimate Portalegre 500 uma enorme projecção em termos internacionais. Por outro lado, é bom verificar que, apesar de alguns títulos nacionais já se encontrarem decididos, os pilotos portugueses vão comparecer em força, num despique que certamente irá concentrar as atenções gerais, até porque os principais interessados na vitória final irão fazer a prova pela prova, sem estarem a pensar no campeonato."
Agendada para os dias 30 de Outubro a 2 de Novembro, a BP Ultimate Portalegre 500 é válida para a Taça Internacional FIA de Bajas, para o Campeonato de Portugal Vodafone de Todo-o-Terreno, Campeonato da Espanha de Todo-o-Terreno, Troféu Ibérico de Todo-o-Terreno e Mitsubishi Evo Cup (Espanha). A competição alentejana está ainda aberta às motos e aos quads, embora extra-campeonato, pontuando para o Troféu Honda CRF.
Percurso semelhante ao ano transacto
Em termos de percurso, a prova tem uma extensão total de 620 quilómetros, dos quais 517 são percorridos em sectores selectivos. Depois de formalizadas as verificações documentais e técnicas ao longo de quinta-feira, dia 30, o dia de sexta-feira será preenchido pela realização da super especial, numa distância de 7 quilómetros. A primeira moto largará pelas 09.30 horas, enquanto o primeiro automóvel lançar-se-à no troço pelas 13.00 horas.
No feriado de 1 de Novembro (sábado), o programa propõe dois sectores selectivos, o primeiro com 140 quilómetros e o segundo com 250, que serão disputados de uma única vez pelas motos e separadamente pelos automóveis. O primeiro carro largará para o SS2 pelas 07.30 horas, enquanto a primeira moto partirá 30 minutos mais tarde. O início da SS3 está marcado para as 11.45 horas.
No domingo, dia 2 de Novembro, a última fase desta edição da Baja BP Ultimate Portalegre 500, apenas para automóveis, prevê um sector selectivo de 120 quilómetros, com partida para as 09.00 horas e chegada prevista para a primeira viatura para as 10.30 horas. A cerimónia de consagração dos vencedores terá lugar pelas 11.30 horas.
Estreia mundial do Racing Lancer
Em termos desportivos, o destaque vai para a estreia mundial do Mitsubishi Racing Lancer, com o francês Stéphane Peterhansel aos comandos, sem dúvida um dos grandes motivos de interesse da prova e que proporcionará um evidente retorno internacional em termos de projecção da competição.
Por outro lado, não deixa de ser curioso a atenção muito especial que o Agrupamento T2 vai merecer na prova, uma vez que, quer na Taça Internacional FIA de Bajas quer no Campeonato Nacional Vodafone de Todo-o-Terreno, os títulos ainda estão por atribuir.
No primeiro caso, Majed Al-Ghamedi lidera com 24 pontos, mas tem o português Rui Sousa a um escasso ponto, o que promete desde um logo um duelo interessante de seguir. Em relação ao título nacional, Nelson Clemente parte com um total de 119 pontos e dispõe de 15 de vantagem sobre Edgar Condenso. Francisco Esperto, com 99 pontos, ainda tem possibilidades matemáticas de poder vencer o campeonato, pelo que esta será outra luta que promete.
Miguel Barbosa em BMW X3
Ainda em termos desportivos, nota para a estreia do vencedor de Portalegre do ano passado, Miguel Barbosa, aos comandos de um BMW X3, numa máquina em tudo idêntica à do novo campeão nacional, Filipe Campos, num duelo que se antevê emocionante e que poderá coincidir com a luta pela vitória final. Em termos internacionais e para além da presença do Mitsubishi oficial, o principal cabeça de cartaz será o russo Boris Gadasin, vencedor da Taça Internacional FIA de Bajas de 2007.
No tocante ao campeonato espanhol, a decisão dos títulos está dependente da prova a realizar no próximo fim-de-semana - Montes de Cuenca - mas, numa perspectiva optimista, Portalegre poderá ser igualmente fundamental para a atribuição dos títulos de "nuestros hermanos".
Como se pode verificar, motivos não faltam para que a Baja BP Ultimate Portalegre 500 mantenha intactas todas as suas características de prova de referência do todo-o-terreno nacional, sendo de aguardar que o público continue a acorrer em grande massa, para a tradicional moldura humana da prova alentejana. AS