• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Queijos

Luz Divina

GF Ouro
Entrou
Dez 9, 2011
Mensagens
5,990
Gostos Recebidos
0
Queijo Terrincho






Queijo Terrincho


a_terrincho.gif




A ovelha churra da terra quente, vulgarmente conhecida por "Terrincha", tem como solar a área da Terra Quente e do Vale do Douro Superior.

A "Terrincha" expandiu-se a partir do século XIX e hoje constitui 98% do efectivo ovino da região.

A sua alimentação, em regime de pascigo permanente, é especialmente à base das pastagens naturais e de forragens, de folhagem de freixo, olmo, amendoeira, oliveira, vinha e também das plantas arbustivas típicas da região, como a giesta negral, urze, carqueja e a esteva.

É este quadro natural, com condições ecológicas particulares, associado a um maneio tradicional, que define e mantém a especialidade do leite produzido pela ovelha churra "Terrincha".

Dele se faz o "Queijo Terrincho", um queijo de cura natural controlada que resultou do esgotamento lento da coalhada, após coagulação do leite de ovelha cru extreme, com coalho de origem animal.

Apresenta-se sob a forma de cilindro (prato), de crosta lisa e coloração amarelo-palha, pasta ligeiramente untuosa, com alguns olhos, e por vezes deformável.

O seu sabor é suave, limpo e muito característico.



gastronomias

 

Luz Divina

GF Ouro
Entrou
Dez 9, 2011
Mensagens
5,990
Gostos Recebidos
0
Queijo de Tomar






Queijo de Tomar


a_tomar.gif




É um queijo que, tendo parecenças com o Rabaçal, é porém consumido fresco.

Os queijinhos frescos, comuns por todo o País, pretendem ser uma réplica deste.

Pode também ser consumido completamente curado, já com a pasta solidificada.

Mergulha-se então em azeite onde toma um sabor peculiar.


gastronomias
 
Topo