• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

O dia de hoje

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,408
Gostos Recebidos
802

Dia Nacional do Empresário​

O Dia Nacional do Empresário calha a 25 de novembro no calendário.


Este dia tem como objetivos homenagear o empresário nacional que contribui para o desenvolvimento do país, e incentivar o empreendedorismo em Portugal, com a criação de novas dinâmicas.


Atividades para o Dia Nacional do Empresário​


Neste dia as empresas e as associações realizam sessões dirigidas a jovens empresários e ações de promoção de contacto e de interação entre quadros empresariais.


Os municípios recebem associações de empresários e assinam-se protocolos de cooperação, tudo com o fim de reunir os empresários e de criar um clima de entreajuda, que permita a promoção de oportunidades, de ideias e de negócios.


empresário com a sua equipa



Características dos Empresários​


A maior parte dos empresários possuem características marcantes. Por exemplo:


  • determinação
  • compromisso
  • liderança
  • visão
  • oportunismo
  • confiança
  • comunicação
  • influência
  • empreendedorismo
  • positivismo
Mas um empresário de sucesso precisa ir mais além. Além de ser bom, ele precisa reunir uma equipa talentosa, pois uma organização depende das pessoas que trabalham nela.


É preciso abraçar não só o seu negócio, mas os seus funcionários, assim como é preciso investir em ambos. Ao criar um ambiente entusiasmado e construtivo de trabalho esteja confiante que está percorrendo o caminho que o levará ao sucesso.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,408
Gostos Recebidos
802

Dia de Não Comprar Nada​

O Dia de Não Comprar Nada, conhecido mundialmente como “Buy Nothing Day”, é comemorado no dia seguinte ao Dia de Ação de Graças, para coincidir estrategicamente com a Black Friday, o dia onde as lojas oferecem grandes descontos e apelam ao consumo extremo.


O Dia de Não Comprar Nada foi criado pelo artista Ted Dave no Canadá em 1992, querendo chamar a atenção para os problemas que o consumo desenfreado levanta.


A data foi ganhando adeptos ao longo dos anos, sendo adotada atualmente por mais de 60 países.


Vida sem consumismo



Para comemorar a data pode colocar a si o desafio de tentar passar o dia inteiro sem comprar uma única coisa, resistindo às tentações consumistas. Também pode divulgar o dia junto dos seus conhecidos e desafiá-los a fazer o mesmo.


Quem comprar algo nas promoções da Black Friday perde o desafio. Quem não comprar nada, ou o último a comprar algo, é o vencedor, tendo direito a prémio.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,408
Gostos Recebidos
802

Dia Internacional do Engenheiro de Sistemas​


O Dia Internacional do Engenheiro de Sistemas celebra-se na última sexta-feira de novembro.


A data foi criada pela comunidade International Systems Engineer Day, na internet.


Neste dia destaca-se o papel dos engenheiros de sistemas, dos engenheiros de infraestruturas, dos analistas e arquitetos de sistemas, entre outros. É uma data de agradecimento pelo trabalho de projeção e de construção destes profissionais, atendendo às necessidades dos negócios e das pessoas.


O que Faz o Engenheiro de Sistemas?​


O Engenheiro de Sistemas é o profissional responsável pelo desenvolvimento de sistemas tecnológicos complexos, tais como os que integram a fabricação de meios de transporte e infraestrutura de telecomunicações.


Além de trabalhar em projetos, o engenheiro de sistemas também pode trabalhar em consultadoria.


Para tanto, o licenciado em engenharia de sistemas precisa ter conhecimentos sólidos nomeadamente em informática e em matemática.


Como Homenagear o Engenheiro de Sistemas?​


Neste dia pode conceder um mimo especial ao engenheiro de sistemas da sua empresa, algum familiar ou alguém do seu círculo de amigos que seja engenheiro de sistemas.


Ofereça uma pequena prenda e tire fotos para partilhar no Facebook da empresa, dando o reconhecimento devido ao trabalho desses profissionais. Assim, mais pessoas conhecerão o quão importante o engenheiro de sistemas é.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,408
Gostos Recebidos
802

Black Friday​


A Black Friday regista-se tradicionalmente no dia após o Dia de Ação de Graças, mas as lojas podem alargar a data pelo fim de semana.


Black Friday em Portugal​


A Black Friday, ou "sexta-feira negra", é uma iniciativa comercial norte-americana adotada em Portugal mais recentemente.


Neste evento comercial promovido por várias lojas físicas e online é possível para fazer compras a preços fora do normal, devido aos descontos oferecidos e, por isso, muitos aproveitam para comprar os presentes que irão ofertar no Natal.


Sexta feira negra



O objetivo deste dia é incentivar o consumo. Cada loja é livre de aderir iniciativa, de estipular os descontos e de escolher os produtos, assim como cada consumidor é livre de comprar ou não algo neste dia, no qual também se incentiva à poupança, com a celebração do Dia de Não Comprar Nada.


Pode fazer compras na Black Friday em Portugal em sites e lojas como:


  • Fnac
  • Worten
  • MediaMarkt
  • Toys 'R' Us
  • Leya
  • Parfois
  • La Redoute
  • Vertbaudet
  • El Corte Inglés
  • Sportzone
  • PlayStation
  • Nespresso
  • Mundo dos Fatos
  • Lemon Jelly
  • ALDO Shoes
  • Note
  • Marks and Spencer
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,408
Gostos Recebidos
802

Dia do Planeta Vermelho​


O Dia do Planeta Vermelho comemora-se a 28 de novembro.


Este dia celebra o lançamento da nave espacial Mariner 4, responsável pela receção e pelo envio das primeiras fotografias da superfície marciana para a Terra, a 28 de novembro de 1964. Apesar de ser a quarta série de naves espaciais lançadas para sondar o planeta vermelho, foi a primeira série a fazer uma aproximação bem sucedida a este planeta.


Características de Marte​


Marte é conhecido como o “Planeta Vermelho” devido à sua superfície avermelhada que deriva do alto nível de óxido de ferro. Nomeado do deus romano da guerra, Marte é o quarto planeta a partir do Sol e o segundo mais pequeno no Sistema Solar. Marte tem cerca de metade do diâmetro da Terra mas é um planeta menos denso do que a Terra, assemelhando-se ao nosso planeta em vários aspetos.


Este planeta, que pode ser observado do planeta Terra sem a ajuda de telescópio, tem sido o planeta mais estudado pois existem indícios de já ter existido água em Marte. Assim, as agências espaciais estudam a possibilidade da colonização do planeta pelo Homem.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,408
Gostos Recebidos
802

Cyber Monday​


A Cyber Monday ocorre na primeira segunda-feira após a Black Friday e o Dia de Ação de Graças.


Essa ação de marketing promove um evento comercial cibernético, onde muitos produtos se encontram em promoção nas várias lojas online que decidem aderir à campanha.


cyber monday



Para quem não tem como se deslocar até uma loja física, as lojas online são uma opção para realizar as compras. Tradicionalmente as promoções da Cyber Monday duram uma semana, da última segunda-feira de novembro à primeira segunda-feira de dezembro.


A tecnologia móvel e as mídias sociais alavancaram as vendas online e, por isso, a Cyber Monday vem crescendo ano após ano. À medida que a velocidade de conexão e os aparelhos com acesso à internet foram se modernizando, as compras aumentaram. As pessoas escolhem comprar online para evitar as longas filas e comparar preços com maior facilidade.


Origem da Cyber Monday​


O dia surgiu nos Estados Unidos da América em 2005 por iniciativa da Federação Nacional de Comércio Americana que, com isso, pretende dar mais estímulo ao comércio no fim do ano. Rapidamente, a comemoração tornou-se num sucesso, com a adesão de muitas lojas e a procura de produtos por imensas pessoas.


No primeiro ano de acontecimento foi feita a publicidade dias antes do dia de Ação de Graças pelo site Shop.org e os varejistas online notaram o aumento das vendas com essa estratégia.


Cyber Monday em Portugal​


Esta estratégia comercial foi adotada por outros países, como França, Portugal, Alemanha e Inglaterra. Em Portugal encontram-se vários sites com produtos em promoção neste dia, esgotando-se o estoque de produtos apresentados na Black Friday.


As compras na internet apresentam várias vantagens, como a comodidade, sendo que um quarto dos portugueses faz compras online.


Alguns exemplos de sites aderentes à Cyber Monday são:


 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,408
Gostos Recebidos
802

Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestiniano​


O dia 29 de novembro é o Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestiniano.


Origem da data​


Foi escolhido o dia 29 de novembro como dia de solidariedade com o povo palestiniano pois foi a 29 de novembro de 1947 que a Assembleia Geral da ONU adotou a resolução da divisão da Palestina (a resolução 181), dividindo a Palestina num Estado judeu e num Estado árabe.


Este Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestiniano foi instituído pela ONU.


Objetivo da data​


Este dia tenta despertar a atenção mundial para o facto de que a situação da Palestina continua por resolver, já que o povo palestiniano ainda não viu os direitos que lhe foram atribuídos pela ONU serem reconhecidos.


Segundo a ONU, o povo palestiniano tem direito a um Estado independente e soberano, que conviva em paz com Israel, devendo este povo poder regressar às suas propriedades expropriadas.


De acordo com a France Press, são cerca de 112 países que reconhecem a Palestina com um Estado soberano. Mesmo não tendo fronteiras fixas, a Palestina conta com um território, um governo e uma população, que são os critérios do direito internacional para o reconhecimento de um Estado.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,408
Gostos Recebidos
802

Dia das Cidades Pela Vida​


O Dia das Cidades Pela Vida celebra-se todos os anos a 30 de novembro.


Este dia global, conhecido como Cities for Life Day, é uma iniciativa aberta a todas as cidades do mundo.


O objetivo é unir o mundo na questão da abolição da pena de morte, ainda vigente por legislação em 58 países do mundo. Dezenas de cidades portuguesas costumam aderir a esta iniciativa, iluminando (muitas vezes com velas) um monumento ou edifício público de referência, em protesto contra a pena de morte. É um ato simbólico, com a luz da vida a vencer a escuridão da morte.


Concertos de beneficência e envio de cartas de protesto são outros exemplos de iniciativas deste dia.


Este Dia das Cidades Pela Vida surgiu em 2002 por iniciativa da comunidade italiana de Sant’Egídio, tendo na altura a adesão de 80 cidades. Atualmente o número de cidades do mundo aderentes à iniciativa ultrapassa largamente o milhar (1600 em 2013, cerca de 2000 em 2014), em cerca de uma centena de países.


A data de 30 de novembro foi escolhida para esta celebração por assinalar o aniversário da primeira abolição da pena de morte, no Estado europeu do Grão-Ducado da Toscana, no norte de Itália, em 1786. Já Portugal decidiu abolir a pena de morte em 1867 para crimes civis, e em 1976 para crimes militares.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,408
Gostos Recebidos
802

Dia da Segurança do Computador​


O Dia da Segurança do Computador celebra-se anualmente a 30 de novembro.


Esta data mundial tenta alertar para os perigos que um computador não protegido corre. Tanto em empresas como em casa é importante tomar medidas de proteção à informação de um computador (e de aparelhos a ele ligados, como o tablet e o smartphone).


Neste dia pode fazer uma pesquisa completa de vírus no seu computador pessoal com o programa antivírus que tem instalado. Outra sugestão para aumentar a segurança no computador neste dia é mudar as suas senhas dos sites mais importantes. As senhas devem ser mudadas de 6 em 6 meses para maior segurança. Também pode atualizar o seu navegador de internet, o seu antivírus e o seu sistema operativo. Outras atualizações que pode fazer são as atualizações do firmware do roteador e do leitor de DVD.


Recomenda-se ainda realizar uma cópia de segurança dos dados contidos no computador e fazer compras compras apenas em sites com protocolo "https" (com a imagem de uma cadeado), onde a informação é encriptada.


O Dia da Segurança do Computador foi criado em 1988 nos Estados Unidos com o objetivo de combater os riscos de insegurança dos dados pessoais na utilização de um computador.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,408
Gostos Recebidos
802

Dia Mundial de Luta Contra a Sida​


O Dia Mundial de Luta Contra a Sida é comemorado a nível mundial no dia 1 de dezembro.


Este dia visa alertar as populações para a necessidade de prevenção e de precaução contra o vírus da SIDA. Este vírus ataca o sistema sanguíneo e o sistema imunológico do doente.


A data tem ainda o objetivo de lembrar todas as vítimas que faleceram ou que estão infetadas com a doença.


Dia Internacional da Lutal Contra Sida



Luta contra a SIDA​


Em 2015 o acesso ao tratamento da SIDA atingiu 15 milhões de pessoas, mas mais de 60% das pessoas com VIH continuam sem acesso à terapia anti-retroviral. O objetivo é chamar a atenção para as pessoas que ficam para trás neste acesso, como jovens, pessoas transgénero, homossexuais e pessoas que consomem drogas.


A SIDA ou VIH (Vírus da Imunodeficiência Humana) foi descoberta no ano de 1981 e matou mais de 30 milhões de pessoas em todo o mundo. África é o continente onde a SIDA tem feito mais vítimas. No final de 2013 contavam-se cerca de 35 milhões de pessoas com a doença e 7.500 novos casos por dia.


São três as formas de contágio do VIH/SIDA:


  • Relações sexuais;
  • Contacto com sangue infetado;
  • De mãe para filho, durante a gravidez, parto ou pela amamentação.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,408
Gostos Recebidos
802

Dia da Filatelia​


O Dia da Filatelia está estampado no calendário anual a 1 de dezembro.


A Filatelia é o colecionismo de selos postais e de material associado, assim como o seu estudo. A paixão que une os filatelistas é amealhar selos de diferentes locais, países, figuras e acontecimentos, o que lhes permite conhecer melhor um lugar, uma pessoa ou um facto. O colecionismo é um passatempo que ajuda a aumentar a cultura geral.


Pode-se dividir a filatelia em diferentes áreas de estudo, como por exemplo a história postal, a filatelia temática, selos fiscais, pré-filatelia e maximafilia.


O objetivo do filatelista é reunir o maior número possível de selos na sua coleção temática ou geral. São pequenos pedaços da história e do mundo que ele guarda para a posterioridade como um compêndio ou diário da humanidade.


Em Portugal destaca-se no campo da filatelia a Federação Portuguesa de Filatelia, que coordena a ação da filatelia portuguesa, e o Clube Filatélico de Portugal.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,408
Gostos Recebidos
802

Dia Internacional para a Abolição da Escravatura​


O Dia Internacional para a Abolição da Escravatura observa-se a 2 de dezembro.


Apesar dos progressos registados, a abolição da escravatura é ainda uma meta em pleno século XXI, constituindo-se o dia 2 de dezembro como uma altura de reflexão e de luta contra esta realidade.


A escravatura ainda se faz sentir nos dias de hoje de várias formas: trabalho forçado, servidão obrigatória, tráfico de crianças e mulheres, prostituição, escravatura doméstica, trabalho infantil, casamentos combinados, entre outros.


Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), que mantém o Programa de Ação Especial para Combater o Trabalho Forçado, uma grande porcentagem das vítimas de tráfico de seres humanos são encaminhadas para exploração sexual, sendo que metade delas tem menos do que 18 anos.


A escravatura é um crime, sendo que aqueles que o cometem, permitem ou toleram devem responder perante a justiça.


pés acorrentados



Origem do Dia Internacional para a Abolição da Escravatura​


Essa comemoração foi criada em 2004 pela Organização das Nações Unidas (ONU), que estima que existam 27 milhões de vítimas de escravidão espalhadas pelo mundo.


A data lembra a assinatura da Convenção das Nações Unidas para a Supressão do Tráfico de Pessoas e da Exploração da Prostituição de Outrem, a 2 de dezembro de 1949.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,408
Gostos Recebidos
802

Dia Nacional da Pessoa com Esclerose Múltipla​


O Dia Nacional da Pessoa com Esclerose Múltipla celebra-se todos os anos no dia 4 de dezembro.


A data tenta chamar a atenção da população para a doença, desde os seus sintomas à sua gravidade e ao seu tratamento. Outro objetivo do dia passa por alertar para as necessidades das pessoas com esclerose múltipla e das suas vivências. Respeito e inclusão são dois motes para este dia.


O que é a Esclerose Múltipla?​


É uma doença crónica, inflamatória e degenerativa, que afeta o sistema nervoso central. Surge frequentemente entre os 20 e os 40 anos de idade e tem maior incidência nas mulheres do que nos homens. Vários fatores podem estar na sua origem, desde a hereditariedade, o ambiente ou o sistema imunológico.


De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, estima-se que em todo o mundo existam cerca de 2.500.000 pessoas com esclerose múltipla.


Em Portugal a estimativa desta doença é de 5.000 doentes.


Sintomas da Esclerose Múltipla​


  • Alterações da sensibilidade
  • Fadiga
  • Dor
  • Alterações urinárias e intestinais
  • Alterações cognitivas
  • Alteração de humor e depressão
  • Perda da força muscular nos braços e nas pernas
  • Neurite ótica
A esclerose múltipla é uma doença que dura uma vida. O seu tratamento é feito por intermédio de corticosteróides, interferões e Copolímero 1.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,408
Gostos Recebidos
802

Dia da Bolacha​


O Dia da Bolacha saboreia-se todos os anos a 4 de dezembro.


Este doce dia é celebrado pelo mundo fora com o intuito de homenagear uma das grandes delícias à disposição do paladar humano: a bolacha.


A origem do Dia da Bolacha é incerta mas encontram-se referências a este dia no Dicionário da Rua Sésamo, que data de 1980, sendo o Monstro das Bolachas o seu promotor.


Algumas sugestões para o Dia da Bolacha são:


  • Fazer bolachas com os filhos
  • Fazer bolachas caseiras para oferecer no Natal
  • Fazer bolo de bolacha
  • Comer gelado de bolacha
  • Dar bolachas aos amigos e colegas de trabalho
  • Experimentar novos tipos/sabores de bolachas
  • Rever vídeos do Monstro das Bolachas ou episódios da Rua Sésamo com os filhos
  • Partilhar imagens do Monstro das Bolachas e deste dia na internet.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,408
Gostos Recebidos
802

Dia Mundial da Conservação da Vida Selvagem​


O Dia Mundial da Conservação da Vida Selvagem tem lugar anualmente a 4 de dezembro.


Esta data foi criada em 2012 nos Estados Unidos tendo em vista sensibilizar e envolver os cidadãos na conservação de todo o tipo de vida selvagem.


Diariamente são aniquilados milhares de animais pela sua pele, carne ou partes específicas do corpo, para além dos guardas-florestais que perdem a vida a tentar travar estes crimes. Tigres, rinocerontes e elefantes são alguns dos animais mais atacados. Apesar da crise atacar em especial os países africanos e asiáticos, tratam-se de crimes mundiais, que exigem o envolvimento de pessoas de todo o mundo.


Neste dia realizam-se conferências para discutir o estado da vida selvagem e o seu futuro, assim como campanhas de sensibilização, manifestações e exibição de documentários.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,408
Gostos Recebidos
802
Dia da Poinsétia

O Dia da Poinsétia celebra-se a 12 de dezembro.

Esta data surgiu nos Estados Unidos da América, em homenagem a Joel Roberts Poinsett, falecido a 12 de dezembro de 1851. Poinsett foi o primeiro embaixador americano no México, e foi quem introduziu a flor nos Estados Unidos, em 1825. O nome da planta deriva assim do nome do embaixador.

A poinsétia é uma flor mexicana que floresce no solstício de inverno, coincidindo com o Natal. Ela serve de decoração natalícia já desde o século XVI, graças a uma lenda popular mexicana, onde uma menina pobre, triste por só conseguir oferecer uns ramos secos ao menino Jesus na missa de Natal, chora e testemunha a transformação destes ramos em lindas poinsétias vermelhas no seio da igreja, que declara o acontecimento um milagre.

As largas folhas da poinsétia, flor de Natal ou estrela de Natal, podem assumir diversas cores. É uma planta de interior que também pode ser plantada no exterior. Ela apresenta um baixo grau de toxicidade que pode causar irritações ou inflamações. Contudo, não apresenta riscos mortais ao homem, a não ser que sejam ingeridas centenas de suas folhas.

Neste dia pode plantar ou comprar ponsétias e decorar a sua casa com a flor.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,408
Gostos Recebidos
802
Dia do Violino

O Dia do Violino celebra-se a 13 de dezembro.

Comemorada 12 dias antes do Natal, a data insere-se nas festividades natalícias, onde o instrumento tem um papel relevante.

O violino é um instrumento de grande alcance muito versátil que pode ser tocado em diferentes géneros musicais, desde o jazz ao clássico ou do rock à folk, por exemplo.

Apesar de ter apenas 4 cordas, o violino é considerado um dos melhores instrumentos para tocar, mas também um dos mais difíceis, requisitando fortes músculos nos braços e um ouvido apurado.

História do violino​

Acredita-se que a origem do violino remonta ao século IX, entre a Europa e a Ásia, com os cavaleiros turcos e mongóis a tocarem um instrumento de duas cordas com arcos de crina de cavalo.

Os violinos com as características atuais surgiram na Itália no século XVI, com algumas modificações no século XVIII.

Andrea Amati construiu o violino mais antigo com as características atuais de que há registo, em 1555. Entre os discípulos de Amati estiveram Antonio Stradivari e Andrea Guarneri que se tornaram nos criadores dos melhores violinos do mundo. Cada um com as suas características, a discussão entre qual é o melhor violino do mundo não tem uma conclusão consensual.

Os violinos construídos por Stradivari são dos mais procurados por colecionadores e músicos. Existindo ainda cerca de 650 violinos, os leilões destes violinos atingem valores astronómicos.

No museu Ashmolean Museum de Oxford encontra-se “O Messias”, o violino mais valioso e famoso do mundo, feito por Stradivari em 1716, mas com aspeto de ter acabado de ser feito.

Arnold Rosé é considerado por muitos como o melhor violinista do mundo.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,408
Gostos Recebidos
802
Dia Mundial do Macaco

O Dia Mundial do Macaco tem lugar a 14 de dezembro.

Este Dia Mundial do Macaco é uma data não oficial que surgiu no ano 2000, quando um cartoonista e estudante norte americano chamado Casey Sorrow escreveu em jeito de brincadeira “Dia do Macaco” no calendário de um amigo, começando vários amigos e outros estudantes de arte da Universidade de Michingan a celebrar o dia.

A brincadeira foi ganhando visibilidade com a introdução da data em bandas desenhadas de Casey e de outros cartoonistas, e com a partilha na internet, tornando-se numa data internacional ao longo dos tempos, com o apoio de organizações não governamentais e de defesa dos animais.

Este é assim um dia de "macadadas" mas também de aviso: o principal objetivo da data é alertar para a proteção dos macacos, que são muito utilizados em testes médicos. Além disso, estes animais são uns dos mais afetados pela destruição de florestas, seu habitat natural.

Este dia internacional do macaco pode ser comemorado de diversas formas, desde a contemplar os primatas no jardim zoológico, a vestir-se como um macaco e entrar em festas, a agir como um macaco, a divulgar histórias de macacos ou abusos a estes animais, a fazer donativos a entidades de apoio aos animais, etc.

Acredita-se que existam cerca de 200 espécies de macacos no mundo e os países com o maior número de primatas são: Brasil, Madagascar, Indonésia e República Democrática do Congo.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,408
Gostos Recebidos
802
Dia de Zamenhof

O Dia de Zamenhof decorre a 15 de dezembro.

Também conhecido como Dia do Esperanto (apesar do Dia do Esperanto se celebrar oficialmente em julho), o Dia de Zamenhof celebra-se anualmente a 15 de dezembro em honra do criador da língua Esperanto, o polaco Ludwik Lejzer Zamenhof, nascido a 15 de dezembro de 1859.

O Esperanto é a língua auxiliar mais falada no mundo, com cerca de 10 milhões de falantes não fluentes e de 100.000 a 2 milhões de falantes fluentes. Surgiu em 1887 a “bíblia” do Esperanto, o Unua Libro, de Zamenhof, que desejava quebrar as barreiras linguísticas no globo e unir os diferentes povos.

O Esperanto é usado em viagens, literatura, cartas, intercâmbios culturais, convenções, transmissões de rádio e de televisão e em diferentes tipos eventos onde se fale mais do que um idioma.

No Dia de Zamenhof realizam-se várias celebrações especiais, com o encontro de esperantistas, e a promoção da literatura Esperanto, entre outros.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,408
Gostos Recebidos
802
Dia Internacional Contra a Violência Sobre Trabalhadores do Sexo

O Dia Internacional Contra a Violência Sobre Trabalhadores do Sexo tem lugar no calendário a 17 de dezembro.

O símbolo dos trabalhadores do sexo é o guarda-chuva vermelho, utilizado em especial neste dia, em que se registam tertúlias, exibições de documentários, ações de protesto e campanhas pelos direitos humanos e civis.

A data surgiu nos Estados Unidos da América em 2003, como um tributo aos trabalhadores do sexo falecidos em Seattle. Na altura, um homem chamado Gary Leon Ridgway matou 48 mulheres, na sua maioria trabalhadoras do sexo, por considerar que ninguém se ia preocupar com elas e que nunca seria apanhado. Ridgway acabaria por ser condenado à prisão perpétua.

O objetivo do dia é chamar a atenção para a violência cometida sobre os trabalhadores da indústria do sexo de todo o mundo e para a descriminação e o estigma da sociedade sobre estes trabalhadores. Há uma diversidade de pessoas que optam por esse trabalho e os motivos que levam a essa prática são os mais diversos.

A violência contra os trabalhadores do sexo é perpetuada de variadas formas, sendo praticada por clientes, por pessoas que fingem ser clientes, pelas autoridades, pelos parceiros, e pela comunidade em geral. Em Portugal, 90% dos trabalhadores do sexo de rua já foi vítima de violência.
 
Topo