O vaivém atingiu a órbita oito minutos e meio depois do lançamento
O vaivém espacial Endeavour foi lançado hoje a partir da Florida, com seis astronautas a bordo, e atingiu a órbita oito minutos e meio depois, confirmou a agência espacial norte-americana (NASA).
O vaivém dirige-se para a Estação Espacial Internacional (ISS, sigla em inglês).
Esta foi a segunda tentativa no espaço de 24 horas; da primeira vez a NASA não pôde dar luz verde ao lançamento devido a um tecto de nuvens demasiado baixo. Mas, às 09h14 (04h14 hora local), as condições meteorológicas mudaram e o vaivém acabou por ser lançado do Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, Florida.
"A meteorologia parecia estar bem, o veículo em perfeitas condições e, por isso, é tempo de descolar", disse o director do lançamento, Mike Leinbach, dirigindo-se à tripulação do Endeavour, dando luz verde à descolagem.
Pouco depois, o vaivém seguia a mais de cinco mil quilómetros/hora para atingir mais de 26 mil km/h a fim de entrar em órbita.
O vaivém deverá chegar à ISS, estacionada a 343 quilómetros de altitude, na quarta-feira.
O objectivo desta missão de 13 dias é a entrega e instalação do módulo Tranquility e da cúpula de observação Cupola, fabricados para a NASA pelo grupo europeu Thales Alenia Space, em Turim (Itália).
Com a entrega de Tranquility - com 18 toneladas, sete metros de comprimento e 4,5 metros de diâmetro - e de Cupola - com 1,9 toneladas, 1,5 metros de comprimento e 2,9 metros de diâmetro -, a ISS ficará quase concluída, mais especificamente, a 90 por cento, disse a NASA.
A instalação destes dois módulos vai implicar três saídas espaciais de seis horas e meia cada por uma equipa de dois astronautas.
publico