Estive hoje a falar com uma pessoa ligada à zon sobre este assunto e já me disse qual é o "problema":
Eles vão mudar o sistema de codificação dos canais e vão passar tudo para mpeg4, possivelmente mesmo dvb-s2, por isso são vários modelos das box que não permitem descodificar o novo sistema, são essas que estão a ser trocadas. Principalmente todas as box que foram compradas-alugadas até ao fim de 2009. Para a frente já depende do modelo.
Essa alteração está a ser feita em grupos dos receptores. Daí as diferenças de datas que estão a encontrar. A Zon têm previsto que terá tudo tratado até ao final do ano e todos os clientes já terão as boxs novas e os cartões novos. (Lá para meio do ano também irá existir uma substituição de cartões a quem tenha ainda versões antigas mas essa será feita com uma carta enviada pela operadora).
A partir de 1 de janeiro de 2014 eles já querem ter tudo só no sistema novo. Tanto no sátelite como no cabo. No satélite o objectivo é retirar 2 transponders e ficar com espaço para 75 canais hd e 250 sd(em valores normais). Tudo o resto será despachado pela empresa para "redução de custos".
No caso do cabo eles querem reduzir o espaço que é usado na fibra pelos canais de televisão para aumentarem a capacidade dos serviços interactivos.
A meo terá tido lucros de 43 milhões de euros com a aplicação interactiva do programa de televisão "casa dos segredos". Agora vamos ter, também, a zon a começar a aparecer com serviços desses. Ficam mais baratos que o sistema de telefone e, parecem, dar mais lucros.