Boas.. Pessoal tenho 16 anos gostava de tirar carta de caçador mas não tenho a certeza se posso utilizar arma de fogo os meus pais dão-me autorização. Alguem me pode esclarecer a cerca desta duvida.
Obrigado...
Sim podes tirar a carta de caçador com a especificação com arma de fogo, sobre o uso e porte de arma só podes ter a classe (C) quando tiveres 18 anos.
Como só tens 16 anos podes tirar da classe (D) mas não podes ter arma própria isto é:
Podes ir a caça mas com uma pessoa que também cace essa pessoa pode te emprestar uma arma de classe (D) para isso tem ir a Policia e preencher um impresso de 3 folhas uma para ti outra para o dono da arma e a outra fica na Policia.
PS: Atenção tem que tar sempre acompanhado por um caçador não podes andar sozinho e a arma com que andas tem que pertencer a esse caçador
Espero ter ajudado
Esta aqui a lei:
Pode ser autorizado o uso e porte de armas da classe D aos menores com a idade mínima de 16 anos, para a prática de
actos venatórios de caça maior ou menor, desde que acompanhados no mesmo acto cinegético por quem exerce a responsabilidade parental ou, mediante autorização escrita deste e sendo portadores desta autorização, por qualquer pessoa habilitada com licença para a prática do acto venatório, identificada naquela autorização, que seja simultaneamente proprietária da arma utilizada pelo menor e titular da licença correspondente.
Classe das armas
Classe D:
armas de fogo de cano longo (superior a 60 cm), com canos de alma lisa ou de alma estriada desde que exclusivamente aptas a disparar munições próprias de canos de alma lisa
Classe C:
Armas de fogo de cano longo e com alma estriada ou de alma lisa com cano que não exceda os 60 cm; de cano curto e de tiro-a-tiro, unicamente aptas a disparar munições de percussão centra; de calibre até 6mm para munições de percussão anelar; réplicas usadas em tiro desportivo; e armas de ar comprimido de calibre superior a 5.5mm;