• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.
Portal Chamar Táxi

A minha prova pratica-Exame carta de caçador

Tenreiro

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2010
Gostos Recebidos
0
Bem eu já me safei dessas dores de cabeça. Mas um conselho que dou tal como muitos, é que não se calem, se for preciso dirijam-se a PSP todos os dias ate eles se fartarem pois só nessa altura é que eles são capazes de começar a mexer a caneta.

Hoje foi o meu primeiro dia de caça e devo dizer que foi muito acima das minhas expectativas, por incrível de pareça numa ZCA onde o meu pai ja teve dias sem abater nada, hoje, eu, o meu pai e o meu irmão, cada um matou 1 lebre e 1 perdiz(Total: 3 lebres e 3 perdizes). Devo dizer que foi um "1º dia" ESPECTACULAR.

Cumprimentos

dutoyo

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 10, 2010
Gostos Recebidos
0
Boas pessoal, alguém sabe se a zona de Pinhel (Guarda) é boa zona de caça?
Tordos, perdizes, etc.
Já vi que ainda andam as cabeçadas com a LUPA, país miserável!
Cumprimentos

Tenreiro

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2010
Gostos Recebidos
0
Boas pessoal, alguém sabe se a zona de Pinhel (Guarda) é boa zona de caça?
Tordos, perdizes, etc.
Já vi que ainda andam as cabeçadas com a LUPA, país miserável!
Cumprimentos

Eu sou da Guarda e caço numa ZCA nas Freixedas(Pinhel) a caça aqui não é muito abundante mas da para fazer o gosto ao dedo. No entanto abriu recentemente uma ZCA da Povoa do Concelho muito perto desta, mas onde pelo contrario há muita mais caça, muitos coelhos perdizes pombos... e é uma zona muita extensa onde dificilmente se conseguiria percorrer de uma ponta à outra durante toda a época. Muita gente de todo o pais vai para ali caçar. E também esta zona(Guarda) é uma excelente zona de tordos.

dutoyo

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 10, 2010
Gostos Recebidos
0
Obrigado pela informação tenrreiro, é que a minha avó tem casa em Alverca (não sei se conheces) e estava a pensar ir lá um dia gatilhar, se valesse a pena, claro.
Mais para a frente penso nisso.
Cumprimentos

nsemedo

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 7, 2010
Gostos Recebidos
0
Finalmente já recebi a LUPA... estava a ver que não dava uns tiros...

trincadeiro

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 11, 2010
Gostos Recebidos
0
Boas.. Pessoal tenho 16 anos gostava de tirar carta de caçador mas não tenho a certeza se posso utilizar arma de fogo os meus pais dão-me autorização. Alguem me pode esclarecer a cerca desta duvida.

Obrigado...

Augusto Patacao

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 28, 2008
Gostos Recebidos
0
Boas.. Pessoal tenho 16 anos gostava de tirar carta de caçador mas não tenho a certeza se posso utilizar arma de fogo os meus pais dão-me autorização. Alguem me pode esclarecer a cerca desta duvida.

Obrigado...

Podes tirar a carta com 16 anos com arma de fogo OK.

Mitek

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 12, 2010
Gostos Recebidos
0

Obrigado...

Sim podes tirar a carta de caçador com a especificação com arma de fogo, sobre o uso e porte de arma só podes ter a classe (C) quando tiveres 18 anos.
Como só tens 16 anos podes tirar da classe (D) mas não podes ter arma própria isto é:
Podes ir a caça mas com uma pessoa que também cace essa pessoa pode te emprestar uma arma de classe (D) para isso tem ir a Policia e preencher um impresso de 3 folhas uma para ti outra para o dono da arma e a outra fica na Policia.

PS: Atenção tem que tar sempre acompanhado por um caçador não podes andar sozinho e a arma com que andas tem que pertencer a esse caçador
Espero ter ajudado

Esta aqui a lei:
Pode ser autorizado o uso e porte de armas da classe D aos menores com a idade mínima de 16 anos, para a prática de
actos venatórios de caça maior ou menor, desde que acompanhados no mesmo acto cinegético por quem exerce a responsabilidade parental ou, mediante autorização escrita deste e sendo portadores desta autorização, por qualquer pessoa habilitada com licença para a prática do acto venatório, identificada naquela autorização, que seja simultaneamente proprietária da arma utilizada pelo menor e titular da licença correspondente.

Classe das armas

Classe D:
armas de fogo de cano longo (superior a 60 cm), com canos de alma lisa ou de alma estriada desde que exclusivamente aptas a disparar munições próprias de canos de alma lisa

Classe C:
Armas de fogo de cano longo e com alma estriada ou de alma lisa com cano que não exceda os 60 cm; de cano curto e de tiro-a-tiro, unicamente aptas a disparar munições de percussão centra; de calibre até 6mm para munições de percussão anelar; réplicas usadas em tiro desportivo; e armas de ar comprimido de calibre superior a 5.5mm;

trincadeiro

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 11, 2010
Gostos Recebidos
0
Obrigado. Vou já tratar de tudo para tirar a carta de caçador.

Boas caçadas ;P.

fabio_padinha

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 21, 2010
Gostos Recebidos
0
Gamo Shadow Express Air Shotgun

Esta arma de pressão pode ser usada em portugal?

fabio_padinha

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 21, 2010
Gostos Recebidos
0
mas esta arma é uma arma de pressão, por isso acho que dá para ser usada em portugal

Última edição:

Mitek

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 12, 2010
Gostos Recebidos
0
mas esta arma é uma arma de pressão, por isso acho que dá para ser usada em portugal

Sim a arma e de pressão mas tem o calibre .22
As armas de pressão so podem ir ate 5.5mm e nao poder ser servidas na caça

vilariça

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Jan 18, 2010
Gostos Recebidos
0
Carta de caçador

Boa noite a todos,

Eu requeri exame este ano e vou faze-lo lá para Abril, isto segundo indicações da Autoridade Nacional Florestal.

Pelo exame paguei 55 euros mais 8 euros do manual para exame.

Mas agora tenho algumas duvidas.
Se for aprovado no exame da AFN vou ter de passar para a PSP que neste momento faz quantos exames? Um teórico e outro pratico? Qual o valor do exame para categoria C?

Um abraço

fabio_padinha

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 21, 2010
Gostos Recebidos
0
Sim a arma e de pressão mas tem o calibre .22
As armas de pressão so podem ir ate 5.5mm e nao poder ser servidas na caça

Mas eu não quero para caçar, é para recreio, eu não quero usar esta arma para matar coelhos, perdizes nem nada disso, para caça tem de ser caçadeiras, esta arma é só para usar em casa:espi28:

Mitek

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 12, 2010
Gostos Recebidos
0
Mas eu não quero para caçar, é para recreio, eu não quero usar esta arma para matar coelhos, perdizes nem nada disso, para caça tem de ser caçadeiras, esta arma é só para usar em casa:espi28:

Amigo Fabio vou repetir mais uma vez essa arma e de calibre .22 tem licença para ter essa arma ???para ter essa arma tem que ter licença B1
mesmo para a ter em casa tem que ter a licença B1

Mitek

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 12, 2010
Gostos Recebidos
0
Boa noite a todos,

Eu requeri exame este ano e vou faze-lo lá para Abril, isto segundo indicações da Autoridade Nacional Florestal.

Pelo exame paguei 55 euros mais 8 euros do manual para exame.

Mas agora tenho algumas duvidas.
Se for aprovado no exame da AFN vou ter de passar para a PSP que neste momento faz quantos exames? Um teórico e outro pratico? Qual o valor do exame para categoria C?

Um abraço

sim na policia vais fazer 2 exames um teorico e outro pratico o valor e +/- 120€ para a categoria C

fabio_padinha

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 21, 2010
Gostos Recebidos
0
Eu perguntei ao armeiro e ele disse que esta arma era legal em portugal porque era uma arma de pressão de calibre 5.5mm

Amigo Fabio vou repetir mais uma vez essa arma e de calibre .22 tem licença para ter essa arma ???para ter essa arma tem que ter licença B1
mesmo para a ter em casa tem que ter a licença B1

dutoyo

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 10, 2010
Gostos Recebidos
0
Boas, que ponteira aconselham para os tordos? 1* ou 3*?
Cumprimentos

Mitek

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 12, 2010
Gostos Recebidos
0
Boas, que ponteira aconselham para os tordos? 1* ou 3*?
Cumprimentos

Eu na minha arma tenho 4* e 3* chumbo 8
ou 4* e 2* chumbo 8

Agora se é para uma Semi-Automatica uma 3* chumbo 8

Última edição: