Ciclismo - Tour de France 2024

benfas69

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 5, 2016
Mensagens
59,402
Gostos Recebidos
2,488
Volta a França Vingegaard renasce e bate Pogacar... ao milímetro; João Almeida sobe um lugar

f5beb95b-43c5-49e5-b58b-d3bd7eb342f9.jpeg

Jonas Vingegaard bateu Tadej Pogacar num sprint apertadíssimo, decidido após photo-finish, no final de uma espetacular 11.ª etapa da Volta a França, entre Évaux-les-Bains e Le Lioran (211 km). O dinamarquês da Visma-Lease a Bike venceu depois de recuperar para o esloveno, que atacou na penúltima subida da tirada, mas não conseguiu manter-se isolado.

Pogacar manteve a camisola amarela com 1.06 minutos de vantagem sobre Remco Evenepoel, que conseguiu defender a segunda posição de Vingegaard (+1.14 m), enquanto Primoz Roglic, que não evitou uma queda na descida final (mas foi recolocado com o mesmo tempo do belga), perdeu tempo na quarta posição (+2.15).

João Almeida, que acompanhou Pogacar quase até final, ascendeu à quinta posição (+4.20 m).

O pelotão explodiu na dura subida de Puy Mary (1.ª categoria; 5,3 km a 8%), a pouco mais de 30 quilómetros, quando o britânico Adam Yates (UAE Emirates) impôs um ritmo fortíssimo à frente, para acentuar o desgaste dos adversários de Tadej Pogacar, expondo a debilidade do companheiro de equipa Juan Ayuso e João Almeida, e lançando o ataque do esloveno a 500 metros do alto.

O camisola amarela ganha cerca de 30 metros à dupla Jonas Vingegaard (Visma Lease a Bike) e Primoz Roglic (Red Bull-Bora), mas este esloveno cedeu ainda antes da passagem pelo cume, deixando o dinamarquês isolado na perseguição a Pogacar. Quinze segundos mais atrás passou o belga Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step).

Na descida sinuosa que se seguiu, efetuada a uma velocidade alucinante, Roglic juntou-se a Vingegaard no encalço de Pogacar, mas este aumentou a vantagem para 30 segundos até sopé da ascensão seguinte (Port de Pertus: 2.ª car. 4,5 km a 8,2%), ainda a penúltima da jornada, onde o duo Roglic-Vingeggard foi alcançado pelo grupo de Evenepoel, João Almeida e Carlos Rodriguez (Ineos).

Todavia, nas primeiras centenas de metros Vingegaard colocou um ritmo demasiado forte para aqueles, fazendo-os descolar. De resto, Roglic não resistiu muito mais na roda do renascido nórdico, que partiu, a solo, na tentativa de alcançar Pogacar – o que conseguiu praticamente a chegar ao topo da montanha, onde o esloveno sprinta para bonificar três segundos.

Juntos, iniciaram a descida de ligação à subida final (Col de Font de Cére: 3.ª cat. 3,4 km a 5,6%), com o duo Evenepoel e Roglic (+35 s) em perseguição e já mais atrás o grupo de João Almeida (+1.25 m).

Na subida final, Pogacar refreou o ímpeto, a denotar fadiga, revezando-se com Vingegaard para manterem a vantagem sobre Evenepoel e Roglic (que sofreu queda na descida), que se foi mantendo acima dos 30 segundos.

A 2,5 km do alto, Jonas Vingegaard olha nos olhos Pogacar, num gesto de desafio ao camisola amarela, antevendo-se um final da etapa prometedor… Todavia, até à derradeira contagem de montanha houve tréguas nos dois arquirrivais. Restava uma última rampa para a meta, onde se decidiria, entre ambos, o vencedor da etapa.

A Bola
 

benfas69

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 5, 2016
Mensagens
59,402
Gostos Recebidos
2,488
Tour: terceira vitória para Girmay, João Almeida sobe ao 4.º lugar

50a490da-28fc-4347-841c-440989884251.jpeg

João Almeida (UAE Emirates) subiu hoje à quarta posição da geral da Volta a França, após a 12.ª etapa, na qual o eritreu Biniam Girmay (Intermarché-Wanty) conquistou a terceira vitória na 111.ª edição.

Vencedor da terceira e oitava tiradas, o líder da classificação dos pontos conseguiu o terceiro triunfo ao sprint após os 203,6 quilómetros entre Aurillac e Villeneuve-sur-Lot, em 4.17,15 horas, à frente do belga Wout van Aert (Visma-Lease a Bike), segundo, e do francês Arnaud Démare (Arkéa-B&B Hotels), terceiro.

A 12.ª etapa ficou marcada por uma queda do esloveno Primoz Roglic (Red Bull-BORA-hansgrohe), a 10 km do final, que perdeu 02.27 minutos já na meta para o pelotão, caindo para sexto, o que valeu ao corredor português João Almeida a subida a quarto classificado da geral, a 04.40 minutos do camisola amarela, o seu companheiro de equipa Tadej Pogacar, que também caiu logo no primeiro incidente da corrida, mas recuperou e seguiu em prova.

Na sexta-feira, o esloveno da UAE Emirates vai partir para os 165,3 quilómetros entre Agen e Pau com 01.06 minutos de vantagem sobre o belga Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step), com o dinamarquês Jonas Vingegaard (Visma-Lease a Bike) em terceiro, a 01.14.

A Bola
 

benfas69

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 5, 2016
Mensagens
59,402
Gostos Recebidos
2,488
Philipsen vence 13.ª etapa ao sprint

cbb575c0-7ba3-47d1-ae27-54af948f58e1.jpeg

O belga da equipa Alpecin-Deceuninck cortou a meta à frente do seu compatriota Wout Van Aert e do alemão Pascal Ackermann. O camisola verde Biniam Girmay termina à porta do pódio; João Almeida mantém-se em quarto lugar

O ciclista belga Jasper Philipsen (Alpecin-Deceuninck) venceu a segunda etapa na 111.ª Volta a França, impondo-se ao sprint no final da 13.ª etapa, o que não provocou alterações na classificação geral onde o esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates) continua a liderar com o português João Almeida em quarto lugar.

O dia começou com uma má notícia. Depois de uma queda a cerca de 12 quilómetros da meta, esta quarta-feira, Primoz Roglic não conseguiu ultrapassar as visíveis mazelas no ombro direito e anunciou o abandono da Volta a França numa altura em que seguia no sexto lugar da classificação geral.

A13.ª etapa que voltava a chamar pelos velocistas, oferecia 165,3 quilómetros entre Agen e Pau com duas contagens de montanha de quarta categoria e um sprint intermédio. A tirada começou com uma pseudo fuga de 21 ciclistas, onde estava o português Rui Costa, e acabou por confirmar novo abandono: Juan Ayuso, colega de João Almeida na Emirates que testou positivo à Covid-19, até iniciou a etapa por ter tido luz verde da equipa médica mas acabou por desistir.

A fuga resistiu e com pouco mais de 60 quilómetros para o fim seguiam quatro solitários na frente com um minuto para o pelotão. Foi o momento em que o grupo onde seguia Tadej Pogačar, Remco Evenepoel e Vingegaard decidiu acelerar e apanhar os fugitivos. Apesar das ameaças que se seguiram, a única tentativa bem sucedida foi a de Jasper Philipsen, que sobreviveu a uma queda no pelotão no último quilómetro e conquistou a segunda vitória no Tour depois de já ter sido o primeiro a chegar a Saint-Amand-Montrond, na 10.ª etapa.

«Demos o melhor desde o início e nunca diminuímos o ritmo. O vento cruzado deu emoção à etapa. Tínhamos dois ciclistas na frente - Mathieu van der Poel e Axel Laurance - mas o pelotão continuou a perseguição e eu acreditei nas minhas hipóteses de vitória no sprint. O Christophe Laporte fez a arrancada perfeita para o Wout van Aert, mas eu estava na roda dele e consegui ultrapassá-lo.», contou satisfeito Philipsen. «Hoje tive as melhores sensações desde o início do Tour. Não começámos da melhor maneira, mas conseguimos virar o jogo a nosso favor. Mas quero mais. Vamos ver dia a dia até onde isso nos leva. De qualquer forma, estou super feliz», assumiu o belga.

Wout van Aert e Pascal Ackermann completaram o pódio, com Biniam Girmay a ser quarto e Tadej Pogačar a terminar em 9.º, mantendo a camisola amarela com um minuto e 16 segundos de diferença para Remco Evenepoel e um minuto e 14 segundos para Jonas Vingegaard. João Almeida cruzou a meta em 52.º e manteve o quarto lugar da geral.

Os corredores foram cortando a meta a conta-gotas, mas a maioria recebeu o mesmo tempo do vencedor, nomeadamente Almeida e Nelson Oliveira (Movistar), que hoje subiu à 40.ª posição da geral, a 01:02.50 horas de Pogacar.

Já Rui Costa (EF Education-EasyPost) foi 90.º, a 04.21, e está cinco lugares depois de Oliveira na geral, que promete sofrer uma pequena revolução no sábado, após os 151,9 quilómetros entre Pau e o alto do Pla d'Adet, onde a meta coincide com uma contagem de categoria especial, e que incluem ainda ascensões ao mítico Tourmalet e a Hourquette d’Ancizan, com as três montanhas concentradas na segunda metade da 14.ª etapa.

A Bola
 

benfas69

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 5, 2016
Mensagens
59,402
Gostos Recebidos
2,488
Pogacar vence 14.ª etapa e João Almeida mantém 4.º lugar

a2184fc9-1023-4066-ae31-6ed608c9b7db.jpeg

O camisola amarela Tadej Pogacar (UAE Emirates) reforçou este sábado a liderança da geral, ao vencer isolado a 14.ª etapa da Volta a França, no alto de Pla d’Adet, onde o ciclista dinamarquês Jonas Vingegaard (Visma-Lease a Bike) foi segundo.

Depois de atacar a cerca de quatro quilómetros da meta, o esloveno arrancou para o triunfo em Pla d’Adet, após 151,9 quilómetros desde Pau, em 04:01.51 horas, deixando Vingegaard a 39 segundos e o belga Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) a 01.10 minutos.

O esloveno não perdeu tempo a agradecer o trabalho de equipa a Adam Yates e João Almeida que chegou em 12.º lugar mas segurou o 4.º posto na geral. «Obrigada, muito obrigada», disse Pogacar cumprimentando o português, colega de equipa da Emirates.

Domingo há nova jornada nos Pirinéus, com a 15.ª etapa a ligar, durante 197,7 quilómetros, Loudenvielle ao Plateau de Beille, a contagem de montanha de categoria especial a que os ciclistas vão chegar depois de ultrapassarem os Col de Peyresourde, Menté, Portet d’Aspet e Agnes, todos de primeira.

Classificação da etapa
1.º - Tadej Pogacar (Emirates), 4:01.51 horas
2.º - Jonas Vingegaard (Visma), + 39 segundos
3.º - Remco Evenepoel (Soudal), +1.10 minutos
4.º - Carlos Rodríguez (INEOS), +1.19 minutos
5.º - Giulio Ciccone (Lidl-Trek), +1.23 minutos
6.º - Santiago Buitrago (Bahrain), m.t.
7.º - Adam Yates (Emirates), m.t
8.º - Felix Gall (Decathlon), 1.26 minutos
9.º - Matteo Jorngenson (Visma), +1.29 minutos
10.º - Derek Gee (Israel), m.t.
(...)
12.º- JOÃO ALMEIDA (Emirates), +1.31 minutos
70.º - Rui Costa (EF), +26.55 minutos
85.º - Nelson Oliveira (Movistar), +30.52 minutos

Classificação geral
1.º - Tadej Pogacar (Emirates), 56:42.39 horas
2.º - Jonas Vingegaard (Visma), a 1.57 minutos
3.º - Remco Evenepoel (Soudal), a 2.22 minutos
4.º - JOÃO ALMEIDA (Emirates), a 6.01 minutos
5.º - Carlos Rodríguez (INEOS), a 6.09 minutos
6.º - Mikel Landa (Soudal), a 7.17 minutos
7.º - Adam Yates (Emirates), a 8.32 minutos
8.º - Giulio Ciccone (Trek), a 9.09 minutos
9.º - Derek Gee (Israel), a 9.33 minutos
10.º - Matteo Jorgenson (Visma), a 10.35 minutos
(...)
47.º - Nelson Oliveira (Movistar), a 1:33.52 horas
50.º - Rui Costa (EF), 1:38.53 horas

A Bola
 

benfas69

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 5, 2016
Mensagens
59,402
Gostos Recebidos
2,488
Pogacar é o rei dos Pirinéus e João Almeida chega em 5.º lugar

9eb15d71-e080-4fc3-820a-1614f0b3cdf8.jpg

Esloveno arrancou a 5,2 kms da meta e descolou de Vingegaard que não conseguiu acompanhá-lo. João Almeida reforça 4.º lugar na geral

O ciclista esloveno Tadej Pogacar deu hoje um passo importante rumo à vitória final na Volta a França, ao ganhar isolado a etapa ‘rainha’ da 111.ª edição, que deixou Jonas Vingegaard (Visma-Lease a Bike) a mais de três minutos. O português João Almeida cortou a meta sozinho a 4.43 m do líder e segura o 4.º lugar da geral, ampliando a vantagem para os perseguidores.

O camisola amarela chegou sozinho a Plateau de Beille, cumprindo os 197,7 quilómetros desde Loudenvielle em 05:13.55 horas, e deixando o bicampeão em título a 01.08 minutos. O belga Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) foi terceiro na 15.ª etapa, a 02.51.

Depois de somar a 14.ª vitória no Tour, o esloveno de 25 anos é ainda mais líder da geral, com 03.09 minutos de vantagem sobre o dinamarquês da Visma-Lease a Bike. Evenepoel é terceiro, a 05.19, enquanto o português João Almeida (UAE Emirates) reforçou o quarto lugar, depois de ser quinto na etapa.

Segunda-feira é dia de folga e o pelotão regressa à estrada na próxima terça-feira para cumprir os 188,6 quilómetros da 16.ª etapa, numa ligação entre Gruissan e Nîmes.

A Bola
 
Topo