Olá Visitante,
Está a decorrer o 5º sorteio Gforum onde vamos sortear um Tablet XIAOMI Redmi SE (11'' - 4 GB - 128 GB - Cinzento) para ajudar com as despesas do servidor, se quiser participar, pode fazê-lo no seguinte endereço: 5º Sorteio Gforum: Tablet XIAOMI Redmi SE (11'' - 4 GB - 128 GB - Cinzento)
Um fotógrafo indiano trouxe da Antárctida um retrato de família que espelha bem uma das particularidades mais marcantes desta espécie: a cooperação.
O comportamento familiar cooperativo dos pinguins-imperadores (Aptenodytes forsteri) não só nos proporciona cenas ternas como esta, captada por Thomas Vijayan, como também é uma das suas características mais conhecidas.
O fotógrafo registou esta imagem na Antárctida, quando a família parecia estar a acariciar-se. A cria tem apenas algumas semanas e, durante a sua incubação, o macho esteve no ninho (dois meses) enquanto a fêmea saiu para caçar e alimentar a família.
A cena, que contribuiu para aumentar a visibilidade desta espécie ameaçada, foi premiada na categoria “Escolha dos Estudantes” do Prémio de Fotografia Ambiental 2024, organizado pela Fundação Príncipe Alberto II do Mónaco.
Nas margens do rio Teesta, no Bangladesh, os trabalhadores embarcam enormes pilhas de plantas.
"Quando é jovem e verde, os pastores utilizam-na como alimento para o gado. Quando as flores caem e as folhas secam, é utilizada para construir casas nas zonas locais", diz Shafiul Islam, o autor desta fotografia nas margens do rio Teesta, no distrito de Gaibandha, no Bangladesh.
O fotógrafo fala sobre Kaash, o nome local da planta a partir da qual foram construídos estes grandes montes amarelos. Cresce até três metros de altura em solo arenoso não cultivado no norte do país e é colhida pelos agricultores, que a transportam em barcos para a vender junto ao rio.