Portal Chamar Táxi

Surf

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,075
Gostos Recebidos
464
Surf: Stephanie Gilmore agredida com barra de ferro

Pulso partido e ferimentos na cabeça


A australiana quatro vezes campeã do Mundo de surf Stephanie Gilmore foi agredida à porta de casa com uma barra de ferro, ficando com um pulso partido e vários ferimentos na cabeça.

A surfista parece não ter ficado abalada com a agressão e em declarações à imprensa local minimizou a gravidade das lesões: "Felizmente já estou a recuperar. Foi só um arranhão na cabeça e um pulso partido".

A polícia revelou que a jovem foi agredida segunda-feira à noite ao chegar ao seu apartamento na cidade de Tweed Heads (Nova Gales do Sul), explicando em comunicado que o agressor "atacou a vítima por duas vezes com uma barra (de metal) antes de fugir de bicicleta".

O agressor foi reconhecido por amigos e vizinhos da vítima que o retiveram até à chegada da polícia. O suspeito vai comparecer perante a justiça no próximo mês.

Stephanie Gilmore, que festejará 22 anos a 29 de janeiro, é considera a "rainha" do circuito de surf feminino desde do primeiro título mundial conquistado na sua estreia em 2007.

Record
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,075
Gostos Recebidos
464
ASP anuncia alterações no World Ranking

O Comité Técnico da ASP anunciou alterações novo sistema World Ranking que começou a ser implementado este ano.


As principais prendem-se com a mudança de pontos atribuídos aos vencedores dos eventos do Prime e de várias estrelas bem como a identificação de lacunas de desempenho.

"Sempre defendemos que 2010 seria um ano de transição e que o nosso objectivo era reavaliar a situação no final do ano e discutir as alterações adequadas a implementar", disse Brodie Carr, CEO da ASP, disse. "O Comité Técnico da ASP reuniu e discutiu a estrutura dos pontos tendo em conta o desempenho dos nossos atletas nesta temporada. Com alguns pequenos ajustes, temos de criar uma estrutura mais dinâmica e recompensadora para os surfistas que irão dar início à próxima temporada," salientou.

Da reunião entre o Comité, os surfistas, os organizadores dos eventos e a ASP saíram três linhas principais para reavaliar a estrutura de pontos:

- Manter e reforçar a corrida para decidir o título de campeão mundial.

- Premiar os vencedores das provas e reconhecer onde e quando as lacunas de desempenho ocorreram

- Criar oportunidades suficientes para os surfistas que competem nos eventos ASP PRIME se qualificarem para o World Tour e para os surfistas dos eventos de várias estrelas competire em eventos PRIME. Há, por isso, a necessidade de aumentar os pontos dos eventos PRIME e das etapas de diversas estrelas.

Segundo o director do World Tour, o brasileiro Renato Hickel, "as lacunas de desempenho foram identificadas como o limiar abaixo de resultados e áreas onde os atletas estão a surfar ao nível mais alto em termos de formato e dificuldade."

Foram identificadas lacunas de desempenho nos seguintes níveis:
- Ao nível do World Tour, a partir do 13 º lugar
- Ao nível do PRIME, a partir do 13 º lugar
- Ao nível do 6 estrelas, a partir do 9 º lugar

Notas específicas para o World Tour:
- Para o 13º lugar mantém-se os pontos do 17º lugar dos anos anteriores
- Para o 9º lugar aumentaram 250 pontos
- Para o 5º lugar diminuíram 50 pontos

Notas específicas para os eventos ASP PRIME:
- A ASP International tem cinco eventos PRIME no calendário de 2011 que totalizam 1,1 milhões de dólares em Prize Money
- Aumento dos pontos gerais com mais 70% de oportunidade
- Aumento dos pontos para os principais lugares dos eventos Prime
- Mudança do formato de competição, semelhante ao do World Tour, a partir do Round de 24
- Como tal, observou-se uma lacuna de desempenho acima do 13 º lugar
- Em termos de pontos, uma vitória num campeonato PRIME equivale a um 3 º lugar num a etapa do World Tour

Notas específicas para os eventos ASP 6-Star:
- Premiar os surfistas que alcancem os quartos-de-final em diante
- Premiar os vencedores dos eventos 6 Estrelas

Para saber mais informações sobre esta tabela clicar aqui.

Recorde-se que o Quiksilver Pro Gold Coast, etapa inaugural do World Tour de 2011 realiza-se de 26 de Fevereiro a 9 de Março na Gold Coast, Austrália.

Oceanlook
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,075
Gostos Recebidos
464
Novo evento de ondas grandes no Havai

Está prestes a começar o período de espera de um novo evento de ondas grandes no Havai.


O The Outer Reef Chance 'Em Big Wave Invitational 2011 decorre de 2 de Janeiro a 31 de Março e irá opor equipas de 16 surfistas goofys contra 16 regulares havaianos. O campeonato tem uma causa subjacente, ou seja, alertar para a importância da segurança quando se surfam ondas grandes.

Este evento decorrerá em apenas um dia no North Shore de Oahu num recife que se encontra no outside, localizado a oeste da baía de Waimea.

"Save the Surfers" é uma nova organização sem fins lucrativos sendo um dos principais patrocinadores da prova. Os organizadores não querem que este campeonato seja igual a tantos outros focando a atenção na importância de salvar os surfistas que se atiram às ondas grandes e que podem ser muito perigosas e até causar a morte.

As receitas obtidas com este e outros eventos reverterão para ajudar as escolas públicas do Havai a criar clubes de surf.

O The Outer Reef Chance 'Big-Wave Invitational 2011, em conjunto com a Save the Surfers vai procurar mostrar a todos que estar em segurança enquanto se divertem é o aspecto mais importante no surf.

Ao longo de 2011, terão lugar uma série de eventos de angariação de fundos para promover esta causa que incluem entretenimento ao vivo, sessões de autógrafos com muitos surfistas famosos, give-aways de pranchas de surf e o "Save the Surfers Girls".

Oceanlook
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,075
Gostos Recebidos
464
Surf Clube de Viana faz balanço de ano de sucesso

A última época do SCV ficou marcada pela organização de campeonatos de excelência, como o EUROJUNIOR, o XVIII Luso Galaico e a 4.ª etapa do Circuito Nacional Surf Esperanças, que levara às águas vianenses as actuais e futuras grandes estrelas nacionais e mundiais da modalidade.


O reforço da formação também esteve em destaque. A "Surfing School", com o desenvolvimento de um trabalho contínuo, ao longo de todo o ano, tem vindo a marcar a diferença na divulgação da modalidade e no alargamento da base de praticantes de Surf e de Bodyboard na região.

Apesar de 2010 ter sido um ano de muitos desafios, graças ao esforço conjunto e profícuo da Câmara Municipal de Viana do Castelo e do Surf Clube de Viana, os resultados foram muito positivos na promoção da região como destino turístico náutico estratégico.

No que respeita à organização desportiva, destaque para o EUROJUNIOR 2010, organizado pelo SCV, em parceria com a Federação Europeia de Surf, a Federação Portuguesa de Surf e a Câmara Municipal de Viana do Castelo. Este campeonato, organizado pela primeira vez por um clube, contou com a participação de 153 atletas, em representação de 13 selecções nacionais (Portugal, França, Espanha, Inglaterra, Irlanda, País de Gales, Ilhas do Canal, Itália, Alemanha, Bélgica, Holanda, Suécia e Marrocos).

Com mais esta organização de excelência, o SCV colocou em competição em águas vianenses, ao longo de dez dias consecutivos, as futuras grandes estrelas de Surf, Bodyboard e Longboard Europeu e Mundial.

Também durante o mês de Maio, na Praia da Arda, em Afife, o SCV promoveu mais competição de elevado nível, através do XIII Luso Galaico. Homologado pela Federação Portuguesa de Surf e pela Federación Galega de Surf, este campeonato de referência colocou em disputa 100 dos atletas de topo nacionais e galegos, em Surf, Bodyboard e Longboard.

Destaque ainda, para mais uma organização de êxito conjunta com a Federação Portuguesa de Surf. A quarta Etapa do Circuito Nacional Surf Esperanças, que teve lugar nos dias 6, 7 e 8 de Agosto, beneficiou de excelentes condições de mar e contou com a participação de 119 atletas, nas categorias de sub 12, sub 14, sub 16, sub 18 e sub 18 feminino.

O SCV tem procurado proporcionar uma formação contínua e de qualidade. A sua escola, a "Surfing School", com a sua actividade contínua de formação em Bodyboard e Surf, tem vindo a fazer a diferença na região.

A "Surfing School" realizou também um vasto leque de actividades que, através de experiências de Surf e Bodyboard, tem contribuído para uma plena integração escolar, social e comunitária das crianças e jovens, sobretudo dos provenientes de contextos sociais mais vulneráveis.

O Surf Clube de Viana é parceiro activo do projecto Dar+que Falar. Proporcionou aulas de Bodyboard a um grupo de crianças autistas. Também no âmbito das actividades de integração, realizou diversas parcerias com instituições locais e regionais, como a Escola Desportiva de Viana, a Juventude de Viana, o Berço e a Casa dos Rapazes, que se traduziram sobretudo na oferta de Baptismos de Surf.

A "Surfing School" também assinou os ATL's realizados este Verão, e que se traduziram numa semana de Surf, com aulas pela manhã e actividades paralelas ao longo da tarde. O êxito desta iniciativa foi determinante para a sua continuidade.

Atletas do SCV são referência no panorama Nacional e Internacional :Tanto ao nível nacional como internacional, têm sido várias as prestações de relevo protagonizadas, ao longo desta época, por atletas do SCV. João Guedes, campeão nacional em 2009, foi o único atleta português a participar, este ano, em todas as provas da WQS (Circuito Mundial de Surf de Qualificação).

Também André Pedroso, um dos mais reputados surfistas de ondas grandes, na última etapa do Surf Pro 2010, que teve lugar na Nazaré, e na qual se disputava o título de Campeão Nacional de Surf Open, posicionou-se em 4.º lugar.

Nelson Vaz sagrou-se campeão de Bodyboard, em sub 18, nos Jogos Náuticos Atlânticos de 2010, que tiveram como palco Santander, entre 31 de Julho e cinco de Agosto. Também, nesta competição, João Neiva foi finalista na categoria de Bodyboard Open.

O Centro de Alto Rendimento de Surf, obra consignada este ano pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, segundo Guilherme Bastos, presidente da Federação Portuguesa de Surf, deverá entrar em funcionamento ainda durante o ano de 2011. Este projecto vai ao encontro da actividade desenvolvida pelo SCV e da promoção de Viana do Castelo como destino de excelência para a prática de Surf.

O Surf Clube de Viana agradece o apoio prestado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, Federação Europeia de Surf, Federação Portuguesa de Surf, Surfrider Foundation Europe, Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima, Capitania do Porto de Viana do Castelo, Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Junta de Freguesia de Afife, Paínhas S.A., Casaviana, Quiksilver, Roxy, Polen, Carver, SportZone, Deeply, Axis Wellness e por todos os amigos e apoiantes.

Oceanlook
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,075
Gostos Recebidos
464
Saca deixa de ser patrocinado pela Billabong

Futuro ainda não está definido


A Billabong anunciou o fim da ligação com o surfista português Tiago Pires, atleta que representava a marca desde 1998. O contrato que ligava ambos chegou ao fim no passado dia 31 de dezembro de 2010 e não houve entendimento entre Saca e a marca australiana para a renovação do mesmo.

O fim da parceria estende-se também às outras marcas do grupo que também o patrocinavam, nomeadamente a Nixon, a Von Zipper, a Kustom e também a cadeia de lojas Ericeira Surf Shop.

Segundo a revista “SURFPortugal”, Tiago Pires sentia algum desconforto em relação ao seu patrocínio com a Billabong e à forma como era tratado dentro da marca, que também patrocina algumas das maiores estrelas do surf mundial e crónicos candidatos ao título, casos de Taj Burrow, Joel Parkinson e do tri-campeão, recentemente falecido, Andy Irons.

Apesar de recentemente vários meios de comunicação especularem sobre o próximo patrocinador de Saca, ainda nada está decidido quanto ao seu futuro. O certo é que o português deverá anunciar o nome da marca em conferência de imprensa que se irá realizar em data a anunciar durante o mês de Janeiro.

Saca fez o seu melhor resultado de sempre no World Tour da ASP em 2010, terminando o ano em 21.º, naquele que foi a terceira época consecutivo no “Dream Tour”. Em 1999 foi campeão europeu júnior, ascendendo a vice-campeão mundial júnior no ano seguinte, sempre ao serviço da Billabong.

O “portuguese tiger”, como é tratado pelos seus companheiros no tour, anunciou recentemente na sua página de Facebook que nos próximos dias terá “algumas novidades”, mas sem avançar com nada em concreto.

Record
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,075
Gostos Recebidos
464
Filipe Jervis em discurso directo da Austrália

O actual vice-campeão europeu júnior, Filipe Jervis, está a apenas alguns dias de se estrear no Billabong World Junior Championships (WJC), o campeonato mundial de juniores mais importante do planeta.


O evento começa no próxima Sábado em Narrabeen, na Austrália e irá atribuir os títulos mundiais masculino e feminino.

O jovem atleta português teve em 2010 o seu melhor ano de sempre tendo alcançado o título de vice-campeão europeu júnior que lhe garantiu uma vaga no Oakley Pro Júnior disputado em Outubro em Bali, na Indonésia e agora no Billabong WJC.

Nesta entrevista exclusiva ao Oceanlook, o surfista local da praia do Guincho faz o balanço de 2010, explica como aconteceu a sua evolução a nível técnico e psicológico no surf, partilha os pormenores de mais uma temporada havaiana e fala das suas expectativas para o campeonato onde irá competir com os melhores juniores do mundo.

Conseguiste conquistar em 2010 o título de vice-campeão europeu junior. Conta-nos como foste sentindo a evolução do teu surf até à emocionante etapa final.

Não comecei o ano muito bem. Em San Sebastian perdi de primeira e isso por um lado deitou-me um bocado abaixo mas, por outro, deu-me motivação para treinar muito até ao campeonato de Sopelana. E foi isso que fiz: com a ajuda de um dos meus três treinadores, o Rodrigo Sousa e com alguns treinos em França nesse intervalo, voltei a ganhar a motivação que precisava e fui para a etapa de Sopelana mais confiante que nunca, acabando por alcançar um 2º lugar. Com a motivação no topo mas com a cabeça sempre no sítio cheguei à conclusão que podia fazer algo diferente em termos competitivos. Fui para a etapa das Canárias com muita garra e muito focado naquela etapa evitando pensar demasiado no 2º lugar. Fui fazendo o meu surf ao longo do campeonato e acabei por ganhar essa etapa. Foi um dos melhores momentos da minha vida! Em Lacanau não consegui evitar a pressão e a inexperiência de ter de lidar com o 1º lugar no ranking europeu e deixei-me afectar por tudo a minha volta. As pessoas a falarem, a darem-me os parabéns, foi demasiada pressão para uma pessoa como eu que nunca estive habituado aos primeiros lugares do ranking.

A tua vitória na etapa que decorreu nas Canárias foi um marco importante para o que sucedeu a seguir...

Foi mesmo muito importante. Com essa vitória garanti praticamente a minha entrada no World Júnior Tour! Apesar de não me ter dado bem em Lacanau, consegui qualificar-me e acabar o ano como vice-campeão.

No início de 2010 apostaste em treinar num Centro de Alto Rendimento na Austrália. Conta-nos como correu essa experiência e de que forma isso alterou o teu nível de surf e a tua atitude competitiva.

Foi uma experiencia indescritível... Eles têm uma percepção do surf muito diferente e isso ajudou-me a focar nos pontos mais fracos do meu surf, tanto a nível técnico como a nível mental! Foi uma óptima experiencia! Trabalhei como nunca tinha trabalhado na vida e eles puxaram por mim e pelo meu surf, o que foi óptimo para mim! E acho que isso se notou durante o ano.

Que diferenças existiram na tua vida em 2010 para teres tido resultados tão expressivos?

Os resultados aconteceram porque trabalhei como nunca tinha trabalhado. Os meses que passei fora de casa foram muito importantes para ganhar motivação, porque tanto no Havai como na Austrália, aprendi muito sobre mim e sobre o meu surf. A ajuda do meu psicólogo, Pedro Almeida, foi também muito importante porque ajudou-me a ter um equilíbrio emocional maior e a focar nos pontos precisos! A ajuda dos meus três treinadores, Nuno Telmo, David Raimundo e Rodrigo Sousa, foi muito importante porque sempre acreditaram em mim e sempre estiveram lá para me apoiar do inicio ao fim! O apoio da minha família também foi muito importante porque sinto uma certa necessidade em desabafar depois dos heats e é com eles que falo mais e oiço as opiniões deles, sejam boas ou más. Para mim ter um bom equilíbrio emocional "em casa" é meio caminho andado para me dar bem em campeonatos e com o apoio dos meus pais e da minha namorada que esteve sempre presente, sempre a apoiar-me e sempre pronta a ouvir-me, tanto em boas como em más alturas. Tenho que agradecer também aos patrocinadores porque sem eles a acreditarem em mim também se ia tornar complicado chegar onde cheguei! Foi um ano muito diferente dos outros porque aprendi a lidar comigo e a saber o que fazer em altura de campeonatos.

Partilha um pouco do ambiente que se vive entre os surfistas portugueses quando estão a competir nos eventos lá fora.

É um ambiente excelente! Há um grande espírito de grupo, estamos sempre a apoiar-nos uns aos outros! Sempre fui o mais velho mas não é por isso que alguma coisa muda... Se por acaso formos dois portugueses num heat, vamos trabalhar em equipa para que consigamos passar os dois! É um óptimo grupo e provavelmente vai ser este grupo a viajar para todos os campeonatos para o resto das nossas vidas!

Qual foi o local de ondas onde estiveste e que mais te impressionou? Porquê?

Estive nas Mentawais e devo dizer que é, sem dúvida, dos melhores, senão o melhor local do mundo para fazer surf! Tem todo o tipo de ondas, grandes, pequenas, para tubos, para manobras! Fiquei realmente impressionado com a consistência de ondas nas Mentawais. Mas não posso deixar de mencionar o Havai, que é um dos sítios que mais gosto de ir, por causa do ambiente que se vive e por causa das ondas, claro.

Quais são as principais diferenças que notas entre o nível de surf e a postura competitiva dos surfistas de outros países ou, mesmo dentro da Europa, dos franceses, em relação aos portugueses?

Acho que não há assim tanta diferença... Tirando dois ou três surfistas que realmente se destacam na Europa, os portugueses estão ao mesmo nível que os outros. Talvez a falta de viagens e o apoio por parte dos patrocinadores são a maior diferença mas acho que as marcas mostram um interesse crescente no surf e apoiam cada vez mais.

Como correu a tua experiência no Havai no final de 2010?

A minha estadia no Havai correu muito bem. Tivemos quase sempre ondas surfáveis, umas melhores outras piores, mas deu sempre para surfar! O nosso grupo era muito fixe! Sempre muito divertido e bem-disposto! O grupo era composto pelo Francisco Alves, Miguel Blanco, João Kopke, Pedro Batata e o meu pai. Primeiro que nós ainda foi o Frederico "Kikas" Morais, o Vasco Ribeiro, o fotografo Carlos Pinto, o Tomás Fernandes e o Ruben Gonzalez. Acabámos por passar algum tempo com eles e impressionou-me o nível de surf dos portugueses, mais especificamente o Kikas, o Vasco e o Xico Alves! Todos nós surfámos muito bem e adaptámo-nos bem ao crowd e às ondas! Houve algumas sessões muito boas em Rocky Point e demos varias surfadas muito divertidas em Leftovers! Quero agradecer muito ao meu pai por nos ter aturado e por ter filmado, guiado e imposto algumas regras e rotinas na casa, que foram muito importantes.

E como estás em termos de pranchas?

Tenho testado algumas pranchas em diferentes tipos de mar e parece que estou com um quiver muito bom para este campeonato.

Como tem decorrido o teu treino individual na Austrália?

Aqui na Austrália, tenho tido muito boas condições para treinar para o Billabong World Junior Championship em Narrabeen. Segundo me disseram, a praia de D-Bah pode ser muito semelhante em termos de ondas à praia onde vai decorrer o campeonato, um beachbreak com power e com bastantes picos.
É sempre bom surfar ao lado de alguns juniores que também vão lá estar, como a equipa da Billabong do Havai, que surfou comigo quase todos os dias! Quero aproveitar para agradecer ao Flávio por todas as boleias e para a companhia nos surfs e por também me ter filmado algumas surfadas, o que é bastante importante.
Aproveitei por voltar a ver todas as pessoas que tinha conhecido no ano passado quando cá vim, o que foi muito bom! Fiquei instalado na casa de um dos treinadores de HPC, que foi muito simpático e ofereceu-me um sitio para ficar...

Quais são as tuas expectativas para o campeonato de juniores mais importante do mundo?

É fazer um heat de cada vez. Por tudo o que tenho aprendido até hoje no mundo do surf e da competição, nos heats é dar o meu máximo e lutar até ao fim! E, claro, absorver tudo o que posso do campeonato,
ver os melhores juniores do mundo a surfar e aprender com eles.

Oceanlook
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,075
Gostos Recebidos
464
Portugueses eliminados no Championship Moves Pro Junior

Foi ontem eliminada a dupla de surfistas portugueses composta por Frederico "Kikas" Morais e Vasco Ribeiro, que disputaram o Championship Moves Pro Junior presented by Chiko.


O evento Pro Junior masculino, que se realizou na praia de Jan Juc, em Sidney, na Austrália, terminou com a vitória do neo-zelandês Matt-Lewis Hewitt que derrotou na final o australiano Dean Bowen. Na categoria feminina a surfista australiana natural de Queensland, Dimity Stoyle, foi a vencedora. Esta realizou um score de 16 pontos em 20 possíveis deixando Philippa Anderson em 2º lugar com 14.20 pontos e Ellie-Jean Coffey e Bronte Macaulay em 3º e 4º lugar, respectivamente.

Kikas e Vasquinho surfaram em ondas difíceis de 0,5m e perderam no round 3 após uma boa estreia no primeiro dia de prova tendo Vasco Ribeiro sido um dos destaques.

Frederico perdeu em 4º lugar na bateria que foi vencida pelo australiano Ryan Callinan com o seu compatriota Max Ayshford a alcançar a 2ª posição e a seguir também em frente. O português terminou a sua prestação no 25º lugar.

Já o actual campeão nacional júnior ficou-se pela 3ª posição, também atrás de dois "aussies": Thomas Woods (1º) e Creed McTagger (2º), alcançando um 17º lugar.

Resultados dos portugueses:

1st Thomas Woods (Qld ) 10.80p,Win by 0.95
2nd Creed McTaggert (WA ) 9.85p, Needs 5.31
3rd Vasco Ribeiro (Prt ) 8.25p, Needs 5.11
4th Dylan Lightfoot (Zaf ) 7.90p, Needs 5.21

1st Ryan Callinan (NSW ) 14.50p,Win by 5.15
2nd Max Ayshford (NSW ) 9.35p, Needs 9.00
3rd Beau Foster (NSW ) 8.40p, Needs 4.66
4th Frederico Morais (Prt ) 7.70p, Needs 5.11

Resultado das finais:

Masculina:

1st Matt-Lewis Hewitt (NZL ) 8.65p,Win by 0.15
2nd Dean Bowen (NSW ) 8.50p, Needs 3.91

Feminina:

1st Dimity Stoyle (Qld ) 16.00p,Win by 1.80
2nd Philippa Anderson (NSW ) 14.20p, Needs 8.80
3rd Ellie-Jean Coffey (NSW ) 8.90p, Needs 9.30
4th Bronte Macaulay (WA ) 6.05p, Comb. 14.21

Oceanlook
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,075
Gostos Recebidos
464
John Florence vence Da Hui Backdoor Shootout

John Florence foi o grande vencedor do Da Hui's Backdoor Shootout que terminou hoje em Pipeline, no Havai.

O jovem surfista havaiano, que tinha sido o destaque do primeiro dia de competição, voltou a conseguir impor-se à concorrência onde estavam nomes como Jamie O'Brien, Bruce Irons, Kalani Chapman ou Evan Valiére.

Este campeonato fica para a história como um dos melhores de sempre em Pipeline que ofereceu ondas de gala com 3,5m. As condições estavam de tal forma épicas que este dia foi considerado como o melhor deste Inverno neste conhecido spot havaiano que proporciona ondas tubulares.

O evento disputou-se num formato de competição semelhante ao do utilizado no Quiksilver e Memory Of Eddie Aikau, em Waimea, em heats de 45 minutos onde conta para o resultado final as três melhores ondas de cada surfista (numa escala de 0 a 12 pontos e não os habituais 10) que disputa quatro heats, sendo que neste campeonato todos acabaram por surfar oito vezes.

Florence e Kalani Chapman fizeram várias ondas acima dos 10 pontos para grande entusiasmo do público que assistia a toda a acção na praia. No final, e por uma margem mínima, foi o mais jovem a levar o prémio de 40 mil dólares para casa. "Isto foi a cereja no topo do bolo neste Inverno" afirmou Jonh Florence após a vitória. "Estou muito feliz. Vou sair com os meus amigos esta noite para comemorarmos", concluiu.

Oceanlook
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,075
Gostos Recebidos
464
Stephanie Gilmore na Quiksilver

A actual tetra-campeã mundial, Stephanie Gilmore, assinou um contrato de patrocínio com a Quiksilver válido por cinco anos, deixando assim a Rip Curl.

A surfista australiana, além de ir defender o seu título mundial no World Tour feminino já com o logótipo da Quiksilver na prancha, terá outras funções na marca como embaixadora contribuindo em campanhas de marketing e eventos.

Além disso, é colaboradora na nova colecção feminina que será lançada no próximo mês, e que conta com uma equipa de 13 raparigas da qual fazem parte músicos, filantropos, designers de moda e fotógrafas.

Com apenas 22 anos, Gilmore é já considerada uma das melhores surfistas de sempre. Além dos quatro títulos mundiais, venceu por diversas vezes a prestigiada Vans Triple Crown Of Surfing, foi a surfista mais jovem a conquistar um título mundial (em 2007) e tem na bagagem já 17 vitórias em etapas do World Tour.

Muitos afirmam que esta surfista prodígio irá bater o recorde da compatriota Layne Beachely que conquistou o título mundial por sete vezes, sendo já apelidada como "o Kelly Slater" feminino.

"Tenho tido um apoio excepcional ao longo da minha carreira e estou contente com esta oportunidade de fazer parte da respeitada equipa da Quiksilver", afirmou Gilmore. "Estou ansiosa para levar o meu surf para um outro nível e sinto que este é um passo que vai ajudar-me a manter a motivação para competir ao mais alto nível como surfista profissional no ASP Women's Would Tour. É emocionante fazer de uma marca inovadora e mundialmente respeitada como é a Quiksilver. A sua história e caminho criativo estão alinhadas com as minhas ambições pessoais", salientou.

"Estamos muito felizes em receber a Stephanie na Quiksilver", disse Bob McKnight, CEO da Quiksilver. "Os feitos até agora alcançados, em tão tenra idade, são incríveis. Ela é um modelo de inspiração para as jovens mulheres e encaixa perfeitamente Quiksilver", rematou.

Refira-se que a Quiksilver fica assim com os actuais campeões mundiais na sua equipa: Kelly Slater, actual decacampeão mundial e Stephanie Gilmore, actual tetra-campeã do mundo.

Oceanlook
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,075
Gostos Recebidos
464
Jack Freestone assina com a Billabong

O surfista da Gold Coast Jack Freestone parte, este fim-de-semana, para a final do Campeonato do Mundo de Juniores - o Billabong ASP World Junior Championship apresentado pela Monster Energy - na liderança do ranking e com um novo patrocínio principal.

Jack, de 18 anos, que foi o vencedor do Oakley World Junior Championship, em Bali, em Outubro passado, assinou com a Billabong, integrando o team que inclui os surfistas do World Tour Joel Parkinson e Taj Burrow e vários competidores do World Junior Championship, incluindo Dean Bowen (33º), Ryan Callinan (17º), Granger Larsen (9º), Kaimana Jaquias (17º), Keanu Asing (17º), Sean Joubert (9º) e Dale Staples (2º).

Dando um novo fôlego aos rankings juniores da Billabong, a marca assinou também com os surfistas de Byron Bay, Soli Bailey, e com o super-grom havaiano Ian Gentil, que também conseguiu uma vaga na etapa do campeonato do mundo de juniores que começa sábado em Sidney.

"O nosso futuro nos rankings juniores será, certamente, brilhante", disse o team manager Sasha Stocker. "Nós já tínhamos um team muito forte mas a entrada de surfistas como o Jack, Soli e Ian levou-nos para outro nível."

"Seria óptimo ver muitos deles terem um bom desempenho em Narrabeen na próxima semana. Se, por um lado, o Jack está na liderança do ranking depois de ter vencido o primeiro dos dois eventos do World Junior Tour, ele tem alguns dos seus colegas de equipa a morder-lhe os calcanhares", conclui Stocker.

Oceanlook
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,075
Gostos Recebidos
464
L.A. Lakers homenageiam Kelly Slater

Os Los Angeles Lakers, uma das mais prestigiadas equipas de basquetebol da NBA, homenagearam no passado Domingo o actual decacampeão mundial de surf, Kelly Slater.

O surfista norte-americano e a sua namorada, Kalani, foram convidados de honra dos responsáveis do clube que ofereceram uma festa privada a Slater e a 20 dos seus amigos próximos no Staples Center, momentos antes dos Lakers defrontarem os Memphis Grizzlies (jogo que acabariam por perder).

Slater evergou a camisola dos Lakers com o número 10 alusivo ao seu histórico 10º titulo mundial conquistado no ano passado. Depois de apresentados os jogadores, o surfista da Florida dirgiu-se até ao centro do campo com a bola do jogo, numa altura em que foram projectadas no ecrã gigante imagens suas a surfar.

Os comentadores do jogo enalteceram os feitos alcançados por Slater nesta cerimónia que foi presenciada por 18 mil espectadores que se encontravam no recinto para assistir ao jogo.

Para finalizar a homenagem, os Lakers ofereceram um bolo ao campeão mundial com o seu desenho

Oceanlook
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,075
Gostos Recebidos
464
Adversários de Jervis no Billabong WJC

Está tudo a postos para o início do Billabong World Júnior Championships (WJC), campeonato mundial de juniores que deverá começar amanhã, Sábado, e decorre até 16 de Janeiro em Narrabeen, Sidney, na Austrália.

Tal como o Oceanlook havia noticiado, o actual vice-campeão europeu júnior, Filipe Jervis, é o único representante nacional que irá competir no campeonato de juniores mais prestigiado do planeta e que irá atribuir os títulos mundiais masculino e feminino.

O alinhamento das baterias foi entretanto divulgado e o jovem surfista local do Guincho estreia-se na última bateria do round 1 na qual terá pela frente o sul-africano Brendon Gibbens e o brasileiro Peterson Crisando.

Nos últimos dias, Jervis tem estado a treinar em Narrabeen para se ambientar às ondas onde irá ser realizado o campeonato.

Sobre as suas expectativas para o evento, Jervis afirmou na entrevista que podes ler no Oceanlook: "É fazer um heat de cada vez. Por tudo o que tenho aprendido até hoje no mundo do surf e da competição, nos heats é dar o meu máximo e lutar até ao fim! E, claro, absorver tudo o que posso do campeonato, ver os melhores juniores do mundo a surfar e aprender com eles."

Se a prova começar às 8h da manhã (como é habitual) em Narrabeen (21 horas em Portugal) o heat do surfista português realiza-se à 1 da manhã, hora portuguesa.

Não percas a prestação do guerreiro luso na Austrália em directo, clicando no ícone na zona de eventos ou mais tarde no resumo do Oceanlook.

Alinhamento das baterias do round 1:

Heat 1: Shaun Joubert (ZAF), Tyler Newton (HAW), Ty Watson (AUS)
Heat 2: Maxime Huscenot (FRA), Krystian Kymerson (BRA), Evan Thompson (USA)
Heat 3: Marc Lacomare (FRA), Chad Du Toit (ZAF), Takumi Nakamura (JPN)
Heat 4: Nat Young (USA), Luke Davis (USA), Andrew Doheny (USA)
Heat 5: Miguel Pupo (BRA), Evan Geiselman (USA), Hiroto Arai (JPN)
Heat 6: Granger Larsen (HAW), Nic Von Rupp (DEU), Enrique Ariitu (PYF)
Heat 7: Caio Ibelli (BRA), Alex Smith (HAW), Ramzi Boukhiam (MOR)
Heat 8: Jack Freestone (AUS), Ian Gouveia (BRA), Keala Naihe (HAW)
Heat 9: Dale Staples (ZAF), Charles Martin (GLP), Tom Cioarec (FRA)
Heat 10: Mitch Crews (AUS), Chris Salisbury (AUS), Arashi Kato (JPN)
Heat 11: Jesse Mendes (BRA), Albee Layer (HAW), Conner Coffin (USA)
Heat 12: Kiron Jabour (HAW), Dean Bowen (AUS), Ian Gentil (HAW)
Heat 13: Davey Cathels (AUS), Guillermo Satt (CHL), Ryan Callinan (AUS)
Heat 14: Kolohe Andino (USA), Kaimana Jaquias (HAW), Kaishu Tanaka (JPN)
Heat 15: Beyrick De Vries (ZAF), Keanu Asing (HAW), Kaito Onashi (JPN)
Heat 16: Brendon Gibbens (ZAF), Fillpe Jervis (PRT), Peterson Crisanto (BRA)

Oceanlook
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,075
Gostos Recebidos
464
Ian Gentil assina com a Billabong

A Billabong orgulha-se de anunciar que Ian Picano Gentil juntou-se à família Billabong como team rider.

"Para um miúdo de 13 anos da Ilha de Maui, ele é o melhor que já alguma vez vi com essa idade - sem dúvida.", palavras do tri-campeão do mundo Andy Irons, há cerca de 2 anos, sobre Ian Gentil.

"Estamos muito entusiasmados por Ian pertencer agora à família Billabong", disse Enich Harris, Director de Marketing da Billabong nos Estados Unidos. "Ele é um dos jovens de 14 anos mais talentosos do mundo e nós estamos ansiosos por apoiá-lo a atingir novos níveis de desempenho e a conquistar todos os seus objectivos futuros no surf."

Nascido em Palm Beach, Flórida, a 12 de Fevereiro de 1996, Ian é um autêntico filho da água, tendo nascido literalmente dentro de água, em casa. O amor do jovem surfista pela água começou muito cedo e nunca se desvaneceu. Logo depois do seu nascimento, a família Gentil mudou-se para a Ilha de Maui e ele cresceu a surfar no Havai desde o primeiro dia.

Com apenas 11 anos de idade, Ian competiu no seu primeiro NSSA National's e terminou em 2º lugar na categoria mini grom. Aos 12 anos, o surfista competiu pela 2ª vez no referido evento e classificou-se em 3º lugar na categoria Explorer Menehune Division. Em 2009, no seu 3º ano, Ian conquistou dois títulos nacionais nos NSSA Nationals.

O jovem surfista teve um desempenho impressionante na final da categoria Open Boys, com duas notas 10. Este feito foi, nos 31 anos de história dos NSSA Nationals, apenas conseguido duas vezes.

"Estou muito feliz por estar com a Billabong," afirmou o surfista que em muito breve celebrará o 15º aniversário. "Sinto que é mesmo a parceria perfeita." Para além dos sucessos competitivos na NSSA, Ian viajou internacionalmente para fazer free surf e captar imagens em foto e vídeo.

O prodigioso surfista regular já passou mais tempo a viajar que qualquer outro miúdo da sua idade. Austrália, Brasil, Indonésia, Nicarágua... Ian já percorreu todos esses sítios e apenas num ano... As suas viagens favoritas incluem Mentawais e Tahiti.

Focado no surf, na família, nos amigos e no seu cão, Ian tem outras paixões que incluem skate, vídeojogos, desenhar e pintar (especialmente as suas pranchas). O objectivo de Ian é, agora, dar o próximo passo em direcção a um nível de surf de topo.

Oceanlook
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,075
Gostos Recebidos
464
Jervis e Von Rupp seguem para o round 3 do WJC

Filipe Jervis e Nicolau Von Rupp qualificaram-se ontem para o round 3 do Billabong World Junior Championships, campeonato mundial de juniores que decorre em Narrabeen, na Austrália.

As ondas estiveram com 1m e vento onshore mas tanto o surfista português, actual vice-campeão europeu júnior, e o alemão residente em Portugal, venceram as respectivas baterias.

Jervis derrotou o tahitiano Teoro Tahutini totalizando um score combinado de 10.17 pontos que lhe garantiu a passagem a fase seguinte.

Von Rupp eliminou o norte-americano Ian Gentil, a mais recente contratação da Billabong, com o score de 11.56 pontos em 20 possíveis contra os 9.80 do ianque.

No round 4, Jervis e Von Rupp vão defrontar dois dos favoritos à vitória final. O português compete contra o brasileiro Miguel Pupo, o melhor surfista do primeiro dia de competição, enquanto o segundo vai medir forças com o norte-americano, Kolohe andino.

O melhor surfista do dia foi o local Davey Cathels, de 19 anos, que realizou o melhor score do dia com 15.83 superando o tahitiano Enrique Ariitu.

Quanto à prova feminina encontra-se já nas meias-finais composta pelos heats:
Heat 1: Justine Dupont (FRA) vs. Laura Enever (AUS)
Heat 2: Alizee Arnaud (FRA) vs. Bianca Buitendag (ZAF)

De salientar a eliminação de uma das favoritas à vitória final, Tyler Wright, que não conseguiu chegar à fase final da prova.

Resultados:

1st Filipe Jervis (PRT ) 10.17p,Win by 3.47
2nd Teoro Tahutini (PYF ) 6.70p, Needs 6.50

1st Nic Von Rupp (DEU ) 11.56p,Win by 1.76
2nd Ian Gentil (USA ) 9.80p, Needs 4.96

Todos os resultados:

Billabong ASP World Junior Championships Round 2 Results:
Heat 1: Caio Ibeli (BRA) 11.67 def. Keala Naihe (HAW) 8.43
Heat 2: Marc Lacomare (FRA) 12.43 def. Tom Cloarec (FRA) 9.20
Heat 3: Shaun Joubert (ZAF) 13.10 def. Arashi Kato (JPN) 7.40
Heat 4: Davey Cathels (AUS) 15.83 def. Enrique Ariitu (PYF) 8.73
Heat 5: Hiroto Arai (JPN) 10.20 def. Beyrick De Vries (ZAF) 10.00
Heat 6: Andrew Doheny (USA) 10.20 def. Ian Gouveia (BRA) 8.10
Heat 7: Charles Martin (GLP) 14.10 def. Takumi Nakamura (JPN) 12.56
Heat 8: Chris Salisbury (AUS) 13.43 def. Evan Thompson (USA) 12.27
Heat 9: Alex Smith (HAW) 13.03 def. Conner Coffin (USA) 11.03
Heat 10: Nic Von Rupp (DEU) 11.56 def. Ian Gentil (HAW) 9.80
Heat 11: Evan Geiselman (USA) 13.67 def. Kaishu Tanaka (JPN) 10.44
Heat 12: Luke Davis (USA) 10.27 def. Kaito Ohashi (JPN) 8.86
Heat 13: Krystian Kymerson (BRA) 12.67 def. David Vlung (AUS) 8.00
Heat 14: Felipe Jervis (PRT) 10.17 def. Teoro Tahutini (PYF) 6.70
Heat 15: Kaimana Jaquias (HAW) 14.83 def. Albee Layer (HAW) 8.57
Heat 16: Dean Bowen (AUS) 11.84 def. Guillermo Satt (CHL) 10.70

Upcoming Billabong ASP Women's World Junior Championships Semifinals Heats:
Heat 1: Justine Dupont (FRA) vs. Laura Enever (AUS)
Heat 2: Alizee Arnaud (FRA) vs. Bianca Buitendag (ZAF)

Oceanlook
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,075
Gostos Recebidos
464
Filipe Jervis e Von Rupp alcançam 17º lugar na Austrália

Filipe Jervis e Nicolau Von Rupp perderam ontem no round 3 do Billabong World Júnior Championships, segunda e última prova do World Júnior Tour que decorre em Narrabeen, na Austrália.

Jervis foi eliminado pelo brasileiro Miguel Pupo, um dos melhores surfistas da competição, que realizou um score combinado de 13.80 pontos em 20 possíveis contra os 5.50 do português.

Já Von Rupp foi eliminado pelo norte-americano Kolohe Andino que realizou o score de 11.36 ficando a faltar ao luso alemão uma boa segunda onda para inverter o rumo dos acontecimentos.

Assim, ambos conquistaram um 17º lugar ex-aequo no campeonato de juniores mais importante do mundo.

A prova decorreu com ondas de 1m e o grande destaque vai para o sul-africano Dale Staples que realizou a melhor onda do dia com 8.17 pontos em 10 possíveis. O jovem surfista de 20 anos admitiu estar focado nos seus heats mas com um olho em Jack Freestone, actual líder do ranking, que também venceu a sua bateria rumo ao round 4.

Outros dos surfistas em evidência foram o brasileiro Caio Ibelli, o australiano Dean Bowen e o norte-americano Evan Geiselman que causou sensação ao eliminar o local, Davey Cathels.

O actual campeão em título, o francês Maxime Huscenot despediu-se do evento ao ser eliminado por Dean Bowen.

Resultados:

1st Miguel Pupo (BRA ) 13.80p,Win by 8.30
2nd Filipe Jervis (PRT ) 5.50p, Comb. 13.81

1st Kolohe Andino (USA ) 11.36p,Win by 2.06
2nd Nic Von Rupp (DEU ) 9.30p, Needs 5.67

Todos os resultados do round 3:

Heat 1: Granger Larsen (HAW) 11.70 def. Ryan Callinan (AUS) 11.16
Heat 2: Kiron Jabour (HAW) 12.16 def. Luke Davis (USA) 7.57
Heat 3: Evan Geiselman (USA) 10.76 def. Davey Cathels (AUS) 10.47
Heat 4: Caio Ibelli (BRA) 13.27 def. Ty Watson (AUS) 9.00
Heat 5: Marc Lacomare (FRA) 11.40 def. Kaimana Jaquias (HAW) 7.83
Heat 6: Dean Bowen (AUS) 12.37 def. Maxime Huscenot (FRA) 9.00
Heat 7: Charles Martin (GLP) 9.16 def. Chris Salisbury (AUS) 8.40
Heat 8: Jack Freestone (AUS) 13.50 def. Ramzi Boukhaim (MOR) 8.17
Heat 9: Dale Staples (ZAF) 12.62 def. Hiroto Arai (JPN) 10.16
Heat 10: Alex Smith (HAW) 11.84 def. Brendon Gibbons (ZAF) 8.20
Heat 11: Nat Young (USA) 13.93 def. Keanu Asing (HAW) 10.16
Heat 12: Kyrstian Kymerson (BRA) 12.73 def. Shaun Joubert (ZAF) 10.37
Heat 13: Mitch Crews (AUS) 11.27 def. Andrew Doheny (USA) 7.40
Heat 14: Kolohe Andino (USA) 11.36 def. Nic Von Rupp (DEU) 9.30
Heat 15: Miguel Pupo (BRA) 13.80 def. Felipe Jervis (PRT) 5.50
Heat 16: Chad Du Toit (ZAF) 12.84 def. Jesse Mendez (BRA) 12.26

Oceanlook
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,075
Gostos Recebidos
464
Alizee Arnaud sagra-se campeã mundial junior

Alizee Arnaud sagrou-se ontem campeã mundial júnior na categoria feminina, conquistando o prestigiado título no Billabong World Championships, que contou com ondas de 1m em Narrabeen, Austrália.

A surfista francesa de 20 anos conseguiu os dois melhores resultados nas duas etapas disputadas do World Júnior Tour, o Oakley Pro Junior em Bali (Indonésia) onde alcançou um 2º lugar e neste evento na Austrália onde chegou às meias-finais, ou seja, um 3º lugar ex-aequo.

A sul-africana Bianca Buitendag surpreendeu o mundo ao vencer o Billabong World Championships derrotando na final a francesa Justine Dupont.

As francesas fizeram uma boa dupla uma vez que Dupont ao eliminar a australiana Laura Enever (que era a defensora do título) nas meias-finais entregou o título à compatriota Arnaud.

Depois de, no ano passado, o francês Maxime Huscenot ter-se sagrado campeão mundial júnior agora foi a vez de uma menina ter alcançado este importante título provando que os franceses estão cada vez mais a chegar aos lugares de topo (relembrando também que Jeremy Flores venceu no ano passado o Billabong Pipeline Masters, sendo o primeiro europeu a conquistar o troféu em Pipeline.)

Resultados:

Billabong ASP Women's World Junior Championships Final Results:
1 - Bianca Buitendag (ZAF) 10.00
2 - Justine Dupont (FRA) 9.00

Billabong ASP Women's World Junior Championships Semifinals Results:
SF 1: Justine Dupont (FRA) 11.27 def. Laura Enever (AUS) 8.70
SF 2: Bianca Buitendag (ZAF) 8.37 def. Alizee Arnaud (FRA) 7.56

Oceanlook
 

RSCSA

GForum VIP
Entrou
Set 29, 2006
Mensagens
15,094
Gostos Recebidos
1
Saca junta-se a Kelly Slater na Quiksilver

pequena.php


O surfista português Tiago Pires, que terminou em 21.º o Circuito Mundial da ASP em 2010, vinculou-se à marca australiana Quiksilver, que também patrocina o norte-americano Kelly Slater, 10 vezes campeão do Mundo, revelou esta quarta-feira à agência Lusa fonte próxima do surfista.

Saca e Slater têm uma das principais rivalidades do “Dream Tour”, pois o português já venceu o melhor surfista de todos os tempos por três ocasiões desde que chegou à elite do surf mundial.

Após a sua melhor época de sempre no World Tour, Saca, de 30 anos, junta-se à "equipa" de surfistas onde pontificam ainda o norte-americano Dane Reynolds, o havaiano Fred Patacchia e o francês Jeremy Flores, que assegurou também, durante o defeso, a contratação da australiana Stephanie Gilmore, tetracampeã Mundial feminina.

No final de 2010, Tiago Pires anunciou a cessação da parceria com a Billabong, que o patrocinava desde 1998, cuja equipa integrava os australianos Taj Burrow e Joel Parkinson, e o falecido surfista havaiano Andy Irons.

"RC"
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,075
Gostos Recebidos
464
Dia de pausa no mundial de juniores

Ontem foi dia de pausa no Billabong World Júnior Champioships, 2ª e última etapa do World Júnior Tour que decorre em Narrabeen, na Austrália.

Tal como o Oceanlook havia noticiado anteriormente, com a previsão da chegada de uma boa ondulação para os próximos dias, o director de prova, Luke Egan decidiu adiar o recomeço da competição.

A prova encontra-se nos quartos-de-final. Com a eliminação do actual líder do ranking, o australiano Jack Freestone, a discussão do título mundial masculino está em aberto.

Se o sul-africano Dale Staples, actual Nº2, chegar às meias-finais sagra-se automaticamente campeão. Mas outros surfistas como o brasileiro Caio Ibelli, o australiano Mitch Crews, o norte-americano Nat Young e o havaiano Kiron Jabour, com a devida conjugação de resultados, também têm hipótese de conquistar o troféu.

Hoje será realizada uma nova chamada para o check-in às 7.00h locais, ou seja 20.00h em Portugal, para um possível recomeço meia-hora mais tarde.

Oceanlook
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,075
Gostos Recebidos
464
Luz verde para Quiksilver La Vaca Gigante

Foi dada luz verde para a realização da 4ª edição do Quiksilver La Vaca Gigante, evento de ondas grandes que irá decorrer na praia de Bocal, em Santander, Espanha.

As previsões são animadoras para a próxima 2ª feira com a entrada de uma grande ondulação que deverá proporcionar ondas de 5m, o mínimo para a realização do evento que oferece um prize-money de 10 mil euros.

Irão estar presentes 16 big-riders convidados cujos nomes ainda não foram divulgados.

A onda "La Vaca" é uma das mais perigosas do Mar Cantábrico. A enorme massa de água forma-se por cima de um recife raso exigindo aos surfistas muita coragem. Alem disso, a onda rebenta próxima de um penhasco e tem correntes traiçoeiras.

O período de espera deste campeonato decorre deste o passado dia 1 de Novembro até dia 31 de Março.

Oceanlook
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,075
Gostos Recebidos
464
Quiksilver Eddie Aikau em alerta

O The Quiksilver In Memory of Eddie Aikau está em alerta para esta semana.

As previsões do mar apontam para a chegada de uma ondulação gigante na próxima 5ª feira para Waimea, no Havai, que deverá proporcionar as condições para a realização do evento.

No entanto, os organizadores do mítico evento salientam esta segunda-feira será analisado com mais pormenor o mapa das previsões.

Ao todo são 28 surfistas convidados e mais 24 que ficam em lista de espera, todos eles big-riders com provas dadas em ondas grandes.

Este evento realiza-se apenas num dia e para isso as ondas terão de ter mais de 25 pés (cerca de 7,5 metros) em Waimea.

Além do prize-money de 98 mil dólares, este ano o surfista que concretizar o drop mais crítico e surfar a onda sem cair irá receber o Monster Drop Award.

Recorde-se que este campeonato homenageia o lendário Eddie Aikau, destemido "waterman", surfista e nadador-salvador havaiano.

Eddie Aikau foi o primeiro nadador-salvador da costa norte de Oahu. Perdeu a vida tragicamente em 1978, com 31 anos de idade, durante a recriação da Viagem Polinésia, entre o Havai e o Tahiti. No imenso mar, a canoa Hokule'a da viagem ficou à deriva. Eddie remou com a sua prancha na tentativa de encontrar ajuda para os tripulantes. Nunca mais foi visto mas o seu espírito e legado ainda vivem e anualmente é recordado neste campeonato.

Convidados:

Clyde Aikau (HAW)
Kala Alexander (HAW)
Tom Carroll (AUS)
Kohl Christenson (HAW)
Ross Clarke-Jones (AUS)
Shane Dorian (HAW)
Keone Downing (HAW)
Sunny Garcia (HAW)
Mark Healy (HAW)
Michael Ho (HAW)
Bruce Irons (HAW)
Noah Johnson (HAW)
Rusty Keaulana (HAW)
Brock Little (HAW)
Greg Long (USA)
Reef McIntosh (HAW)
Garrett McNamara (HAW)
Peter Mel (USA)
Ramon Navarro (CHL)
Jamie O'Brien (HAW)
Makuakai Rothman (HAW)
Kelly Slater (USA)
Jamie Sterling (HAW)
Dave Wassell (HAW)
Grant Baker (ZAF)
Chris Bertish (EUR)
Carlos Burle (BRA)
Takayuki Wakita (JPN)

Alternativos:
Kahea Hart (HAW) - Aikau Pick
Ross Williams (HAW)
Nathan Fletcher (USA)
Mark Mathews (AUS)
Sion Miloski (HAW)
Kalani Chapman (HAW)
Keoni Watson (HAW)
Anthony Tashnick (USA)
Ian Walsh (HAW)
Koby Abberton (AUS)
Danny Fuller (HAW)
Kealii Mamala (HAW)
Ken Collins (USA)
Myles Padaca (HAW)
Laurie Towner (AUS)
Jamie Mitchell (AUS)
Paul Patterson (AUS)
Andrew Marr (HAW)
Rusty Long (USA)
Tony Ray (AUS)
Derek Ho (HAW)
Taylor Knox (USA)
Tau Hannemann (HAW)
Manoa Drollet (PYF)

Convidados honorários (falecidos):
Donny Solomon (HAW)
Jay Moriarty (USA)
Lester Falatea (HAW)
Mark Foo (HAW)
Peter Davi (USA)
Tiger Espere (HAW)
Todd Chesser (HAW)
Andy Irons (HAW)

Oceanlook
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,075
Gostos Recebidos
464
Jack Freestone é o novo campeão mundial júnior

Jack Freestone é o novo campeão mundial júnior.

O surfista australiano alcançou o título na passada sexta-feira no Billabong World Júnior Championships, 2ª e última etapa do World Júnior Tour que decorreu em Narrabeen, na Austrália.

Freestone era o actual líder do ranking após ter vencido a primeira etapa que decorreu em Bali, na Indonésia. Mas com a sua eliminação no round 4 pelo guadalupenho Charles Martin, ficou dependente de resultados de terceiros, principalmente do seu mais directo adversário, o compatriota Dale Staples.

No entanto, este perdeu nos quartos-de-final para o norte-americano Nat Young entregando o título a Freestone.

Assim, este atleta de 18 anos, que assinou recentemente com a Billabong, é o novo campeão mundial júnior sucedendo ao francês Maxime Huscenot.

Resultados:

Billabong ASP World Junior Championships Final Result:
1 - Marc Lacomare (FRA) 14.00
2 - Nat Young (USA) 11.50

Billabong ASP World Junior Championships Semifinals Results:
SF 1: Marc Lacomare (FRA) 11.07 def. Caio Ibelli (BRA) 10.03
SF 2: Nat Young (USA) 13.60 def. Mitch Crews (AUS) 13.40

Billabong ASP World Junior Championships Quarterfinals Results:
QF 1: Caio Ibelli (BRA) 15.00 def. Kiron Jabour (HAW) 10.37
QF 2: Marc Lacomare (FRA) 15.27 def. Charles Martin (GLP) 11.90
QF 3: Nat Young (USA) 10.83 def. Dale Staples (ZAF) 9.60
QF 4: Mitch Crews (AUS) 13.54 def. Miguel Pupo (BRA) 9.84

Billabong ASP World Junior Rankings (Top 8):
1: Jack Freestone (AUS)
2: Nat Young (USA)
3: Dale Staples (ZAF)
4: Caio Ibelli (BRA)
5: Mitch Crews (AUS)
6: Kiron Jabour (HAW)
7: Marc Lacomare (FRA)
8: Charles Martin (GLP)

Oceanlook
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,075
Gostos Recebidos
464
Marc Lacomare vence Billabong WJC

Marc Lacomare venceu na passada sexta-feira o Billabong World Júnior Championships, 2ª e última etapa do World Júnior Tour que decorreu em Narrabeen, na Austrália.

O surfista francês derrotou na final que decorreu em ondas de 1m o norte-americano Nat Young e sucede assim ao compatriota Maxime Huscenot que venceu o evento no ano passado conquistanto o título de campeão mundial júnior.

No entanto, e devido à eliminação de Dale Staples nos quartos-de-final, o novo campeão mundial da categoria é o australiano Jack Freestone que assinou recentemente com a Billabong.

Staples era o principal adversário na luta pelo título mas ao perder para Nat Young o título ficou com Freestone que venceu a anterior etapa disputada em Bali.

O brasileiro Caio Ibelli e o australiano Mitch Crews alcançaram as meias-finais.

Billabong ASP World Junior Championships Final Result:
1 - Marc Lacomare (FRA) 14.00
2 - Nat Young (USA) 11.50

Billabong ASP World Junior Championships Semifinals Results:
SF 1: Marc Lacomare (FRA) 11.07 def. Caio Ibelli (BRA) 10.03
SF 2: Nat Young (USA) 13.60 def. Mitch Crews (AUS) 13.40

Billabong ASP World Junior Championships Quarterfinals Results:
QF 1: Caio Ibelli (BRA) 15.00 def. Kiron Jabour (HAW) 10.37
QF 2: Marc Lacomare (FRA) 15.27 def. Charles Martin (GLP) 11.90
QF 3: Nat Young (USA) 10.83 def. Dale Staples (ZAF) 9.60
QF 4: Mitch Crews (AUS) 13.54 def. Miguel Pupo (BRA) 9.84

Billabong ASP World Junior Rankings (Top 8):
1: Jack Freestone (AUS)
2: Nat Young (USA)
3: Dale Staples (ZAF)
4: Caio Ibelli (BRA)
5: Mitch Crews (AUS)
6: Kiron Jabour (HAW)
7: Marc Lacomare (FRA)
8: Charles Martin (GLP)

Oceanlook
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,075
Gostos Recebidos
464
Volcom Pipeline Pro na próxima semana

O período de espera do Volcom Pipeline Pro começa na próxima segunda-feira e termina dia 5 de Fevereiro.

O primeiro grande evento do circuito da ASP cotado com 5 estrelas realiza-se em Pipeline, no Havai e oferece um prize-money de 120 mil dólares além de valiosos pontos para o ranking.

O actual detentor do troféu, o local Jamie O'Brien, bem como nomes sonantes como o ex-campeão mundial Sunny Garcia, Bruce Irons, Damien Hobgood, Anthony Walsh, Dusty Payne, Joan Duru, Fred Pattachia, Sunny Garcia, John Florence e Ian Walsh irão estar presentes neste prestigiado evento.

No total irão marcar presença surfistas oriundos de 15 países dos quais fazem parte, por exemplo, Marrocos, Alemanha, México, Peru, Japão e Chile, nações pouco habituadas a estas andanças, provando que o campeonato cativa cada vez mais o contingente internacional.

Oceanlook
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,075
Gostos Recebidos
464
João Macedo vence prémio no Quiksilver La Vaca Gigante

João Macedo venceu ontem o prémio de melhor onda na 4ª edição do Quiksilver La Vaca Gigante, evento de ondas grandes que se realizou na praia de El Bocal, em Santander, Espanha.

As previsões confirmaram-se e as ondas estiveram com cerca de 4m a 5m tendo estado presentes 16 big-riders convidados, entre eles o surfista português que actualmente reside na Califórnia, que substituiu à última hora o ex-tri-campeão nacional, José Gregório.

Estiveram milhares de espectadores a assistir e tudo fazia prever que ia ser um dia pleno de ondas grandes. No entanto, as ondas foram diminuindo rapidamente de tamanho com a maré a encher impossibilitando a conclusão da prova que ficou nas meias-finais.

Sendo assim, a organização decidiu premiar o surfista que fez a melhor onda da prova e esse feito coube a João Macedo que volta a dar que falar na cena internacional, depois de nos últimos anos ter tido performances incríveis em Mavericks, na Califórnia.

Quanto ao prémio de Pior "Wipe Out" foi para o surfista local, Dani Garcia.

Oceanlook
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,075
Gostos Recebidos
464
Tiago Pires elogia nova equipa

Quicksilver conta com Kelly slater

O surfista português Tiago Pires revelou vontade de aprender com o norte-americano Kelly Slater, companheiro de "equipa" na Quiksilver, e admitiu que o 10 vezes campeão do Mundo esteja satisfeito com a sua contratação.

"Ainda não consegui falar com ele, mas eu e o Kelly (Slater) damo-nos lindamente. Temos uma boa relação, somos amigos e acho que ele também deve estar radiante. Não tenho razões para achar o contrário. Ainda melhor, vai poder saber o porquê de eu não ter perdido tantas vezes com ele", afirmou "Saca", em declarações à Agência Lusa.

Nos cinco confrontos entre ambos, o português, de 30 anos, bateu o norte-americano por três vezes, na terceira eliminatória do Billabong Pro Santa Catarina, Brasil, em 2010, no Rip Curl Pro Search, na Indonésia, em 2008, e no Quiksilver Pro France, em 2009.

Já Slater, de 38 anos, apenas bateu Tiago Pires duas vezes: em Mundaka, Espanha, em 2007, e numa eliminatória "tripartida", no Quiksilver Pro France, em 2003.

Entre rivalidade e amizade, o ericeirense reconhece que "poder estar ao pé do Kelly é a melhor coisa que um surfista pode ter, ajuda qualquer um", naquela que é, para "Saca", "a melhor equipa de surf Mundial".

"Sem dúvida que é a maior e melhor equipa. A Quiksilver é uma equipa líder, quer surfistas líderes e eu quero fazer o meu papel", sublinhou Tiago Pires, assegurando ter retificado os "erros" cometidos na segunda metade da época de 2010, que classificou como "desastrosa".

Por isso promete "apostar em grande este ano" e "usar esses erros para ficar ainda mais forte" e tentar uma maior regularidade nos resultados.

"Não há muitos surfistas que tenham conseguido tantos 9 ou 10 em três anos de circuito, isso deixa-me satisfeito porque sinto que tenho potencial para chegar longe e que estou perto daquilo que os júris consideram a perfeição. Sem dúvida que tenho coisas a trabalhar e a retificar no meu surf, mas acho que essa é uma arma forte: Poder fazer uma nota perfeita em vários tipos de mar diferente", explicou.

Depois de anunciar o contrato de 10 anos com o novo patrocinador, Tiago Pires espera, já em 2011, alcançar os objetivos desperdiçados no último circuito, que passavam por garantir um lugar entre os 16 primeiros.

"E, já agora, acho que devo aproveitar este momento. Vou entrar no quarto ano consecutivo no 'world tour', cada vez mais experiente e agora com a Quiksilver vou ter oportunidade de usufruir de condições diferentes, estar com surfistas únicos. Tudo isto acho que me vai dar mais motivação e eu vou tentar, mais uma vez, mostrar as minhas garras", garantiu Saca.

Tiago Pires terminou o último ano no 21.º posto do Circuito Mundial ASP, subindo três posições relativamente a 2009. Na estreia (2008), tinha concluído a temporada no 31.º lugar.

Record
 
Topo