• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

[Tutorial] Como Instalar Mapas no Carminat Tomtom (Renault/Opel/Vauxhall)

Status
Não está aberto para novas respostas.

migulesma

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 13, 2011
Mensagens
6
Gostos Recebidos
0
tenho a versao8.841.
Entao é fazer tudo de novo mas com as novas versões?

cumps
 

Tedioboy

GF Ouro
Entrou
Ago 12, 2010
Mensagens
988
Gostos Recebidos
1
tenho a versao8.841.
Entao é fazer tudo de novo mas com as novas versões?

cumps

Ok...
Usa essa vewrsão, então.
1. Faz uma cópia integral do cartão original para um cartão novo.
2. Apaga os ficheiros na pasta do mapa antigo.
3. Faz o download do mapa actual e mete os ficheiros (cline.dat, cnode.dat, etc...) na pasta do mapa.

(Na prática, nos passos 2 e 3 substituis o mapa antigo pelo actual)

4. Crias o ficheiro Meta.txt com a info meta do mapa e pões esse ficheiro na pasta que contém os ficheiros do mapa.
5. Copias o Albert Activator para a raiz do cartão e executa-lo a partir daí.
6. Com o Albert, crias o ficheiro .meta.dct na pasta do mapa e aplicas o Patch ao PDNNavigator da raiz do cartão.
Atenção que deves renomear o ficheiro TTSystem, também na raiz do cartão, para um outro nome qualquer e depois do patch ao PNDNavigator voltar a renomeá-lo para TTSystem.

Apenas isto... nada impossível...
Para saberes o código do aparelho, necessário para o Albert trabalhar, vai ao GPS, clica durante dois segundos no botão à direita do joystick que diz Map/Info e depois empurra o joystick para a direita. Vais ver um código de duas palavras de cinco letras, que deverás introduzir no Albert, sem espaço entre elas, para ele te activar o mapa.
Qualquer dúvida ou dificuldade, coloca-a aqui ou contacta-me por Private Message.

Boa sorte!
:espi28: Cumps.
 

migulesma

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 13, 2011
Mensagens
6
Gostos Recebidos
0
Boa noite!
afinal tenho a versão 8.842.
Fiz o que disse na mensagem anterior, copiei de um cartão para o outro, apaguei o que estava na pasta do mapa, copiei o novo mapa e apliquei os patch! O que reparei e que no cartão original não traz o ficheiro pndnavigator e p ttsystem, então fui ao navcore que tinha no pc e copiei os ficheiros para o cartão. Amanhã ja experimento e digo o resultado

cumps
obrigado
 

migulesma

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 13, 2011
Mensagens
6
Gostos Recebidos
0
afinal tive de fazer o tut de novo, apenas troquei o mapa!
Eu no cartao original ja tenho a versao 8.842.
No tomtom home nao consigo actualizar o mapa porque diz que tenho de actualizar o navcore para a 8.842. Mas se fizer isso deixa de dar outra vez certo?

Obrigado pela ajuda
 

T-R3X

GForum VIP
Entrou
Set 22, 2006
Mensagens
12,238
Gostos Recebidos
55
afinal tive de fazer o tut de novo, apenas troquei o mapa!
Eu no cartao original ja tenho a versao 8.842.
No tomtom home nao consigo actualizar o mapa porque diz que tenho de actualizar o navcore para a 8.842. Mas se fizer isso deixa de dar outra vez certo?

Obrigado pela ajuda

nao actualizes!!!! ignora esse passo
 

Tedioboy

GF Ouro
Entrou
Ago 12, 2010
Mensagens
988
Gostos Recebidos
1
Navcore 8.842

afinal tive de fazer o tut de novo, apenas troquei o mapa!
Eu no cartao original ja tenho a versao 8.842.
No tomtom home nao consigo actualizar o mapa porque diz que tenho de actualizar o navcore para a 8.842. Mas se fizer isso deixa de dar outra vez certo?

Obrigado pela ajuda

Neste caso, tens mesmo que seguir à risca o Tutorial do Post #1 deste tópico.
No meu Carminat, Navcore 8.841 de origem, já tive o Navcore 8.842 instalado, não consegui fazer nada mas quando voltei a usar o cartão com o 8.841 ele perguntou-me se queria instalar esse Navcore na memória e eu fiz isso, voltando a ter a versão 8.841 na memória do GPS. Não sei que o teu Carminat deixa instalar um navcore anterior ao que tem de origem, é uma questão de tentares. Se aceitar, tens o problema resolvido.
As versões posteriores à 8.841 nada de novo trazem em relação à 8.841 a não ser a tecnologia LIVE da Tomtom que mais não é que uma forma de dificultar a instalação de mapas sem ser a pagar no site da Tomtom...
Quanto à actualização do Navcore/Aplicação para a versão 8.842, faz como o T-R3X escreveu, ignora esse passo e segue em frente...
Mantém-nos informados e partilha os teus avanços, êxitos e impossibilidades com o forum.

:espi28: Cumps.
 

migulesma

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 13, 2011
Mensagens
6
Gostos Recebidos
0
Boas!
Eu tenho o cartao original com a versao 8.842 e tenho o cartao que fiz com o tut com a versão 8.841 e ambas dão no carminat!
O que me estava a referir e que com o cartão que fiz através do tut não é possivel fazer as correcções no mapa pelo tomtom home!

Muito obrigado pela ajuda
cumps
 

vlemos

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 27, 2010
Mensagens
8
Gostos Recebidos
0
Este tutorial está excelente, sem dúvida. Eu tenho um problema, e gostaria que me ajudassem. Eu comprei um clio 3 de 12/2009 como salvado, e na altura não reparei, nem quis saber, nem sabia que não tinha o cartão SD original com os mapas da TOMTOM. Acontece que finalmente o carro está reparado, e agora queria lhe pôr o GPS a funcionar, mas não consigo saber qual é o DeviceID, visto não ter o SD original. Há forma de contornar isto? Já procurei nos manuais/outros se havia alguma coisa, mas não. No GPS, só me diz que não tem mapa, e não me deixa fazer mais nada.
Obrigado.
 

Tedioboy

GF Ouro
Entrou
Ago 12, 2010
Mensagens
988
Gostos Recebidos
1
Este tutorial está excelente, sem dúvida. Eu tenho um problema, e gostaria que me ajudassem. Eu comprei um clio 3 de 12/2009 como salvado, e na altura não reparei, nem quis saber, nem sabia que não tinha o cartão SD original com os mapas da TOMTOM. Acontece que finalmente o carro está reparado, e agora queria lhe pôr o GPS a funcionar, mas não consigo saber qual é o DeviceID, visto não ter o SD original. Há forma de contornar isto? Já procurei nos manuais/outros se havia alguma coisa, mas não. No GPS, só me diz que não tem mapa, e não me deixa fazer mais nada.
Obrigado.

Boas!
Introduz-lhe um SD Card novo/vazio e espera que te dê uma mensagem de erro, desligando-o depois. Nesse cartão, que poderás no futuro usar para pôr mapas e o que for necessário (aconselho-te que seja de pelo menos de 2Gb), o Carminat vai criar uma pasta de nome loopdir. Quando tiveres essa pasta, manda-me uma Private Message a informar-me disso...
Entretanto, faz a tua apresentação ao GForum (tens links na minha assinatura em todos os meus posts), sem a qual não te irei ajudar. Ragras são regras...

:espi28: Cumps.
 

vlemos

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 27, 2010
Mensagens
8
Gostos Recebidos
0
Boas!
Introduz-lhe um SD Card novo/vazio e espera que te dê uma mensagem de erro, desligando-o depois. Nesse cartão, que poderás no futuro usar para pôr mapas e o que for necessário (aconselho-te que seja de pelo menos de 2Gb), o Carminat vai criar uma pasta de nome loopdir. Quando tiveres essa pasta, manda-me uma Private Message a informar-me disso...
Entretanto, faz a tua apresentação ao GForum (tens links na minha assinatura em todos os meus posts), sem a qual não te irei ajudar. Ragras são regras...

:espi28: Cumps.

Obrigado desde já pela tua prontidão em querer ajudar.
Desculpa, não sabia que era preciso apresentação... já tou registado há bastante tempo, e tenho acompanho mt o forum, mas não me tenho pronunciado lá muito... eheheh...
Amanhã já vou tentar... de facto tinha notado que tinha criado essa tal pasta.
;)
 

vlemos

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 27, 2010
Mensagens
8
Gostos Recebidos
0
Bem, após algum tempo perdido, e com a preciosa ajuda do Tedioboy, lá consegui pôr o GPS a dar. Pra quem tiver o mesmo problema que eu já agora, fica a solução, que é como disse o Tedioboy, inserir o cartão no GPS, depois, através do PC, navegar até à pasta loopdir do cartão, abrir o ficheiro ext3_loopback com um programa que se arranja no google e extrair o ficheiro ttgo.bif e no passo 2 do Easy Activator em vez de colocar o tal DeviceID, procurar pelo ficheiro .bif.
Obrigado Tediboy pelo excelente tutorial e pela ajuda prestada!
:GForumfixe:
 

tmgp

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 19, 2011
Mensagens
2
Gostos Recebidos
0
bem, não tinha cartão e fiz o que está indicado, retirando o device id do .bif criado num novo sd, e quando coloco no carminat aparece um ecrã de boot e reinicia constantemente. sugestões?

a versão do carro deve ser a 8.841
ApplicationVersionVersionNumber=8841
 

vlemos

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 27, 2010
Mensagens
8
Gostos Recebidos
0
bem, não tinha cartão e fiz o que está indicado, retirando o device id do .bif criado num novo sd, e quando coloco no carminat aparece um ecrã de boot e reinicia constantemente. sugestões?

a versão do carro deve ser a 8.841

Conseguiste extraír o ficheiro .bif do ext3_loopback e em vez de colocar DeviceID fizeste procurar e foste buscar esse .bif? Segue o tutorial à risca do princípio ao fim, recomeça tudo de novo com calma. Tem de dar, comigo deu na boa. Já rula!
 

tmgp

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 19, 2011
Mensagens
2
Gostos Recebidos
0
lá consegui por o mapa de iberia... o western europe não sei porque não deu, tenho de tentar novamente...

de qualquer modo descobri que não tenho o comando que aparentemente é necessário :)
 

vlemos

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 27, 2010
Mensagens
8
Gostos Recebidos
0
lá consegui por o mapa de iberia... o western europe não sei porque não deu, tenho de tentar novamente...

de qualquer modo descobri que não tenho o comando que aparentemente é necessário :)

Ainda bem que conseguiste. Pois bem, quanto ao comando eu tb só descobri que não o tinha bem depois disto tudo. Se é um renault clio o teu (como o meu caso) digo-te já que o mesmo é essencial pra poder utilizar o GPS. E digo-te já que actualmente custa 46.28€ + iva e a referencia renault é 253B09995R.
Cumps.
 

cdg

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
10
Gostos Recebidos
0
Pois o western europe tb não consegui que aparecesse no carminat, vou tentar o iberia v865.3256 a ver se funciona, tive de arranjar os dados meta, num sitio diferente on de tinha os mapas, não sei se vai ficar a funcionar...
 

cdg

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
10
Gostos Recebidos
0
O iberia já funciona, obrigado pela ajuda :espi28:
 

supercx

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 5, 2006
Mensagens
9
Gostos Recebidos
0
Opel e Vauxhall? Então o carminat não é só para Renault?

O sistema de navegação da nova Astra é carminat?
 

Tedioboy

GF Ouro
Entrou
Ago 12, 2010
Mensagens
988
Gostos Recebidos
1
Opel e Vauxhall? Então o carminat não é só para Renault?

O sistema de navegação da nova Astra é carminat?

Não te sei responder a essa pergunta, o que sei é que os GPS Tomtom Carminat surgiram de um acordo da Tomtom com essas duas marcas (a Vauxhall é basicamente o nome inglês para a Opel) e que equipou alguns dos seus modelos... quanto à Astra, não faço ideia.

:espi28: Cumps.
 

cdg

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
10
Gostos Recebidos
0
Como escrevi no post anterior está tudo a funcionar, mas se fizer actualizaçao do gpsfix, e já tentei umas 3 vezes, as coordenadas saem uns metros ao lado, carro fica fora de estrada e coisas do genero.
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo