Portal Chamar Táxi

Vaivém Endeavour lançado com seis astronautas a bordo

ecks1978

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 29, 2007
Mensagens
953
Gostos Recebidos
0
292243

O vaivém atingiu a órbita oito minutos e meio depois do lançamento

O vaivém espacial Endeavour foi lançado hoje a partir da Florida, com seis astronautas a bordo, e atingiu a órbita oito minutos e meio depois, confirmou a agência espacial norte-americana (NASA).

O vaivém dirige-se para a Estação Espacial Internacional (ISS, sigla em inglês).

Esta foi a segunda tentativa no espaço de 24 horas; da primeira vez a NASA não pôde dar luz verde ao lançamento devido a um tecto de nuvens demasiado baixo. Mas, às 09h14 (04h14 hora local), as condições meteorológicas mudaram e o vaivém acabou por ser lançado do Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, Florida.

"A meteorologia parecia estar bem, o veículo em perfeitas condições e, por isso, é tempo de descolar", disse o director do lançamento, Mike Leinbach, dirigindo-se à tripulação do Endeavour, dando luz verde à descolagem.

Pouco depois, o vaivém seguia a mais de cinco mil quilómetros/hora para atingir mais de 26 mil km/h a fim de entrar em órbita.

O vaivém deverá chegar à ISS, estacionada a 343 quilómetros de altitude, na quarta-feira.

O objectivo desta missão de 13 dias é a entrega e instalação do módulo Tranquility e da cúpula de observação Cupola, fabricados para a NASA pelo grupo europeu Thales Alenia Space, em Turim (Itália).

Com a entrega de Tranquility - com 18 toneladas, sete metros de comprimento e 4,5 metros de diâmetro - e de Cupola - com 1,9 toneladas, 1,5 metros de comprimento e 2,9 metros de diâmetro -, a ISS ficará quase concluída, mais especificamente, a 90 por cento, disse a NASA.

A instalação destes dois módulos vai implicar três saídas espaciais de seis horas e meia cada por uma equipa de dois astronautas.
publico
 

ecks1978

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 29, 2007
Mensagens
953
Gostos Recebidos
0
Vaivém espacial Endeavour acoplou à Estação Espacial Internacional

292461


O vaivém espacial norte-americano Endeavour acoplou hoje, como previsto, à Estação Espacial Internacional (ISS, sigla em inglês), anunciou a NASA.

“A acoplagem foi confirmada às 05h06, a 362 quilómetros acima do oceano Atlântico, a Oeste de Portugal”, informou a televisão da NASA, que transmitiu as imagens da manobra em directo.

As manobras de aproximação são muito delicadas e foram realizadas manualmente pelo comandante de bordo George Zamka. Nos últimos metros, o Endeavour aproximou-se da ISS a um quarto de centímetro por segundo.

O vaivém foi lançado da Florida na segunda-feira com seis astronautas a bordo, entre eles uma mulher, para uma missão de 13 dias que vai entregar e instalar os módulos Tranquility e Cupola na ISS.
publico
 

mjtc

GF Platina
Entrou
Fev 10, 2010
Mensagens
9,475
Gostos Recebidos
11
velocidades cósmicas

amigo ecks1978!
já vi que aprecias astronáutica, mas tenho a sensação (6º sentido???), de que tens queda para as velocidades orbitais e cósmicas!

deixo-te aqui umas curiosidades:

- sabias que o primeiro veículo a atingir a terceira velocidade cósmica, suficiente para sair do sistema solar, foi a sonda "pionner 10"? o foguetão atlas SLV-3C com um CENTAURO D de dois andares, modificado, e um THIOKOL Te-364-4 de três andares, deixaram a terra à velocidade de 51.682 km/h, em 2 de março de 1972. a mais alta velocidade atingida por qualquer veículo espacial foi de 240.000 km/h, no caso da sonda solar "helios B", construída conjuntamente pelo E.U.A./ALEMANHA. foi lançada no dia 15 de janeiro de 1976.

- a velocidade orbital da terra ronda os 28.000 km/h, o que faz com que o vaivém ou qualquer outro objecto ou mesmo o astronauta passeam a essa velocidade. deve ser uma sensação incrível passear pelos continentes!!!

só falta construir naves à velocidade da luz!!!... só na ficcção científica!!!

cumprimentos:espi28:
 

ecks1978

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 29, 2007
Mensagens
953
Gostos Recebidos
0
Dois astronautas continuaram instalação de novo módulo na estação espacial internacio

292820


Os astronautas Robert Behnken e Nicholas Patrick terminaram hoje a segunda saída espacial da missão STS-130, do vaivém Endeavour. Durante cinco horas e 54 minutos trabalharam na instalação do módulo Tranquility na Estação Espacial Internacional (ISS, sigla em inglês).

De acordo com a NASA (agência espacial norte-americana), todas as tarefas previstas foram concluídas.

A primeira parte da saída espacial – que durou das 02h20 às 08h14 (hora GMT) - foi dedicada a ligar os sistemas de refrigeração do módulo Tranquility aos do módulo Destiny. Depois, os astronautas instalaram coberturas térmicas no Tranquility para evitar a condensação no interior do módulo, prepararam as zonas de passagem entre módulos e instalaram apoios.

O comandante da estação, Jeff Williams, e os engenheiros de voo Soichi Noguchi e T. J. Creamer, o piloto Terry Virts e a especialista de missão Kathryn Hire continuaram a preparar o interior do Tranquility, incluindo a instalação de um sistema de ventilação.

Tranquility vai adicionar mais espaço para a tripulação da ISS e conterá o sistema de suporte de vida mais sofisticado que alguma vez foi enviado para o espaço, permitindo controlar a atmosfera de toda a estação. Será acoplado a este módulo o Cupola, uma espécie de varanda no espaço, com seis janelas laterais e uma janela central, todas munidas com protecção contra micro-meteoritos.

A NASA decidiu prolongar por mais um dia a missão do Endeavour para completar a ISS, passando para um total de 14 dias. Além da instalação dos dois módulos, a missão abasteceu a ISS com água, equipamentos e experiências. Assim, o vaivém deverá regressar à Terra na noite de 21 de Fevereiro.

O vaivém foi lançado do Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, Florida, no dia 8 de Fevereiro, com seis astronautas a bordo.
publico
 

ecks1978

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 29, 2007
Mensagens
953
Gostos Recebidos
0
boas amigo mjtc,esta muito fixe,obrigado por essas informacoes!abraço
 

ecks1978

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 29, 2007
Mensagens
953
Gostos Recebidos
0
Este ano decide-se o futuro da Estação Espacial Internacional

293037


A construção da Estação Espacial Internacional (ISS, sigla em inglês) é uma história que já leva 13 anos e que terminará em 2011. Este ano deverão ser instalados quatro módulos e ficar decidido o período de funcionamento da estação, que poderá ir até 2020.

Desde o início se percebeu que seria impossível construir a ISS em terra e levá-la para o espaço. Por isso, ao longo de 13 anos e 80 voos, a estação está a ser montada bocado a bocado. A operação já levou à ISS cerca de 120 pessoas de dez países – representados pela Agência Espacial Europeia (ESA), Estados Unidos (NASA), Japão (JAXA), Canadá (CSA) e Rússia (Roscosmos) - mas a construção envolve mais de cem mil.

A Agência Espacial Europeia, um dos parceiros do projecto, compara a construção espacial da ISS a tentar fixar na parede uma prateleira... em cima de patins e com luvas para a neve enfiadas, com todas as ferramentas agarradas ao corpo para não caírem. Quando a construção ficar concluída, a ISS será o maior objecto em órbita da Terra construído pelo homem: teremos 450 toneladas a orbitar a 343 quilómetros de altitude, uma estrutura com um comprimento total de 110 metros e capacidade para receber uma tripulação de seis pessoas.

O primeiro módulo a ser lançado foi o Zarya, de fabrico russo, em Novembro de 1998. Os mais recentes – Tranquility e Cupola - foram lançados no passado dia 7 de Fevereiro.

De momento, está ainda previsto o lançamento do módulo MPLM (Multi-Purpose Logistics Module), a 5 de Abril de 2010, pelo vaivém Discovery; do PMM (Permanent Multi-Purpose Module), a 16 de Setembro de 2010, pelo vaivém Discovery; e o ERA (Multipurpose Laboratory Module with European Robotic Arm), em Dezembro de 2011, pelo Proton (russo). Em Maio, a Rússia vai enviar o MRM1 (Míni Research Module).

A ISS, que poderá estar em funcionamento até 2015 ou 2020, é utilizada como um posto de comando avançado para operações orbitais, um laboratório onde decorrem experiências científicas sobre as condições de vida no espaço, plataforma para experimentar novas tecnologias na área da robótica, entre outras, e uma base para observação do planeta Terra e dos astros.

Este ano, a NASA vai retirar de funcionamento a sua frota espacial: Endeavour, Atlantis e Discovery. O abastecimento da ISS ficará a depender dos veículos Soius, Progress, ATV (Europa) e HTV (Japão).
publico
 

ecks1978

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 29, 2007
Mensagens
953
Gostos Recebidos
0
Vaivém Endeavour aterrou na Florida depois de 14 dias de missão espacial

293399

O vaivém Endeavour aterrou ontem à noite, com sucesso, na Florida, depois de uma missão de 14 dias na Estação Espacial Internacional (ISS, sigla em inglês).

O aparelho aterrou na pista do Centro espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, às 22h20 locais (03h20 de hoje em Lisboa).

“Felicitações para esta soberba missão!”, disse via rádio o centro de controlo da missão, enquanto o Endeavour rolava na pista em direcção à zona de estacionamento.

“É bom estar de regresso a casa, foi uma aventura genial”, respondeu o comandante do Endeavour, George Zamka.

Lançado a 8 de Fevereiro, o vaivém e os seis astronautas a bordo instalaram na ISS, estacionada a 343 quilómetros de altitude, os módulos Tranquility e Cupola. Agora, a estação está 90 por cento concluída.

Restam apenas mais quatro voos espaciais programados, todos em direcção à ISS, antes da retirada da frota norte-americana de vaivéns, até ao final deste ano, depois de três décadas de serviço. O próximo voo de um vaivém, o Discovery, está previsto para 5 de Abril.

Começada em 1998, a ISS é um projecto de cem mil milhões de dólares (73,4 mil milhões de euros), no qual participam 16 nações.
publico
 

mjtc

GF Platina
Entrou
Fev 10, 2010
Mensagens
9,475
Gostos Recebidos
11
velocidade do vaivém

caros amigos!
sabiam que a maior velocidade de aterragem pertence aos vaivéns que ao tocar no solo da pista atingem uma velocidade na ordem dos 347 km/h.
a sua velocidade é superior a 26.000 km/h, entrando em órbita da terra à velocidade orbital de 28.000 km/h.

- uma nave vaivém que é lançada como um foguetão, voa como um avião e aterra com um planador (uma maravilha tecnológica de baixo custo).:espi28:
 
Topo