«Jogar no D. Afonso Henriques não é fácil para os adversários» - Sérgio Conceição
«Estejam ou não ao lado do treinador, peço a todos os vitorianos que nos apoiem com força.» Foi este o repto lançado por Sérgio Conceição na antevisão do derby minhoto, onde irá cruzar-se com a antiga equipa.
O treinador falou pouco do passado e focou-se, sobretudo, em atacar o presente e projetar um futuro melhor para a equipa. E nesse projeto entram os adeptos:
«Já vivi muitos derbies na minha carreira... Só que este é especial! Jogar um derby aqui como adversário, e eu passei por esta experiência, não é nada fácil porque no D. Afonso Henriques temos mesmo o 12.º jogador, que é um elemento importante.»
Mesmo com poucos dias com o plantel, o treinador acredita numa resposta forte dos jogadores: «Penso que a equipa está preparada. Em três ou quatro dias não é fácil passar toda a informação. Posso fazê-lo, claro, mas para interiorizar o que quero, os princípios e rotinas de jogo, é preciso tempo. O tempo não existe, há um jogo importantíssimo e vamos dar tudo para ganhar.»
Essencial é que a equipa «esteja concentrada», mas a parte emocional decorrente da mudança será capitalizada por Sérgio Conceição.
«Até agora não aconteceu aquilo que os adeptos e o anterior treinador queriam. São coisas normais no futebol, e foi por isso que vim. Julgo que os jogadores vão despertar e que aqueles que não têm sido tão utilizados vão querer mostrar o que valem. Tenho um orgulho enorme de treinar um clube com a história do Vitória e o que representa no país. A minha emoção está sempre ligada ao futebol, sou apaixonado pelo que faço, defendo quem me paga, sou profissional. Sinto essa vivência, sou focado no meu trabalho.»
A lista de convocados do Vitória para o jogo com o SC Braga será divulgada domingo, às 12.00 horas.