• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

A minha prova pratica-Exame carta de caçador

Augusto Patacao

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 28, 2008
Mensagens
49
Gostos Recebidos
0
Coincidência eu também fui à DGF da minha terra hoje e disseram-me o mesmo. Não estava habilitado a caçar com arma de fogo enquanto não passasse na psp e teria que pagar duas vezes!!

Obrigado pelo esclarecimento na mesma caçador77.
Cumps

Vou tentar responder. Podem ir entregar os documentos para a concessão de carta de caçador e os funcionários que responderam que a carta não vinha com arma de fogo não sabem o que estão a dizer, pois o que eu digo e sei bem do que estou a falar pois sou profissional dos serviços de caça é que o pedido fica em stand bY em Lisboa á espera da informação do exame da LUPA o formando aprovado recebe a carta após informação da PSP á AFN, pois sem carta de caçador não pode tirar a LUPA após aprovasção do exame.
Se pensa tratar dos documentos depois a carta demora e e alupa só lá para o fim do ano OK, vão mas e tratar e se o funcionário/a voltar a dizer o mesmo digam para falar para Lisboa com Engª Gina da AFN a responsável pelos exames que ela logo lhes responde da mesma maneira do eu.
 

Augusto Patacao

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 28, 2008
Mensagens
49
Gostos Recebidos
0
Boas pessoal, acho que cada vez estou mais baralhado.
Um diz uma coisa outro(extra forum) diz outra.
Mas parece-me que o Augusto Patacao sabe o que diz, por isso, gostava de mais um esclarecimento.
Já fiz exame de caçador praí a 3 semanas e passei, a seguir vem o exame da psp, certo?E eles mandam carta para casa?
Quais os passos a seguir até aos tão desejados tiros...

Cumprimentos

Sim, mandam uma convocatória segundo as informações que tenho e são credíveis que tudo estará resolvido até 22 de Junho, ou seja o Curso de 6 horas e depois passado uma semana do curso irão fazer exame teórico e serão convocados pelo telefone ou no final do curso pessoalmente onde terão que atingir minimo 60% e de seguida reconhecer armamento e munições com carregamento de armas manuseamento das mesmas ETC. Á que ter calma e tentar arranjar já manual do curso da PSP para ir estudando a matéria pois se ficam á espera do dia do curso é quando se obtem esse manual só terão uma semana para estudo de toda a matéria do exame e manual não é mais pequeno do que aquele que tinham que estudar AFN.Estudem bem as regras de segurança.
 

Raiuga81

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 6, 2010
Mensagens
17
Gostos Recebidos
0
Sr Augusto,

tire-me umas duvidas que ainda permanecem em mim. Ainda não fui chamado pra fazer exame na PSP, vou 6f à DNF pedir a concessão da carta de caçador. se eles me disserem que virá sem arma de fogo digo apenas que não importa, pois já sei que a carta ficará Stand by em Lisboa. Visto isto, se ficar aprovado é a propria PSP que envia aprovação para Lisboa, e mais tarde receberei a carta de caçador em casa? é isso? e assim já poderei caçar ainda este ano?
obrigado pela atenção.
 

Augusto Patacao

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 28, 2008
Mensagens
49
Gostos Recebidos
0
Sr Augusto,

tire-me umas duvidas que ainda permanecem em mim. Ainda não fui chamado pra fazer exame na PSP, vou 6f à DNF pedir a concessão da carta de caçador. se eles me disserem que virá sem arma de fogo digo apenas que não importa, pois já sei que a carta ficará Stand by em Lisboa. Visto isto, se ficar aprovado é a propria PSP que envia aprovação para Lisboa, e mais tarde receberei a carta de caçador em casa? é isso? e assim já poderei caçar ainda este ano?
obrigado pela atenção.

Os documentos obrigatórios a entregar para a concessão da carta são registo criminal, atestado médico, 2 fotografias a côres, e documento de aprovação de exame que o meu amigo recebeu do Júri quando fez exame e agora ao entregar esses documento e fazer o pagamento da taxa de concessão que será 10€ 25/100 ( cêntimos). fica espera de fazer o exame para licença de uso e porte de arma e a funcionária/o nada tem que fazer referência se o meu amigo já fez exame ou não para a LUPA, o exame será com toda a certeza feito até 25 Junho
depois a PSP comunica á AFN quais os caçadores aprovados e de seguida os serviços emitem as cartas de caçador com arma de fogo.
Mas se as pessoas chumbarem a carta fica em espera para as pessoas irem na
2ª chamada à PSP repetir o exame novamente que será todo o País em Torres Novas nas instalações da PSP.
Se chumbarem de 2ª vez ai os Serviços emitem a carta de caçador sem arma de fogo para o exame não perder validade, pois o exame é válido até 31 de Maio do ano seguinte àquele que se faz exame, espero de ter esclarecido se precisar pergunto o necessário OK.
 

Mitek

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 12, 2010
Mensagens
27
Gostos Recebidos
0
Se chumbarem de 2ª vez ai os Serviços emitem a carta de caçador sem arma de fogo para o exame não perder validade, pois o exame é válido até 31 de Maio do ano seguinte àquele que se faz exame, espero de ter esclarecido se precisar pergunto o necessário OK.

E depois de chumbar a 2º e os serviços mandarem a carta de caçador sem arma de fogo posso requrer novo exame na PSP
 

Augusto Patacao

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 28, 2008
Mensagens
49
Gostos Recebidos
0
Se chumbarem de 2ª vez ai os Serviços emitem a carta de caçador sem arma de fogo para o exame não perder validade, pois o exame é válido até 31 de Maio do ano seguinte àquele que se faz exame, espero de ter esclarecido se precisar pergunto o necessário OK.

E depois de chumbar a 2º e os serviços mandarem a carta de caçador sem arma de fogo posso requrer novo exame na PSP

Sim, pode requer sempre o exame para a LUPA, no futuro irá haver vários exames para a carta de caçador no mesmo ano após a formação obrigatória, já que este sistema vigor tem os dias contados e terão que ser acompanhados também pela PSP por vários cursos para Licença de Uso e Porte de Arma, neste momento já acontece que à caçadores a solicitarem só curso da LUPA.
 

Raiuga81

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 6, 2010
Mensagens
17
Gostos Recebidos
0
oi pessoal hoje fui à DNF pedir a minha carta de caçador, eu como mt de vocês fiz exame teórico este ano.

lá nos serviços hj tb n me queriam deixar entregar os papeis pk ainda n fiz o exame na PSP mas eu disse o k o sr Augusto disse aqui no forum e eles la aceitaram...

Sr, Augusto muito obrigado pelos conselhos..
 

Mitek

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 12, 2010
Mensagens
27
Gostos Recebidos
0
Raiuga porque foste pedir a carta de caçador sem arma de fogo ??????
Não estas para fazer o exame da PSP !!!!!
Vou dar um EX: eu fiz exame dia 4 Maio 2010 e fiquei bem como tal estou a espera que a PSP diga para ir prestar provas mas………. Eu tenho uma proposta para ir a o U.S.A ainda este Ano como tal não sei se vou depois do exame o antes .
Se for para o U.S.A dia 3 Junho só volto em Fevereiro do Ano que vem como tal vou pedir a carta para não repetir e exame mas…… se for só em Agosto ai já vou mais descansado pois a PSP até chama e se passar a primeira posso pedir a carta de caçador com arma de fogo .

Estou a dizer bem não estou Sr, Augusto
 

Raiuga81

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 6, 2010
Mensagens
17
Gostos Recebidos
0
Segundo o Sr Augusto, para ainda caçar este ano tem de ser assim...pedir ja a concessão para a carta de caçador, esta fica em Lisboa ate eu fazer o exame da PSP que deve ser pra breve...e se aprovar a PSP envia esses dados para Lisboa e a carta de caçador vem mais rapido e ja com direito a usar arma de fogo...pk se só pedisse dp do exame da PSP este ano ja não caçava...pelo menos foi assim k eu percebi das declarações do Sr Augusto...e eu assim fiz... vou esperar até novas noticias...espero k tenha-t esclarecido..
 

Augusto Patacao

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 28, 2008
Mensagens
49
Gostos Recebidos
0
Raiuga porque foste pedir a carta de caçador sem arma de fogo ??????
Não estas para fazer o exame da PSP !!!!!
Vou dar um EX: eu fiz exame dia 4 Maio 2010 e fiquei bem como tal estou a espera que a PSP diga para ir prestar provas mas………. Eu tenho uma proposta para ir a o U.S.A ainda este Ano como tal não sei se vou depois do exame o antes .
Se for para o U.S.A dia 3 Junho só volto em Fevereiro do Ano que vem como tal vou pedir a carta para não repetir e exame mas…… se for só em Agosto ai já vou mais descansado pois a PSP até chama e se passar a primeira posso pedir a carta de caçador com arma de fogo .

Estou a dizer bem não estou Sr, Augusto

Atenção: Ninguém pede carta caçador sem arma de fogo, os serviços quando chega o pedido de concessão a Lisboa à sede AFN ,já sabem que todos estão á espera do exame da lupa e aguardam pelo resultado da mesma, até se chumbarem pois todos irão repetir o exame novamente em Torres Novas a carta não será emitida antes das duas fases sem aprovação da licença de uso e porte de arma. Espero ter esclarecido os maus entendidos, entreguem quanto mais rápido melhor os documentos para a carta de caçador OK.
 

Raiuga81

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 6, 2010
Mensagens
17
Gostos Recebidos
0
Boa tarde Sr Augusto,

Já recebi o telefonema, da PSP a confirmar que a formação será 3ªf.Tenho que lá ir ainda esta semana para pagar 158,20€.
Não sabe onde posso encontrar o livro relativamente a este exame? Ou será melhor esperar pela formação que eles lá devem dar esse manual.

Obrigado Grande abraço
 

caçador77

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 20, 2009
Mensagens
18
Gostos Recebidos
0
Boa tarde Raiuga88:

Olha , eu ainda não recebi nada, mas diz-me uma coisa . Esse curso teórico vai que tu vais frequentar vai ser onde...?
É que um amigo meu disse-me que aqui no Porto iriam começar para a semana, e eu tb precisava de saber para orientar a minha vida ...

Vou ter de esperar que me digam algo...

cumprimentos cinegéticos

caçador77
 

Raiuga81

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 6, 2010
Mensagens
17
Gostos Recebidos
0
Boas,

Eu recebi hoje um telefonema da PSP avisarem-me que 3ªf ia começar o tal curso..É em Viseu...

Já tens o Livro para este exame? sabes onde posso arranjar?
obrigado
 

caçador77

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 20, 2009
Mensagens
18
Gostos Recebidos
0
Pois , não tenho livro, mas segundo me disseram eles lá no dia do curso entregam um para que possamos estudar para o exame...

Eu já andei á procura do livro , mas parece que é mesmo só na psp que se consegue arranjar...

cumprimentos cinegéticos

caçador77
 

Esgrava

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 30, 2010
Mensagens
93
Gostos Recebidos
0
Bom dia,

Hoje fui entregar os papeis em Lisboa, e pedir a concessao da carta..

Foi logo uma discussao porque nao me queriam aceitar os papeis.

Mandei chamar a Eng. Gina de imediato pois tinha falado com ela ao telefone.

Não percebo como o Sr. Rui que estava no balcao não tem conhecimento da lei, e põe em causa tudo o que lhe disse.. Funcionalismo publico no seu melhor. Muito ofendido comigo teimava em nao aceitar. Tive de me zangar a sério e perguntar-lhe quantas concessoes ja tinha ele aceite.. Até porque lhe disse que "amigos" ja o tinham requerido. Ele disse que nao.. Que eu era o primeiro.. eheehheheehh

Por fim la veio a Sra. e la lhe disse que ele tinha de aceitar.

Enfim,

Cumprimentos,
 

Augusto Patacao

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 28, 2008
Mensagens
49
Gostos Recebidos
0
Boa tarde Sr Augusto,

Já recebi o telefonema, da PSP a confirmar que a formação será 3ªf.Tenho que lá ir ainda esta semana para pagar 158,20€.
Não sabe onde posso encontrar o livro relativamente a este exame? Ou será melhor esperar pela formação que eles lá devem dar esse manual.

Obrigado Grande abraço

No dia da Formação será entregue a todos os candidatos o manual do curso, mas atenção terão que levar a sério toda a matéria de regras de segurança, porque é ai que o valor do teste mais contabiliza para o exame 75%.
 

Raiuga81

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 6, 2010
Mensagens
17
Gostos Recebidos
0
Sr. Augusto,

Muito obrigado por toda a informação que tem disponibilizado neste forum e por todos os esclarecimentos prestados.
Um abraço
 

Rennato76

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 21, 2010
Mensagens
43
Gostos Recebidos
0
A Eng. Gina Vieira lá vai safando a malta....
No dia do exame teorico, nao encontrava o BI (Já substitui lol), e ja estava a ver o filme...
Falei com a Eng. e disse-me para levar o Passaporte que nao havia problema, pois esta lá o numero do BI.
Quando lá cheguei ao exame e começaram a chamar a malta para a Sala, apresentei o Passaporte e ficaram logo com o pé atras...
Disse que a Eng. tinha conhecimento e que poderiam falar com ela, e eles lá me deixaram fazer o exame...lol...:espi28:
 

Augusto Patacao

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 28, 2008
Mensagens
49
Gostos Recebidos
0
Bom dia,

Hoje fui entregar os papeis em Lisboa, e pedir a concessao da carta..

Foi logo uma discussao porque nao me queriam aceitar os papeis.

Mandei chamar a Eng. Gina de imediato pois tinha falado com ela ao telefone.

Não percebo como o Sr. Rui que estava no balcao não tem conhecimento da lei, e põe em causa tudo o que lhe disse.. Funcionalismo publico no seu melhor. Muito ofendido comigo teimava em nao aceitar. Tive de me zangar a sério e perguntar-lhe quantas concessoes ja tinha ele aceite.. Até porque lhe disse que "amigos" ja o tinham requerido. Ele disse que nao.. Que eu era o primeiro.. eheehheheehh

Por fim la veio a Sra. e la lhe disse que ele tinha de aceitar.

Enfim,

Cumprimentos,

Assim se pode ver como vai este País, os funcionários nada sabem e só complicam em vez de perguntarem a quem sabe e manda respondem incorrectamente com tendo conhecimentos daquilo que falam sem terem é uma vergonha, mas é o temos o meu amigo sobre tratar bem do assunto assim é que é o próximo já não leva nega.
 

dutoyo

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 10, 2010
Mensagens
45
Gostos Recebidos
0
Boas, fui hoje entregar a documentação sem o uso e porte de arma e eis que o mesmo problema!!!
Informei-o que já mais pessoas o tinham feito, ligou com uma pessoa mais informada e la lhe disse que era possível.
Só que no lugar onde se coloca a especificação o Sr. não pode colocar nada...foi em observações, que estava a aguardar aprovação da psp e qual a especificação pretendida.
Cumprimentos
 
Topo