Bolsas norte-americanas encerram em terreno positivo
As principais bolsas dos Estados Unidos encerraram a sexta sessão de ganhos dos últimos sete dias, com os ganhos no sector dos transportes e dos bens de consumo a sobreporem-se ao abrandamento nos serviços e à subida dos juros na China.
O Standard & Poor’s ganhou 0,1% para 1.339,22 pontos, numa sessão em que chegou a descer 0,5% e a subir 0,2%. O Dow Jones ganhou 0,45% para 12.626 pontos, enquanto o tecnológico Nasdaq apreciou 0,29% para 2.834,02 pontos.
A firma de transporte marítimo, Union Pacific Corp., valorizou 0,8% para 106,59 dólares e ajudou a inverter a tendência de quedas da manhã.
O índice de transportadoras do Dow Jones, que é considerado um indicador de desempenho económico, apreciou 1,2%, beneficiando do comportamento da empresa de camionagem Arkansas Best Corp., que disparou 11% depois de ter anunciado uma subida dos preços de 6,9%.
"Estamos a começar a pôr as questões de curto prazo para trás das costas", disse o gestor de fundos do Becker Capital Maangement, Robert Schaeffer, à Bloomberg. "Deveremos ter melhores dados económicos nos próximos meses e isso vai impulsionar a bolsa no médio prazo mesmo que os problemas de longo prazo, como a dívida excessiva, continuem por resolver."
Na primeira metade da sessão, os mercados norte-americanos negociaram em território negativo, depois de ter sido divulgado o índice de crescimento dos serviços, ISM, que caiu de 54,6 pontos em Maio para 53,3 pontos em Junho.
As bolsas mundiais também reflectiram uma subida das taxas de juros de 25 pontos base na China. Esta foi a terceira vez que o banco central da China procedeu a um aumento dos juros.
Fonte: Jornal de Negócios