• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

X10 - Casa Inteligente - Home Automation

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,633
Gostos Recebidos
156
X10 é talvez o sistema de automação com mais modulos e software, o sistema pode utilizar a rede do sector 220/110V para transmitir sinais, usar radio frequência, controlar sistemas de temperatura ou presença, dispositivos, comunicar pela net ou sms, usar video cams remotas, utilizar integração com sistemas de wireless, exercer e controlar sistemas de segurança e prevenção de acidentes (Detecção de fumos, incêndios e inundações .

O que é o X-10? X-10 é um protocolo que permite comunicar e controlar iluminação, e ou dispositivos electro-electrónicos de uma casa através da instalação eléctrica 110-220V existente.
A instalação pode ser executada sem o recurso a um profissional da área de automação.
A instalação sem custos adicionais de adaptação (cabos adicionais). É um sistema que se desenvolveu principalmente nos EUA e que se baseia na rede Powerline (utilização da rede eléctrica de fornecimento de energia (110-220) para transmissão de dados). A utilização da rede de distribuição energética exige por parte dos sistemas filtros e codificadores de modo a não influenciar sistemas existentes da vizinhança.
Com a utilização da comunicação de dados através dos cabos de energia do sector já existentes, a instalação do sistema pode ser feita em qualquer altura, tanto na altura da construção como posteriormente. O sucesso do X10 deve-se sobretudo à sua facilidade de instalação e à sua fácil adaptação a diversos ambientes.
O sistema de automação doméstica X-10 para além de fácil de instalar e desinstalar! Isto permite ao utilizador mobilidade no caso de mudança de casa ou instalações. Se pretender mudar o sistema para outro espaço, apenas precisa de levar o seu sistema de automação consigo e está pronto a ser instalado no novo espaço.
O sistema X-10 está concebido para ser instalado sem recurso a técnicos especializados.

Existem muitos circuitos adicionais e software que permitem que alguém com poucos conhecimentos técnicos consiga com alguma facilidade desenvolver circuitos para uma Casa Inteligente ou um qualquer outro circuito de controlo e ou automação. O site da X10 tem um conjunto de acessórios e dispositvos adicionais que se podem integrar no X10.

Composição do sistema - O sistema é composto por vários tipos de controladores, para diferentes tipos de aplicações.

1666551138089.png
Módulos controladores- estes módulos enviam sinais codificados que são recebidos pelos módulos receptores actuando os dispositivos neles existentes.

1666551207138.png
A configuração dos módulos controladores, que se ligam directamente à tomada. Estes enviam sinais digitais codificados, através da rede eléctrica, que são recebidos pelos módulos que se colocam nas lâmpadas ou aparelhos que se pretende controlar. Cada módulo é configurado através de 2 comutadores, em conjunto o identificam-no perante o sistema (X-10). Cada receptor tem um código diferente (letra - número) que corresponde ao sinal transmitido pelos controladores.


Se é o primeiro contacto com o X10 faça o download da aplicação Active Xhome, após ter feito o download e de ter uma noção de como o X10 vai funcionar pode encontrar um conjunto de software em Aplicações X10, na internet pode encontrar ainda muitos programas e aplicações desenvolvidos para as mais variadas funções.
 
Topo