Portal Chamar Táxi

Arquivo de Notícias

Status
Não está aberto para novas respostas.

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,470
Gostos Recebidos
2
Canadá: Peritos tentam recuperar abelhas que fugiram de camião acidentado

Canadá: Peritos tentam recuperar abelhas que fugiram de camião acidentado

Toronto, 01 Jul - Peritos em apicultura estão a tentar resgatar mais de 12 milhões de abelhas, depois de o camião que as transportava, no Canadá, se ter virado, na segunda-feira, após um acidente.

As abelhas tinham como destino uma exploração apícola na província de Ontário e haviam sido usadas em Nova Brunswick para polinizar plantações de arandos.

Os insectos seguiam em caixas de madeira, que se partiram após o acidente, o que facilitou a sua fuga.

Muitas abelhas resolveram posar no camião ou na estrada.

O acidente e os trabalhos de recuperação dos insectos obrigaram ao encerramento parcial da auto-estrada que atravessa a quase totalidade do país.


ER.
Lusa/Fim
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Governo chinês descobre imagens forjadas de tigre ameaçado

A divulgação de falsas imagens do tigre-da-china, espécie em alto risco de extinção, levou o governo chinês a demitir funcionários e prender um homem.

Em Outubro, autoridades florestais em Zhenping, na Província de Shaanxi, divulgaram imagens de um tigre supostamente em uma floresta. O fazendeiro que produziu as fotos recebeu o equivalente a R$ 4.500.

Nove meses depois, eles admitiram que se tratava de uma fraude, segundo a agência oficial do governo, citando uma entrevista colectiva realizada pelo governo de Shaanxi.

Zhou Zhenglong, o fazendeiro, foi preso. Ele forjou a imagem utilizando um equipamento digital e uma fotografia que pertencia a outro fazendeiro.

Recentemente, a China esteve envolvida em outros casos de fraude relativos a provas de vida de espécies ameaçadas.

Em Fevereiro, o editor-chefe de um jornal se demitiu depois que um de seus fotógrafos forjou uma imagem de antílopes-tibetanos na qual os animais apareciam supostamente cruzando uma linha de trem no trajecto Qinghai-Tibete.


.
 

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,470
Gostos Recebidos
2
Clonado, cão que ajudou vítimas do 11 de Setembro

Clonado cão que ajudou vítimas do 11 de Setembro

Trakr, um pastor alemão, encontrou o último sobrevivente dos atentados do 11 de Setembro nos EUA.

Um cão que ajudou a encontrar vítimas no local dos atentados de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos, vai ser clonado, noticia a agência de notícias France Press.

Trakr, um pastor alemão que vive com seu dono em Los Angeles, foi seleccionado pela empresa BioArts International como o cão que mais valeria a pena ser clonado.

James Symington, dono do cão, afirmou que Trakr estava entre os primeiros grupos de resgate a chegar ao local e que foi graças a ele que foi encontrado o último sobrevivente do atentado.

Actualmente, o cão tem já 15 anos e está com problemas nas patas traseiras devido a uma doença degenerativa.



TVNET
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Cães vítimas de terremoto na China usam cadeiras de rodas adaptadas

O terremoto que ocorreu na China há quase dois meses revelou acções de solidariedade em prol de vítimas, familiares e também dos animais.

Na região de Shuangliu, província de Sichuan, a empresária Chen Yunlian, 60, resgatou cerca de cem animais e lhes deu uma segunda chance de vida.

O tremor de 7,9 graus na escala Richter ocorreu no dia 12 de maio.

Foi o pior em mais de 30 anos na China, deixando quase 70 mil mortos e mais de 18 mil desaparecidos.

Chen faz algo raro em um país que tem cães como ingredientes típicos da culinária de algumas regiões: mantém um abrigo particular para animais.

Ao todo, são cerca de 900 cães e 100 gatos na Casa do Amor, nome que a empresária deu ao local, construído em meio a plantações de arroz.

Além de acolher e alimentar os os "cães do terremoto", o abrigo trata da saúde dos animais.

Boa parte deles sofreu fracturas que comprometeram parcialmente os movimentos, de forma temporária ou permanente.

Para esses, foram desenvolvidos andadores similares a cadeiras de rodas, feitos com tubos de PVC.

Apesar do material e da confecção improvisados, os animais têm se adaptado ao equipamento.

Muitos vêm apresentando melhora, voltando a se locomover e consequentemente se alimentando melhor.


.
 

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,470
Gostos Recebidos
2
Exploração animal

Exploração animal



Foto@EPA/ATR

Enquanto as vacas são consideradas animais sagrados na Índia, alguns elefantes são explorados.

Na pequena localidade de Meghalaya, a cerca de 49 kms da cidade de Guwahati, elefantes domesticados são obrigados a transportar grandes troncos de madeira a mando dos habitantes locais.

Apesar das restrições do Governo no que diz respeito ao uso destes animais no transporte de madeira, cerca de 1.500 elefantes são usados nestas operações. Só nesta região da Índia existem cerca de 3.000 elefantes, o que corresponde a 10% do total existente no país.


Sapo
 

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,470
Gostos Recebidos
2
População diz que o animal que assusta a freguesia é um urso

População diz que o animal que assusta a freguesia é um urso

997990.jpg

Maia.

Foi visto por duas vezes a rondar as casas de S. Pedro de Fins

GNR foi alertada e tentou ontem de manhã abater a tiro o bicho, sem sucesso


A população e a GNR viram ontem de manhã o animal que nas últimas semanas tem assustado a freguesia de S. Pedro de Fins, na Maia. De acordo com os moradores trata-se de um urso que terá se refugiado num pinhal junto às casas de lavoura da freguesia, após ter fugido de um circo. Isto no mesmo dia em que apareceram 14 ovelhas mortas numa propriedade. As autoridades não confirmam os factos e as versões apresentadas pelas autoridades e pelos residentes são contraditórias.

José Mandim, agricultor, diz que o urso foi visto ao final da tarde de anteontem pela sua vizinha maria da Conceição quando aquela estava na janela. Alertadas as autoridades foi montado o cerco durante toda a noite e ontem de manhã a GNR deparou com um urso que atravessou uma das propriedades. "Realizaram três disparos de metralhadora mas não conseguiram atingir o animal que fugiu", afirmou ao DN.

O certo é que a GNR da Maia esteve no local durante todo o dia. "Isto não passam de boatos e por essa mesma razão eu já me afastei deste caso", salienta Carlos Teixeira, director do Jardim Zoológico da Maia. Este responsável recusa avançar com o tipo de animal que tem causado estragos em S. Pedro de Fins mas adianta que os veterinários da instituição já realizaram várias peritagens aos vestígios sendo os resultados bem conclusivos. "As pegadas não são de urso mas as marcas dos dentes que causaram os estragos nas árvores são iguais às deixadas nas ovelhas mortas esta manhã. Os golpes têm a mesma profundidade, de quatro a cinco centímetros", acrescenta Carlos Teixeira. A população tem uma versão contrária e refere que as ovelhas foram mortas por cães vadios e não pelo animal que a GNR tentou abater nessa mesma manhã.

"Essas ovelhas pertencem a um padeiro da freguesia mas encontravam-se numa zona afastada daqui. Ele esteve com elas de manhã e estava tudo bem. Quando foi lhes dar de comer ao meio-dia 14 estavam mortas. Mas foram os cães vadios", diz José Mandim.

Apesar da GNR não confirmar qualquer operação realizada no local um jipe da corporação mantinha-se junto à área em causa ao final da tarde de ontem, tudo indicando que a vigilância continuará hoje. |


ALFREDO TEIXEIRA
LUÍS COSTA CARVALHO
DN Online
 

GÉU

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 16, 2006
Mensagens
48
Gostos Recebidos
0
boas

é muita coincidência tentarem abater um urso depois de aparecerem as ovelhas mortas, e dizer que foram câes vadios que as mataram; e pela quantidade de ovelhas teriam de ser mesmo muitos câes para as matar em tão pouco tempo

enfim aguardemos pelo desenrolar da situação :shy_4_02:

cumps GÉU
 

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,470
Gostos Recebidos
2
Gato em prisão domiciliária por amedrontar vizinhança

EUA: Gato em prisão domiciliária por amedrontar vizinhança

Um gato «feroz» chamado Lewis, que amedrontou os vizinhos e meteu a sua dona em trabalhos com a Justiça norte-americana, há dois anos, deu-se tão bem quando esteve em prisão domiciliária que o caso foi encerrado.

Um juiz retirou na quinta-feira a queixa contra a dona do bicho, Ruth Cisero, concluindo que a mulher já cumpre uma pena especial. O gato encontra-se agora numa loja de animais e só é autorizado a sair numa gaiola para felinos.

«Ao contrário da maioria de nós, Lewis aprendeu a viver com as suas limitações», afirmou Eugene Riccio, advogado de Ruth Cisero.

O gato despertou a atenção em 2006, depois de uns vizinhos se terem queixado de que, durante as suas caminhadas furtivas, atacou, pelo menos, seis pessoas. A dona do felino optou por um julgamento, em vez de abatê-lo.

Hoje, Ruth Cisero cumpre uma pena de serviço comunitário. Se o seu gato escapasse, arriscava-se a seis meses de prisão e o bicho podia ser abatido.


Diário Digital / Lusa
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
'Salsicha' é o cão mais feroz do mundo, diz estudo

Nada de pitt bull, rottweiller ou pastores alemães --as raças mais agressivas do mundo são dachshund, chihuahua e jack russell terriers, de acordo com um estudo recente da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos.

A pesquisa foi publicada na última edição da publicação científica "Applied Animal Behavior Science" e afirma que um em cinco dachshunds, também conhecidos como cães salsicha, já atacou ou tentou atacar estranhos; um em 12 dos salsichas já atacou os próprios donos.

Os mais ferozes:
Dachshund
Chihuahua
Jack Russell terrier
Akita
Pastor australiano
Pit bull
Beagle
Springer spaniel inglês
Border collie
Pastor alemão

Estes são alguns dos resultados do levantamento com 6.000 donos de cães de 30 raças diferentes. De acordo com os questionários, as raças que mais tendem a atacar humanos são dachshund e chihuahua.

Já os cães menos agressivos, de acordo com a pesquisa, são golden retrievers, labradores, são bernardos, britanny spaniels e greyhounds.

Os "bad boys" caninos, raças que enfrentam má fama de serem muito agressivas, como pitt bulls e rottweillers, ficaram na média de agressividade canina ou até abaixo, no que diz respeito a ataques contra estranhos.

Os pesquisadores afirmam que o estudo indica que raças menores tendem a ser mais agressivas que as maiores.

A diferença nos resultados dessa pesquisa para outros levantamentos sobre agressividade canina pode se dever ao fato de normalmente serem usadas estatísticas médicas de ataques a mordidas.

Como os ataques de cães maiores costumam causar ferimentos mais graves que os menores, estas estatísticas poderiam estar distorcidas, afirmam os académicos americanos.


.
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Panda sobrevivente de terremoto na China dá à luz gémeos

Uma panda que teve de mudar de lar após o terremoto na China deu à luz gémeos ontem. A informação é da agência governamental Xinhua.

Guo Guo é a primeira de sua espécie a ter filhos depois do tremor de 7,9 graus na escala Richter, ocorrido no dia 12 de maio.

Foi o pior terremoto em mais de 30 anos na China, deixando quase 70 mil mortos e 18 mil desaparecidos.

Os nascimentos aconteceram no centro de pandas de Bifengxia.

Um dos filhotes nasceu com cerca de 170 gramas. O outro passou boa parte do dia recebendo as carícias da mãe e não pôde ser pesado.

A fêmea tem dois anos e está no centro desde que o terremoto destruiu o centro da reserva natural de Wolong, nas montanhas da Província de Sichuan.

Um dos pandas do local morreu e alguns permanecem desaparecidos. Outros 63 foram removidos para outros centros devido aos danos no terreno, que se tornou uma verdadeira armadilha para os animais.

A reserva de Wolong é considerada um modelo na China e está no centro dos esforços do país para preservar a espécie, ameaçada de extinção.

O panda é tido como o mascote não-oficial dos chineses.

Apenas cerca de 1.600 espécimes vivem na natureza e 180 estão em cativeiro.


.
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
'Mini dragão-de-komodo' é visto na Índia

Uma espécie rara de de réptil foi encontrada no povoado de Thakur, no leste da Índia.
O animal, que parece um dragão-de-komodo miniatura, apareceu na casa de um morador, que decidiu capturá-lo e entregá-lo ao jardim zoológico mais próximo.

Um morador afirmou que o animal estava sentado em frente à casa dele e foi avistado pela mulher. Ele disse ainda ter evitado que outros moradores o matassem.

Os moradores confundiram o animal com uma espécie de lagarto gigante conhecida na região como Goh, mas especialistas já afirmaram que ele é mais próximo do dragão-de-komodo e querem que o governo o proteja.

Os chamados dragões moram na ilha de Komodo e são os maiores lagartos do mundo. Eles são uma espécie muito rara, ameaçada de extinção.

De acordo com uma pesquisa recente, existem apenas 5 mil ou 6 mil deles no mundo.


.
 

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,470
Gostos Recebidos
2
Cidade do Porto vai ter oceanário em Fevereiro de 2010

Cidade do Porto vai ter oceanário em Fevereiro de 2010

A cidade do Porto vai ter um oceanário junto ao Parque da Cidade, que deverá abrir portas até Fevereiro de 2010, anunciou hoje o presidente da autarquia, Rui Rio.

Em conferência de imprensa, Rui Rio afirmou que este oceanário - «Sea Life Center» -, de menor dimensão do existente em Lisboa, será construído de raiz atrás do café «Bela Cruz» pelo promotor Merlin Entertainments (Sea Life) Limited, com sede em Londres, Inglaterra.

Trata-se de um investimento de cerca de 10 milhões de euros que conta com uma candidatura ao Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), que permitirá criar «100 postos de trabalho directos», acrescentou o vereador do Urbanismo, Lino Ferreira.

O oceanário terá cerca de 1300 metros quadrados de área coberta e ficará implementado num total de 4500 metros quadrados de terreno, cabendo ao promotor a construção de uma área de jardins e lagos nesse espaço adjacente ao novo equipamento.

«Terá os mais diversos peixes, incluindo tubarões», enalteceu Rio, que visitou na Alemanha um «Sea Life Center» em Outubro do ano passado, dando assim início à «negociação para trazer o investimento para a cidade».

A Câmara leva a reunião do executivo, terça-feira, uma proposta de cedência dos terrenos ao promotor, em direito de superfície, por 30 anos.

Rui Rio salientou que o grupo Merlin, que se dedica à criação e gestão de atracções turísticas como «Legoland Parks», «Earth Explorer» e «Dungeons», fica ainda obrigado a disponibilizar à autarquia 2.500 bilhetes por ano.

A ideia é garantir que todos os alunos das escolas do ensino básico geridas pela Câmara tenham a oportunidade de visitar o «Sea Life Center» antes de concluir o 1º ciclo.

Rui Rio referiu que este equipamento terá «uma particular vocação na área da educação» e considerou ser «inegável» a repercussão que terá na economia local.

«Terá um reflexo muito positivo no ânimo dos agentes económicos», frisou.

O autarca adiantou ainda que a partir de 01 de Janeiro de 2014 a Câmara passará a receber uma renda de 20 mil euros/ano, actualizada à inflação.

«A 01 de Janeiro de 2014 tenho a certeza que não estarei cá», disse, explicando deixar receita para a autarquia depois do final de um possível terceiro e último mandato à frente da Câmara.

Questionado de esta será a obra emblemática do seu mandato, Rio respondeu: «não ando à procura de obras emblemáticas nem de um estádio com o meu nome. Ando à procura do desenvolvimento harmonioso» da cidade.

O autarca, que se escusou a adiantar se é candidato do PSD nas eleições autárquicas de 2009, referiu que se não for possível estar presente na inauguração do oceanário, ou porque não se recandidatou ou porque perdeu as eleições, «gostava muito de ser convidado».

Este equipamento enquadra-se ainda no objectivo da autarquia de desenvolver o Porto na área do turismo.


Diário Digital / Lusa
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Elefanta dá susto e usa tromba para erguer bebê em carrinho

Malte, um garoto dinamarquês de dois anos, levou o maior susto de sua vida quando Rambo, um elefante fêmea --apesar de seu nome--, suspendeu o carrinho no qual estava, informou nesta quinta-feira o jornal regional "Dagbladet Holstebro-Struer".

"Eu tive de lutar como uma louca para salvar meu filho", contou, chocada, a mãe de Malte. Assim como o bebê, ela saiu com muitos hematomas de sua batalha com a tromba do animal, segundo o site do jornal.

Malte foi passear na terça-feira (8) no parque de Hee (noroeste da Dinamarca) com sua família, que parou em frente à "casa" de Rambo, uma elefante de circo de 27 anos.

De repente, o animal pegou o carrinho de Malte com sua tromba e levantou-o a dois metros de altura, até que a mãe conseguiu, depois de muito esforço, recuperar sua criança, que não estava presa no carrinho. O carrinho ficou todo quebrado.

A mãe deu queixa contra o parque, segundo a delegacia de polícia de Ringkoebing.

A direcção do parque lamentou o incidente, oferecendo cerca de 500 euros (R$ 1.270) à mãe para a compra de um novo carrinho e ingressos para o circo.

O circo defendeu Rambo, dizendo que ela é "a elefanta mais gentil do mundo" e acrescentando que "as pessoas exageraram ao contar o incidente".


.
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Tubarão é encontrado em piscinão de praia australiana

Um tubarão foi encontrado em uma piscina de uma praia em Sydney na manhã desta sexta-feira.

A piscina é feita de pedra e fica próxima ao mar aberto na praia de Cronulla, uma das mais populares da cidade.

Aparentemente, o animal de um metro de comprimento chegou ao local com o auxílio das ondas.

Robyn Cole, porta-voz do Clube de Salva-Vidas do Surf de Cronulla, afirmou que autoridades de pesca capturaram o tubarão e o devolveram ao mar sem ferimentos ainda pela manhã.

"Ele estava tranquilo, apenas nadando feliz na piscina", disse Robyn. "É a primeira vez que isso acontece. Vemos golfinhos na praia a toda hora, mas nunca tivemos um tubarão na piscina."


.
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Pequim proíbe restaurantes de servirem carne de cachorro em Olimpíada

O governo chinês proibiu restaurantes de servirem pratos com carne de cachorro durante os Jogos Olímpicos, informou hoje a agência oficial Xinhua.

Segundo o subdirector do escritório de turismo de Pequim, Xiong Yumei, a decisão de proibir a venda de carne de cachorro foi adoptada para "evitar conflitos".

A medida vai alterar o cardápio de 112 restaurantes oficiais. A proibição estará vigente até Setembro, segundo uma circular enviada aos estabelecimentos de Pequim.

Segundo o governo, se algum cliente pedir a iguaria, conhecida como "xiangrou", o atendente deve imediatamente sugerir outro prato.

O hábito de comer carne de cachorro na China prevalece sobretudo na etnia han, maioria no país (91% da população). A nação de 1,3 bilião de pessoas tem 55 outros grupos, incluindo várias minorias muçulmanas.

Em 1988, a Coreia do Sul também baniu temporariamente a carne de cachorro dos cardápios locais devido aos Jogos Olímpicos. A iguaria também faz parte da culinária do Vietname, Filipinas e Laos.


.
 

orlucy

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Out 21, 2007
Mensagens
103
Gostos Recebidos
0
da-se, que rica companhia de banhos.... :naodigas:
 

Mr.T @

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 4, 2008
Mensagens
3,493
Gostos Recebidos
0
Tubarão na costa??

pode ter haver com o problema com que nos deparamos que é o aquecimento global que também afecta as águas tornando-as mais quentes e nao sei até que ponto esse tubarão não precisa de águas frias para viver e então recorrer às partes costeiras procurando essas águas - Logo o sucedido !!!
 

roberts

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2007
Mensagens
8,173
Gostos Recebidos
0
Tinha uma leoa no quintal

A GNR de Lousada foi chamada a uma residência onde um homem guardava, há cerca de duas semanas, uma leoa adulta, adiantou à Lusa fonte policial.

O animal estava preso dentro de um reboque, habitualmente utilizado pelos circos, estacionado no quintal de uma casa da zona rural da Freguesia de Boim, Concelho de Lousada.

A GNR foi chamada ao local cerca das 12h00, depois de ter sido alertada por um vizinho que se apercebeu da presença do felino no interior do reboque.

Segundo a fonte, o homem que tinha a leoa em seu poder alegou que o animal foi deixado pelo proprietário de um circo de nacionalidade portuguesa.

Explicou também que o pedido era para que o grande felino ali ficasse dois ou três dias e que depois regressaria para o levar, o que até hoje não se verificou.

O animal tinha sido alimentado nos últimos dias com restos de carne trazidos de um talho propriedade do homem que guardava o felino.

Apesar de a leoa aparentar estar bem alimentada, o reboque apresentava sinais de poucos cuidados em termos de limpeza.

Segundo Babo Nogueira, comandante do Destacamento de Felgueiras da GNR, o animal vai passar a noite no reboque, em Lousada, guardado por militares, enquanto decorrem diligências junto do Instituto de Conservação da Natureza (ICN) para se apurar o destino a dar ao felino.

A autoridade está também a tentar localizar o pretenso dono do animal.

iol
 

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,470
Gostos Recebidos
2
Língua Azul: Quatro explorações sequestradas no Litoral Alentejano

Língua Azul: Quatro explorações sequestradas no Litoral Alentejano...

Beja, 14 Jul (Lusa) - Quatro explorações dos concelhos alentejanos de Odemira e Santiago do Cacém estão sequestradas devido à detecção, no início deste mês, de focos do serótipo 1 da doença da Língua Azul, revelou hoje à Lusa o Director-Geral de Veterinária.

Segundo Agrela Pinheiro, os primeiros dois focos foram detectados a 01 de Julho em duas explorações de Odemira e os restantes dois focos seis dias depois noutras duas explorações de Santiago do Cacém.

"Não há nada de excepcional nestes focos detectados no Litoral Alentejano, já que se trata de uma zona incluída na área geográfica sujeita a restrições e controlo", afirmou Agrela Pinheiro.

A doença da Língua Azul tem sido detectada em Portugal desde os finais de 2004, mas sempre devido a vírus do serótipo 4, tendo o serótipo 1 sido detectado pela primeira vez no país a 21 de Setembro de 2007, no concelho de Barrancos, no interior alentejano e junto à fronteira com Espanha.

Desde a detecção daquele primeiro foco, foram implementadas novas medidas sanitárias, como a criação de uma nova zona de restrição e controlo, que engloba os concelhos das regiões de Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo, Algarve e sete na região Centro.

"Trata-se de um fenómeno recorrente e mais frequente no Verão e no Outono, os períodos de maior actividade do insecto que transmite a Língua Azul", frisou o Director-Geral de Veterinária, lembrando que "estão em curso medidas de prevenção, como a vacinação obrigatória de ovinos e bovinos que se movimentem para zonas livres [fora da área sujeita a restrições e controlo]".

Santiago do Cacém e Odemira fazem parte dos 38 concelhos incluídos na campanha de vacinação contra o serótipo 1 da Língua Azul, que arrancou no início de Novembro de 2007.

"A adopção de medidas excepcionais vai depender da evolução da doença", disse Agrela Pinheiro, precisando que a Direcção-Geral de Veterinária "interditou a participação de gado ruminante" na Feira das Actividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira (FACECO), que começa quinta-feira e vai decorrer até domingo.

"Foi uma medida de precaução para evitar a propagação da doença", já que a feira vai decorrer "a menos de 20 quilómetros das duas explorações de Odemira onde foram detectados os dois primeiros focos", justificou o Director-Geral de Veterinária.

Por estas razões, a organização da FACECO "cancelou a exposição e os concursos de gado ruminante previstos", disse hoje à Lusa o vereador do município de Odemira, Hélder Guerreiro, que lamentou a situação.

"A FACECO deste ano não vai ter uma das suas principais componentes, a pecuária", lastimou o autarca, precisando que a decisão impediu a participação de "mais de 30 produtores de gado", que iriam expor no certame os animais que criam no concelho, com destaque para os bovinos Limousine e Holstein Frísia, suínos de raça alentejana, ovinos Merino Branco e caprinos de raça Charnequeira.

No entanto, o autarca elogiou a "pronta actuação" dos serviços veterinários, que "foram rápidos na análise do caso e tomaram a decisão em tempo útil, evitando eventuais problemas para os produtores".

Apesar de proibirem a presença de gado ruminante, obrigando a cancelar as edições deste ano do concurso nacional de raça bovina Limousine e dos regionais de vaca Holstein Frísia e de cabra Charnequeira, os serviços veterinários autorizaram a exposição de outras espécies de gado, como cavalos.

A Língua Azul é uma doença de origem vírica que infecta todos os ruminantes, mas que apenas se manifesta de forma grave na espécie ovina e não afecta os seres humanos, nem apresenta qualquer impacto para a saúde pública e segurança alimentar.


LL.

Lusa/Fim
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Elefantes pigmeus serão monitorados por satélite em ilha do Pacífico

Pesquisadores vão monitorar três elefantes-pigmeus-de-bornéu com colares que enviam informações via satélite.

Os animais estão no Estado malasiano de Sabah, localizado na ilha de Bornéu (pertencente à Malásia, Indonésia e Brunei).

Será o início do primeiro estudo sobre a estrutura social --até então desconhecida-- desses animais. Segundo Nurzhafarina Othman, do Danau Girang Field Centre, apenas aspectos genéticos dos pequenos elefantes haviam sido pesquisados.

O trabalho de monitoramento deve durar quatro anos e será realizado em parceria com a Elephant Conservation Unit. Sulaiman Ismail, gerente da entidade, afirma que será possível conhecer melhor os hábitos relativos à procriação, por exemplo.

Um terceiro parceiro do projecto, o Departamento de Vida Selvagem de Sabah, utilizará os dados colectados para monitorar melhor a população de elefantes-pigmeus-de-bornéu.


.
 

Mr.T @

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 4, 2008
Mensagens
3,493
Gostos Recebidos
0
Elefantes pigmeus??

nao é possivel meter uma foto dessa espécie???

Nunca ouvi falar
 

pasm

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Nov 25, 2006
Mensagens
135
Gostos Recebidos
0
engraçado, não sabia da existência destes animais. :)
 

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,470
Gostos Recebidos
2
Leoa presa em quintal transferida para zoo

Leoa presa em quintal transferida para zoo

Solução é apenas temporária. Acolhimento feito pelo jardim zoológico da Quinta de Santo Inácio, em Avintes

A leoa encontrada no quintal de uma casa em Lousada vai ser transferida temporariamente para o jardim zoológico da Quinta de Santo Inácio, em Avintes, segundo fonte do Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB), noticia a Lusa.

O animal vai ser transportado ao final da tarde, «quando estiver mais fresco», para minimizar o desconforto, acrescentou a mesma fonte. A leoa deve ficar no zoo de Avintes «até se encontrar uma solução definitiva», adiantou.

A leoa, adulta, estava presa dentro de um reboque, habitualmente utilizado pelos circos, estacionado no quintal de uma casa da zona rural da freguesia de Boim, concelho de Lousada.

O homem que tinha a leoa em seu poder alegou que o animal foi deixado pelo proprietário de um circo, de nacionalidade portuguesa. Explicou também que o pedido era para que o grande felino ali ficasse dois ou três dias e que depois regressaria para o levar, o que não se verificou.

Apesar de a leoa aparentar estar bem alimentada, o reboque apresentava sinais de poucos cuidados em termos de limpeza.


IOL
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Idosa percebe que raposa não é cão e imobiliza animal após mordida

Uma mulher de 77 anos encurralou uma raposa após levar uma dentada do animal em Stroudsburg, na Pensilvânia (EUA). Ela segurou a raposa até a ajuda chegar.

Avis Blakeslee foi atacada na semana passada enquanto cuidava de suas petúnias no jardim de sua casa. Inicialmente, ela pensou tratar-se de um cão. "Nunca tinha visto uma raposa assim", comentou a idosa. "Só vi uma morta, uma vez."

Ela jogou o animal no chão após a mordida e segurou sua boca com um braço, enquanto tentava chamar a atenção de um automóvel que passava com o outro.

O neto da idosa, que vive na casa ao lado, ouviu o barulho e correu para ajudar, seguido do filho de Avis, que atirou na raposa.

A mulher perdeu bastante sangue e teve de passar por uma cirurgia no braço. Ficou quatro dias internada no hospital da região. "Tive de tomar muitos antibióticos e remédios para a dor", contou.

Cory Bentzoni, autoridade da comissão estadual de conservação da vida selvagem, afirmou que o animal tinha raiva.


.
 

xicca

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 10, 2008
Mensagens
3,080
Gostos Recebidos
1
Leoa ia ser vendida para animar festas


A leoa que foi encontrada em cativeiro numa quinta de Ameixoeira, Lousada, tinha como destino ser vendida a empresas de realização de festas no Vale do Sousa, tipo de animação que começa a ser frequente na região.

Terá sido por essa razão pela qual o dono da cria, proprietário de um circo, terá entregue, há pelo menos três semanas, o animal à guarda do criador de cavalos de Lousada. A leoa só hoje, cerca de 40 horas depois, e longe dos olhares da Comunicação Social, será levada, provisoriamente, para a Quinta de Santo Inácio, em Gaia, por manifesta falta de condições do "zoo" da Maia.

O dono da quinta de Ameixoeira, Lousada, justificou às autoridades policiais e sanitárias que a leoa lhe foi entregue pelo dono de um circo, que nunca mais apareceu. A justificação "encaixa" na alegação do responsável pela guarida do felino, mas, ao que o JN apurou, a venda da leoa foi proposta a, pelo menos, duas empresas de animação social, antes de ser alojada nessa quinta, cujo objecto social é a promoção de eventos, sobretudo, casamentos e baptizados. A ideia era tornar o felino na "vedeta" de festas, mas o negócio ainda estava em fase de concretização.

Quanto ao actual responsável pela guarda do animal, o JN apurou que, apesar de se tratar de uma pessoa ligada, há pouco, ao negócio de diversão nocturna e até habituada a este tipo de animais, a fera estaria destinada a negócios de eventos sociais, concebidos pelo dono do circo, tendo em conta a mais-valia que a leoa produziria nesse tipo de festas.

O felino foi descoberto pelas autoridades numa quinta rural de Lousada, após um cidadão ter ouvido o rugido do animal. O dono da propriedade, uma pessoa conhecida, sobretudo, por ser proprietário de vários talhos e criador de animais, justificou a pertença do felino com o facto de o animal lhe ter sido entregue pelo dono de um circo.

O animal deveria ter sido levado para para o "zoo" da Maia, mas como não tem condições para alojar um animal deste porte, foi decidido, transferi-la para a Quinta de Santo Inácio, em Gaia, onde permanecerá em quarentena.

Ao que o JN apurou, a leoa terá de ser sedada e levada em embalagem própria. O calor de ontem e a aparentemente falta de segurança no transporte obrigou a adiar a operação para hoje. A leoa será medicada antes de abandonar a quinta, devendo seguir para o "zoo" de Lisboa.



Fonte: JN
16.07.08
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo