Cantinho do Motociclismo

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Kawasaki testou nova moto

03891852.jpeg

Apesar do abandono da equipa de fábrica, as motos da Kawasaki para 2009 já iniciaram os seus testes no circuito australiano de Eastern Creek.

As novas Ninja ZX-RR foram colocadas em pista pela primeira vez ontem (quinta-feira), com Olivier Jacques e Tamaki Serizawa a pilotarem a nova máquina.

"Fiz apenas um pequeno teste mas a primeira impressão é muito positiva. No geral, parece-me mais leve e ágil, sinal de que o trabalho efectuado no Inverno foi positivo", referiu Jacques no site oficial do MotoGP.

"Agora temos de acumular mais quilómetros para ter uma ideia mais precisa do potencial da moto", acrescentou Jacques.

Apesar de a marca ter anunciado o seu abandono, o facto das novas motos continuarem a ser testadas significa que pode estar próximo um acordo com uma equipa privada para as fazer correr ao longo de 2009, sendo que a hipótese mais forte continua a ser a da Aspar, de Jorge Martinez.
AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Marco Melandri admite ano de paragem

9e4cf2d6.jpeg

Marco Melandri pondera fazer um ano sabático no MotoGP, caso a Kawasaki não consiga encontrar uma solução para manter as suas motos naquela competição.
Marco Melandri admite ano de paragem -

O motard italiano referiu à agência Reuters que um ano de paragem "não seria muito bom mas não seria um grande problema", demonstrando-se muito cauteloso em relação à temporada de 2009.

"Estou à espera. Espero que a data [da decisão] não seja adiada, porque é melhor ter a certeza de que não vou correr do que continuar na incerteza", explicou.

A Kawsaki anunciou a retirada do MotoGP no final de 2008, numa decisão que surpreendeu toda a gente, incluindo os seus dois pilotos, Melandri e John Hopkins.

AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Testes deixam Parkalgar Racing Team optimista

47e6dfa2.jpeg

A Parkalgar Racing Team esteve em Almeria para dois dias de testes e, apesar das condições da pista estarem piores do que em Janeiro de 2008, Miguel Praia conseguiu ser mais rápido do que nessa altura, tendo batido Eugene Laverty, o novo colega de equipa, por meio segundo.
Testes deixam Parkalgar Racing Team optimista -

Em termos globais, o piloto português terá ficado dentro dos três primeiros, pois embora não tenha sido um teste oficial, o contacto com as outras equipas deixou essa ideia na formação nacional.

Face a isso, Miguel Praia estava muito satisfeito e optimista para os testes do fim-de-semana no Autódromo Internacional do Algarve. "Para além da pista estar pior do que ontem, estava também pior do que no ano passado, pelo que ter conseguido rodar em 1m38,8s, menos três décimos que a minha melhor marca aqui deixa-me muito contente. Pelo que nos pudemos aperceber, só o Joan Lascorz foi cerca de meio segundo mais rápido, mas ele já cá tinha estado este ano por duas vezes. Percebemos que fiquei nos três primeiros entre 11 pilotos de Supersport que cá estiveram, o que é muito bom", disse o piloto português.

A nível técnico a preocupação do algarvio era o novo controlo de tracção. "Embora este não seja o circuito ideal para testar este novo componente electrónico, porque é um circuito muito fluído e tivemos de utilizar pneus já muito rodados para colocar a moto a escorregar. Agora vamos analisar os dados recolhidos e prepararmo-nos para Portimão. Foi um ensaio animador e acredito que vou estar mais rápido que em Novembro", concluiu o piloto da Parkalgar Racing Team.

Para Eugene Laverty este foi o primeiro teste a sério com a equipa, com o piloto a confessar-se "contente com o trabalho que realizámos. As condições não foram as ideais, pois estava muito frio. Mesmo assim fizemos muitas voltas, testámos muitas coisas e vendo o Miguel a andar bem, acredito que tenho condições para andar igualmente no grupo dos mais rápidos. No ano passado fui ao pódio em Vallelunga e esta época espero repeti-lo. Em Portimão parece que vai estar igualmente frio, mas é uma pista de que gosto e espero conseguir andar bem", explicou.
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Honda mantém-se no MotoGP mas falha 8 Horas de Suzuka

6fc1b832.jpeg

De forma a terminar com todas as especulações, a Honda Motor Company reafirmou o seu compromisso com o MotoGP, ainda que outras categorias possam vir a ser afectadas por uma decisão idêntica àquela que foi feita em relação à F1.
Honda mantém-se no MotoGP mas falha 8 Horas de Suzuka -

"Não temos planos para deixar o MotoGP", garantiu Akemi Ando, porta-voz da marca, à agência Reuters, referindo, no entanto, que as outras categorias terão de ser repensadas.

Para já, é garantido que não haverá equipa oficial da Honda nas 8 Horas de Suzuka, uma das provas mais relevantes das duas rodas no Japão, sendo ainda mais preocupante pelo facto de o circuito de Suzuka ser propriedade da marca nipónica. No entanto, a marca estará representada por equipas privadas.

"Não é acertado dizer que a Honda não vai participar nas 8 Horas. É verdade que não iremos participar como equipa de fábrica mas a Honda irá fornecer motos e ajuda técnica a muitas das equipas e 60 por cento das motos serão Honda na mesma", concluiu.

AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Miguel Praia foi sexto no primeiro dia de testes

0bead59b.jpeg

As motos do Campeonato do Mundo de Superbikes e de Supersport iniciaram ontem no Autódromo Internacional do Algarve os testes oficiais para a temporada que se avizinha, com Miguel Praia a demonstrar um bom andamento neste primeiro dia de ensaios.
Miguel Praia foi sexto no primeiro dia de testes -

O piloto luso da Parkalgar Racing Team terminou o dia em sexto, pois optou por não rodar nos últimos 10 minutos da sessão, altura em que a pista estava a secar, preferindo guardar os pneus para o dia de hoje, dia que se espera seja de sol. Eugene Laverty esteve menos inspirado, mas o britânico está ainda numa fase de habituação à moto e no piso molhado essa situação é mais trabalhosa.

Durante a manhã, com a pista muito molhada, Miguel Praia fez o segundo tempo a 51 milésimos de segundo do mais rápido. Na sessão da tarde, o algarvio esteve no segundo posto até ao último minuto do treino, caindo para sexto, numa altura em que a pista estava cada vez mais rápida.

"Optámos por poupar o material nos últimos 10 minutos do treino. Amanhã as previsões apontam para um dia de sol e será muito importante rodar o máximo nessas condições, pois as possibilidades de apanharmos chuva nas duas primeiras provas do campeonato, Austrália e Qatar, são praticamente nulas. Durante a manhã o traçado estava muito molhado, mas rapidamente fiquei a um segundo da marca que aqui tinha feito com essas condições em Novembro, mas nessa altura fiz mais voltas", começou por explicar o piloto da Parkalgar Racing Team.

"Estou muito contente com o trabalho que toda a equipa fez durante o inverno. Sinto-me melhor e mais confortável em cima da moto. Isso deve-se ao trabalho feito ao nível da suspensão e também de motor, que estão melhores. Mais do que querer terminar o fim-de-semana nos cinco primeiros, o importante é conseguirmos sair daqui com todo o trabalho que temos para fazer bem feito. Naturalmente que era muito bom ficar no lote dos mais rápidos, até porque é sempre uma motivação adicional, mas acho que esse não pode ser o foco principal da nossa atenção nesta altura", finalizou. Eugene Laverty não foi tão feliz neste primeiro ensaio a sério no AIA.

"Não foi o ideal, até porque a pista estava muito molhada de manhã. Aos poucos começo a perceber melhor a moto e sinto que temos que trabalhar amanhã ao nível da suspensão da frente que está muito macia. Gosto muito da pista, mas mesmo quando secou algumas zonas ficaram com água, fruto do fantástico desenho que tem, com subidas e descidas pronunciadas. Gostava de terminar os testes nos cinco, seis primeiros. Não é importante, até porque não há pontos em disputa, mas serve para vermos onde nos situamos, e por isso era bom conseguir ficar entre os primeiros", disse o outro piloto da Parkalgar Racing Team.
AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Shane Byrne o mais rápido das Superbikes no AIA

73930630.jpeg

As Superbikes estão no Autódromo Internacional do Algarve para uma sessão de testes oficiais, ensaios esses que se iniciaram ontem com Shane Byrne a cotar-se como o mais rápido.
Shane Byrne o mais rápido das Superbikes no AIA -

Durante a manhã as sessões decorreram praticamente sem chuva, mas com pista molhada primeiro e húmida depois. Após o almoço o traçado do AIA secou, embora não totalmente, pelo que os tempos caíram e todos puderam colocar pneus slicks.

Quem primeiro saiu para a pista foram os pilotos das Supersport, com Miguel Praia a ser o segundo mais rápido durante a manhã (ver notícia em separado ), batido apenas por Kenan Sofuoglu. Com a pista muito molhada poucos foram os pilotos que rodaram na primeira sessão do dia. Depois foi a vez dos homens do campeonato principal passarem à acção, com o estreante Shane Byrne a surpreender, batendo um igualmente surpreendente Jonathan Rea, que em 2008 foi vice-campeão de Supersport.

Após o almoço a pista foi ficando gradualmente mais rápida e Sofuoglu e Praia voltaram a ser os dominadores, até aos derradeiros instantes da sessão, altura em que ambos estavam na boxe e caíram para terceiro e sexto respectivamente. Joan Lascorz e Cal Crutchlow acabaram por terminar como os mais rápidos do dia. Entre as Superbikes, que testaram com o asfalto seco, tirando um outro ponto do traçado ainda húmido, Shane Byrne manteve-se como o mais rápido, sendo agora seguido por Michel Fabrizio e Ben Spies.

Ao final do dia teve lugar a conferência de imprensa de apresentação do Campeonato do Mundo de Superbikes. Carlos Checa já conhecia o circuito desde a visita da competição no final do ano passado, mas voltou a elogiar o traçado de Portimão. "A pista estava muito semelhante ao que se passou no fim-de-semana de corrida. Seca e com algumas zonas ligeiramente húmidas. O traçado é fantástico, muito técnico, com subidas, descidas e desníveis acentuados. É igualmente muito bom em termos de segurança, o que para nós é muito importante", explicou o espanhol.

Shinya Nakano está pela primeira vez no Autódromo Internacional do Algarve e o ex-piloto de MotoGP ficou muito contente com o que viu. "É um traçado muito bom, em que se nota que é altamente seguro. O desenho também é bastante interessante, mas difícil para quem vem aqui pela primeira vez, como é o meu caso, e ainda para mais estou também a conhecer uma nova moto. Este ano passei do Moto GP para as Superbikes e penso que fiz uma opção correcta. Aqui teremos sete marcas a nível oficial e mais de 30 motos. Será um novo desafio e espero que corra bem", disse o piloto da Aprilia.

Superbikes:
1º Shane Byrne (Ducati 1098R), 1m44,265s
2º Michel Fabrizio (Ducati 1098R), 1m44,468s
3º Ben Spies (Yamaha YZF R1), 1m44,652s

Supersport:
1º Joan Lascorz (Kawasaki ZX-6R), 1m49,046s
2º Cal Crutchlow (Yamaha YZF R6), 1m49,166s
3º Kenan Sofuoglu (Honda CBR 600RR), 1m49,366s

AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Miguel Oliveira de regresso

08722a96.jpeg

Novos desafios esperam o piloto internacional de motociclismo, Miguel Oliveira que em 2009 quer continuar a prestigiar o nosso país, ao participar com a nova equipa BQR, no Campeonato de Espanha de Velocidade já na classe 125 GP.

Tendo no início do mês completado 14 anos, Miguel Oliveira terá à sua disposição a Aprilia 125 que pertenceu na época passada a Scott Reading, e neste treino conjunto com os pilotos do Mundial e do Campeonato Espanhol vai estar sem pressões a adaptar-se à moto e a conhecer todos os elementos com quem vai trabalhar este ano.

Na próxima 2ª Feira, estará já no circuito da Andaluzia mas não está previsto rodar com a moto, aproveitando para fazer o plano para os dois intensos dias de trabalho que o esperam na 3ª feira 27 e 4ª feira 28 de Janeiro. O piloto português que mais alegrias tem dado aos fãs do motociclismo de velocidade, terá agora a segunda fase de preparação, que o levará dos ginásios para as pistas espanholas, antes do campeonato ter início.

Miguel Oliveira: "Estou muito ansioso por iniciar uma nova etapa no CEV. Estou há três meses à espera de me sentar novamente numa moto de corrida. Tanto os treinos de inverno, dedicados particularmente à preparação do físico, como a escola, tudo está a correr muito bem. Vou ser um dos Rookies (1º ano nesta categoria) e espero ter tudo para poder continuar a alcançar bons resultados, agora na minha nova equipa, a BQR."

Os treinos na pista de Jerez, são interessantes porque Miguel Oliveira vai rodar juntamente com os pilotos que vão correr no Mundial de 125: "Não posso comparar-me com pilotos que já realizaram milhares de quilómetros com as 125 Grand Prix, por isso, o que é mais importante é aproveitar ao máximo esta oportunidade de estar dois dias com a minha moto e com os meus técnicos."

"Sei que não temos muitas vezes este privilégio de poder usufruir da experiência de quem já conhece a moto. Espero aprender alguma coisa com o Scott Reading e com o Esteve Rabat da estrutura da nossa equipa que participará no Mundial", afirmou Miguel Oliveira, que só pode participar no Mundial quando atingir a idade mínima regulamentar de 16 anos. O companheiro de equipa do português, será o seu rival de sempre Maverik Viñales.

Depois de Jerez, o Team BQR, terá mais dois dias de testes em Valência a 31 de Janeiro e 1 de Fevereiro.

AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
AIA com novo recorde nas motos

cb55d6d8.jpeg

O último dia de testes das Superbike e Supersport no Autódromo Internacional do Algarve decorreu debaixo de chuva, não intimidando, contudo, os pilotos presentes, que procuraram ao máximo aproveitar o teste que visa preparar a primeira corrida da temporada que decorrerá no próximo dia 1 de Março em Philip Island na Austrália.
AIA com novo recorde nas motos -

Assim, o melhor tempo dos três dias foi entregue a Shane Byrne em Ducati, que se mostrava bastante satisfeito com este desfecho: "Não estava à espera de ser o mais rápido, mas não estou verdadeiramente surpreendido. A moto está realmente muito rápida e o entendimento entre mim, a equipa e o meu engenheiro tem sido fabuloso", disse Byrne que bateu o recorde da pista pertença até então de Troy Bayliss.

Apenas dois pilotos conseguiram hoje melhorar os seus tempos por volta, Troy Corser, que finalmente conseguiu tirar o melhor partido possível da sua nova BMW e subir para o 11º lugar da tabela e Max Biaggi em Aprilia que subiu para o 18º posto.

Nas Supersport, os cronos mantiveram-se inalteráveis face ao dia de ontem com Joan Lascorz em Kawasaki a liderar a tabela. Logo atrás ficou o estreante na categoria, Cal Crutchlow em Yamaha e o Campeão do Mundo de Supersport de 2007, Kenan Sofuoglu em Honda que hoje foi o mais rápido em pista mas que nos tempos combinados é terceiro. Em quarto e depois de um fim-de-semana brilhante, ficou o piloto da casa, Miguel Praia que hoje optou por rodar pouco devido às condições atmosféricas adversas.

O piloto de Albufeira mostrava-se assim optimista para o início do campeonato: "Este resultado dá-me muita confiança para o início da época que se avizinha. Foi um óptimo fim-de-semana de trabalho. Estou muito satisfeito com o resultado final. Lamento apenas que a chuva não me tivesse permitido estar mais tempo em pista".

As equipas deixam agora o novo Autódromo Internacional do Algarve e partem para Philip Island onde vai decorrer a primeira corrida da temporada 2009.

Superbike
Resultados combinados - 1º, 2º e 3º dia de Testes:
1º S. Byrne - Ducati 1098 R com 1.43.294
2º B. Spies - Yamaha YZF R1 a 0.190
3º N. Haga - Ducati 1098 R a 0.193
4º T. Skyes - Yamaha YZF R1 a 0.252

Supersport
Resultados combinados - 1º, 2º e 3º dia de Testes:
1º J. Lascorz - Kawasaki Zx-6R com 1.45.214
2º C. Crutchlow - Yamaha YZF R6 a 0.050
3º K. Sofuoglu - Honda CBR 600 RR a 0.183
4º M. Praia - Honda CBR 600 RR a 0.543
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Miguel Praia em bom plano

2865d446.jpeg

O desfecho dos três dias de testes no Autódromo Internacional do Algarve foi bom para a Parkalgar Racing Team, já que tanto Miguel Praia como Eugene Laverty obtiveram registos que lhes permitiram ficar colocados nos lugares cimeiros da tabela nas Supersport.
Miguel Praia em bom plano -

Miguel Praia, o único piloto português de motociclismo a disputar um Campeonato do Mundo, foi o protagonista do fim-de-semana, ao marcar presença sistemática entre os mais rápidos e a bater de forma categórica alguns dos seus mais fortes adversários, como por exemplo o actual campeão em título Andrew Pitt.

Eugene Laverty protagonizou uma boa evolução na adaptação à nova Honda CBR 600 RR, encontrando um bom compromisso que o irá ajudar a entrar bem no Campeonato. Os resultados deste fim-de-semana revelam o bom trabalho desenvolvido por toda uma equipa ao longo do período de interrupção entre as temporadas e dá aos pilotos a confiança necessária para entrarem bem no Campeonato que começa no próximo dia 1 de Março em Philip Island na Austrália.

O terceiro dia de testes começou com muita chuva, pelo que melhorar os cronos ficou completamente posto de parte. Miguel Praia nem sequer foi para a pista durante o treino da manhã, pois considerou que não seria uma mais valia testar naquelas condições. Laverty contrariou o seu companheiro de equipa e esteve em pista durante sete voltas.

À tarde o sol decidiu aparecer, mas não de forma a permitir que os pilotos conseguissem melhorar os tempos registados ontem. Tanto Praia como Laverty estiveram em pista a trabalhar na electrónica da Honda CBR 600 RR: "Rodei para avaliar um pouco a electrónica e no fundo para acumular quilómetros. As condições estavam muito más, com muito vento. Não havia necessidade de correr riscos. Acabámos por rodar muito menos do que aquilo que estávamos à espera, mas o resultado de ontem foi muito bom. Sinto que estou muito mais confiante tanto com a moto como com a equipa. O entendimento entre mim e o meu novo responsável de moto está-se a revelar bastante profícuo", explicou o piloto algarvio, Miguel Praia que melhorou em cerca de um segundo, o seu melhor tempo registado o ano passado a aquando da última corrida da temporada em Portimão.

Eugene Laverty fez muitos progressos ao longo destes três dias de testes e parte agora para a primeira corrida da temporada muito entusiasmado: "Foram três dias de intenso trabalho, mas que acabaram por resultar bastante bem. Estamos no caminho certo, o que me deixa bastante optimista para a primeira corrida. A Honda CBR 600 RR está bastante rápida, isso reflecte-se no crono conseguido. Fiquei logo atrás de Andrew Pitt, o Campeão de 2008. Este é um aspecto muito encorajador", referiu o irlandês que este ano alinha pela Parkalgar Racing Team.

Tempos Combinado - 1º, 2º e 3º Dia:
1º J. Lascorz - Kawasaki ZX-6R com 1.45.214
2º C. Crutchlow - Yamaha YZF R6 a 0.050
3º K. Sofuoglu - Honda CBR 600 RR a 0.183
4º M. Praia - Honda CBR 600 RR a 0.543
5º A. Pitt - Honda CBR 600 RR a 0.603
6º E. Laverty - Honda CBR 600 RR a 0.746

AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Miguel Oliveira testa com a nova equipa

08c4b72f.jpeg

Mantendo a aposta no Campeonato de Espanha de Velocidade, Miguel Oliveira vai ascender à classe 125 GP com a Aprilia da equipa BQR, a mesma estrutura que inscreve o inglês Scott Reading no Mundial de 125cc.

O jovem piloto português, que completou 14 anos no início deste mês, vai testar com a sua nova equipa em Jerez, esta terça e quarta-feira. "Não me posso comparar com pilotos que já realizaram milhares de quilómetros com as 125 Grand Prix", referiu a jovem esperança nacional.

"O mais importante é aproveitar ao máximo a oportunidade de estar dois dias com a minha moto e os meus técnicos. Não temos muitas vezes este privilégio de usufruir da experiência de quem já conhece a moto. Espero aprender alguma coisa com o Scott Reading e com o Esteve Rabat da estrutura da equipa que estará no Mundial."

NA BQR, Miguel Oliveira terá como companheiro o seu rival de sempre, Maverick Viñales. AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
250cc e 125cc iniciam testes em Jerez

5dd0e8f5.jpeg

A primeira sessão de testes do ano para as categorias inferiores tem lugar a partir de hoje até quarta-feira, em Jerez.

Nas 250cc a maioria dos candidatos ao título estarão presentes, sendo a excepção o campeão Marco Simoncelli, que optou por testar mais tarde em Valência.

O vice-campeão Álvaro Bautista é um dos favoritos para a nova época e em Jerez terá de dividir as atenções com Hiroshi Aoyama, Thomas Lüthi, Hector Faubel e os outros pilotos da Aspar recém-chegados das 125cc, Mike Di Meglio e Gabor Talmacsi.

Na cilindrada mais baixa, Julian Simon, Sergio Gadea, Bradley Smith e Sandro Cortese são os principais pilotos que estarão no Sul de Espanha.
AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Casey Stoner acredita que pode bater Valentino Rossi

0dc579e1.jpeg

Casey Stoner está empenhado em recuperar o título do MotoGP que em 2008 perdeu para Valentino Rossi, o qual, refere Stoner, "pode de ser batido".
Casey Stoner acredita que pode bater Valentino Rossi -

"Para bater o Valentino não precisamos de nada mais do que o que demonstrámos no final da época passada. Se tudo correr bem sabemos que podemos ser suficientemente rápidos para vencer", disse o australiano no final do 'Wroom', evento da Ducati e da Ferrari que decorreu na passada semana em Madonna di Campiglio.

No entanto, Stoner não é o único a querer levar Rossi de vencida e o piloto da Ducati está ciente desse facto. "Não estamos sozinhos; o Dani [Pedrosa] pode fazê-lo, o Jorge [Lorenzo] também, e outros há que podem também lutar connosco", acrescentou.

Sobre as desculpas que muitos dos pilotos atiram para explicar mas performances, Stoner é da opinião que "a desculpa da falta de testes é usada vezes demais". "Uma moto tem duas rodas, guiadores, travões, mudanças e embraiagem. As sensações da moto e os set-ups podem necessitar de alguma habituação, mas julgo que quatro dias de testes antes da época são suficientes", considerou, mesmo contando que este ano apenas a Bridgestone irá fornecer pneus.

"O pneu unico vai fazer os pilotos trabalharem mais na afinação da moto, em vez de colocar apenas
AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Kawasaki tem "50 por cento de hipóteses" de estar na grelha

3389bcfa.jpeg

A Kawasaki continua sem revelar a nível oficial o que irá fazer com as suas motos para a temporada 2009 do MotoGP, agora que anunciou a sua retirada. No entanto, a revista espanhola Solo Moto adianta que existem "50 por cento de hipóteses" da marca deixar as novas ZX-RR no campeonato a competir com privados.
Kawasaki tem "50 por cento de hipóteses" de estar na grelha -

De acordo com aquela publicação, a marca adiou a sua decisão devido a dúvidas com a fiabilidade da nova montada japonesa, questões essas levantadas aquando dos recentes testes em Eastern Creek e Phillip Island.

Recorde-se que a marca decidiu suspender o seu programa de MotoGP, com efeitos imediatos, no início de Janeiro mas a Dorna, entidade organizadora daquela competição, insiste para que as motos da Kawasaki estejam à partida da primeira corrida. Isto porque, até ao momento, apenas estão garantidas 17 concorrentes, um número demasiado reduzido.

Como tal, têm sido diversos os esforços no sentido de Jorge Martinez, da equipa Aspar, poder correr com duas 'Kawa' privadas, ainda que se desconheçam o estado das negociações actuais. Além disso, a Dorna ameaça a marca nipónica com o tribunal, caso mantenham a decisão de retirar as suas motos do MotoGP, considerando que estão a quebrar o contrato que a obriga a participar no campeonato até 2011.

Ainda neste ponto, a Dorna admite mesmo que só liberta a equipa dos contratos assinados caso aceite fazer a temporada 2009.AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Pilotos da Aspar dominam treinos em Jerez

b8d14745.jpeg

Os espanhóis do Team Aspar-Aprilia, Alvaro Bautista (250cc) e Julian Simon (125cc) foram os mais rápidos dos treinos que tiveram lugar no circuito de Jerez, nos quais Miguel Oliveira também esteve em destaque.
Pilotos da Aspar dominam treinos em Jerez -

O jovem motard luso esteve em excelente nível nos testes, ao obter a nona melhor marca da semana entre as 125cc. Sempre muito rápido e consistente, Oliveira esteve aos comandos da Aprilia com que vai disputar o campeonato espanhol de velocidade na classe de 125cc que, depois do "Mundial" de 125cc, é considerado o campeonato mais competitivo.

Quanto aos homens dos mundiais, Bautista e Simon não tiveram rivais com o vice-campeão das 250cc a ser sempre o mais rápido em pista ao longo de todas as sessões de treinos, acompanhado de perto pelo seu colega de equipa, o francês Mike di Meglio, que foi o segundo mais rápido na sua estreia oficial aos comandos de uma Aprilia 250.

Em evidência estiveram também o japonês Hiroshi Aoyama que, depois do abandono da KTM, se apresenta esta temporada aos comandos de uma Honda competição cliente, ao passo que Gabor Talmacsi foi o quarto mais rápido.

Nas 125cc, a história repetiu-se, com o Team Aspar-Aprilia a monopolizar os acontecimentos, com Julian Simon a cotar-se como o mais veloz logo na frente do seu colega de equipa, Bradley Smith.AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Miguel Oliveira em bom nível

28717583.jpeg

O motociclista Miguel Oliveira realizou esta semana em Jerez de La Frontera, a sua primeira sessão de testes, rubricando o nono tempo, entre mais de duas dezenas de pilotos, com a Aprilia 125cc da BQR, equipa com a qual o piloto internacional português vai abraçar um novo
projecto em 2009: o Campeonato Espanhol de Velocidade (CEV) na categoria 125 GP.
Miguel Oliveira em bom nível -

Miguel Oliveira, de 14 anos, rodou com uma moto de 2008, nesta sua primeira sessão de treinos em que se juntaram pilotos do Mundial de MotoGP. Realizada no famoso circuito da Andaluzia e reunindo a maioria das equipas 125cc e 250cc, estiveram também presentes, na classe da cilindrada mais baixa, 13 pilotos oriundos do CEV e do Campeonato Nacional Italiano.

O piloto português obteve, no seu primeiro dia, o tempo de 1.51.524, enquanto a sua marca no cronómetro baixava, no dia seguinte, para 1.50.003. Com pneus usados, Miguel Oliveira podia ter feito o melhor registo do segundo dia, mas a moto 'resolveu' avariar, tendo sido necessário efectuar a troca do pistão, uma peça fundamental do motor. Mesmo assim, após a devida rodagem, o resultado foi surpreendente ao rubricar o 9º tempo no final dos dois dias, onde acumulou mais de 100 voltas ao traçado espanhol.

A actuação do campeão de Espanha de Metrakit de 2007 causou boa impressão com vista à próxima sessão de treinos em Valência, que terá lugar a 31 de Janeiro e 1 de Fevereiro. "O meu primeiro contacto com a equipa foi muito bom. Gostei bastante principalmente por saber que é uma equipa com muita experiência e know-how nas afinações. Isso surpreendeu-me e deixou-me muito satisfeito. Os treinos correram muito bem, tendo progredido continuamente junto de pilotos do mundial." Comentou o piloto patrocinado pela Vodafone e Fiat.

"Há quatro meses que não rodava numa moto, estou por isso bastante contente com o resultado deste teste, ainda mais por ter registado tempos muito correctos. Foram dois dias importantes para aprender, progredir e adaptar-me com a minha nova equipa. Foi emocionante rodar com pilotos do mundial, porque até agora só os tinha visto na televisão. Estive muito concentrado nestes dois dias e espero continuar a evoluir com a Aprilia nos próximos testes em Valência." Acrescentou o piloto que venceu duas provas do Red Bull Rookies Cup em 2008, junto com o MotoGP em Inglaterra e na Holanda.

AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Chris Vermeulen: "Quero ficar nos três primeiros do campeonato"

9cb3be4d.jpeg

Chris Vermeulen, piloto da Rizla Suzuki, quer intrometer-se na luta pelos três primeiros lugares do MotoGP em 2009, acreditando que a sua nova montada, a GSV-R800, será capaz de lutar com as outras rivais.
Chris Vermeulen: "Quero ficar nos três primeiros do campeonato" -

Aproveitando a longa paragem para se treinar na Austrália, sua terra natal, Vermeulen confessa que está ansioso pelo primeiro teste de conjunto na Malásia, onde irá testar a Suzuki juntamente com o seu companheiro Loris Capirossi.

"Sei que há coisas novas no motor que vão ser muito interessantes. Testámos em Phillip Island no final da época passada e aprendemos muito com o chassis e a electrónica da moto. O motor era o mesmo que o de 2008 nessa altura e não é segredo que foi um grande problema para nós, mas sei que a Suzuki tem estado a trabalhar muito e que há desenvolvimentos na Malásia", disse o piloto ao site oficial do MotoGP.

"Há novas peças para o chassis pelo que estou animado. Estou desejoso por voltar a rodar com a moto", continuou, lembrando ainda que a nova regra de um único fornecedor de pneus para 2009 irá "tornar tudo muito equilibrado e as corridas vão ser muito disputadas desde o primeiro momento".

"O lado positivo de um só fornecedor de pneus é que vai ser igual para todos. Apesar de não ser um grande fã da regra em si, penso que vai funcionar para as corridas e espero que torne a competição mais renhida e excitante", acrescentou.

Para 2009, os objectivos passam por vencer corridas e "lutar pelo campeonato do mundo e ganhá-lo", mas para isso será necessário lutar pelo pódio de forma regular. "Se o conseguirmos seremos capazes de lutar por um resultado nos três primeiros do campeonato. É nisso que estou verdadeiramente focado e acredito que sou capaz", revelou.AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Miguel Oliveira foi sexto nas 125cc

48133d75.jpeg

O motociclista português, Miguel Oliveira, continua em muito bom plano ao obter o sexto melhor tempo das 125cc nos treinos de pré-temporada que se realizaram este fim-de-semana em Valência, com vista à sua estreia no Campeonato Espanhol de Velocidade (CEV).

Em mais um dia de treino muito produtivo, o piloto de 14 anos bateu toda a concorrência entre as 125cc do CEV e foi ainda o segundo melhor da equipa BQR, atrás do britânico Scott Redding que participa no mundial de 125cc.

Com um domingo bastante frio no circuito valenciano "Ricardo Tormo", o piloto patrocinado pela Vodafone e Fiat não demorou muito tempo a entrar no ritmo e a surpreender, pela segunda vez, a sua nova equipa técnica, desafiando, volta após volta, o cronómetro entre os 23 pilotos da 125cc presentes em pista. Acumulando 39 voltas no circuito espanhol, Miguel Oliveira começou por registar 1m48,490s, saltando depois para o segundo 44, alcançando na 32ª volta o tempo de 1m43,252, deixando o seu rival do CEV, Maverick Viñales, a mais de quatro décimos.

Numa pista que teve a visita da chuva na parte final do treino, o piloto português e a equipa BQR ensaiaram diversas afinações, repartindo o treino em seis etapas que se revelaram benéficas para a adaptação à potente Aprilia 125cc.

"Trabalhámos muito bem e muito concentrados em várias afinações. Gostei tanto das soluções que íamos encontrando que conseguia baixar o cronómetro cada vez que entrava novamente em pista. O circuito esteve muito frio, o que não deu para aquecer devidamente os pneus. Com melhores condições teria sido capaz de melhorar ainda mais os tempos." Referiu o piloto português que não evitou uma ligeira queda, na curva 2, devido à chuva que se fez sentir no final do treino.

"Estamos a trabalhar no bom sentido e estou feliz por estes dois treinos terem corrido bem, pois é muito importante nesta fase de adaptação à moto. Para além de me ter bem batido com pilotos da 125cc MotoGP, o que me deixou bastante satisfeito." acrescentou Miguel Oliveira que está a impressionar pela positiva a equipa BQR, deixando boas perspectivas para o Campeonato Espanhol de Velocidade de 2009.AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Yamaha revelou nova M1 para o MotoGP

2d50ad95.jpeg

A Yamaha já mostrou a moto com que Valentino Rossi irá defender o seu título na temporada 2009.
Yamaha revelou nova M1 para o MotoGP -

Denominada M1, a nova moto foi revelada hoje e será levada já para os próximos testes na pista de Sepang na Malásia.

Na revelação da moto, o piloto italiano não escondeu a sua confiança na sua nova montada, esperando que a M1 seja um passo em frente em relação à anterior 'Yama'. "Tive a oportunidade de testar o protótipo por breves instantes depois de Valência e mais um pouco em Jerez e fui muito rápido. A moto parece melhor e fui mais rápido do que com a moto de 2008", disse o "Dottore".

"Estou muito confiante, e de qualquer modo estamos apenas no início do nosso trabalho e temos de aproveitar estes meses até Abril para melhorar ainda mais a M1", continuou, acrescentando que espera uma longa e dura batalha com Casey Stoner e Dani Pedrosa.

"2008 foi muito difícil porque foi o ano em que tive de dar mais de mim para vencer. Em 2009 será ainda mais difícil porque os meus adversários, que sofreram em 2008, estão de volta para 'vingança' e esperam bater-me", revelou Rossi.

Já o seu companheiro de equipa, Jorge Lorenzo, deverá ser também um piloto a ter em conta: "penso que o Jorge [Lorenzo] será um dos meus rivais mais fortes. (...) Será um rival muito difícil de bater", considerou.
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Jorge Lorenzo: "Ainda não tenho experiência para lutar pelo título"

3af4b552.jpeg

Jorge Lorenzo afirma que 2009 ainda não vai ser o ano em que se irá intrometer na luta pelo título, explicando que não tem a experiência necessária para lutar pelo ceptro máximo da categoria rainha das motos.
Jorge Lorenzo: "Ainda não tenho experiência para lutar pelo título" -

"É difícil lutar pelo título, primeiro, porque não tenho a experiência para lutar pelo título. Julgo que, neste momento, há outros pilotos com mais experiência para o fazer", começou por dizer Lorenzo, aquando da revelação da nova Yamaha M1.

Ainda para mais, adianta o espanhol, porque a seu lado estará Valentino Rossi, "um grande campeão e que é favorito". "Para além disso, tenho outros três motards que, em princípio, são mais favoritos do que eu pelo que o mais importante é aproximar-me do meu objectivo a cada temporada, tornar-me mais rápido e aprender mais".

"Cada ano é diferente. Por exemplo, este ano temos novas regras e as coisas podem ser diferentes. Estou a trabalhar arduamente para que um dia possa tornar-me campeão do mundo, que é o meu objectivo", revelou o quarto classificado do mundial passado, no qual sofreu uma lesão da qual ainda não recuperou totalmente.

"Já se passaram muitos meses desde os acidentes e agora os problemas que tenho com os meus pulsos e os tornozelos, graças aos médicos que tive a sorte de ter, estão a melhorar gradualmente e penso que, se não estiver a 100 por cento, estarei a 95 ou 97 por cento antes do início da época", concluiu.AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Rossi adia 'duelo' com Bayliss nas Superbikes

9d5fb3b9.jpeg

Valentino Rossi terá de adiar a sua possível presença numa das corridas das Superbikes, depois de a Yamaha ter chegado à conclusão de que seria impossível ter uma moto competitiva para Rossi participar naquela competição.
Rossi adia 'duelo' com Bayliss nas Superbikes -

Recorde-se que esta ideia surgiu quando o pluricampeão de MotoGP disse que gostaria de correr contra o campeão das WSBK, Troy Bayliss, que apesar de ter abandonado no final do ano passado, poderia, tal como Rossi, fazer uma aparição exclusiva.

Apesar do apoio da Yamaha, a marca nipónica chegou à conclusão de que não conseguiria ter uma moto pronta para Rossi: "Infelizmente, isso não será possível porque a Yamaha está a trabalhar na nova R1 e ainda não existem peças sobressalentes disponíveis", confessou Davide Brivio, director da equipa Yamaha.

Brivio enalteceu, no entanto, que a equipa estava empenhada nesta ideia e que poderá, mesmo, vir a ser concretizada no futuro. "Ficámos muito excitados com a ideia de participar numa corrida de Superbikes. O Valentino influenciou-nos com o seu desejo de novos desafios e experiências", referiu, lembrando ainda que o espírito competitivo de Rossi acabaria por vir ao de cima mesmo com as Superbikes.

"A ideia de ir ao Qatar para correr nas Superbikes era muito interessante. Tê-lo-íamos feito com grande respeito e com a ideia de ter alguma diversão, esta era nossa atitude. O Valentino pertence ao MotoGP, mas teria experimentado as Superbikes só para se testar contra os outros pilotos, os quais ele também segue, porque são muito bons", explicou o responsável da equipa.

Já Rossi confessou a tristeza pelo cancelamento do projecto, mas acredita que no futuro poderá concretizar o seu objectivo de se bater com Troy Bayliss.

AS
 
Topo