• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

A minha prova pratica-Exame carta de caçador

Esgrava

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 30, 2010
Mensagens
93
Gostos Recebidos
0
Boas pessoal, fiz ontem o exame das 20 perguntas, o manuseamento e identificação de armas e passei.
Não achei difícil, as perguntas que saíram eram do género das que por aqui já vi, com um bocado de estudo fazia-se!!
Vamos agora a carreira de tiro, quem já fez pode dar umas ideias do que vamos fazer e como vamos ser avaliados!?
Cumprimentos

Conta ai o exame amigo.. E as perguntas que te saiaram.. Sempre ajudam o pessoal... :)

Abraço
 

dutoyo

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 10, 2010
Mensagens
45
Gostos Recebidos
0
Boas, não me lembro de quase nada!!!
saiu sobre arma de acção dupla/simples;
qual as licenças que estavam dispensadas de seguro de responsabilidade;
outra sobre condições para comprar munições para detentores da licença C e D;
quantas armas podemos ter em casa de cada categoria;
uma sobre socorro...
quanto a segurança, foi o mais fácil, aí basta estar atentos as questões e interpretar bem.
Só tive dificuldades nas questões de valor 2.5% e é aí que podem complicar. Ler o manual duas vezes é o suficiente. Não deu pra ajudar muito mas não me lembro de mais.
Quanto à carreira de tiro, alguém dá umas dicas??
Cumprimentos
 

Mitek

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 12, 2010
Mensagens
27
Gostos Recebidos
0
Olá pessoal fui hoje a exame fiz a prova teórica , identificação de municões identificação de armas e por fim tiro da classe C e D ate aqui tudo bem mas agora vem a minha pergunta em principio passei !!!! Certo ???
Eles agora vão mandar alguma coisa para casa a dizer se estou Apto o Não ???


Deixo aqui algumas perguntas do exame aquelas que me lembro

Depois de retirar a arma do estojo o que devo conferir
R: Se montei a arma em condições e se fecha correctamente

No veiculo automóvel como deve transportar a arma
R: Todas as Reportas estao Correctas ( aqui dever ler tb as outras respostas )

Quando é que só deve carregar a arma se tiver afastado dos companheiros
R: Em acção de caça

Em termos de segurança as armas de justapostos tem
R: Uma patilha de segurança na parte superior da coronha

Quando a arma esta aberta e sem cartuchos esta
R: Descarregada

Lei 5/2006 do regime jurídico das armas e munições
R: Esta era a 1 Pergunta do EXAME eu mete opção (A)
As actividades relativas…..força armada e de segurança

A pergunta sobre a existência de estupefacientes e outros onde e feita a analise ………
R: estabelecimento de saúde mais próximo

O exame era fácil por isso não compliquem eles tb estão la para ajudar se alguém não perceber alguma pergunta

Uma nota os testes são todos iguais
houve uma altura que eles sairão da sala de aula para fumar ai o pessoal tira as duvidas um com os outros lol lol mas atenção pouco marulho eles comigo foram 3 vezes fumar kkkkk
Era só ver o pessoal a fazer perguntas uns os outros


Boa sorte
 

Esgrava

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 30, 2010
Mensagens
93
Gostos Recebidos
0
Olá pessoal fui hoje a exame fiz a prova teórica , identificação de municões identificação de armas e por fim tiro da classe C e D ate aqui tudo bem mas agora vem a minha pergunta em principio passei !!!! Certo ???
Eles agora vão mandar alguma coisa para casa a dizer se estou Apto o Não ???


Deixo aqui algumas perguntas do exame aquelas que me lembro

Depois de retirar a arma do estojo o que devo conferir
R: Se montei a arma em condições e se fecha correctamente

No veiculo automóvel como deve transportar a arma
R: Todas as Reportas estao Correctas ( aqui dever ler tb as outras respostas )

Quando é que só deve carregar a arma se tiver afastado dos companheiros
R: Em acção de caça

Em termos de segurança as armas de justapostos tem
R: Uma patilha de segurança na parte superior da coronha

Quando a arma esta aberta e sem cartuchos esta
R: Descarregada

Lei 5/2006 do regime jurídico das armas e munições
R: Esta era a 1 Pergunta do EXAME eu mete opção (A)
As actividades relativas…..força armada e de segurança

A pergunta sobre a existência de estupefacientes e outros onde e feita a analise ………
R: estabelecimento de saúde mais próximo

O exame era fácil por isso não compliquem eles tb estão la para ajudar se alguém não perceber alguma pergunta

Uma nota os testes são todos iguais
houve uma altura que eles sairão da sala de aula para fumar ai o pessoal tira as duvidas um com os outros lol lol mas atenção pouco marulho eles comigo foram 3 vezes fumar kkkkk
Era só ver o pessoal a fazer perguntas uns os outros


Boa sorte

Deviam ter te dado um papel a dizer que ficaste aprovado penso eu..
Mas nao sei..

Logo se ve isso..

Abraço e responde-me a Mensagem privada sff..
 

tneto78

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 3, 2010
Mensagens
22
Gostos Recebidos
0
Boas ppl

Fiz o meu exame teorico e pratico para a LUPA e fiquei apto.
1º--De manha fizemos o teste teorico com 20 perguntas 10 a valerem 2,5% e 10 a valerem 7,5%. As perguntas dos testes variam muito pq por exemplo o meu nao foi igual ao da malta q fez no dia anterior e pelo que disse o formador nem eles sabem como é o teste e só o recebem perto da hora do exame via mail. (foi o que eles disseram penso ser verdade) sairam perguntas sobre segurança das armas em casa, zonas onde se podem usar armas de fogo, classe das armas, transporte de armas, classificação das armas tipo curtas ou longas. basicamente foi o q saiu no meu, nem cheiro de socorrismo licenças, multas, documentos, nada. tem que se obter 60%.
2º--A seguir fizemos o reconhecimento pratico de armas com carabina, caçadeira canos sobrepostos e justapostos, semi-automatica, gas pimenta, bastao extensivel, e armas electricas tipo Taser. Reconhecimento de muniçoes e manuseamento das armas.
3º--fomos para a carreira de tiro onde atiramos a 25m 3 tiros com carabina (win 270)
15m 3 tiros com caçadeira e 20m 5 tiros com caçadeira, atenção pq não é preciso acertar em todos embora conte alguma coisa para a nota, os alvos neste caso foram baloes para as caçadeiras e um alvo com cerca de 50cm diametro para os tiros com a carabina.
4º-- viemos ainda para o campo simular uma jornada de caça, com alguns obstaculos para ultrapassar tipo paredes, ribeiro pequeno, nesta parte muita atenção as regras de segurança canos para cima ou baixo, segurança activada, abrir descarregar e pousar a arma no chao para ultrapassar obstaculos etc, manobras de segurança é o mais IMPORTANTE.
No fim deram-me os parabens e disseram-me para não me esquecer do que aprendi qd andar a caçar.
Não achei facil mas tambem come lá ninguem com calma e com os nervos controlados penso q a coisa vai bem. Estudem o livro todo pois eu dediquei-me a partes que pensava serem essenciais e afinal saiu o que eu pensava que nao saia. felizmente correu bem mas como já disse não merece a pena dizer aqui perguntas concretas pq os testes não são iguais.
Espero ter ajudado, um abraço a todos e agora sim já possso dizer:

SAUDAÇÔES CINEGÈTICAS:espi28:
 

Mitek

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 12, 2010
Mensagens
27
Gostos Recebidos
0
Boas ppl

Fiz o meu exame teorico e pratico para a LUPA e fiquei apto.
1º--De manha fizemos o teste teorico com 20 perguntas 10 a valerem 2,5% e 10 a valerem 7,5%. As perguntas dos testes variam muito pq por exemplo o meu nao foi igual ao da malta q fez no dia anterior e pelo que disse o formador nem eles sabem como é o teste e só o recebem perto da hora do exame via mail. (foi o que eles disseram penso ser verdade) sairam perguntas sobre segurança das armas em casa, zonas onde se podem usar armas de fogo, classe das armas, transporte de armas, classificação das armas tipo curtas ou longas. basicamente foi o q saiu no meu, nem cheiro de socorrismo licenças, multas, documentos, nada. tem que se obter 60%.
2º--A seguir fizemos o reconhecimento pratico de armas com carabina, caçadeira canos sobrepostos e justapostos, semi-automatica, gas pimenta, bastao extensivel, e armas electricas tipo Taser. Reconhecimento de muniçoes e manuseamento das armas.
3º--fomos para a carreira de tiro onde atiramos a 25m 3 tiros com carabina (win 270)
15m 3 tiros com caçadeira e 20m 5 tiros com caçadeira, atenção pq não é preciso acertar em todos embora conte alguma coisa para a nota, os alvos neste caso foram baloes para as caçadeiras e um alvo com cerca de 50cm diametro para os tiros com a carabina.
4º-- viemos ainda para o campo simular uma jornada de caça, com alguns obstaculos para ultrapassar tipo paredes, ribeiro pequeno, nesta parte muita atenção as regras de segurança canos para cima ou baixo, segurança activada, abrir descarregar e pousar a arma no chao para ultrapassar obstaculos etc, manobras de segurança é o mais IMPORTANTE.
No fim deram-me os parabens e disseram-me para não me esquecer do que aprendi qd andar a caçar.
Não achei facil mas tambem come lá ninguem com calma e com os nervos controlados penso q a coisa vai bem. Estudem o livro todo pois eu dediquei-me a partes que pensava serem essenciais e afinal saiu o que eu pensava que nao saia. felizmente correu bem mas como já disse não merece a pena dizer aqui perguntas concretas pq os testes não são iguais.
Espero ter ajudado, um abraço a todos e agora sim já possso dizer:

SAUDAÇÔES CINEGÈTICAS:espi28:

Neto quando é que foste a exame não foi Sexta Feira dia 25/6/2010!!!!!
Eu fiz neste dia e não tinha la nada disso só la tinha 3 caçadeiras e 3 carabinas uma delas era .22.
Não tinha la nada de gás pimenta, bastão extensível, e armas eléctricas tipo Taser.
Assim que fiz a prova de reconhecimento das balas e cartuchos passe logo para as da armas reconheci as armas .
Logo a seguir passamos para o tiro ai o Policia disse as armas estão em perfeitas condições peguem nelas com os canos virados para cima e vão ate a zona de tiro o pessoal olhou para os canos meteu os cartuchos deu 2+2+1 tiros os balões abriu as armas e meteu em cima da mesa estas para a classe D
Para as carabinas pegamos na carabina 5 alvos um percurso a descer passamos um ribeiro e o Policia disse esta ai um Ribeiro mas não vão abrir a arma Pq. temos que andar dentro dele por isso e só fazer pontaria os alvos e mais nada
Manobras de Segurança nem velas tipo abrir a arma olhar para os canos fecha dar o disparo de segurança NADA DISTO FOI FEITO
Eu fiz em BELAS não sei onde foi feito o teu
 

bravex1955

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 16, 2010
Mensagens
34
Gostos Recebidos
0
mitek manobras de segurança nem velas tipo abrir a arma olhar para os canos fecha dar o disparo de segurança nada disto foi feito eu fiz em belas não sei onde foi feito o teu[/quote disse:
boas, conta lá o teu teorico
eu também vou a belas esta semana dá ideia das perguntas
um abraço
bravex1955
 

Esgrava

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 30, 2010
Mensagens
93
Gostos Recebidos
0
boas, conta lá o teu teorico
eu também vou a belas esta semana dá ideia das perguntas
um abraço
bravex1955

Ele ja respondeu abaixo:

Deixo aqui algumas perguntas do exame aquelas que me lembro

Depois de retirar a arma do estojo o que devo conferir
R: Se montei a arma em condições e se fecha correctamente

No veiculo automóvel como deve transportar a arma
R: Todas as Reportas estao Correctas ( aqui dever ler tb as outras respostas )

Quando é que só deve carregar a arma se tiver afastado dos companheiros
R: Em acção de caça

Em termos de segurança as armas de justapostos tem
R: Uma patilha de segurança na parte superior da coronha

Quando a arma esta aberta e sem cartuchos esta
R: Descarregada

Lei 5/2006 do regime jurídico das armas e munições
R: Esta era a 1 Pergunta do EXAME eu mete opção (A)
As actividades relativas…..força armada e de segurança

A pergunta sobre a existência de estupefacientes e outros onde e feita a analise ………
R: estabelecimento de saúde mais próximo

O exame era fácil por isso não compliquem eles tb estão la para ajudar se alguém não perceber alguma pergunta



Eu vou la amanha as 8h30 a BELAS.. Mal chegue a casa escrevo aqui o que se passou comg.. Seja bom ou mau eheheheheh

Abraço
 

Esgrava

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 30, 2010
Mensagens
93
Gostos Recebidos
0
Ja ca tou em casa...

Ja fiz tudo e fiquei APTO..

Achei o exames teorico um pouco complicado, todas as respostas sao mt identicas.. é precisso muita atenção mesmo..

O exame pratico nao metem mtas dificuldades e nao tao para chumbar ninguem. Manobras de segurança e segurança e segurança...

Boa Sorte a quem ainda vai... Estudem bem o manual porque o exame teorico é "Dificil" ...

cumprimentos e parabens a mim.. ehehehe
 

dutoyo

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 10, 2010
Mensagens
45
Gostos Recebidos
0
E não deste os tirinhos e aquela cena na carreira de tiro??
Cumprimentos
 

Mitek

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 12, 2010
Mensagens
27
Gostos Recebidos
0
Deram-te algum papel como estas APTO

A mim não me deram nada
 

Esgrava

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 30, 2010
Mensagens
93
Gostos Recebidos
0
Nao dao a ninguem o papel.. Disseram-me que fiquei APTO e que vou receber em casa um certificado do curso em como fiquei APTO(daqui a 2 meses +/- lolololol), e com as instruçoes do que é precisso para pedirmos a LUPA..

Na sexta feira chumbaram 3 na teorica e 1 na pratica.. Hoje até a hora em que me vim embora nao tinha chumbado ninguem..

Ainda la ficaram uns 10 a fazer.. Eu fui logo dos primeiros...

Cumps.
 

Rennato76

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 21, 2010
Mensagens
43
Gostos Recebidos
0
Boas...
De facto o teorico nao é facil....Saiu MUITO MAIS complicado do que estava à espera....:shy_4_02:
Reconhecimento das armas, muniçoes etc..percurso a simular caça,com tiro real, nao achei dificil...e no meu caso nunca tinha dado um tiro de caçadeira.....
A parte dos tiros foi igualmente façil......tiro de Carabina foi o que mais gostei....
A PSP está lá para ajudar e nao para complicar....Duvidas é perguntar....
Se nao fosse a ajuda dos formadores tinha chumbado metade do pessoal no teste teorico...
No final deram a boa noticia e foi vir embora...lol...
 
Última edição:

bravex1955

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 16, 2010
Mensagens
34
Gostos Recebidos
0
Boas...

Olá e parabens aos cromos de hoje tá tudo explicado mas naão contam nada afinal o teórico o que perguntaram?
e o pratico foi naquela de ta sempre a espreitar se o cano ta limpo e carrega descarrega ou foi mais na boa ?
eu vou la na quarta e ainda nao percebi nada do que e que eles querem que a gente faça
cumprimentos aos caçadores do candidato a a caçador
 

Rennato76

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 21, 2010
Mensagens
43
Gostos Recebidos
0
A seguir ao teste teorico, foi assim...
Identificar carabina...depois disse-me para pegar numa caçadeira e tirar uma munição para caça maior....
Depois é a conversa do custome..olhar para os canos se estao obstruidos, arma em segurança etc....
A seguir a esta fase, fui dar tiro a 5 baloes....
Da parte da tarde foi realizar um percurso de caça, numa mata ao lado...tinha vedaçoes para passar, um boneco a fazer de policia, onde após o avistares tinhas que parar abrir a arma, por no chao etc....depois durante o percurso davamos 5 tiros a uns desenhos (coelhos etc) existentes no local....a seguir foi os tiros de carabina e terminou.....
O pior é o teste teorico...é um pouco confuso...
 

Esgrava

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 30, 2010
Mensagens
93
Gostos Recebidos
0
Boas...

Olá e parabens aos cromos de hoje tá tudo explicado mas naão contam nada afinal o teórico o que perguntaram?
e o pratico foi naquela de ta sempre a espreitar se o cano ta limpo e carrega descarrega ou foi mais na boa ?
eu vou la na quarta e ainda nao percebi nada do que e que eles querem que a gente faça
cumprimentos aos caçadores do candidato a a caçador

Cromo és tu... Estas ai todo borrado mas aquilo é facil..

Estuda para o teorico.. Esse sim é mt dificil.. Nao me lembro de mtas perguntas mas os exames sao todos iguais e consegues copiar algumas, pois o pessoal fica sentado pertinho uns dos outros...

A parte pratica é cagada...
Identificar armas da classe C e D... Identificar muniçoes para ambas as classes.. Pegar numa Classe D e fazer manobra segurança..

Depois fiz percurso caça com carabina. Dei 5 tiros a alvos no meio do mato.. Manobras de segurança antes de começar e qdo acabei.. Cano sempre apontar po ar..

Depois passei para classe D e dei 5 tiros a 5 baloes.. Manobras de segurança e pouco mais..

Cagada....

Estuda bem é o manual.. As respostas sao todas mta parecidas.. Esta a chumbar mta gente..
 

bravex1955

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 16, 2010
Mensagens
34
Gostos Recebidos
0
Cromo és tu... Estas ai todo borrado mas aquilo é facil..

Estuda para o teorico.. Esse sim é mt dificil.. Nao me lembro de mtas perguntas mas os exames sao todos iguais

Estuda bem é o manual.. As respostas sao todas mta parecidas.. Esta a chumbar mta gente..

é tudo muito fácil e rematas que tá a chumbar muita gente. ehehehehehe.
não te lembras de mtas perguntas , NAO TE LEMBRAS E DE NENHUMA, PORQUE SE TE LEMBRASSES ESCREVIAS , NÃO É.
VÁ TOMA LÁ OS PARABENS
 
Topo