O dia de hoje

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
39,453
Gostos Recebidos
867

Dia de Santa Mónica​


O Dia de Santa Mónica celebra-se a 27 de agosto.

Santa Mónica nasceu em Tagaste, na atual Argélia, possivelmente no ano de 331. Foi casada com Patrício, um homem que a maltratava e traía, mas que se converteu e batizou ainda antes de morrer graças ao esforço de Mónica.

Agostinho, um dos filhos de Mónica e Patrício, causaria também grandes desgostos à sua mãe. A vida de heresias de Agostinho levou a que Mónica intensificasse as suas orações, acabando Agostinho também por se converter, considerando a sua mãe como uma ponte entre ele e Deus. O fervor religioso de Agostinho transformou-o até mais tarde num santo e lendário Doutor Igreja: Santo Agostinho de Hipona.

Santa Mónica faleceu em 387. Foi canonizada pelo seu poder de oração e pelo seu papel feminino no seio da família. Ficou para a história como a santa a quem os pais devem pedir e rezar para converter e ajudar os seus filhos.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
39,453
Gostos Recebidos
867

Dia de Santo Agostinho de Hipona​


O Dia de Santo Agostinho de Hipona celebra-se a 28 de agosto.

Agostinho de Hipona é filho de Santa Mónica, que se celebra no dia anterior (a 27 de agosto).

Este santo nasceu em Tagaste, na atual Argélia, a 13 de novembro de 354 e faleceu a 28 de agosto de 430 em Hipona, na Argélia moderna.

Deixando uma vida de hedonismo para trás, Agostinho começou a ensinar gramática e retórica em Roma e em Milão e converteu-se ao cristianismo por insistência de sua mãe, tornando-se mesmo mais tarde Bispo de Hipona.

Como escritor dedicou-se à filosofia e à poesia. "A Cidade de Deus" e "Confissões" são duas das suas principais obras, onde versa sobre a luta contra as heresias e sobre a conversão ao cristianismo. As suas obras seriam muito influentes no desenvolvimento da filosofia ocidental e do cristianismo. Foi nomeado ”Doutor da Igreja” e considerado um dos mais importantes filósofos do inicio do cristianismo.

Santo Agostinho é o padroeiro dos teólogos, cervejeiros e impressores.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
39,453
Gostos Recebidos
867

Dia de São Moisés, o Etíope​


O Dia de São Moisés, o Etíope celebra-se a 28 de agosto.

São Moisés, o Etíope, ou São Moisés, o Negro, foi um santo eremita e mártir que viveu no século IV.

Vida de São Moisés​

Moisés foi escravo de um aristocrata egípcio que mais tarde o baniu pelos seus atos. Moisés juntou-se então a uns ladrões que o elegeram como chefe, pela sua grande estatura, força extraordinária e temperamento. O bando de Moisés espalhou o terror e o nome de Moisés tornou-se famoso e temido.

Fugido à justiça e cansado dos seus atos, Moisés procurou refúgio no deserto, onde o exemplo de vida dos monges o tocou, acabando por ser aceite na comunidade e por se tornar num monge no mosteiro de Petra.

Moisés vivia sozinho numa cela onde passava grande parte do dia em jejum e em oração. Um dia foi atacado na sua cela pelos próprios membros do seu antigo grupo. Preservando a força física, com todos os trabalhos no mosteiro, o asceta capturou os ladrões e levou-os às costas aos anciãos do mosteiro para saber o que fazer com eles. Estes disseram para os libertar, mas os ladrões, reconhecendo o antigo líder, também se quiseram juntar aos monges.

Foram precisos anos de trabalho, oração e de dedicação, para Moisés, com a ajuda de Santo Isidoro, vencer as suas más inclinações. Já em idade avançada, Moisés foi ordenado sacerdote por Teófilo, arcebispo de Alexandria.

Morte de São Moisés​

Ele fundou um mosteiro, onde teve 75 discípulos. Um dia, o santo previu a própria morte. Moisés ordenou os discípulos a deixarem o mosteiro, pois este seria atacado por bárbaros. Os discípulos rogaram-lhe para que fugisse com eles, mas Moisés respondeu que “todos os que empunham a espada, pela espada morrerão” (Mateus 26:52), confessando que ele tinha de sofrer de violência, pois antes ele tinha sido um homem violento. Moisés permaneceu no mosteiro com sete irmãos, tendo os bárbaros matado a todos, menos a um, que se escondeu. Moisés morreu aos 75 anos e foi sepultado no mosteiro Dair al-Baramus.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
39,453
Gostos Recebidos
867

Dia do Martírio de São João Batista​


O Dia do Martírio de São João Batista celebra-se a 29 de agosto.

Este dia comemora o martírio de São João Batista, que foi decapitado a mando do rei Herodes Antipas. Por tradição, é um dia de jejum.

São João Batista foi o santo que anunciou a vinda do Senhor e que o batizou. Nasceu no ano 2 a.C. e morreu no ano 27 d.C. É o único santo para o qual se celebra o nascimento (a 24 de junho) e a morte (a 29 de agosto).

História de São João Batista​

São João Batista foi filho de Santa Isabel e do sacerdote Zacarias. Ele cumpriu sua missão na Terra guiando as pessoas ao arrependimento. Além de profeta precursor do Messias, João Batista foi um crítico e denunciante dos atos praticados por Herodes.

Herodes Antipas mandou prender São João por este o ter criticado de se divorciar de sua esposa (Fasélia) e, ilegitimamente, tomar como amante Herodias, a esposa do seu irmão.

No aniversário de Herodes Antipas, a filha de Herodias (Salomé) protagonizou uma dança perante o rei que agradou bastante a Herodes. Este, embriagado, prometeu à rapariga o que ela quisesse. Esta, perguntou à sua mãe Herodias o que pedir, que lhe respondeu para pedir a cabeça de João Batista numa bandeja.

Herodes ficou chocado com o pedido, mas acabou por aceder, ciente que João poderia ser uma ameaça, dada a sua importância junto do povo. Os dez meses de prisão de João foram então interrompidos com a sua decapitação, a 29 de agosto de 27 d.C. A sua cabeça foi entregue numa bandeja de prata a Salomé e Herodias.

Herodes Antipas acabaria por ser derrotado pelo seu sogro, pai de Fasélia.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
39,453
Gostos Recebidos
867

Dia Internacional contra Testes Nucleares​


O Dia Internacional Contra Testes Nucleares observa-se anualmente a 29 de agosto.

O objetivo do Dia Internacional Contra Testes Nucleares é claro: unir esforços para alcançar o fim dos testes nucleares.

Este dia é um trampolim para discussões e iniciativas que almejam a paragem dos testes nucleares no globo.

testes nucleares
Teste nuclear feito pelos EUA durante a Guerra Fria
Por todo o mundo juntam-se esforços nesta luta, desde as iniciativas da ONU às mensagens dos representantes dos países, das ações das organizações intergovernamentais e não governamentais à divulgação exercida pelas redes de jovens, de media e das instituições académicas.

Encontros de líderes mundiais, simpósios, conferências e exposições são assim alguns dos eventos realizados anualmente nesta data para chamar a atenção mundial para esta causa.

O Dia Internacional Contra Testes Nucleares é uma data recente: foi a 2 de dezembro de 2009 que a ONU declarou este dia na resolução 64/35.

A origem da data deriva do facto de que foi a 29 de agosto de 1991 que se encerrou um dos maiores locais de ensaios nucleares do mundo: o Semipalatinsk, no Cazaquistão.

A Assembleia Geral da ONU instituiu o Tratado de Interdição Completa de Testes Nucleares em 1996, mas este não foi ainda ratificado por países como Estados Unidos, China, Coreia do Norte, Israel, Índia, Egito, Irão e Paquistão, o que impede a sua entrada em vigor.

Enquanto estes países não ratificarem o tratado, continuar-se-á a desenvolver testes nucleares pelo mundo e a se celebrar esta data de combate.

O primeiro teste nuclear decorreu a 16 de julho de 1945, tendo-se registado desde então cerca de dois mil testes nucleares.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
39,453
Gostos Recebidos
867

Dia de São Cesário de Arles​


O Dia de São Cesário de Arles festeja-se a 30 de agosto.

Cesário de Arles, ou César de Arles, foi um monge francês que se tornou bispo de Arles e um santo para Igreja Católica e Ortodoxa.

Cesário escreveu vários tratados e duas regras monásticas que ficaram conhecidas como “A Regra de São Cesário”. Ele presidiu ainda a diversos concílios, no início do século VI e fundou o mosteiro São João de Arles. Através da palavra escrita e falada, Cesário foi responsável pela conversão e salvação de variadas pessoas.

São Cesário é frequentemente representado com um livro, uma espada ou a parar o fogo. Ele é o padroeiro da luta contra o fogo.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
39,453
Gostos Recebidos
867

Dia da Tomatina​



O Dia da Tomatina, ou Dia de La Tomatina, no seu nome original, celebra-se todos os anos na última quarta-feira de agosto, na cidade de Buñol, na província de Valência, durante a semana de festividades de Buñol.

Celebrações tradicionais​

As celebrações começam por volta das 10h na Plaza del Pueblo, com a tentativa de alcançar um grande presunto colocado no topo de um poste seboso por parte dos mais aventurosos.

Enquanto isso, as pessoas presentes cantam e dançam e lavam com água no corpo. Mal o presunto cai, a festa caótica está pronta a começar.

É por volta das 11h que se ouve um disparo e que chegam os camiões carregados de tomates, as munições para os participantes, para se dar início à guerra dos tomates.

Os tomates vêm de Estremadura e são cultivados especificamente para este dia, sendo de inferior qualidade e sabor. Gastam-se cerca de 150 mil tomates no Dia da Tomatina. São cerca de 100 toneladas de tomates que pintam tudo e todos de vermelho.

Regras da Tomatina​

Apesar de todo o caos, existem regras. A lotação foi limitada a 20 mil pessoas e o evento passou a ser organizado por uma empresa privada dada toda a despesa que gerava à Câmara Municipal de Buñol.

Cada participante tem de pagar 10 euros de inscrição, apesar de haverem turistas e locais que participam gratuitamente. Quem quiser subir ao camião para obter melhores resultados no combate tem de pagar 750 euros.

  • Antes de se atirar um tomate, ele deve ser esmagado, para não se ferir ninguém.
  • Não se pode levar garrafas e objetos que magoem.
  • Não se pode puxar pelas roupas dos presentes.
  • Recomenda-se levar óculos de proteção (como os de mergulho) e luvas.
  • Ao segundo tiro a batalha termina.
Depois de uma hora de diversão os bombeiros lavam as ruas e os participantes usam mangueiras dos moradores locais para se lavarem.

Origem da Tomatina​

A origem do Dia da Tomatina remonta a 1945, quando num desfile de gigantones e cabeçudos uns jovens locais começaram a atirar tomates e verduras aos participantes, já que estavam chateados por não participarem também na festa.

Apesar da repressão policial, nos restantes anos o gesto repetiu-se, com os moradores a tirarem tomates das suas casas e tornou-se uma tradição, até que nos 80 a Câmara Municipal de Buñol assumiu a organização do Dia de la Tomatina.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
39,453
Gostos Recebidos
867

Dia Internacional do Tubarão-Baleia​

O Dia Internacional do Tubarão-Baleia celebra-se anualmente a 30 de agosto.

A data surgiu em 2012 com o objetivo de preservar este animal em perigo.

Apesar de poder mergulhar a mais de três mil metros, de medir 16 metros e de pesar 12 toneladas, o tubarão-baleia é vulnerável, sendo muito procurado pelo homem pelas suas barbatanas e carne, que são vendidas a alto preço.

tubarão-baleia


O tubarão-baleia é o maior tubarão e o maior peixe do mundo, com uma boca de cerca de 5 metros, mas que se alimenta apenas de plâncton por filtração.

É um animal inofensivo ao homem e uma atração turística em locais como o Japão. A sua real população é desconhecida e a sua espécie é considerada em perigo.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
39,453
Gostos Recebidos
867

Dia Internacional das Vítimas de Desaparecimentos Forçados​


O Dia Internacional das Vítimas de Desaparecimentos Forçados ocorre a 30 de agosto.

A data foi instituída pela ONU em dezembro de 2010, através da resolução 65/209, começando-se a ser celebrada em 2011.

O objetivo é unir os líderes dos países e combater o desaparecimento forçado de pessoas por todo o mundo.

desaparecimento forçado


Esta resolução proclamou a entrada em vigor da Convenção Internacional para a Proteção de Todas as Pessoas contra os Desaparecimentos Forçados, já adotada em 2006 (e assinada por Portugal em 2007).

Outrora associados às ditaduras militares, os desaparecimentos forçados são hoje cometidos em situações variadas e intrincadas de conflito interno, como um meio de repressão política dos adversários.

Milhares de pessoas foram detidas e encontram-se atualmente presas sem as mínimas condições em lugares ocultos, fora do contacto dos seus familiares.

Este Dia Internacional das Vítimas do Desaparecimento Forçado recorda o destino das vítimas de sequestro, muitas vezes com o conhecimento das autoridades, assim como presta tributo aos familiares das vítimas, em constante sofrimento.

O apelo feito por entidades como a ONU e a Amnistia Internacional neste dia, é que os países do mundo se juntem para ratificar a Convenção Internacional para a Proteção de Todas as Pessoas contra os Desaparecimentos Forçados, para acabar finalmente com esta brutalidade.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
39,453
Gostos Recebidos
867

Dia de São Raimundo​

O Dia de São Raimundo Nonato celebra-se a 31 de agosto.

San Ramón Nonato foi um santo católico que nasceu em 1204 em Portell, na Catalunha e que faleceu a 1240 em Cardona, Catalunha.

História de São Raimundo​

Desde pequeno se inclinou para a vida religiosa. De família pobre, Raimundo começou a trabalhar em criança como pastor. Visitava muitas vezes a ermida de São Nicolau para venerar uma imagem de Nossa Senhora e dizia-se que era um anjo que lhe guardava o rebanho durante essas visitas.

Aos 20 anos, Raimundo juntou-se à Ordem de Nossa Senhora das Mercês, uma ordem que resgatava os cristãos presos pelos mouros nas prisões da Argélia. Nesta ordem recebeu o hábito das mãos de São Pedro Nolasco.

O santo dedicou o resto da sua vida a lutar contra a escravidão, a libertar os escravos e a manter neles a fé cristã. Numa missão de salvamento, Raimundo entregou-se como escravo, aos 22 anos, na Argélia, com o objetivo de animar os prisioneiros e de pregar nas prisões. Os próprios guardas se converteriam com a palavra de São Raimundo.

A sua obra corajosa incomodou as autoridades que o perseguiram. Para impedir que ele continuasse a pregar o Evangelho e a disseminar a libertação dos escravos, perfuraram os lábios do santo com ferros quentes e trancaram a sua boca com um cadeado.

Aos 39 anos foi libertado da prisão e voltou a Espanha. Foi nomeado cardeal e conselheiro particular pelo papa Gregório IX mas não conseguiu chegar a Roma onde era esperado. Acabaria por falecer aos 40 anos, com as febres da viagem.

O santo foi sepultado na Igreja de São Nicolau que visitava em criança e canonizado em 1657 pelo Papa Alexandre VII.

Santo Padroeiro​

São Raimundo é o padroeiro das parteiras, dos obstetras, do parto, das grávidas, das pessoas com febre e das pessoas falsamente acusadas. O nome “Nonato” significa “não nascido”. O santo foi retirado da barriga de sua mãe que tinha morrido antes de ter conseguido dar à luz.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
39,453
Gostos Recebidos
867

Dia de São Josué​


O Dia de São Josué comemora-se a 1 de setembro.

O santo terá vivido entre 1245 e 1355 Antes da Era Comum ou na Época do Bronze.

Josué foi quem liderou o povo israelita na conquista das cidades da terra prometida de Canaã e quem levou este povo até à terra prometida depois da morte de Moisés, a quem sucedeu na liderança dos israelitas por indicação de Deus a Moisés.

Foi Moisés quem mudou o nome do primogênito da tribo de Efraim, de Oséias para Josué, alterando o seu papel perante o povo de Israel e de Deus.

Josué foi um dos doze espiões israelitas enviados por Moisés para espiar a terra prometida de Canaã. Só ele e Calebe foram a favor da invasão e ocupação da terra prometida, mas foram determinantes para a conclusão da profecia e para a sobrevivência das tribos israelitas.

Josué terá vivido 110 anos e escrito o Livro de Josué, que relata os acontecimentos posteriores à morte de Moisés, nomeadamente as conquistas de Josué enquanto líder dos israelitas, em Jericó, em Ai e noutras cidades importantes, e a divisão da terra prometida pelas doze tribos de Israel.

Como não havia canonização naqueles tempos, Josué foi considerado santo por seguir as indicações de Deus através de Moisés. São Josué é o padroeiro dos espiões, da inteligência e do profissionalismo.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
39,453
Gostos Recebidos
867

Dia de São Agricola de Avignon​


O Dia de São Agricola de Avignon celebra-se a 2 de setembro.

São Agricola foi um bispo de Avignon que nasceu por volta 630 d.C e que faleceu circa 700 d.C, de causas naturais.

Ficou conhecido pela sua caridade, pela defesa dos pobres e doentes, pelas suas homilias e pelas suas obras.

O santo sucedeu ao seu pai, São Magnus, como bispo de Avignon, quando este morreu em 660. Ele construiu uma igreja e um convento beneditino em Avignon.

Segundo um documento do século XV, o santo terá prevenido uma invasão de cegonhas, o que o tornou o santo padroeiro das colheitas e das cegonhas, sendo o santo representado tradicionalmente com uma cegonha ao lado. As orações a este santo são feitas no intuito de conseguir boas colheitas, bom tempo e chuvas nos tempos de seca.

São Agricola é ainda o padroeiro de Avignon, da luta contra a peste bubónica e outras epidemias.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
39,453
Gostos Recebidos
867

Dia Internacional do Abutre​


O Dia Internacional do Abutre comemora-se todos os anos no primeiro sábado de setembro.

A data tem como objetivos sublinhar a importância ecológica do abutre e chamar a atenção mundial para o perigo de extinção de determinadas espécies de abutres.

Os envenenamentos, os abates ilegais, a colisão em linhas de alta tensão e a perda do habitat colocam esta espécie em perigo.

abutre Britango
Abutre Britango ou Abutre-do-Egito
Os abutres são aves de rapina que vivem em grupo e que se alimentam de animais mortos.

Ao contrário do que as pessoas pensam, eles têm um papel relevante no ambiente, impedindo a contaminação e o espalhar de doenças e contribuindo para o equilíbrio dos ecossistemas.

Abutres em Portugal​

Em Portugal estas aves podem ser encontradas na região do Douro. O abutre mais comum em Portugal é o abutre Britango, o mais pequeno, conhecido também como Abutre-do-Egito.

As outras duas espécies de abutres em Portugal são o Grifo e o Abutre-Negro.

Estes abutres estão em destaque neste dia mundial do abutre, nos jardins zoológicos da Maia, de Lisboa, de Lagos e de Lourosa, assim como no Parque Biológico de Gaia, que organizam atividades especiais relacionadas com estes animais.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
39,453
Gostos Recebidos
867

Dia Mundial da Barba​


O Dia Mundial da Barba celebra-se todos os anos no primeiro sábado de setembro, pelo que convém deixar crescer a barba com bastante antecedência.

No Dia Mundial da Barba celebra-se a alegria de se ter uma barba e amigos barbudos, visto que a barba é um ponto de ligação entre as pessoas.

dia mundial da barba


Nesta data o elemento barbudo da família costuma ser poupado do trabalho e as atividades realizadas consistem em encontros, desfiles, grelhados, concursos de melhor barba, festivais de cerveja e mesmo em combates entre homens barbudos e homens imberbes.

Qualquer que seja a atividade em que participe, só não pode fazer uma coisa neste dia: cortar a barba. Tirar os pelos do rosto neste dia é considerado um crime.

Origem do Dia Mundial da Barba​

A origem do dia é desconhecida, mas acredita-se que já os vikings dinamarqueses celebravam esta data 800 anos antes de Cristo, até por centenas de vezes ao ano.

Cuidados com a barba​

Se você gostaria de manter sempre a sua barba bonita, preste atenção a essas dicas:

  • Escolha um desenho para a sua barba;
  • Faça a limpeza da barba utilizando produtos específicos, como shampoos, cremes, ceras e óleos;
  • Apare sempre o bigode, não deixando cobrir a boca;
  • Mantenha a barba alinhada.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
39,453
Gostos Recebidos
867

Dia de São Gregório​


O Dia de São Gregório celebra-se a 3 de setembro.

Gregório Magno, ou Gregório “o Grande”, foi Papa de 590 a 604, até ao dia da sua morte. Foi um dos Papas mais adorados pela população e um dos mais sábios e ativos, sendo reconhecido como Doutor da Igreja e também como santo pelo povo, logo por altura do seu funeral.

Natural de Roma, Gregório foi responsável pela introdução da observância do celibato, assim como da inserção da oração do Pai-Nosso e do canto gregoriano na missa. Vivendo como um monge durante o seu papado, Gregório dedicou-se à distribuição de esmolas pelo povo, à proteção dos judeus de Itália e à conversão dos ingleses, entre muitas outras preocupações.

O Dia de São Gregório festeja-se a 3 de setembro pois foi neste dia que em 590 ele se tornou Papa. É o padroeiro dos professores, dos estudantes, cantores e músicos.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
39,453
Gostos Recebidos
867

Dia de Santa Rosália​


O Dia de Santa Rosália festeja-se anualmente a 4 de setembro.

Rosalia Sinibaldi nasceu em Palermo em 1130 e faleceu no mesmo local em 1160. A santa pertenceu a uma família nobre descendente de Carlos Magno mas preferiu viver em retiro numa gruta no Monte Pelegrino, perto de Palermo.

Santa Rosália é considerada a santa da saúde, protetora contra as doenças infeciosas, já que segundo a lenda protegeu Palermo da peste em 1624, depois de aparecer em sonho a um caçador e indicar-lhe onde estariam seus restos mortais para levar em procissão. O caçador acedeu e a epidemia terminou.

A 4 de setembro verifica-se ainda a tradição de caminhar de pés descalços de Palermo até ao Monte Pelegrino em devoção à santa padroeira de Palermo.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
39,453
Gostos Recebidos
867

Dia de São Moisés​


O Dia de São Moisés, o Profeta, festeja-se a 4 de setembro.

Apesar de não ter sido oficialmente canonizado, Moisés é considerado santo pela Igreja Católica, sendo um santo patriarca.

Moisés nasceu em Gósen, no Baixo Egito e morreu no monte Nebo, com 120 anos, tendo vivido algures entre 1200 e 1400 Antes da Era Comum.

Nascimento de Moisés​

Como o faraó egípcio tinha mandado matar os recém-nascidos hebreus, Joquebede, a mãe de Moisés, escondeu o seu bebé numa cesta entre os juncos na beira do rio. A filha do faraó, que passeava pelas margens do rio mais as criadas, encontrou a cesta e o bebé. Tocada pela situação, decide adotar a criança. O nome Moisés significa “retirado das águas”.

Vida de Moisés​

Moisés foi criado no palácio do faraó. Ao testemunhar a violência de um egípcio mestre de escravos perante um escravo hebreu, ele próprio usou a violência e acabou por matar o egípcio. Quando a notícia chegou ao faraó, este ordenou a morte de Moisés que teve de fugir. No monte Horeb, Moisés encontrou um anjo do Senhor que lhe disse para voltar ao Egito e para ordenar a libertação dos israelitas.

Após as Dez Pragas que assolaram os egípcios, Moisés liderou o Êxodo do povo israelita do Egito, pelo Mar Vermelho (que se abriu perante Moisés e o seu povo e se fechou perante os egípcios), e pelo deserto, durante 40 anos.

As tribos de Israel se instalaram no Monte Sinai, onde Moisés recebeu os Dez Mandamentos, as tábuas da Lei de Deus.

Morte de Moisés​

Moisés acabaria por morrer aos 120 anos, depois de contemplar a terra de Canaã no alto do Monte Nebo. Ainda antes de morrer, Moisés, por indicação de Deus, proclamou Josué como seu sucessor, acabando por ser Josué quem consegue levar o povo israelita à Terra Prometida.

Moisés é descrito na Bíblia como «mais humilde do que todos os homens que havia sobre a face da terra”, sendo um profeta único, com o qual Deus comunicava diretamente. Terá sido sepultado por Deus num túmulo desconhecido num vale de Moabe.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
39,453
Gostos Recebidos
867

Dia de Santo Herculano​


O Dia de Santo Herculano de Porto comemora-se a 5 de setembro.

Ao contrário de Herculano de Perúgia (santo posterior, celebrado a 7 de novembro), pouco se sabe sobre Herculano de Porto.

Santo Herculano de Porto foi um mártir cristão que terá morrido por volta de 180 em Portus Romae, próximo à cidade costeira italiana de Óstia.

Acredita-se que Santo Herculano foi um militar romano encarregue de escoltar o bispo e santo Alexandre ao martírio. Ao testemunhar a fé inabalável do santo perante as torturas, Herculano entendeu que o Deus dos cristãos era mais forte que os do imperador, e que a fidelidade dos cristãos a Jesus era mais heróica do que a obediência militar, confessando então a sua fé publicamente.

Herculano sofreu vários tormentos pela sua decisão antes de ser decapitado. Ele foi um exemplo de coragem e de conversão para os que observaram a execução e um santo para a Igreja Católica.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
39,453
Gostos Recebidos
867

Dia de Madre Teresa de Calcutá​


O Dia de Madre Teresa de Calcutá festeja-se anualmente a 5 de setembro.

Madre Teresa de Calcutá (1910-1997) foi uma missionária católica de origem albanesa que recebeu o Prémio Nobel da Paz e que dedicou a sua vida aos pobres.

Biografia de Madre Teresa de Calcutá​

Agnes Gonxha Bojaxhiu nasceu em Skopje, na atual Macedónia, a 26 de agosto de 1910.

Enquanto pequena, foi solista do coro da igreja, e aos 18 anos fez votos nas Irmãs de Nossa Senhora do Loreto, em Dublin, na Irlanda. Partiu para Darjeeling, na Índia, em 1931, para dar aulas numa escola das irmãs de Loreto.

Na Índia fez os votos de pobreza, obediência e castidade, recebendo o nome de Teresa. De Darjeeling foi para Calcutá, onde ensinou História e Geografia no Colégio de Santa Maria, onde mais tarde seria nomeada diretora.

Em 1946, durante uma viagem de comboio, Madre Teresa sentiu uma voz interior que a encorajou a viver entre os pobres. Com a autorização do Papa Pio XII, Teresa foi viver sozinha, em 1948, no meio dos mais pobres em Calcutá. Foi neste mesmo ano que conseguiu a nacionalidade indiana. Ajudou aos doentes, pobres e famintos, ganhando adeptas para a sua causa nas suas antigas alunas.

Em 1950 criou uma congregação de religiosas e em 1952 fundou o “Lar dos Moribundos", em Kalighat. Fundou várias casas religiosas por toda a Índia e pelo mundo, tendo recebido uma casa para os pobres chamada “Dom de Maria”, pela mão do Papa João Paulo II.

Em 1979, Madre Teresa de Calcutá recebe o prémio Nobel da Paz, pelos trabalhos prestados à humanidade.

A 5 de setembro de 1997, Madre Teresa sofre um ataque cardíaco e falece com 87 anos. O Papa João Paulo II beatificou Madre Teresa de Calcutá, a padroeira dos pobres e incapacitados, em 2003.

Frases de Madre Teresa de Calcutá​

  • "Não devemos permitir que alguém saia da nossa presença sem se sentir melhor e mais feliz".
  • "É fácil amar os que estão longe. Mas nem sempre é fácil amar os que vivem ao nosso lado".
  • "Quem julga as pessoas não tem tempo para amá-las."
  • "Por vezes sentimos que aquilo que fazemos é uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota."
  • "Quando descanso? Descanso no amor."
  • "Todas as nossas palavras serão inúteis se não brotarem do fundo do coração. As palavras que não dão luz aumentam a escuridão."
  • "A falta de amor é a maior de todas as pobrezas."
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
39,453
Gostos Recebidos
867

Dia Internacional da Caridade​


O Dia Internacional da Caridade celebra-se a 5 de setembro.

O dia 5 de setembro assinala o aniversário da morte de Madre Teresa de Calcutá que dedicou toda a sua vida a ajudar os outros. A data foi instituída pela ONU em 2012 e comemorada pela primeira vez em 2013.

O Dia Internacional da Caridade foi criado para reconhecer o papel fulcral das instituições, dos governos e das pessoas de todo o mundo que praticam a caridade e aliviam o sofrimento humano. Dar é o verbo desta data: neste dia as pessoas são convidadas a dar algum do seu tempo, conhecimento ou dinheiro a quem precisa.

A caridade é um dos atos mais louváveis do homem. Ela contribui para o diálogo e para o entendimento entre as pessoas, aproximando o coração destas. Quem dá faz um favor ao próximo, mas também a si próprio.

Em Portugal realizam-se ações de solidariedade a favor dos carenciados em centros comerciais de várias cidades. Como a data se aproxima do início das aulas, as pessoas doam tradicionalmente material escolar ou fazem donativos monetários. Estas ações de voluntariado são organizadas por instituições como a Cáritas.
 
Topo