• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

A minha prova pratica-Exame carta de caçador

Esgrava

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 30, 2010
Mensagens
93
Gostos Recebidos
0
Bom não sei quanto tempo demora mas uma coisa é certa 15 Agosto ainda não caçamos agora em Outubro isso sim a bela lebre,coelho e perdiz ai ja vamos caçar .
PS: isto dito por um Polica da esquadra da Amadora que eu fui la perguntar quanto tempo demora vir a Lupa.
Isto é ate o final Setembro ja temos tudo tratado

Acho que vai demorar muito.. Agora primeiro que te chegue a casa o certificado da Unidade Especial de Policia ainda vai demorar uns 2 meses..

Eu ja tinha pedido a concessao da carta caçador. Eles na ANF estao a espera dos resultados do Curso Tecnico e Civico que vai ser enviado pela policia para emitirem a carta de caçador COM ARMA DE FOGO..

Depois teras de reunir todos os papeis necessarios e ir junto do comando central pedir a LUPA (o que demora mais 90 dias)... Alguns exigem ja a apresentação da carta de caçador quando se pede a LUPA. So depois poderas comprar a arma e ir caçar.. So la para janeiro tou mm a ver...
 
Última edição:

dutoyo

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 10, 2010
Mensagens
45
Gostos Recebidos
0
ok, mas a partir do momento que recebemos a carta de caçador e entregamos os papeis à psp, eles passam um documento de como já possui-mos as licença C, enquanto não chega o cartão da LUPA, pelo menos, foi assim que aconteceu com um amigo aqui a tempos.
Ou seja se recebermos o certificado da unidade especial é porque estamos habilitados à licença e devem passar uma "guia" provisória...
Digo eu!
Cumprimentos
 

Augusto Patacao

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 28, 2008
Mensagens
49
Gostos Recebidos
0
Acho que vai demorar muito.. Agora primeiro que te chegue a casa o certificado da Unidade Especial de Policia ainda vai demorar uns 2 meses..

Eu ja tinha pedido a concessao da carta caçador. Eles na ANF estao a espera dos resultados do Curso Tecnico e Civico que vai ser enviado pela policia para emitirem a carta de caçador COM ARMA DE FOGO..

Depois teras de reunir todos os papeis necessarios e ir junto do comando central pedir a LUPA (o que demora mais 90 dias)... Alguns exigem ja a apresentação da carta de caçador quando se pede a LUPA. So depois poderas comprar a arma e ir caçar.. So la para janeiro tou mm a ver...

Atenção esto ano pela primeira vez será emitida uma guia de substituição para a LUPA, que com essa declaração poderemos comprar a arma, isto é o que consta que irá suceder por acordo coma as organizações da caça.
 

Esgrava

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 30, 2010
Mensagens
93
Gostos Recebidos
0
ok, mas a partir do momento que recebemos a carta de caçador e entregamos os papeis à psp, eles passam um documento de como já possui-mos as licença C, enquanto não chega o cartão da LUPA, pelo menos, foi assim que aconteceu com um amigo aqui a tempos.
Ou seja se recebermos o certificado da unidade especial é porque estamos habilitados à licença e devem passar uma "guia" provisória...
Digo eu!
Cumprimentos

Epa que bela novidade.. Deus queira que seja assim :)

Vamos aguardar..
 

bmsa

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 31, 2008
Mensagens
27
Gostos Recebidos
0
boa tarde pessoal.

eu ca tbm ja fiz o exame (teorico e pratico) para obtençao da LUPA.
no teorico saiu basicamente o que ja se falou por aki, e os conselhos que posso dar é lerem bem as perguntas e respostas, pois algumas sao mt parecidas.
o pratico teve reconhecimento de armas e muniçoes, e prova de tiro real, com 5 tiros de caçadeira a baloes, 2+5 tiros de carabina (era uma drilling) e depois mais 5 tiros de caçadeira num percurso de caça com obstaculos que tinhamos que transpor.
no final perguntei ao comissario da PSP quando teria a papelada toda pronta para caçar, e disseram me precisamente o mesmo.... uns 2 mesitos para o certificado, entretanto tambem deve xegar a carta de caçador com arma de fogo, apos a PSP informar a AFN, e com este 2 documentos pedir a LUPA na PSP, que deverá demorar mais uns 3mesitos.. o comissario disse me que la pa Outubro teria td pronto... fikei desiludido, porque uma pessoa que se esforça para passar nos testes todos á 1ª, tem de esperar tanto tempo, e pior, nao pode ir enrolar ums rolitas em agosto... agora com essa noticia do Sr Augusto Patacao, fikei um bocadito esperançoso que isso aconteça.. vamos ver se asism é....

desde ja obrg pela ajuda que deram aki no forum, e boa sorte para quem ainda nao foi a exame...
 

RAN

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 22, 2007
Mensagens
9
Gostos Recebidos
0
Olá a todos,

- Inscrevi -me para tirar licença de caçador com armas de fogo e arqueiro-caçador.

- Fiz exame teórico pela primeira vez no dia 28 de Junho (2ª chamada) e passei.

- Pelo que me disseram, vou ter que ir a Mafra, fazer o exame de arqueiro-caçador e pelos vistos daqui a uns dias!? vou ter de fazer a prova prática de armas de fogo.

- Agradecia que me esclarecessem, preciso de um manual para o exame prático de armas de fogo? Onde posso adquirir esse manual?
E para o exame prático de arqueiro -caçador? Existe algum manual? Onde posso adquiri-lo?

- Estive a procurar aqui no fórum, e vejo que há pessoas a fazerem referência ao manual para o exame prático, parece que todos sabem qual é, excepto eu?

- Podem dar-me uma ajudinha? :shy_4_02:

- Agradeço antecipadamente a ajuda.
 
Última edição:

bravex1955

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 16, 2010
Mensagens
34
Gostos Recebidos
0
Olá a todos,

- Agradecia que me esclarecessem, preciso de um manual para o exame prático de armas de fogo? Onde posso adquirir esse manual?
E para o exame prático de arqueiro -caçador? Existe algum manual? Onde posso adquiri-lo?

- Estive a procurar aqui no fórum, e vejo que há pessoas a fazerem referência ao manual para o exame prático, parece que todos sabem qual é, excepto eu?

Está o amigo a sofrer o mesmo que eu sofri onde se pode comprar o famigerado manual da P.S.P. ora bem na própria P.S.P. só que eles não vendem o manual, parece estranho mas não é.
as Florestas informam por oficio a P.S.P. que o meu amigo fez o exame e ficou apto. então a P.S.P. manda um oficio para sua casa a convidá-lo para ir lá pagar a sua formaçao e exame e manual que sera um valor entre os 125 euros e os 148 mais ou menos depende da zona do país e marca logo a data dos exames , fácil não é........
um abraço e um aviso perca um bocadinho de tempo e leia tudo o que puder aqui do forum é muito instrutivo.
 

Rennato76

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 21, 2010
Mensagens
43
Gostos Recebidos
0
Essa tambem é boa?!?!

Eu paguei 125€ certinhos...

Mas parece que houve pessoal a pagar mais?!?!
 

RAN

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 22, 2007
Mensagens
9
Gostos Recebidos
0
Caro bravex1955

Obrigado pelo esclarecimento.

Agora a minha dúvida, consiste no seguinte:

Fiz exame no dia 28 deste mês. Quanto tempo aproximadamente terei de esperar até receber o dito ofício?

Depois de pagar recebo logo o manual ou só quando for chamado para formação?

Depois de ir à formação, qual será o tempo médio de espera até à realização do exame teórico?

Desculpem estar a perguntar isto tudo.

Já li e reli vários tópicos no fórum, mas como a lei está sempre a mudar, nunca se sabe o que está ou não correcto.

E desde já, agradeço a excelente ajuda deste fórum, que contribuiu para que conseguisse ficar aprovado logo à primeira.
 

Mitek

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 12, 2010
Mensagens
27
Gostos Recebidos
0
Caro bravex1955

Obrigado pelo esclarecimento.

Agora a minha dúvida, consiste no seguinte:

Fiz exame no dia 28 deste mês. Quanto tempo aproximadamente terei de esperar até receber o dito ofício?

Depois de pagar recebo logo o manual ou só quando for chamado para formação?

Depois de ir à formação, qual será o tempo médio de espera até à realização do exame teórico?

Desculpem estar a perguntar isto tudo.

Já li e reli vários tópicos no fórum, mas como a lei está sempre a mudar, nunca se sabe o que está ou não correcto.

E desde já, agradeço a excelente ajuda deste fórum, que contribuiu para que conseguisse ficar aprovado logo à primeira.

Olá Ran assim que pagares os 125€ na PSP isto foi o que eu pague recebes logo o manual.
O Tempo ate ires a exame é mais o menus 1 a 2 semanas isto é:
Eu fiz o exame no venatório dia 4 Junho foi as aulas da PSP dia 14 Julho e fui a exame dia 25 Julho.
Agora espero lol lol lol
 

tneto78

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 3, 2010
Mensagens
22
Gostos Recebidos
0
Boas ppl

Ando um bocado á nora com tanta informação junta.
Eu já fiz todos os exames e passei. disseram-me para aguardar em casa o certificado.
Mas posso já adiantar alguma coisa referente á carta de caçador? já a posso pedir visto ter feito o curso?
ou só posso tratar da carta após ter a lupa??

Saudações
 

RAN

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 22, 2007
Mensagens
9
Gostos Recebidos
0
Olá Ran assim que pagares os 125€ na PSP isto foi o que eu pague recebes logo o manual.
O Tempo ate ires a exame é mais o menus 1 a 2 semanas isto é:
Eu fiz o exame no venatório dia 4 Junho foi as aulas da PSP dia 14 Julho e fui a exame dia 25 Julho.
Agora espero lol lol lol

Caro bravex1955

Era mesmo esta a informação que pretendia.

Assim fico a saber, que tenho mais ou menos dez dias para estudar.

Muito obrigado pela ajuda.
 

Augusto Patacao

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 28, 2008
Mensagens
49
Gostos Recebidos
0
Boas ppl

Ando um bocado á nora com tanta informação junta.
Eu já fiz todos os exames e passei. disseram-me para aguardar em casa o certificado.
Mas posso já adiantar alguma coisa referente á carta de caçador? já a posso pedir visto ter feito o curso?
ou só posso tratar da carta após ter a lupa??

Saudações

O meu amigo após passar no exame de carta caçador, pode pedir a concessão da mesma logo porque nada tem com a LUPA e após o exame da lupa a informação é entre os organismos para que a carta chegue a casa com o averbamento de arma de fogo, espero que tenhas compriendido a informação vai já tratar dos registos criminais e atestados médicos.
 

RAN

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 22, 2007
Mensagens
9
Gostos Recebidos
0
Desculpem estar a fazer tantas perguntas, mas:

Quando é que se entrega o registo criminal e atestado médico?

No acto do pagamento para a prova prática?

Obrigado
 

Esgrava

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 30, 2010
Mensagens
93
Gostos Recebidos
0
Desculpem estar a fazer tantas perguntas, mas:

Quando é que se entrega o registo criminal e atestado médico?

No acto do pagamento para a prova prática?

Obrigado

Epa eu nao percebo nda..

Nos aqui em lisboa qdo vamos fazer o exame teorico na POLICIA, de seguida fazemos logo tudo.. Fazemos logo a pratica e o tiro.. Fazemos tudo em 1 dia..

Atestado medico entregas quando fores pedir a concessao da carta de caçador (eu ja a pedi, logo depois de ter passado no exame da cinegetica).. Teras de entegar tb outro qdo pedires a LUPA. (atestado, registo criminal etc.. etc..)


Boas ppl

Ando um bocado á nora com tanta informação junta.
Eu já fiz todos os exames e passei. disseram-me para aguardar em casa o certificado.
Mas posso já adiantar alguma coisa referente á carta de caçador? já a posso pedir visto ter feito o curso?
ou só posso tratar da carta após ter a lupa??

Saudações

A carta de caçador até ja devias ter pedido.. Eu pedi logo mal passei no exame da cinegetica.. Assim ja tenho la todo o processo e agora mal chegue a informação da PSP mandam-me logo a carta para casa .. :)
 
Última edição:

RAN

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 22, 2007
Mensagens
9
Gostos Recebidos
0
Olá novamente,

Acho que se devia colocar aqui no fórum um tópico fixo deste género.

1 - Exame teórico carta de caçador.

2 - Pelo que percebi, nesta altura, devemos proceder ao pedido de 2 registos criminais 1 atestado médico e 2 fotografias.

3 - Passado cerca 10 dias, convocatória da PSP para o exame prático. Aí, iremos pagar cerca de 125Eur e recebemos o manual referente à prova teórica de uso e porte de arma. (devemos entregar por esta altura o atestado e registo criminal.

4 - Nesta altura, também devemos ir pedindo a concessão da carta de caçador.

5 - Realização do exame prático.

Por favor corrijam se estiver a dizer algum disparate.
 

Esgrava

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 30, 2010
Mensagens
93
Gostos Recebidos
0
Olá novamente,

Acho que se devia colocar aqui no fórum um tópico fixo deste género.

1 - Exame teórico carta de caçador.

2 - Pelo que percebi, nesta altura, devemos proceder ao pedido de 2 registos criminais 1 atestado médico e 2 fotografias.

3 - Passado cerca 10 dias, convocatória da PSP para o exame prático. Aí, iremos pagar cerca de 125Eur e recebemos o manual referente à prova teórica de uso e porte de arma. (devemos entregar por esta altura o atestado e registo criminal.

4 - Nesta altura, também devemos ir pedindo a concessão da carta de caçador.

5 - Realização do exame prático.

Por favor corrijam se estiver a dizer algum disparate.


Dizes muitos disparates.. Acho que assim nao passas no curso da LUPA ... Ja todos dissemos o que se tem de fazer, e mesmo assim interpretas tudo mal...

Ja passaste na cinegética - Pede ja rapidamente carta de caçador (registo criminal etc.. etc... ) - porque eles mal saibam o resultado da tua pratica na PSP emitem a carta com arma de fogo caso passes no exame pratico e mandam para tua casa..

Quando passares no exame teorico e pratico na POLICIA esperas até receberes o certificado em casa em como ficaste APTO e de seguida reunes outra vez os documentos (registo criminal etc.. etc...) e vais a PSP pedir a LUPA..

è tao simplesssssssssssssssssssss......
 

Tenreiro

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2010
Mensagens
72
Gostos Recebidos
0
Dizes muitos disparates.. Acho que assim nao passas no curso da LUPA ... Ja todos dissemos o que se tem de fazer, e mesmo assim interpretas tudo mal...

Ja passaste na cinegética - Pede ja rapidamente carta de caçador (registo criminal etc.. etc... ) - porque eles mal saibam o resultado da tua pratica na PSP emitem a carta com arma de fogo caso passes no exame pratico e mandam para tua casa..

Quando passares no exame teorico e pratico na POLICIA esperas até receberes o certificado em casa em como ficaste APTO e de seguida reunes outra vez os documentos (registo criminal etc.. etc...) e vais a PSP pedir a LUPA..

è tao simplesssssssssssssssssssss......
Camarada não quero que me interprete mal... mas da forma como disse até parece muito simples mas na verdade não é:isso_se_faz:. É preciso ter muita paciência.
 

Esgrava

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 30, 2010
Mensagens
93
Gostos Recebidos
0
Camarada não quero que me interprete mal... mas da forma como disse até parece muito simples mas na verdade não é:isso_se_faz:. É preciso ter muita paciência.

Para mim é do mais simples que pode haver.. O meu unico problema é se eles demoram mt ou nao a dar as ditas LUPA e etc...

Porque tratar da papelada é mt simples e ja foi explicado inumeras vezes.

Disponham sempre. No que puder ajudar estarei aqui..

Cumps.
 

bmsa

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 31, 2008
Mensagens
27
Gostos Recebidos
0
boa tarde,

vou tentar resumir o que fiz desde a minha ideia de tirar a carta até agora, para tentar ajudar.

entao foi assim:

1-inscrever me na AFN e comprei logo o livro
2-exame na AFN com aprovaçao
3-pedi concessao de carta de caçadpr com todos os documentos necessarios (atestado medico, registo criminal, fotografias, etc)
4-notificaçao enviada para casa pela PSP para me apresentar no posto para pagar 155€ de inscriçao no curso. inscriçao que contemplava preencher dois impressos, entregar registo criminal e atestado medico, e deram em logo o livro para estudar.
5-frequentei o curso de formaçao tecnica e civica (CFTC)
6-exame teorico de manha e quem ficasse aprovado seguiria para o pratico, fiquei aprovado nos dois.

agora tou a espera do certificado de aprovaçao do curso, para juntamente com a carta de caçador com arma de fogo (a PSP vai informar a AFN dos formandos aprovados), ir requerer a LUPA.

disseram me no dia do exame da PSP que quando fosse requerer a LUPA, teria que levar novamente regsto criminal e atestado medico... isto é verdade??
para que? se ja entreguei os mesmos documentos aquando da minha inscriçao no CFTC??
alguem me sabe dizer que documentos sao necessarios quando for pedir concessao da LUPA?
 
Topo