Surf Clube de Viana faz balanço de ano de sucesso
A última época do SCV ficou marcada pela organização de campeonatos de excelência, como o EUROJUNIOR, o XVIII Luso Galaico e a 4.ª etapa do Circuito Nacional Surf Esperanças, que levara às águas vianenses as actuais e futuras grandes estrelas nacionais e mundiais da modalidade.
O reforço da formação também esteve em destaque. A "Surfing School", com o desenvolvimento de um trabalho contínuo, ao longo de todo o ano, tem vindo a marcar a diferença na divulgação da modalidade e no alargamento da base de praticantes de Surf e de Bodyboard na região.
Apesar de 2010 ter sido um ano de muitos desafios, graças ao esforço conjunto e profícuo da Câmara Municipal de Viana do Castelo e do Surf Clube de Viana, os resultados foram muito positivos na promoção da região como destino turístico náutico estratégico.
No que respeita à organização desportiva, destaque para o EUROJUNIOR 2010, organizado pelo SCV, em parceria com a Federação Europeia de Surf, a Federação Portuguesa de Surf e a Câmara Municipal de Viana do Castelo. Este campeonato, organizado pela primeira vez por um clube, contou com a participação de 153 atletas, em representação de 13 selecções nacionais (Portugal, França, Espanha, Inglaterra, Irlanda, País de Gales, Ilhas do Canal, Itália, Alemanha, Bélgica, Holanda, Suécia e Marrocos).
Com mais esta organização de excelência, o SCV colocou em competição em águas vianenses, ao longo de dez dias consecutivos, as futuras grandes estrelas de Surf, Bodyboard e Longboard Europeu e Mundial.
Também durante o mês de Maio, na Praia da Arda, em Afife, o SCV promoveu mais competição de elevado nível, através do XIII Luso Galaico. Homologado pela Federação Portuguesa de Surf e pela Federación Galega de Surf, este campeonato de referência colocou em disputa 100 dos atletas de topo nacionais e galegos, em Surf, Bodyboard e Longboard.
Destaque ainda, para mais uma organização de êxito conjunta com a Federação Portuguesa de Surf. A quarta Etapa do Circuito Nacional Surf Esperanças, que teve lugar nos dias 6, 7 e 8 de Agosto, beneficiou de excelentes condições de mar e contou com a participação de 119 atletas, nas categorias de sub 12, sub 14, sub 16, sub 18 e sub 18 feminino.
O SCV tem procurado proporcionar uma formação contínua e de qualidade. A sua escola, a "Surfing School", com a sua actividade contínua de formação em Bodyboard e Surf, tem vindo a fazer a diferença na região.
A "Surfing School" realizou também um vasto leque de actividades que, através de experiências de Surf e Bodyboard, tem contribuído para uma plena integração escolar, social e comunitária das crianças e jovens, sobretudo dos provenientes de contextos sociais mais vulneráveis.
O Surf Clube de Viana é parceiro activo do projecto Dar+que Falar. Proporcionou aulas de Bodyboard a um grupo de crianças autistas. Também no âmbito das actividades de integração, realizou diversas parcerias com instituições locais e regionais, como a Escola Desportiva de Viana, a Juventude de Viana, o Berço e a Casa dos Rapazes, que se traduziram sobretudo na oferta de Baptismos de Surf.
A "Surfing School" também assinou os ATL's realizados este Verão, e que se traduziram numa semana de Surf, com aulas pela manhã e actividades paralelas ao longo da tarde. O êxito desta iniciativa foi determinante para a sua continuidade.
Atletas do SCV são referência no panorama Nacional e Internacional :Tanto ao nível nacional como internacional, têm sido várias as prestações de relevo protagonizadas, ao longo desta época, por atletas do SCV. João Guedes, campeão nacional em 2009, foi o único atleta português a participar, este ano, em todas as provas da WQS (Circuito Mundial de Surf de Qualificação).
Também André Pedroso, um dos mais reputados surfistas de ondas grandes, na última etapa do Surf Pro 2010, que teve lugar na Nazaré, e na qual se disputava o título de Campeão Nacional de Surf Open, posicionou-se em 4.º lugar.
Nelson Vaz sagrou-se campeão de Bodyboard, em sub 18, nos Jogos Náuticos Atlânticos de 2010, que tiveram como palco Santander, entre 31 de Julho e cinco de Agosto. Também, nesta competição, João Neiva foi finalista na categoria de Bodyboard Open.
O Centro de Alto Rendimento de Surf, obra consignada este ano pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, segundo Guilherme Bastos, presidente da Federação Portuguesa de Surf, deverá entrar em funcionamento ainda durante o ano de 2011. Este projecto vai ao encontro da actividade desenvolvida pelo SCV e da promoção de Viana do Castelo como destino de excelência para a prática de Surf.
O Surf Clube de Viana agradece o apoio prestado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, Federação Europeia de Surf, Federação Portuguesa de Surf, Surfrider Foundation Europe, Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima, Capitania do Porto de Viana do Castelo, Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Junta de Freguesia de Afife, Paínhas S.A., Casaviana, Quiksilver, Roxy, Polen, Carver, SportZone, Deeply, Axis Wellness e por todos os amigos e apoiantes.
Oceanlook