• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

A minha prova pratica-Exame carta de caçador

Augusto Patacao

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 28, 2008
Mensagens
49
Gostos Recebidos
0
Digam-me uma coisa sff..

Ja passei na teorica ...

Agora vou ao curso civico.. Se passar no curso civico o que se segue ???

Nao é precisso mais nada nao é ? Basta depois requerer a carta caçador e pedir a LUPA junto da PSP...

Certo ????


O meu amigo já pode requerer a carta de caçador, entregando atestado médico, registo criminal ambos a com fim destinado a concessão de carta de caçador e juntar duas fotografias a cores e pagar 10.25€, em qualquer momento e fica á espera de fazer o exame para lupa e qundo concluir a PSP informa AFN dos aprovados e carta de caçador será logo emtida com todos os elementos ou seja , carta com arma de fogo averbada OK espero ter dado a resposta completa.

Pode tratar da concessão da carta de caçador na Câmara municipal da residência ou nos serviços da AFN. Juntar o documento de aprovação ao exame de Carta caçador tambem.
 

Esgrava

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 30, 2010
Mensagens
93
Gostos Recebidos
0
Mas Augusto se pedir agora ja a carta de caçador esta virá sem arma de fogo.. O melhor será pedi-la depois de ter passado no curso tecnico e civico a meu ver..

Nao concorda ???


Nesta materia sou um pouco leigo, e ninguem me soube explicar ainda como funciona.. Nem na AFN eles sabem bem lololololololo


Cumprimentos,
 
Última edição:

Augusto Patacao

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 28, 2008
Mensagens
49
Gostos Recebidos
0
Mas Augusto se pedir agora ja a carta de caçador esta virá sem arma de fogo.. O melhor será pedi-la depois de ter passado no curso tecnico e civico a meu ver..

Nao concorda ???


Nesta materia sou um pouco leigo, e ninguem me soube explicar ainda como funciona.. Nem na AFN eles sabem bem lololololololo


Cumprimentos,

podes pedir a concessão pois a carta só virá após o exame da lupa, pois fica em stand bay á espera da informação da psp se passaste ou não, se pedires depois do exame da lupa a carta só deve chegar lá Outubro Podes telefonar AFN a pedir essa informação.
 

caçador77

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 20, 2009
Mensagens
18
Gostos Recebidos
0

Esgrava

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 30, 2010
Mensagens
93
Gostos Recebidos
0
Uma boa noticia para todos os que chumbaram... :)

Aproveitem malta...

Boa tarde amigos:

No dia 4 de maio , a DGF legislou algumas alterações em relação há obtenção da carta de caçador.

Assim quem infelizmente chumbou nesta 1ª chamada poderá fazer novo exame ainda este ano .

Será em Lisboa, com data de inscrição até dia 31 do mês de maio.

Fica o link:

Exames para Obtenção de Carta Caçador - Regime Transitório no Ano 2010 — Autoridade Florestal Nacional

cumprimentos cinegéticos

caçador77
 

Rennato76

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 21, 2010
Mensagens
43
Gostos Recebidos
0
Hum....ou chumbou muito pessoal e como consequencia as receitas eram fracas (100/125€ curso PSP), ou entao ainda anda o espirito natalicio lá para os lados da DGF?!?!?!
 

Luis Bruno Casaca

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 9, 2010
Mensagens
3
Gostos Recebidos
0
Exame Prático para Carta de Caçador

Boas!

Antes de mais os meus parabéns!

Eu ainda só fiz o exame teórico, não sei quanto tempo irão demorar a chamar para o exame prático, mas estou com algum receio. Pois não sei se a prova ainda se processa assim... gostaria de saber ainda é da mesma maneira ou se conhece alguém que tenha ido há pouco tempo?

Com os melhores cumprimentos

Luis Casaca
:espi28:

Peço a todos aqueles que ja fizeram exame para Carta de Caçador, que descrevam aqui a sua prova prática.

Aminha foi assim;
O exame prático

Entrei na sala e mandaram-me tirar um cartão, disseram que era o Nº do meu teste.
Vá ali para ao pé do armeiro.
Identifique a carabina de caça. Eu que nunca tinha visto nenhuma estava ao lado uma carabina de pressão de ar e eram mesmo muito parecidas, espreitei as bocas dos canos e vi que a pressão do ar era mais estreita, visto que uma era 4,5mm a outra de caça tinha de ser mais larga, qualquer coisa como 7mm, acertei, è lógico.
Depois disse ele, identifique a espingarda de canos justapostos. Muito fácil.
Logo a seguir, de identificar as duas armas mandaram-me escolher uma arma da minha preferência. Escolhi a espingarda de canos sobrepostos. Já que era a mais fácil, para mim.
Agarrei-a pelo fuste com a mão esquerda levantei-a e agarrei de seguida com a mão direita à coronha pelo punho e com os canos para o ar dei um passo à retaguarda para me afastar ligeiramente do armeiro e da parede para me dar espaço de puder abrir a arma, verifiquei se estava em modo de segurança, virei os canos para o chão e com cuidado abri-a descendo a coronha. Espreitei de seguida para dentro dos canos até ver o chão de que cor era.
Então dirigi-me para a mesa do júri com a arma aberta e os canos virados para o chão ligeiramente em direcção contrária deles.
Um deles disse: você escolheu uma espingarda caçadeira de canos sobrepostos calibre 12, com câmara de 70mm, escolha um cartucho para caçar javali. De dento da caixa onde estavam bastantes cartuchos de todos os calibres fácil encontrei a bala de calibre 12.
E disse eu ao júri, que para a caça ao javali tem de ser esta bala. Ele respondeu, carregue a arma e já meias costas voltadas para a mesa de júri, voltei a espreitar os canos, fechei e abri a arma para ver se fechava bem, carreguei a arma e pus em segurança.
Mal acabei esta operação um deles disse, vá pôr ai diante à caça. Fui com a boca dos canos voltados para o ar, só tive espaço para dar 4 ou 5 passos, ele disse,pare do seu lado esquerdo está um ribeiro, você tem de o passar (estavam 2 sacos das armas no chão 1 de cada lado a fazer de ribeiro).
Abri a arma, tirei a bala meti-a no ao bolso avancei o dito tal ribeiro para o outro lado, espreitei o interior dos canos até ver o chão, para ver se os canos estavam obstruídos, carreguei a espingarda e fechei-a e coloquei em segurança, logo de seguida um juiz disse, ponha lá a arma no armeiro, abri de imediato a arma, tirei a bala, dirigi-me ao armeiro coloquei a arma lá no sitio e fui levar a bala em mão ao júri
E mandaram-me sair. No final disseram-me que tinha passado
 

Luis Bruno Casaca

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 9, 2010
Mensagens
3
Gostos Recebidos
0
Dúvidas

Boas!

Também já passei no exame teórico... agora falta o prático!
Mas... é necessário exame teórico também na PSP?:shy_4_02:
E demoram muito tempo a chamar-nos para o exame?

Com os melhores cumprimentos

Luis Casaca
:espi28:


Boas...

Estou com uma duvida...
Após aprovação no teste teorico, ainda é necessario um teste teorico na PSP, mais um pratico???:Espi42:


Cumprimentos
 

Esgrava

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 30, 2010
Mensagens
93
Gostos Recebidos
0
O exame segundo sei ja nao sera assim.. Agora é tudo no curso civico.. Dao-te formação acerca de segurança e balistica e depois fazes novamente um teste teorico em que tens de atingir 60% de respostas correctas e depois tens um exame pratico no campo de tiro, onde vais ter de atirar a baloes e alvos no caso da carabina...


Prova Teórica:
. 1 - A prova teórica do exame para obtenção do certificado de aprovação de uso e porte de armas consta de um teste elaborado pela PSP, contendo 20 perguntas de escolha múltipla, visando matérias de conhecimento técnico e normas e procedimentos de segurança no manuseamento de armas de fogo, matérias estas referentes às armas do tipo a que a mesma se destina.

2 - As perguntas serão distribuídas equitativamente, pelos temas mencionados no número anterior, mediante os seguintes critérios:


a) A cada resposta certa sobre a matéria de normas e procedimentos de segurança é atribuída a classificação de 7,5%;
b) A cada resposta certa sobre a matéria de conhecimento técnico é atribuída a classificação de 2,5%;
c) Cada questão contém várias hipóteses de resposta, sendo apenas uma a correcta;
d) O candidato deve assinalar a hipótese que considera correcta, com um sinal «X», no local apropriado da prova;
e) São consideradas erradas as respostas não respondidas e aquelas em que sejam assinaladas mais do que uma hipótese de resposta;
f) Uma resposta assinalada pode ser anulada uma única vez, devendo o candidato envolver a primeira marcação com um círculo e marcar um novo sinal «X», apondo ainda uma rubrica ao lado da resposta alterada;
g) A duração da prova teórica é de sessenta minutos;
h) É considerado apto na prova teórica o candidato que obtenha a classificação mínima de 60% do valor da prova.

3 - A prova teórica pode ser efectuada oralmente perante o júri, quando o candidato não possa ler ou escrever.

4 - A prova teórica pode ser realizada por meios electrónicos, nos termos determinados por despacho do director nacional da PSP.


Prova Prática:
1 - São admitidos à prova prática os candidatos que obtenham a classificação de Apto na prova teórica.

2 - A prova prática do exame para obtenção do certificado de aprovação de uso e porte de arma visa as matérias de manuseamento e regras de segurança de armas de fogo e correspondente reconhecimento de munições e é adaptada às características próprias do tipo de arma para a qual se destina.

3 - Esta prova consiste:

a) No reconhecimento de armas e identificação das correspondentes munições, a que correspondem 15% do valor geral da prova;
b) Em teste de manejo e utilização das mesmas armas, nomeadamente em operações de abertura, fecho, carregamento e descarregamento, a que correspondem 15% do valor geral da prova;
c) Em teste de aplicação prática das normas de segurança, nomeadamente no porte, carregamento, descarregamento e uso do sistema de segurança durante a utilização, a que correspondem 30% do valor geral da prova;
d) Em teste de tiro, que consiste em três sessões, de cinco disparos cada, a serem realizados sobre alvos colocados a distâncias não conhecidas previamente, a que correspondem 40% do valor geral da prova.

4 - As normas de execução técnica dos exames e apuramento dos respectivos resultados são fixadas por despacho do director nacional da PSP.

5 - É considerado apto na prova prática do exame para atribuição do certificado de aprovação de uso e porte de arma o candidato que obtenha a classificação mínima de 60% do valor total da prova.



Boas!

Antes de mais os meus parabéns!

Eu ainda só fiz o exame teórico, não sei quanto tempo irão demorar a chamar para o exame prático, mas estou com algum receio. Pois não sei se a prova ainda se processa assim... gostaria de saber ainda é da mesma maneira ou se conhece alguém que tenha ido há pouco tempo?

Com os melhores cumprimentos

Luis Casaca
:espi28:
 
Última edição:

dutoyo

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 10, 2010
Mensagens
45
Gostos Recebidos
0
Boas, registei-me no fórum porque a minha dúvida continua...o que o 'Esgrava' disse está tudo correcto, mas no site do ministério da agricultura diz em nota prévia:Estas regras não se aplicam aos candidatos que se inscreveram entre 1 de Outubro e 31 de Dezembro de 2009, para realizar exame em 2010.
É o meu caso e gostava de saber como era o antigo exame para obtenção de uso e porte.
Cumprimentos
 

Esgrava

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 30, 2010
Mensagens
93
Gostos Recebidos
0
Mas o Ministério deve estar desactualizado.. O estado como esta de "tanga" precisa de rendimentos , e nada melhor que este curso civico, pois teras de pagar 125 euros por ele + alguns $$ para o manual e etc... Acho que iremos todos fazer o dito curso tecnico.. mesmo os que se inscreveram na data que mencionas..

cumps,

Boas, registei-me no fórum porque a minha dúvida continua...o que o 'Esgrava' disse está tudo correcto, mas no site do ministério da agricultura diz em nota prévia:Estas regras não se aplicam aos candidatos que se inscreveram entre 1 de Outubro e 31 de Dezembro de 2009, para realizar exame em 2010.
É o meu caso e gostava de saber como era o antigo exame para obtenção de uso e porte.
Cumprimentos
 
Última edição:

Augusto Patacao

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 28, 2008
Mensagens
49
Gostos Recebidos
0
Quem reprovou na prova teórica para a carta de caçador só se pode inscrever entre Outubro e Dezembro de 2010.Para fazer em 2011
Quem não se inscreveu para fazer exame em 2010 pode-se inscrever 1 de Maio até 31 e vai fazer exame em Agosto junto ao exame especial dos não residentes no País.
 

caçador77

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 20, 2009
Mensagens
18
Gostos Recebidos
0
Augusto Patacão:

Realmente que o vc diz é verdade, e esta enunciado no regime transitório de 2010 no dite da DGF , mas em baixo tb diz o seguinte:

Quem se Pode InscreverPodem inscrever-se para a Época Especial de exames de 2010 os candidatos seguintes:
Os residentes ou não em território português que não se tenham inscrito para a Época Normal de 2010;
Os que, residentes ou não em território português, realizaram sem aproveitamento a(s) prova(s) teórico-prática(s) na época normal de exames de 2010;


daqui se depreende que os que chumbaram tb se podem inscrever....

cumprimentos cinegéticos

caçador77
 

Luis Bruno Casaca

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 9, 2010
Mensagens
3
Gostos Recebidos
0
Dúvidas

Muito obrigado!

Tenho outra dúvida, se me pudesse ajudar... se chumbarmos na prova prática podemos repetir? Repetimos só a prática ou temos que repetir também a teórica?

Existe algum livro para ajuda? Se sim... onde posso comprá-lo?

Com os melhores cumprimentos


Luis Casaca
:espi28:



O exame segundo sei ja nao sera assim.. Agora é tudo no curso civico.. Dao-te formação acerca de segurança e balistica e depois fazes novamente um teste teorico em que tens de atingir 60% de respostas correctas e depois tens um exame pratico no campo de tiro, onde vais ter de atirar a baloes e alvos no caso da carabina...


Prova Teórica:
. 1 - A prova teórica do exame para obtenção do certificado de aprovação de uso e porte de armas consta de um teste elaborado pela PSP, contendo 20 perguntas de escolha múltipla, visando matérias de conhecimento técnico e normas e procedimentos de segurança no manuseamento de armas de fogo, matérias estas referentes às armas do tipo a que a mesma se destina.

2 - As perguntas serão distribuídas equitativamente, pelos temas mencionados no número anterior, mediante os seguintes critérios:


a) A cada resposta certa sobre a matéria de normas e procedimentos de segurança é atribuída a classificação de 7,5%;
b) A cada resposta certa sobre a matéria de conhecimento técnico é atribuída a classificação de 2,5%;
c) Cada questão contém várias hipóteses de resposta, sendo apenas uma a correcta;
d) O candidato deve assinalar a hipótese que considera correcta, com um sinal «X», no local apropriado da prova;
e) São consideradas erradas as respostas não respondidas e aquelas em que sejam assinaladas mais do que uma hipótese de resposta;
f) Uma resposta assinalada pode ser anulada uma única vez, devendo o candidato envolver a primeira marcação com um círculo e marcar um novo sinal «X», apondo ainda uma rubrica ao lado da resposta alterada;
g) A duração da prova teórica é de sessenta minutos;
h) É considerado apto na prova teórica o candidato que obtenha a classificação mínima de 60% do valor da prova.

3 - A prova teórica pode ser efectuada oralmente perante o júri, quando o candidato não possa ler ou escrever.

4 - A prova teórica pode ser realizada por meios electrónicos, nos termos determinados por despacho do director nacional da PSP.


Prova Prática:
1 - São admitidos à prova prática os candidatos que obtenham a classificação de Apto na prova teórica.

2 - A prova prática do exame para obtenção do certificado de aprovação de uso e porte de arma visa as matérias de manuseamento e regras de segurança de armas de fogo e correspondente reconhecimento de munições e é adaptada às características próprias do tipo de arma para a qual se destina.

3 - Esta prova consiste:

a) No reconhecimento de armas e identificação das correspondentes munições, a que correspondem 15% do valor geral da prova;
b) Em teste de manejo e utilização das mesmas armas, nomeadamente em operações de abertura, fecho, carregamento e descarregamento, a que correspondem 15% do valor geral da prova;
c) Em teste de aplicação prática das normas de segurança, nomeadamente no porte, carregamento, descarregamento e uso do sistema de segurança durante a utilização, a que correspondem 30% do valor geral da prova;
d) Em teste de tiro, que consiste em três sessões, de cinco disparos cada, a serem realizados sobre alvos colocados a distâncias não conhecidas previamente, a que correspondem 40% do valor geral da prova.

4 - As normas de execução técnica dos exames e apuramento dos respectivos resultados são fixadas por despacho do director nacional da PSP.

5 - É considerado apto na prova prática do exame para atribuição do certificado de aprovação de uso e porte de arma o candidato que obtenha a classificação mínima de 60% do valor total da prova.
 

Augusto Patacao

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 28, 2008
Mensagens
49
Gostos Recebidos
0
Não se podem inscrever o teórico e prático é a prova que vão fazer na PSP e ai podem reprovar que serão chamados novamente dentro de 60 a 90 dias de todo o País irá a Torres Novas fazera repetição da prova.
Na prova teórica da carta nada é novo pois já existia o exame especial para não residentes no nosso país em Agosto e em Dezembro a prova de repetição para quem faltava na primeira, agora foi introduzida em face da revogação de uma portaria em 30 de Abril que dizia que iria haver 2 exames um Julho outro em Outubro com formação dada pelas federações de caça e após essa formação os candidatos poderiam se inscrever pela internet.
mas como foi anulada foi criada para não prejudicar quem não se tinha inscrito que pudessem ir com os não residentes mas é não permitido a todos os que chubaram na época 2010 puderem fazer nova inscrição para 2010, agora podem se inscrever entre Outubro - Dezembro para o exame 2011 que será nos mesmos moldes que foi 2010 OK.
 

Raiuga81

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 6, 2010
Mensagens
17
Gostos Recebidos
0
OI pessoal,

fiz exame teórico este ano, estou à espera de ser chamado para ir fazer exame à PSP,

alguém sabe se ainda é possivel ir caçar ainda este ano?

grande abraço mt obrigado
 

Augusto Patacao

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 28, 2008
Mensagens
49
Gostos Recebidos
0
OI pessoal,

fiz exame teórico este ano, estou à espera de ser chamado para ir fazer exame à PSP,

alguém sabe se ainda é possivel ir caçar ainda este ano?

grande abraço mt obrigado

Em principio o meu amigo irá caçar em Agosto se aprovar no exame da LUPA e ter entregue já os documentos para a carta de caçador pois ninguém pode tirar a lupa após aprovação se não tiver a carta de caçador para apresentar na PSP.
Se pensa tratar dos documentos depois de fazer exame na PSP de certeza que não irá caçar em Agosto.
 

dutoyo

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 10, 2010
Mensagens
45
Gostos Recebidos
0
Boas pessoal, acho que cada vez estou mais baralhado.
Um diz uma coisa outro(extra forum) diz outra.
Mas parece-me que o Augusto Patacao sabe o que diz, por isso, gostava de mais um esclarecimento.
Já fiz exame de caçador praí a 3 semanas e passei, a seguir vem o exame da psp, certo?E eles mandam carta para casa?
Quais os passos a seguir até aos tão desejados tiros...

Cumprimentos
 

caçador77

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 20, 2009
Mensagens
18
Gostos Recebidos
0
Dutoyo:

Agora o próximo passo é esperar que a PSP te convoque para o curso partico de 6 horas!

Ainda hoje fui a DGF aqui no Porto , perguntar se podia pedir a concessão da carta de caçador antes do curso na PSP e aquilo que me disseram foi... poder pode ... mas não vem é para caçar com arma de fogo!!!

Por isso há que aguardar serenamente....

cumprimentos cinegéticos

caçador77
 

dutoyo

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 10, 2010
Mensagens
45
Gostos Recebidos
0
Coincidência eu também fui à DGF da minha terra hoje e disseram-me o mesmo. Não estava habilitado a caçar com arma de fogo enquanto não passasse na psp e teria que pagar duas vezes!!

Obrigado pelo esclarecimento na mesma caçador77.
Cumps
 
Topo