• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Tutorial - Atualizar e configurar Gigablue

Nalgas

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 27, 2008
Mensagens
344
Gostos Recebidos
0
Boas!!!

Como prometido, aqui fica o tutorial para atualizar as Gigablue … o procedimento foi realizado numa 800SE, mas não difere muito no resto dos modelos.

Existem muitas imagens disponíveis, embora as instalações se processem da mesma forma, apenas testei com OpenMips e OpenATV.

O objetivo é instalar um dos firms das equipas supracitadas pela 1ª vez ou atualizar para as versões 4.1… ficarão com qualquer Cam ativa, embora seja apenas exemplificada a instalação da CCcam.


Antes de começar convém reunir:
- O recetor Gigablue;
- Pendrive de pelo menos 128mb formatada em FAT32;
- Ficheiro da imagem OpenMips openMips Image Download ou OpenATV openATV Nightly Downloads … Poderá não ser obrigatório se optarem pelo online flash;
- Computador com o programa DCC http://goo.gl/PmNfgh
- Extensão cam4me http://goo.gl/r1ETFP
- Dar uma leitura nos tópicos de manuais e de ajuda … e neste também GIGABLUES 800 & OPENMIPS - Suas versões várias e situações de "BOOT" - Tópico Soluções


Instalar firmware por USB:
1 – Para quem vem de um firmware de outra team … fazer o download do firmware que pretendem instalar, descomprimir e copiar para a raiz da pen, mantendo a estrutura já existente no ficheiro comprimido (devem ficar com apenas uma pasta “gigablue” na raiz da pen);
2 - Desligar o recetor da corrente e ligar a pen … ligar o recetor, e quando o display frontal da box ligar (normalmente diz “boot” ou “usb”) carregar no botão “OK” na parte frontal do recetor – a instalação deve começar;
3 – Após o primeiro arranque, proceder às configurações básicas;


Instalar firmware “Online Flash”:
1 – Ligar um dispositivo USB ao recetor e confirmar que foi “montado” com sucesso, para quem tiver um disco já ligado podem passar diretamente para o ponto seguinte;
2 – Aceder ao menu de gestor de software - Flash online;
1_0_1_324_2F_36_CE40000_0_0_0 (2).jpg

3 – Tecla verde e esperar que faça o download do firmware… depois basta dar o OK para iniciar a instalação com a tecla verde novamente … neste menu podem também escolher imagens OpenATV;
1_0_1_324_2F_36_CE40000_0_0_0 (3).jpg1_0_1_324_2F_36_CE40000_0_0_0 (4).jpg1_0_1_324_2F_36_CE40000_0_0_0 (5).jpg


4 – Após o primeiro arranque, proceder às configurações básicas;


Instalação da CCcam:
1 – Abrir o programa DCC no computador, configurar com os dados da box … IP / username e password (root / root);
2 – Selecionar o separador FTP e navegar até à pasta /var/tmp … copiar para lá o ficheiro de instalação do cam4me (extensão ipk);
3 – No recetor, ir ao menu de gestor de software, instalar extensão local, selecionar a opção da pasta /tmp … colocar o visto atrás do ficheiro carregando na tecla OK do comando, e na tecla verde para instalar;
4 – Reiniciar e aceder ao menu de plugins;
1_0_1_324_2F_36_CE40000_0_0_0XPNQGLMW.jpg
5 – Carregar na tecla verde e aguardar;
6 – Selecionar o menu de softcams e escolher a CCcam 2.3.0 … esperar que instale e reiniciamos;
1_0_1_324_2F_36_CE40000_0_0_07LVW7654.jpg
7 – Voltar ao computador e através do DCC vamos copiar o ficheiro CCcam.cfg para a pasta /etc;
8 – Reiniciar o recetor e confirmar que têm imagem =)


Dicas:
- Se as margens da skin não se adaptam corretamente à vossa TV, basta ir ao menu plugins (tecla verde) e usar o “OSD position setup” para resolver.
1_0_1_324_2F_36_CE40000_0_0_0XPNQGLMW.jpg1_0_1_324_2F_36_CE40000_0_0_0 (6).jpg

- Instalar a extensão ppanels … no menu de download de novos plugins (tecla verde no menu de plugins) basta procurar no separador “extensions” … depois, se carregarem na tecla azul ao ver TV poderão ter acesso aos detalhes da cam.
1_0_1_324_2F_36_CE40000_0_0_0SWYIFD5K.jpg1_0_1_324_2F_36_CE40000_0_0_0OVR36BYN.jpg1_0_1_324_2F_36_CE40000_0_0_0LO6JRDLD.jpg


- Instalar picons … será necessário criar a pasta /usr/share/enigma2/picon … depois é só copiar os ficheiros para a pasta e reiniciar o enigma. -> xPicons – http://goo.gl/fpjfGv

- Lista de canais hispasat com favoritos (Fav/oem/son/dmais/outros) - http://goo.gl/knBy1i



Esta será uma das formas de configurar uma Gigablue sem a sobrecarregar com plugins e extensões, mantendo a máquina limpa e estável.

Considero este tópico aberto a sugestões de extensões e plugins que melhorem a utilização… sem comprometer o desempenho =)


Cumps


Nalgas
 

Crakeman

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 13, 2013
Mensagens
34
Gostos Recebidos
0
Parabéns pelo tópico, porém aventurei-me a instalar uma nova imagem openmips 4.1 e já me arrependi, pois não tenho imagem.

Fiz tudo como está aqui, mas não tenho imagem. Fiz a pesquisa dos canais, eles aparecem todos, mas cheira-me que a linha que recebo não está a funcionar. Já olhei para o CCcam.cfg umas 200 vezes, mas não vejo o que possa estar errado..

Alguma sugestão?
 

Crakeman

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 13, 2013
Mensagens
34
Gostos Recebidos
0
Parabéns pelo tópico, porém aventurei-me a instalar uma nova imagem openmips 4.1 e já me arrependi, pois não tenho imagem.

Fiz tudo como está aqui, mas não tenho imagem. Fiz a pesquisa dos canais, eles aparecem todos, mas cheira-me que a linha que recebo não está a funcionar. Já olhei para o CCcam.cfg umas 200 vezes, mas não vejo o que possa estar errado..

Alguma sugestão?

Resolvido:

Troquei a versão da cccam da 2.3.0 para a 2.2.1
 

TROVADOR

GF Bronze
Entrou
Jan 18, 2009
Mensagens
55
Gostos Recebidos
0
malta preciso de ajuda instalei a image OpenRSI-4.0-gb800ueplus-20140820 ja meti lista de canais e agora meti cam4me-feed-configs_1.0-r0_mipsel.ipk atraves do DCC na pasta var/tmp tudo direito depois vou ao menu de gestor de software, instalar extensão local, selecionar a opção da pasta /tmp … colocar o visto atrás do ficheiro carregando na tecla OK do comando, e na tecla verde para instalar so que diz nao encontra o ficheiro porque será?
 

CoolFX

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 26, 2012
Mensagens
3
Gostos Recebidos
0
Brutal... muito bom tutoriaL. ABRAÇO ;)
 

moschella

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 28, 2015
Mensagens
23
Gostos Recebidos
0
boas, esta a florir, pois trava as vezes, e mudo de canal e volta, uma pergunta preciso deixar o ficheiro CCcam.cfg, na pasta /key tambem ou só na /etc
 

moschella

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 28, 2015
Mensagens
23
Gostos Recebidos
0
CCcam cfg

Parabéns pelo tópico, porém aventurei-me a instalar uma nova imagem openmips 4.1 e já me arrependi, pois não tenho imagem.

Fiz tudo como está aqui, mas não tenho imagem. Fiz a pesquisa dos canais, eles aparecem todos, mas cheira-me que a linha que recebo não está a funcionar. Já olhei para o CCcam.cfg umas 200 vezes, mas não vejo o que possa estar errado..

Alguma sugestão?

No meu caso fiz assim (Gigablue quad plus) na edição da CCcam.cfg apaguei tudo e inserir somente a linha de dados. ( lembrando C: é para satelite e N: é cabo)
estou de cccam 2.3
 

filadeira

GF Bronze
Entrou
Out 15, 2008
Mensagens
18
Gostos Recebidos
0
boas.....
alguem confirma : na imagem OPEATV

o cccam.cfg fica em : usr/keys/cccam.cfg ?
 

tv4fun

GF Prata
Entrou
Jun 12, 2014
Mensagens
352
Gostos Recebidos
2
No meu caso fiz assim (Gigablue quad plus) na edição da CCcam.cfg apaguei tudo e inserir somente a linha de dados. ( lembrando C: é para satelite e N: é cabo)
estou de cccam 2.3

Amigo tás equivocado, C é CCcam N é Newcamd.
 

jofefepa

GF Bronze
Entrou
Mar 27, 2008
Mensagens
6
Gostos Recebidos
0
Adquiri recentemente uma Gigablue HD Quad Plus que ainda não foi usada, a minha pergunta é se este manual se aplica também a esta box?
 

moschella

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 28, 2015
Mensagens
23
Gostos Recebidos
0
Adquiri recentemente uma Gigablue HD Quad Plus que ainda não foi usada, a minha pergunta é se este manual se aplica também a esta box?
Sim pode seguir o manual, mas após instalar a CCcam 230 - pelo DCC, em FTP - vai em ETC abaixo procure pelo cccam.cfg e com botão direito (mouse) entra em EDIT e apaga tudo e coloca apenas seus dados - exp: (1 N: server porta usuario senha 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14) salva clica navamente no cccam.cfg e em atributos coloca 775.
Um conselho se não quer ficar nervoso com o o Deco GBQPLUS é usar a imagem openmips 4.1 pois as outras imagem nem mesmo a oficial 4.2 roda tudo, como Pausar assistir iptv, reproduzir audio e video só serve para assistir tv, não sei quando eles vão arrumar isso, agora se o seu estiver funcionando tudo, ai deve ser problema com o meu Giga, espero resposta amigo.
 

jofefepa

GF Bronze
Entrou
Mar 27, 2008
Mensagens
6
Gostos Recebidos
0
Agradeço desde já a tua ajuda e sugestões. Não sou grande entendido na matéria mas vou lá chegar graças á vossa ajuda e colaboração. Ainda não recebi o recetor,talvez chegue durante a próxima semana. Assim que tenha alguma novidade, aviso. Um Abraço
 

moschella

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 28, 2015
Mensagens
23
Gostos Recebidos
0
Gostaria de saber quando o Gigablue Quad Plus ira fincionar redondo com tudo que prometeu, com a Oficial Openmips - pois só a Imagem 4.1 que roda 80% do deco, só que não tem mais atualização. Nenhuma imagem das outras Teams funciona 100% a melhor é Opendroid 5.2 com funcionamento de 60%, não aguento mais ficar Flashando o deco para testar.
 

nasps

GF Bronze
Entrou
Jun 21, 2013
Mensagens
32
Gostos Recebidos
0
Excelente tutorial!
Segui os passos e funcionou tudo à primeira.
Muito obrigado
 

nasps

GF Bronze
Entrou
Jun 21, 2013
Mensagens
32
Gostos Recebidos
0
Excelente tutorial!
Segui os passos e funcionou tudo à primeira.
Muito obrigado
 
Topo