• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Tudo referente ao 'e.escolinha' portáteis para alunos do 1º ciclo

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
Magalhães: 31.600 alunos ainda não têm computador devido a dados incorrectos ou falta de pagamento - ME

20 de Junho de 2009, 17:18

Lisboa, 20 Jun (Lusa) - 31.600 alunos inscritos no programa de distribuição dos computadores Magalhães não receberam o equipamento por incorrecção de dados ou falta de pagamento, estando no entanto o programa "praticamente concluído", anunciou hoje o Ministério da Educação.
Em comunicado, o Gabinete do Plano Tecnológico da Educação explica que os pais e encarregados de educação destes alunos têm até 15 de Julho para corrigir esta situação, podendo fazê-lo através da escola ou contactando directamente o call center, sendo que as direcções regionais de educação irão assegurar até ao final de Julho a entrega dos Magalhães.
Apesar destas dificuldades, o gabinete assegura que a distribuição dos computadores Magalhães aos alunos do ensino básico das escolas do continente está "praticamente concluída", com 404,6 mil alunos do ensino básico inscritos no programa, sendo que as inscrições continuam abertas até ao próximo dia 26 de Junho.

lusa
 

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
Computador Magalhães entregue a Todos os Alunos Até Final de Julho

A distribuição do computador Magalhães nas escolas do continente e no presente ano lectivo está praticamente concluída. Os encarregados de educação de alunos inscritos e que ainda não receberam o portátil devem dirigir-se à escola, ou contactar directamente o call center, para saber como proceder. As Direcções Regionais de Educação vão assegurar, até ao final do mês de Julho, a sua entrega a todos os alunos.http://www.portaldocidadao.pt/Porta...d&post={F84DF355-C79A-420B-89B8-D6F687E7FEA0}
Logo_PlanoTecnologico.jpg
Segundo o portal do Plano Tecnológico da Educação, no presente ano lectivo, a distribuição do computador Magalhães nas escolas está quase concluída. Inscreveram-se no programa 404.600 alunos do ensino básico e, até ao próximo dia 26 de Junho, poderão inscrever-se os alunos que, por qualquer motivo, ainda não o fizeram.
Existem 31.600 alunos inscritos no programa a quem ainda não foi entregue o computador Magalhães por incorrecção dos dados de inscrição, nomeadamente o número de telefone de contacto com o encarregado de educação, ou por ausência de pagamento.
Os pais e encarregados de educação de alunos nesta situação deverão dirigir-se à escola ou contactar directamente o call center, através do número 707 10 25 26, para saber como proceder. A data limite para correcção de dados e/ou para pagamento da inscrição é o próximo dia 15 de Julho.
No âmbito deste programa, já foram entregues computadores Magalhães a 370.000 alunos de escolas públicas e privadas do continente e estão ainda em trânsito, para serem entregues aos alunos, 3.000 que já estão pagos pelos encarregados de educação.
Data: 24-06-2009
Fonte: Portal do Cidadão com Plano Tecnológico da Educação
 

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
Distribuição do Magalhães ficará nas mãos do próximo Governo


Hoje às 10:08





O secretário de Estado da Educação disse, esta quarta-feira, à TSF que não aceita o uso da palavra suspensão a propósito da distribuição dos portáteis Magalhães e esclareceu que a continuidade do programa será uma decisão do próximo governo.








  • Valter Lemos, secretário de Estado da Educação, confirma que não haverá entregas de Magalhães nas escolas até que seja conhecido o resultado das eleições


Depois de uma fonte do Plano Tecnológico da Educação ter dito à TSF que o programa da distribuição dos computadores Magalhães está suspenso, o secretário de Estado da Educação rejeitou utilizar a palavra suspensão.
O programa «não está suspenso», tendo em conta que 400 mil Magalhães já foram distribuídos e que o projecto não passa «meramente» pelo fornecimento de computadores, mas também pela sua utilização, disse à TSF Valter Lemos.
O governante confirmou que o programa está em falta na «entrega da nova remessa de computadores aos alunos que entram» agora no primeiro ano de escolaridade.
«A entrega do computador Magalhães implica uma despesa elevada e naturalmente que o Governo entende que deve ser o próximo executivo a tomar essa decisão, sendo que está tudo preparado para que ela possa ser tomada tão rapidamente quanto o novo governo desejar», justificou.


http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/tag.aspx?tag=ComputadoresSapo


 

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
Magalhães: PS acusa PSD de optar via «radical e extremista»
[SIZE=-1][/SIZE]​

O líder parlamentar do PS, Francisco Assis, acusou hoje o PSD de «optar por uma via radical, extremista e irresponsável», caso venha a propor a abertura de uma comissão de inquérito ao programa do computador «Magalhães».

«A ser verdade, isso significa que o PSD está de facto a optar por uma via radical, extremista e irresponsável, de todo em todo imprópria de um grande partido com vocação de alternativa de poder como é o caso do PSD», disse Francisco Assis, numa conferência de imprensa na sede do PS/Porto.
O líder do grupo parlamentar socialista afirmou que o partido tem «informação» de que o PSD irá propor segunda-feira a abertura de uma comissão de inquérito sobre o «Magalhães», apesar de nem a direcção, nem o grupo parlamentar social-democrata terem confirmado essa informação.
Diário Digital / Lusa
 

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
PSD quer comissão de inquérito para investigar «Magalhães»
[SIZE=-1][/SIZE]​

O PSD vai iniciar uma comissão de inquérito para investigar a Fundação das Comunicações Móveis (FCM) que foi criada pelo governo de José Sócrates para gerir o financiamento estatal ao Programa Magalhães, que entrega portáteis às crianças em idade escolar, noticia hoje o Diário de Notícias.

O PSD vê a fundação como um «saco azul» para o Governo escapar à fiscalização do Tribunal de Contas sobre este investimento público.
A comissão de inquérito que o líder parlamentar do PSD, José Pedro Aguiar-Branco, vai lançar amanhã no Porto, investigará o programa Magalhães e a Fundação das Comunicações Móveis (FCM), que foi criada para gerir o seu financiamento, soube o DN junto de fonte parlamentar.
Em causa estará o facto de o computador, propriamente dito, ter sido escolhido sem concurso público, beneficiando a empresa JP Sá Couto, e também a relação deste programa com o concurso de atribuição de licenças de telemóveis de terceira geração às três operadoras. Já no final da anterior legislatura, no debate sobre o Estado da Nação, o então presidente do grupo parlamentar social-democrata Paulo Rangel levantou a questão de o Governo ter «montado um esquema ilegal» para atribuir o negócio do computador Magalhães à empresa JP Sá Couto.
DD
 

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
Arranca corrida ao e-escolinhas

ng1237304.jpg


Depois de vários atrasos, concurso público internacional deverá começar na próxima semana.
O ano lectivo começou há mais de três meses. E já foram ultrapassadas as duas primeiras datas previstas. Mas na próxima semana vai finalmente arrancar o concurso internacional para a compra de 250 mil portáteis na 2.ª fase do programa e-escolinhas, o mesmo que levou à distribuição de 400 mil Magalhães.
Segundo confirmou ao DN o Ministério da Educação, "as peças do concurso estão fechadas" pelo que, logo na segunda-feira, o aviso deverá seguir para o Jornal Oficial da União Europeia, prevendo-se a publicação ainda "na próxima semana" neste equivalente comunitário ao Diário da República.
Este será, apenas, o primeiro passo de um processo burocrático com muitos prazos, desde o período para a manifestação de interesse dos fabricantes à logística envolvida na entrega do substituto do Magalhães depois de ser escolhido o vencedor.
De resto, um gabinete jurídico contactado recentemente pelo DN estimou em "pelo menos quatro meses" o período necessário para que os portáteis comecem a chegar aos destinatários. O que equivale a dizer que isso só deverá acontecer por alturas da Páscoa.
50 milhões disponíveis

O despacho do Conselho de Ministros autorizando a abertura do concurso - aprovado na segunda semana de Dezembro mas só publicado na última quarta-feira - contempla um orçamento de 50 milhões de euros para a aquisição de 250 mil portáteis, ao longo de um período que vai estender-se até ao final de 2011.
Desta verba, 45 milhões serão inscritos no orçamento do Ministério da Educação, ficando a ministra Isabel Alçada directamente responsável pela supervisão do programa.
Inicialmente, o Ministério da Educação tinha apontado ao DN a data de 15 de Dezembro do ano passado, e depois o final desse mês, para o lançamento do concurso. E o valor previsto também começou por ter um tecto de 75 milhões de euros.
Tal como sucedeu na primeira fase do programa e-escolinhas, os destinatários dos portáteis serão alunos do 1.º ciclo do ensino básico, começando-se pelos que entraram no 1.º ano este ano lectivo. Os professores que acompanham as crianças também poderão aderir à iniciativa.
A manterem-se - como o Ministério já referiu - as regras da 1.ª fase do programa, que decorreu entre Setembro de 2008 e Agosto de 2009, o valor da comparticipação das famílias vai variar entre os zero e os 50 euros, em função do seu escalão de Acção Social Escolar. Não será necessária a celebração de um contrato de ligação à Internet com uma das operadoras móveis.
J.P. Sá Couto na disputa

De resto, as operadoras - que financiaram parte substancial dos Magalhães com contrapartidas devidas ao Estado pelo licenciamento das redes 3G - não são parceiras desta segunda fase. Isto, apesar de continuarem ligadas aos programas e-escolas e e-professores, destinados a docentes e alunos mais velhos.
Por outro lado, a J. P. Sá Couto, que teve o exclusivo da primeira fase, já avisou que vai participar com a segunda versão do Magalhães. Mas desta vez terá concorrência, tendo a Dell sido a primeira a confirmar que entrará na disputa, com o modelo Latitude 2100.

DN
 

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
Cinco empresas estão na corrida ao novo Magalhães



magalhaes2_pagina.jpg






JP Sá Couto, Acer, Dell, Toshiba e HP deverão participar no concurso público.
Pelo menos cinco fabricantes deverão apresentar-se ao concurso público internacional que o Governo vai lançar nos próximos dias para encontrar o substituto do computador portátil Magalhães, no âmbito do programa e-Escolinhas.
Além da JP Sá Couto, a fabricante nacional que forneceu cerca de 400 mil portáteis na primeira fase deste concurso, também a Acer, a Toshiba, a HP e a Dell deverão entrar na corrida, sabe o Diário Económico.
Além disso, outras fabricantes mundiais, como a Asus ou a Sony, poderão entrar na disputa para fornecer os cerca de 250 mil computadores que o Governo liderado por José Sócrates pretende fornecer aos alunos e professores do primeiro ciclo do ensino básico.
O lançamento do concurso tem lugar numa altura de alguma polémica em volta das anterior fase do programa e-Escolas. A atribuição do fabrico do Magalhães à JP Sá Couto, sem concurso público, levou Bruxelas a pedir esclarecimentos ao Governo português.

DE
 
Topo