• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

A minha prova pratica-Exame carta de caçador

Esgrava

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 30, 2010
Mensagens
93
Gostos Recebidos
0
boa tarde,

vou tentar resumir o que fiz desde a minha ideia de tirar a carta até agora, para tentar ajudar.

entao foi assim:

1-inscrever me na AFN e comprei logo o livro
2-exame na AFN com aprovaçao
3-pedi concessao de carta de caçadpr com todos os documentos necessarios (atestado medico, registo criminal, fotografias, etc)
4-notificaçao enviada para casa pela PSP para me apresentar no posto para pagar 155€ de inscriçao no curso. inscriçao que contemplava preencher dois impressos, entregar registo criminal e atestado medico, e deram em logo o livro para estudar.
5-frequentei o curso de formaçao tecnica e civica (CFTC)
6-exame teorico de manha e quem ficasse aprovado seguiria para o pratico, fiquei aprovado nos dois.

agora tou a espera do certificado de aprovaçao do curso, para juntamente com a carta de caçador com arma de fogo (a PSP vai informar a AFN dos formandos aprovados), ir requerer a LUPA.

disseram me no dia do exame da PSP que quando fosse requerer a LUPA, teria que levar novamente regsto criminal e atestado medico... isto é verdade??
para que? se ja entreguei os mesmos documentos aquando da minha inscriçao no CFTC??
alguem me sabe dizer que documentos sao necessarios quando for pedir concessao da LUPA?


A mim ninguem me pediu registo criminal nem atestado medico quando fui pagar o CFTC.. Paguei 125 Euros e deram-me o manual e pronto..

Agora volto la quando for pedir a LUPA e ai sim, levo os documentos exigidos.. Os documentos que precissas vao vir mencionados na carta que receberes com o certificado de APTO do CFTC.
 

bmsa

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 31, 2008
Mensagens
27
Gostos Recebidos
0
entao os meus documentos que os guardem la bem guardadinhos, que assim ja servem para qd for pedir a LUPA...
 

RAN

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 22, 2007
Mensagens
9
Gostos Recebidos
0
Dizes muitos disparates.. Acho que assim nao passas no curso da LUPA ... Ja todos dissemos o que se tem de fazer, e mesmo assim interpretas tudo mal...

Ja passaste na cinegética - Pede ja rapidamente carta de caçador (registo criminal etc.. etc... ) - porque eles mal saibam o resultado da tua pratica na PSP emitem a carta com arma de fogo caso passes no exame pratico e mandam para tua casa..

Quando passares no exame teorico e pratico na POLICIA esperas até receberes o certificado em casa em como ficaste APTO e de seguida reunes outra vez os documentos (registo criminal etc.. etc...) e vais a PSP pedir a LUPA..

è tao simplesssssssssssssssssssss......

Olá,

Sei que digo alguns disparates, talvez seja do cansaço.

Os pontos que eu coloquei, foram um bocado despropositados e eram só um exemplo.

Agora no que diz respeito ao exame, isso é para ser feito à primeira tal como foi com o da carta de caçador. Nem sequer penso doutra maneira.

Gosto, é de ter tudo muito bem organizado, de modo a não ser apanhado desprevenido.

Para quem já fez tudo isto, é muito fácil, concordo, mas para quem ainda não fez, torna-se um bocado confuso.

De qualquer maneira, e como já referi anteriormente, agradeço toda a ajuda prestada neste fórum.
 

RAN

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 22, 2007
Mensagens
9
Gostos Recebidos
0
vou tentar resumir o que fiz desde a minha ideia de tirar a carta até agora, para tentar ajudar.

entao foi assim:

1-inscrever me na AFN e comprei logo o livro
2-exame na AFN com aprovaçao
3-pedi concessao de carta de caçadpr com todos os documentos necessarios (atestado medico, registo criminal, fotografias, etc)
4-notificaçao enviada para casa pela PSP para me apresentar no posto para pagar 155€ de inscriçao no curso. inscriçao que contemplava preencher dois impressos, entregar registo criminal e atestado medico, e deram em logo o livro para estudar.
5-frequentei o curso de formaçao tecnica e civica (CFTC)
6-exame teorico de manha e quem ficasse aprovado seguiria para o pratico, fiquei aprovado nos dois.

agora tou a espera do certificado de aprovaçao do curso, para juntamente com a carta de caçador com arma de fogo (a PSP vai informar a AFN dos formandos aprovados), ir requerer a LUPA.

disseram me no dia do exame da PSP que quando fosse requerer a LUPA, teria que levar novamente regsto criminal e atestado medico... isto é verdade??
para que? se ja entreguei os mesmos documentos aquando da minha inscriçao no CFTC??
alguem me sabe dizer que documentos sao necessarios quando for pedir concessao da LUPA?

Ora, era precisamente isto que eu referia.

Excelente ajuda.
Simples e ordenada.

Mais uma vez, obrigado.
 

bravex1955

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 16, 2010
Mensagens
34
Gostos Recebidos
0
Olá,

Gosto, é de ter tudo muito bem organizado, de modo a não ser apanhado desprevenido.

Para quem já fez tudo isto, é muito fácil, concordo, mas para quem ainda não fez, torna-se um bocado confuso.

Caro amigo, não é nada fácil, para quem já fez, é preciso é pensar em passar uma etapa de cada vez, básicamente o meu amigo o que fez foi responder num exame das florestas quando é que os piriquitos e os canário estão com o periodo e não podem ser caçados......ok ok
Agora a cena é outra, mais do tipo militar, ou seja se já é oi foi caçador é dificil porque trás vicios de manejo de arma, como eles dizem,
tipo andar de culatra fechada, não andar com a segurança activa etc etc etc etc
se nunca mexeu numa arma também não é fácil porque as tais manobras de segurança são tramadas se espreita para os canos parece que está a apontar a arma á cabeça se não espreita pode lá estar um papelinho dentro
se levanta os canos muito enfim parece que quer matar alguém se levanta a coronha muito parece que vai dar um tiro num pé.
se põe o ultimo dos 5 cartuchos no cano de cima a arma não dispara e depois o que fazer foi tiro falso etc etc etc....
Fundamentalmente a P.S.P. está indescutivelmente para ajudar e para ensinar mas isso não significa que fechem os olhos às asneiras e com o nervoso mais armas a que não estamos habituados etc etc é fácil LIXAR o exame prático.
mais o exame teórico contrariamente ao que parece é tramado eu diria mesmo que o PORTUGALES das perguntas é FO....DI.....GO, quero dizer DIGO
é tipo exame para a carta de condução não basta estudar o manual é preciso estar preparado para multirespostas quase iguais e debaixo de pressão não é fácil escolher a certa como já disse ande aqui no forum veja as folhas anteriores quanto mais analizar as cenas que aqui estão relatadas máis fácil são os exames, com calma muita leitura no livro o assunto exames passa mas lembre-se que ficam muitos pelo caminho.
em resumo não se preocupe tanto com os atestados médicos e preocupe-se mais em fazer os exames que faltam
um abraço de quem fez exame esta semana
 

Rennato76

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 21, 2010
Mensagens
43
Gostos Recebidos
0
Boas...
Ando a pensar como arranjar o atestado Médico....
No Médico de famila, ja não lá vou ha uns 20 anos, e se lá apareco e peço o atestado, deve rir-se na minha cara e mandar fazer uns 1001 exames....
Será que nessas clinicas privadas torna-se mais rapido, do tipo pagar e levar o atestado lol...
 

RAN

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 22, 2007
Mensagens
9
Gostos Recebidos
0
Olá,

Gosto, é de ter tudo muito bem organizado, de modo a não ser apanhado desprevenido.

Para quem já fez tudo isto, é muito fácil, concordo, mas para quem ainda não fez, torna-se um bocado confuso.

Caro amigo, não é nada fácil, para quem já fez, é preciso é pensar em passar uma etapa de cada vez, básicamente o meu amigo o que fez foi responder num exame das florestas quando é que os piriquitos e os canário estão com o periodo e não podem ser caçados......ok ok
Agora a cena é outra, mais do tipo militar, ou seja se já é oi foi caçador é dificil porque trás vicios de manejo de arma, como eles dizem,
tipo andar de culatra fechada, não andar com a segurança activa etc etc etc etc
se nunca mexeu numa arma também não é fácil porque as tais manobras de segurança são tramadas se espreita para os canos parece que está a apontar a arma á cabeça se não espreita pode lá estar um papelinho dentro
se levanta os canos muito enfim parece que quer matar alguém se levanta a coronha muito parece que vai dar um tiro num pé.
se põe o ultimo dos 5 cartuchos no cano de cima a arma não dispara e depois o que fazer foi tiro falso etc etc etc....
Fundamentalmente a P.S.P. está indescutivelmente para ajudar e para ensinar mas isso não significa que fechem os olhos às asneiras e com o nervoso mais armas a que não estamos habituados etc etc é fácil LIXAR o exame prático.
mais o exame teórico contrariamente ao que parece é tramado eu diria mesmo que o PORTUGALES das perguntas é FO....DI.....GO, quero dizer DIGO
é tipo exame para a carta de condução não basta estudar o manual é preciso estar preparado para multirespostas quase iguais e debaixo de pressão não é fácil escolher a certa como já disse ande aqui no forum veja as folhas anteriores quanto mais analizar as cenas que aqui estão relatadas máis fácil são os exames, com calma muita leitura no livro o assunto exames passa mas lembre-se que ficam muitos pelo caminho.
em resumo não se preocupe tanto com os atestados médicos e preocupe-se mais em fazer os exames que faltam
um abraço de quem fez exame esta semana

He he he. Essa dos periquitos, está demais, é mesmo isso...
O FO....DI.....GO, também está demais... Eu compreendo, que por
vezes, o nervosismo estraga tudo. Mas vou treinar, treinar, treinar para que
todos esses movimentos, passem a reflexos.

Quanto ao teórico só há mesmo uma hipótese, estudar e ter muito cuidado com a interpretação.

Espero que tenha concluído o exame com sucesso, e se assim foi os meus parabéns.

Em todo o caso muito obrigado pela excelente ajuda.
 
Última edição:

Esgrava

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 30, 2010
Mensagens
93
Gostos Recebidos
0
Boas...
Ando a pensar como arranjar o atestado Médico....
No Médico de famila, ja não lá vou ha uns 20 anos, e se lá apareco e peço o atestado, deve rir-se na minha cara e mandar fazer uns 1001 exames....
Será que nessas clinicas privadas torna-se mais rapido, do tipo pagar e levar o atestado lol...

Atestado qq amigo medico te passa.. Eu nao tenho problema pois tenho alguns 10 medicos na familia.. QQ um me passa o atestado de um dia po outro.. Mas tenta ver numa clinica privada qq..
 

dutoyo

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 10, 2010
Mensagens
45
Gostos Recebidos
0
Boas, então não há novidades?
Ninguém recebeu a carta em casa ou sabe pra quando está previsto!?
Já estou a ver que não adiantou enviar os papeis com antecedência!
Vamos a ver
Cumprimentos
 

Mitek

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 12, 2010
Mensagens
27
Gostos Recebidos
0
Boas, então não há novidades?
Ninguém recebeu a carta em casa ou sabe pra quando está previsto!?
Já estou a ver que não adiantou enviar os papeis com antecedência!
Vamos a ver
Cumprimentos

Até agora ainda não tive nada e não sei para quando esta previsto
 

Esgrava

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 30, 2010
Mensagens
93
Gostos Recebidos
0
Ouvi dizer que o certificado da PSP nao vem para casa..

Temos de ser nos a ir la busca-lo.

Alguem confirma ????
 

Rennato76

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 21, 2010
Mensagens
43
Gostos Recebidos
0
Pelo que ouvi na formação, temos que ir pessoalmente busca-lo....Mas nao tenho a certeza, se será mesmo assim....No meu caso tenho que ir busca-lo a Setubal e entregar depois em Almada com o resto da papelada....
Agora nao sei se avisam ou temos que ser nós a contactar a PSP
 

xallamec

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 1, 2007
Mensagens
11
Gostos Recebidos
0
testes teoricos da psp

Peço desculpa por repetir a pergunta, mas... e testes teóricos da psp não há por aí nada para ir praticando?
 

dutoyo

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 10, 2010
Mensagens
45
Gostos Recebidos
0
Isso não arranjas, mas se recuares umas páginas neste tópico encontras prai 70% das perguntas que vais encontrar.
São sempre muito parecidas as perguntas de teste para teste.
Boa sorte
Cumprimentos
 

xallamec

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 1, 2007
Mensagens
11
Gostos Recebidos
0
Isso não arranjas, mas se recuares umas páginas neste tópico encontras prai 70% das perguntas que vais encontrar.
São sempre muito parecidas as perguntas de teste para teste.
Boa sorte
Cumprimentos

muito obrigado
 

RAN

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 22, 2007
Mensagens
9
Gostos Recebidos
0
Cá estou eu de novo.

Desculpem a minha insistência, mas ando preocupado.

Recebi hoje a convocatória para o Curso de Formação Técnica e Cívica.

Ora resumindo.
Fui convocado para ir a Mafra dia 29/07/2010 realizar o exame prático de Arqueiro Caçador.

Hoje, fui convocado para fazer o Curso de Formação Técnica e Cívica no dia 27/07/2010 no Porto.

O que gostará de saber, se é que alguém sabe, é quanto tempo demora após a realização do Curso de Formação Técnica e Cívica a ser chamado para o exame de uso e porte de arma?

O meu problema é que vou para férias do dia 1 a 15 de Agosto e espero não ser chamado nessa altura. Deixe-me gozar os 15 dias de férias que são os únicos a que tenho direito.:36_1_741:

Obrigado desde já pela ajuda.
 

rsantos_tvd

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 11, 2008
Mensagens
2
Gostos Recebidos
0
Boa noite, pessoal...

queria saber se algum dos presentes já recebeu em casa a carta de caçador ou o certificado de aprovação do CFTC.

eu fiz tudo com aprovação no dia 21 de junho. mas os sr's policias devem andar com o rabo virado para o sol e nunca mais mandam nada... eu gostava que esta espera fou-se um bocado mais rapida...
desc. o desabafo....
 

Manuel M.

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 26, 2009
Mensagens
3
Gostos Recebidos
0
Boa tarde!

Sexta-feira(23/07/2010) vou fazer o teste teorico e prático na psp.
Alguém sabe onde encontrar algum modelo de teste teorico para praticar?
Alguém se lembrar das perguntas efectuadas no seu teste.
Estou com muito receio da prova.

Obrigado desde já pela ajuda.
 

Esgrava

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 30, 2010
Mensagens
93
Gostos Recebidos
0
Pessoal ja recebi ontem a Carta de caçador em casa.. Hoje vou ligar para a PSP para saber o que tenho de fazer a seguir e quais os documentos necessarios para pedir a LUPA.. :)
 
Topo