Cantinho do Motociclismo

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
"Traçado diversificado que constitui um verdadeiro desafio para os pilotos"

a2faf27e.jpeg
Na Conferência de Imprensa que antecede a última prova do Campeonato do Mundo de Superbikes em Portimão, os pilotos presentes teceram rasgados elogios ao Autódromo Internacional do Algarve (AIA), o que deixou muito satisfeito Paulo Pinheiro, o principal responsável pela iniciativa.

Aliás, Paulo Pinheiro, que encerrou a Conferência de Imprensa sublinhou que "é um enorme prazer tê-los aqui, apesar do tempo não ser aquele que é habitual no Algarve, embora, a partir de amanhã, vá melhorar. Foi um grande desafio aquele que nos levou a pôr de pé esta obra. Esperamos que seja um sucesso, mas ele só será total depois de os pilotos e o público corresponderem aos nossos esforços".

O australiano Troy Bayliss (Ducati 1098 F08), já virtual campeão do Mundo de Superbikes, foi um dos pilotos que fez elogios ao AIA, afirmando que "este é um circuito com carácter, o que não sucede com a maior parte dos traçados existentes no mundo, que, na sua maioria, são quase todos planos. Aqui temos uma pista com subidas e descidas e curvas "cegas", o que constitui um verdadeiro desafio para os pilotos".

Antes do AIA ser uma realidade, o espanhol Carlos Checa (Honda CBR 1000RR) visitou o local, onde lhe explicaram o que ia ser construído. Alguns meses depois, o piloto não escondeu "a surpresa que tive quando cheguei e vi tudo o que foi feito para criar um traçado diversificado e que constitui um verdadeiro desafio para os pilotos".

A "jogar em casa", Miguel Praia, piloto da Parkalgar Racing Team (Honda CBR600RR) era um piloto satisfeito "por ver a concretização de um projecto que tem anos e no qual estive envolvido desde o início, para além de ter a enorme satisfação de correr no meu país, onde espero alcançar um bom resultado".

Ao lado estava o colega de equipa na Parkalgar Racing Team, o norte-americano Josh Hayes, que não escondeu que "este é um belo traçado, repleto de "armadilhas", que nos vai obrigar a dar o máximo para alcançar um bom resultado".

Na Conferência de Imprensa estiveram, ainda, presentes, o francês Regis Laconi (Kawasaki ZX 10R), o italiano Max Biaggi (Ducati 1098 RS 08, o japonês Noriyuki Haga (Yamaha YZF R1 e o belga Max Neukirchner (Suzuki GSX-R1000) que afinaram pelo diapasão dos seus companheiros sublinhando a beleza do traçado e a vontade de terminar a temporada, que encerra no AIA, em beleza.AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Motociclismo - Troy Bayliss: «Seria inesquecível sair com uma vitória»

DESPEDE-SE DA COMPETIÇÃO NO ALGARVE



“Quero acabar com uma vitória!”, exclama o australiano Troy Bayliss, já campeão do Mundo de Superbikes (pela terceira vez) e que faz, na inauguração do Autódromo Internacional do Algarve, a sua despedida do motociclismo, aos 39 anos.

O piloto considera este “o momento certo” para abandonar. “Tive uma grande carreira, da qual me orgulho, e vou sair estando no topo, com um título. Seria sensacional se pudesse despedir-me com um triunfo em Portugal.”

Há cerca de uma década radicado na Europa (em Inglaterra), Troy Bayliss considera que “chegou o momento de regressar a casa e dar mais tempo à família, à minha esposa e aos nossos três filhos. Continuarei ligado à Ducati, a quem agradeço tudo o que me proporcionaram, mas apenas em acções esporádicas. No resto do tempo, quem quiser encontrar-me terá de ir a Queensland, na Austrália...”

A nova pista portuguesa justifica grandes elogios de Bayliss, “É sensacional! Digamos que apresenta um traçado à antiga, muito exigente do ponto de vista técnico e físico. Todos quererão aqui vir, em testes ou em provas, pois o traçado é incrível. Estão de parabéns!”
Autor: ARMANDO ALVES
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Superbikes: Nos cinco da frente

APOSTA DE MIGUEL PRAIA PARA A PROVA DE PORTIMÃO



Não cabe em si de contente: Miguel Praia, piloto de Albufeira, vai pela primeira vez competir perto de casa. O homem da equipa Parkalgar sonha levar a sua Honda a um dos cinco primeiros lugares.

“Esse é o objectivo. Terminar no pódio apresenta-se como um sonho muito difícil de concretizar mas penso que posso andar muito bem, num traçado conhecido. Dispomos de alguma vantagem em relação aos adversários, finalmente vou correr em casa!”, refere Miguel Praia, o único português do circuito das Superbikes. “Espero que este circuito abra as portas a novos pilotos, com condições para se afirmarem a nível internacional.”

Praia sentirá “uma sensação especial” nesta prova, devido “à presença da família e de muitos amigos”, e promete “dar o máximo para proporcionar uma alegria aos portugueses que gostam da modalidade”.

Do circuito, “as impressões são as melhores possíveis. Eu até sou suspeito a falar: têm mais importância as opiniões muito favoráveis de grandes figuras”.
Autor: ARMANDO ALVES
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
MotoGP planeia corrida em Singapura

77eae46b.jpeg
De acordo com Carmelo Ezpeleta, CEO da Dorna, Singapura poderá passar a fazer parte do calendário do MotoGP em 2011, ou no máximo em 2012, quando o novo circuito de Changi estiver erigido.

"Assinámos um acordo com um promotor para a realização de uma corrida em Singapura, mas isso depende da construção de um circuito permanente, o que deverá suceder em três anos. A Ásia é importante para o MotoGP e Singapura está mesmo no centro. Contudo, devo frisar que o acordo só vigora caso a pista seja construída.", referiu.AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Campeonato do Mundo de Supersport em Portimão

76576adb.jpeg

Josh Hayes foi segundo em Portimão
O segundo lugar do norte-americano Josh Hayes, no primeiro treino de qualificação, apesar de um queda no final da recta da meta, coloca o Parkalgar Racing Team em plano de destaque na prova inaugural do Autódromo Internacional de Portimão, que encerra o Campeonato do Mundo de SuperSport.

A "jogar em casa", Miguel Praia averbou o 11.º tempo, depois de ter sido sétimo no treino livre, que assinalou o primeiro contacto oficial dos pilotos com o asfalto do traçado algarvio, que apresentou constantes alterações das condições de aderência: "Temos de reconhecer que o resultado não foi o que esperava, depois de ter sido sétimo no treino livre, onde cheguei a estar em segundo. Acontece que as condições de aderência, ao contrário do que sucedeu de manhã, não eram uniformes, e não estou à vontade nessas circunstâncias. Mas amanhã, na segunda sessão de qualificação, se o asfalto estiver ou seco ou molhado, espero fazer melhor".

Josh Hayes dizia: "Fiz um bom treino com pneus para molhado mas depois quando a pista começou a secar, coloquei pneus intermédios. Esperei e fui analisando os tempos por forma a lutar pela pole. No início da minha volta a chuva batia fortemente no meu visor e só no final da volta estava a correr bem, pelo que perdi a oportunidade de melhorar o meu tempo. O teste que fizemos durante a semana ajudou bastante. Penso que estamos em óptima forma quer chova ou faça sol nos restantes dias do fim-de-semana".

O terceiro representante da equipa portuguesa, o italiano Simone Sanna quedou-se pelo 19.º lugar entre os 32 participantes, sendo o último, para já, a garantir a qualificação para a corrida: "Estou satisfeito por me ter conseguido qualificar em condições tão difíceis. Adoro o circuito e acho que é uma pista bastante desafiadora para os pilotos. Tenho que ter alguns cuidados pois não posso correr o risco de cair, apenas tenho uma moto. Foi tentar fazer o meu melhor na última qualificação", disse.

Amanhã tem lugar a segunda sessão de qualificação para a corrida, que tem lugar no domingo.

Resultados da Qualificação:
1º M. Lagrive - Honda CBR 600 RR com 1.58.614
2º J. Hayes - Honda CBR 600 RR a 1.407s
3º J. Lascorz - Honda CBR 600 RR a 2.962
....
11º M. Praia - Honda CBR 600 RR a 6.450

AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
MotoGP: Casey Stoner operado com sucesso

AUSTRALIANO CORRIGE LESÃO NO PULSO ESQUERDO



O australiano Casey Stoner, campeão mundial de MotoGP em 2007 e vice-campeão este ano, foi submetido a uma intervenção cirúrgica ao pulso esquerdo, com a sua equipa, a Ducati, a anunciar hoje que a operação decorreu com sucesso.

Stoner foi operado pelo professor Antonio Landi - especialista em cirurgia ortopédica e às mãos -, na policlínica universitária de Modena, em Itália, sendo removidos dois fragmentos soltos da área do pulso, além de ter sido realizado um enxerto ao osso e retirado um parafuso colocado durante uma outra cirurgia, realizada em 2003, na sequência de uma fractura do escafóide.

O piloto australiano, que venceu a última prova da temporada, em Valência, deixou esta tarde a clínica italiana para regressar a sua casa, na Suíça, onde se vai iniciar a recuperação com vista ao campeonato do próximo ano.

"Rc"
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Pilotos da Parkalgar com sortes distintas

68efc236.jpeg
Os pilotos da Parkalgar Team tiveram sortes diferentes na segunda qualificação para a corrida de Supersport, prova que integra a inauguração do Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão.

Com as bancadas a encherem aos poucos, o segundo treino de qualificação contou com uma melhoria significativa nos tempos em relação à primeira sessão, fruto das melhores condições atmosféricas.

Entre os pilotos da equipa Parkalgar, acabou por ser o norte-americano Josh Hayes o melhor, ao obter o oitavo tempo, com uma volta em 1m45.996s. O segundo melhor piloto da equipa algarvia foi Simone Sanna, que registou o 15º tempo, ao passo que Miguel Praia obteve o 18º posto, com um tempo de 1m46.554s.

No final Josh Hayes, que, durante a maior parte de sessão, ocupou a quarta posição, afirmou que tentou repetir o dia de ontem "mas não foi possível, apesar de todos os esforços. Mas como os tempos foram muito constantes, penso que tenho uma boa afinação para a corrida, onde vou dar tudo por tudo na tentativa de, pelo menos, chegar ao pódio".

Já Praia confessou que "Foi frustrante, porque este resultado não traduz todo o trabalho que a equipa desenvolveu na qualificação. Na última volta tentei tudo por tudo, mas um erro, na curva VIP, custou-me quatro décimos e como os tempos estão muito próximos acabei por perder várias posições e não conseguir um lugar nos 10 primeiros que era o objectivo." No entanto, para a corrida, o piloto algarvio mantém a confiança numa boa recuperação, referindo que "vai ser importante fazer um bom arranque e depois procurar recuperar os lugares perdidos hoje".

A 'pole' foi para o turco Kenan Sofuoglu, em Honda CBR 600RR, deixando Broc Parkes em segundo.AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Bayliss parte na 'pole' para as Superbikes

88a21390.jpeg
Apesar de não ter ido além do 13.º tempo, no conjunto das duas qualificações, Troy Bayliss garantiu a "pole position" para a corrida das Superbike ao ser o mais rápido na "Superpole" reservada aos 16 mais rápidos do conjunto das duas qualificações.

E como a "Superpole" é feita pela ordem inversa da classificação, com cada piloto a ter direito a uma volta sozinho em pista, o australiano tirou partido do facto do asfalto estar, ainda, pouco molhado para assegurar a oitava "pole" da temporada.

A partir daí, a chuva começou a cair com maior intensidade, frustrando os intentos dos outros pilotos, em especial dos mais rápidos ao longo das duas sessões de qualificação.

A seu lado, na primeira linha, vão estar os ingleses Cal Crutchlow (Honda CBR1000RR) e Jonathan Rea (Honda CBR 1000RR) e o italiano Max Biaggi (Ducati 1098 RS 08), que tirou partido do facto de ter sido o primeiro a sair para a "Superpole".AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Josh Hayes e a Parkalgar à beira do pódio

Josh Hayes, piloto da Parkalgar Racing Team obteve o quarto lugar na corrida da Supersport em Portimão. O norte-americano chegou a comandar a prova, há oitava passagem pela meta, mas acabaria por permitir a ultrapassagem a três concorrentes, terminando à beira do pódio. A Parkalgar Racing Team viu os seus três pilotos terminarem nos pontos, já que Simone Sanna foi sétimo e Miguel Praia 12.º
cfe68888.jpeg

O australiano Andrew Pitt (Honda CBR600RR), já campeão do Mundo, foi o que reagiu melhor à luz verde, mas de imediato na frente da corrida ficou um sexteto, que integrava Hayes e onde as mudanças de posição eram constantes. O holandês Barry Veneman (Suzuki GSX-R600), que caiu na 10.ª volta, e o espanhol Joan Lascorz (Honda CBR600RR) passaram pelo comando, antes de Hayes, que numa volta passou de quarto para primeiro, fazer vibrar os milhares de espectadores presentes no AIA. Só que na volta seguinte, o turco Kenan Sofuoglo (Honda CBR600RR) ultrapassou o piloto da Parkalgar para dominar a segunda parte da corrida, enquanto Hayes era, ainda ultrapassado, por Pitt, que teve de deixar fugir, e por Lascorz, tendo passado as últimas 10 voltas em luta cerradíssima com o espanhol pela derradeira posição do pódio, que lhe escapou por 45 milésimos de segundo.

No final Josh Hayes afirmou: "Foi uma corrida fantástica e só não estou totalmente satisfeito, por não ter conseguido ir ao pódio. Dei tudo por tudo, mas sabia que nas últimas curvas não era tão rápido como os meus adversários, que, com mais velocidade de ponta me ultrapassavam no final da recta da meta, pelo que tentei na última volta surpreender o Joan mas não consegui. Mas penso que a luta que travei com ele foi excitante, tanto para nós, como para o público e para quem nos viu na televisão.

Mais satisfeito estava o italiano Simone Sanna que, tendo largado de 13.º, terminou em sétimo, depois de uma corrida sempre em crescendo, com o piloto a afirmar: "Para quem estava parado há cinco meses foi muito bom. Quero agradecer a toda a equipa, pelo trabalho que fez, e, em particular, ao Paulo Pinheiro pela oportunidade que me deu de correr neste fantástico circuito. Teria sido importante ter largado mais à frente para conseguir um resultado melhor, mas saio daqui muito contente".

Décimo quarto à partida, Miguel Praia, que na primeira volta perdeu uma posição, terminou em 12.º, colado ao último dos pilotos que lutava pela sétima posição com o piloto a não esconder alguma tristeza pelo resultado: "Nas primeiras voltas perdi muito tempo a desembaraçar-me de alguns adversários, o que fez com que só tivesse chegado ao grupo, onde devia ter estado, na fase final da corrida. Por isso, o resultado acaba por não ser aquele que queria e que era um lugar nos dez primeiros".

Classificações:

Corrida - 1.º, Kenan Sofuoglo (Honda CBR600RR), 20 voltas (91,84 km), em 35.39,851 (154,508 km/h); 2.º, Andrew Pitt (Honda CBR600RR), a 3,844 s.; 3.º, Joan Lascorz (Honda CBR600RR), a 7,403 s.; 4.º, Josh Hayes (Honda CBR600RR), a 7,445 s.;...; 7.º, Simone Sanna (Honda CBR600RR), a 25,803 s.;...; 12.º, Miguel Praia (Honda CBR600RR), 30,719 s.

Campeonato - 1.º, Andrew Pitt, 214 pontos; 2.º, Jonatahn Rea, 164; 3.º, Joshua Brookes, 162; 4.º, Broc Parkes, 150; 5.º, Joan Lascorz, 121;...; 7.º, Craig Jones, 100;...; 18.º, Josh Hayes, 26;...; 25.º, Miguel Praia, 14;...; 28.º, Simone Sanna, 9
AS​
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
roy Bayliss despediu-se à campeão

01fa2263.jpeg
O campeão do Mundo Troy Bayliss venceu as duas corridas da última prova do "Mundial" de Superbikes, que marcou despedida das pistas do piloto australiano, e logo com "pole position", dois triunfos e duas voltas mais rápidas.

Classificações
Corrida 1: 1º Troy Bayliss (Ducati 1098 F08), 22 voltas em 38m48,373s (média de 156,198 km/h); 2º Carlos Checa (Honda CBR 1000RR), a 2,207s; 3º Troy Corser (Yamaha YZF-R1), a 6,972s; 4º Jonathan Rea (Honda CBR 1000RR), a 15,228s; 5º Fonsi Nieto (Suzuki GSX-R1000), a 16,126s; 6º Gregorio Lavilla (Honda CBR 1000RR), a 18,152s; 7º Leon Haslam (Honda CBR 1000RR), a 18,938s; 8º Ryuichi Kiyonari (Honda CBR 1000RR), a 20,942s; 9º Ruben Xaus (Ducati 1098 RS08), a 32,018s; 10º Regis Laconi (Kawasaki ZX-10R), a 32,871s; 11º Ayrton Badovini (Kawasaki ZX-10R), a 36,778s; 12º Roberto Rolfo (Honda CBR 1000RR), a 36,848s; 13º Shinichi Nakatomi (Yamaha YZF-R1), a 41,667s; 14º Karl Muggeridge (Honda CBR 1000RR), a 41,806s; 15º Yukio Kagayama (Suzuki GSX-R1000), a 48,337s; 16º Sébastien Gimbert (Yamaha YZF-R1), a 50,295s; 17º Chris Walker (Honda CBR 1000RR), a 50,840s; 18º Shuhai Aoyama (Honda CBR 1000RR), a 1m05,928s; 19º Makoto Tamada (Kawasaki ZX-10R), a 1m06,813s; 20º David Checa (Yamaha YZF-R1), a 1m07,007s; 21º Luís Carreira (Suzuki GSX-R1000 K8), a 1 v.
Super pole: T. Bayliss, em 1m58,548 (média de 134,447 km/h)
Melhor volta: T. Bayliss, em 1m44,776s (média de 157,777 km/h)

Corrida 2: 1º T. Bayliss, 22 voltas em 38m26,125s (média de 157,705 km/h); 2º Michel Fabrizio (Ducati 1098 F08), a 3,638s; 3º L. Haslam, a 4,356s; 4º Max Neukirchner (Suzuki GSX-R1000), a 4,983s; 5º F. Nieto, a 6,775s; 6º T. Corser, a 7,403s; 7º C. Checa, a 7,578s; 8º G. Lavilla, a 16,113s; 9º Cal Crutchlow (Honda CBR 1000RR), a 16,284s; 10º R. Laconi, a 16,446s; 11º R. Kiyonari, a 21,633s; 12º Jakub Smrz (Ducati 1098 RS08), 22,098s; 13º Max Biaggi (Ducati 1098 RS08), a 24,089s; 14º Noriyuki Haga (Yamaha YZF-R1), a 24,117s; 15º J. Rea, a 31,003s; 16º A. Badovini, a 31,136s; 17º S. Nakatomi, a 31,330s; 18º R. Rolfo, a 32,272s; 19º C. Walker, a 34,049s; 20º S. Gimbert, a 35,028s; 21º K. Muggeridge, a 41,669s; 22º D. Checa, a 44,889s; 23º Y. Kagayama, a 47,366s; 24º M. Tamada, a 48,733s; 25º Thomas Bridewell (Suzuki GSX-R1000 K8), a 1m07,702s; 26º S. Aoyama, a 1m14,242s; 27º Luca Scassa (Honda CBR 1000RR), a 1m34,781s; 28º L. Carreira, a 1m37,326s; 29º Christian Zaiser (Yamaha YZF-R1), a 1 v.

Melhor volta: T. Bayliss, em 1m43,787s (média de 159,280 km/h)
Campeonato: 1º Bayliss, 460 pontos; 2º Corser, 342; 3º Haga, 327; 4º C. Checa, 313; 5º Neukirchner, 311; 6º Nieto, 256; 7º Biaggi, 238; 8º Fabrizio, 223; 9º Kiyonari, 206; 10º Xaus, 178. Classificados 33 pilotos.

AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Motociclismo - Schumi acelera hoje no Algarve

ALEMÃO VAI PILOTAR MOTOS DUCATI E YAMAHA



O ex-piloto alemão Michael Schumacher, 7 vezes campeão do Mundo de Fórmula 1, presenciou a 2.ª corrida do dia de Superbike, conforme o nosso jornal anunciara: esteve na pista, cumprimentou demoradamente Troy Bayliss e reencontrou velhos conhecidos, como Pedro Lamy, com quem trocou algumas palavras.

Schumi ficou a conhecer o novo circuito de Portimão através de uma visita pela estrada de serviço que circunda a pista e pelas opiniões recolhidas junto dos responsáveis do autódromo e dos pilotos com quem falou.

“Fiquei muito impressionado. É uma pista extraordinária, muito variada e exigente do ponto de vista técnico”, referiu o germânico, que colocou diversas questões sobre algumas partes do traçado, em particular na parte interior da pista, a mais sinuosa.

Michael Schumacher tem hoje oportunidade de testar o novo circuito português, pois participa nos testes que ali vão ter lugar, pilotando duas motos (Ducati e Yamaha) do Mundial de Superbike. “Será seguramente excitante”, adiantou aquele que é considerado um dos melhores pilotos mundiais de sempre e que este ano se dedicou – embora sem carácter competitivo – às motos.

“Corro pelo prazer e não com qualquer outra motivação. É algo que adoro e está no meu sangue”, adiantou o alemão, muito acarinhado pelo público presente em Portimão: 91 mil pessoas passaram pelo novo autódromo entre sexta-feira e domingo.

"Rc"
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Michael Schumacher: "Pista extraordinária!"

f5370a9e.jpeg
A surpresa estava prometida, mas ninguém iria imaginar que seria esta! Paulo Pinheiro já tinha garantido que, durante o evento, iria existir "uma enorme surpresa", mas nunca quis adiantar mais pormenores: "Surpresa é surpresa!" - retorquiu, há duas semanas, ao AutoSport.

Mas, logo na sexta-feira, começaram os rumores, confirmados quase ao final do dia: "O Schumacher vem cá!" "Qual, o Michael?" "Sim, claro, pois qual haveria de ser?"

Afinal, veio mesmo. A convite da Parkalgar (um convidado de luxo, na verdade), aterrou em Faro, pelas 11h30m de ontem, aos comandos do seu jacto particular, e voou baixinho, ao volante de um Alfa Romeo 8C Competizione, com escolta policial, entrando pela nova Variante de acesso à pista, aberta mesmo a tempo e ainda com o asfalto a "fumegar".

De tarde, depois de visitar a grelha de partida na segunda corrida de Superbikes, fez-se à pista, mas acompanhando Paulo Pinheiro, utilizando as estradas de serviço e parando, aqui e ali, para observar a acção que se passava no asfalto. Assim, gorou-se a expectativa inicial, que era ver o pluri-Campeão do Mundo de F1 rodar na pista, ao volante de um automóvel.

Parco em palavras, Schumacher adiantou ainda assim que "a pista é extraordinária. Estou realmente impressionado, foi feito aqui um autódromo muito bonito e que será muito exigente, devido às muitas curvas que usam o relevo do terreno."

Hoje é dia de testes!

O alemão reservou-se, verdade seja dita, para o dia de hoje, segunda-feira, quando - afastado o bulício do fim-de-semana e longe das objectivas e atenções dos "media" - testar algumas das motos que as equipas de fábrica utilizaram durante o ano.

Uma acção tradicional em fecho de temporada de Superbikes e que, em Portimão, colocarão em pista a Honda, Ducati, Suzuki e Yamaha. No final do dia e dos testes, "Schummy" terá uma palavra a dizer - sobre a pista e, também, sobre o seu futuro. Até porque, não há muito tempo ainda, se falou na sua intenção de participar no próximo Mundial de Supersport, alegações que o alemão depressa se encarregou de desmentir - embora isso não tenha deixado totalmente convencido toda a gente.

Outra curiosidade na presença de Schumacher em Portimão, é que a mesma sucede quase em simultâneo com a confirmação do regresso de Valentino Rossi... à Ferrari! Trocas e baldrocas do futuro?

HR
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Grelha lotada para 2009

2cee90ce.jpeg
A chegada da BMW e da Aprilia no próximo ano e a previsível entrada em cena da KTM em 2010, obrigou os responsáveis do "Mundial" de Superbikes a reformular o número de motos que formaram a grelha de partida.

Até agora são 28 os lugares permanentes em todo o campeonato, mais um máximo de seis "wild-card", mas no próximo ano serão um total de 34 lugares fixos mais apenas dois pilotos convidados por corrida.

Entretanto, os responsáveis pelo campeonato têm agendado vetar a electrónica já em 2009

Assim, esperava-se que Paolo Flamini pudesse confirmar em Portugal, o que não aconteceu, que será proibido utilizar suspensões electrónicas já a partir da próxima época.

Uma decisão que visa colocar travão nos custos e favorecer o espectáculo.
AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Craig Jones homenageado

6053145a.jpeg

Craig Jones, que sofreu uma queda fatal na jornada de Brands Hatch do Mundial de Supersport, em Agosto, foi alvo de uma sentida homenagem, na tarde de ontem, ficando o seu nome desde então ligado ao Autódromo Internacional do Algarve.

A homenagem constou da instalação de uma réplica da estátua que ficará implantada na rotunda maior de acesso à entrada principal da pista, sendo ainda dado o seu nome a uma das curvas do traçado.

Presente no circuito, o seu pai, Steve Jones, disse que "é um memorial fantástico e permanente que durará para sempre e gostaria de agradecer a toda a gente que nos apoiou ao longo dos últimos três meses", acrescentando que "a família irá continuar associada à equipa e ao circuito ao longo dos anos".
AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Schumacher regressou à pista de Portimão

1f7b811e.jpeg

O hepta-campeão do Mundo de Fórmula Um, Michael Schumacher voltou hoje a treinar na pista algarvia, desta feita aos comandos da Honda CBR 1000 RR, que tem utilizado em algumas provas do campeonato alemão de Superbikes.

Depois de na segunda-feira passada ter rodado na pista portuguesa com a Yamaha e Ducati oficiais, que participaram no Campeonato do Mundo de Superbikes,o piloto alemão rodou hoje com a Honda da equipa Holzahauer Racing, que utilizou em algumas provas do Internacional Deutsche Motorradmeisterschaft (IDM), o campeonato alemão de Superbikes.

A experiência recolhida na segunda-feira, nos treinos promovidos pelos organizadores do "Mundial" de Superbikes, e o conhecimento que já tem da Honda CBR 1000 RR, deverão permitir a Schumacher recolher dados para a participação em provas no próximo ano, de acordo com a vontade já expressa pelo piloto alemão, que no entanto, continua a guardar segredo sobre a possibilidade de poder vir alinhar a tempo inteiro no IDM.

Hoje e amanhã, Schumi dividi a pista com várias equipas que ficaram a treinar no Algarve. Uns treinos que marcam algumas estreias, como é o caso do novo recruta do Parkalgar Racing Team, Eugene Laverty, e do norte-americano Bien Spies, que rodou pela primeira vez com a Yamaha YZF-R1. O italiano Max Biaggi e as novas Aprilia RSV4 são outra das atracções destes dois dias de testes, que fizeram rumar até à pista de Portimão um autêntico batalhão de fotógrafos e jornalistas da imprensa escrita e televisão de todo o Mundo..
AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Fiat a Yamaha prolongou vínculo até 2010

6cdc0385.jpeg
A Yamaha e a Fiat acordaram estender acordo de patrocínio por mais dois anos, até ao final de 2010, tendo sido igualmente confirmado que Valentino Rossi vai continuar a ter a seu lado Jorge Lorenzo.

"A decisão da Fiat continuar por mais dois anos é sinal da confiança que tem nas nossas actividades e forte confirmação do valor que é estar envolvido no Campeonato de MotoGP. O nosso objectivo para o futuro é claro: queremos continuar a ganhar e dar ainda mais emoções aos fãs da Fiat Yamaha.", referiu Lin Jarvis, Director Desportivo da equipa.AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Capirossi e Denning vão disputar um rali

b86c6a7c.jpeg
A exemplo do que já sucedeu com Valentino Rossi por diversas vezes e voltará a suceder no próximo Rali de Gales, o piloto e director desportivo da Rizla Suzuki, Loris Capirossi e Paul Denning vão realizar uma incursão pelas quatro rodas ao alinharem na Swift Sport Cup, no Tempest Rally, prova que terá lugar este sábado na Rushmoor Arena, em Aldershot.

Para já, os dois pilotos prepararam-se ao testar na terça-feira no Aeródromo Turweston, em Northamptonshire, o que permitiu a Capirossi e ao seu patrão adaptarem-se ao Suzuki Swift Sport e conhecerem os seus respectivos navegadores Craig Thorley e Jemma Bellingham.

"O carro é muito divertido de conduzir e estou mesmo desejoso por correr. É totalmente distinto do que estou habituado, mas o carro está muito bem afinado e é fácil de controlar. Estou muito contente por me terem dado esta oportunidade de competir no Tempest Rally, e agradeço o apoio que a Suzuki deu para garantir que tinha o melhor carro possível.", referiu Capirossi, que como se sabe, já competiu em Itália, no Bologna Rallysprint.AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Biaggi e Aprilia em Portimão

45e11053.jpeg
Dois dias após ter cumprido no Autódromo do Algarve a sua última corrida aos comandos de uma Ducati semi-oficial, Max Biaggi regressou à pista algarvia para um segundo contacto com a nova Aprilia RSV-4 com que vai participar no "Mundial" de Superbikes do próximo ano.

Nos dois dias de trabalho na pista lusa, a Aprilia começou a "andar" rápido, com o piloto romano a obter interessantes marcas, parando o cronómetro em 1m44.1s, na sua melhor volta ao traçado da pista da Parkalgar. Totalizando 110 voltas nos dois dias de trabalho (50 no primeiro e 60 no segundo), Biaggi prosseguiu com o programa que tinha iniciado há uns dias atrás em Valencia, naquela que foi a sua estreia oficial aos comandos da moto italiana.

Este foi o primeiro "testes a sério com a Aprilia. Aqui em Portimão tentamos encontrar uma boa base de trabalho, que servirá depois para adaptarmos a moto aos vários circuitos onde vamos prosseguir com os testes. Existem ainda muitos problemas para resolver, mas saio daqui bastante satisfeito com o trabalho realizado", referiu Max Biaggi depois de dar por concluídos os trabalhos

Estes testes tiveram como principal objectivo detectar os erros de juventude da Aprilia, já que o facto da RSV-4 rodar agora com um piloto distinto dos que fizeram o desenvolvimento do protótipo, obrigou a rever todas as afinações, desde a distribuição de pesos às suspensões.

Giovanni Sandi, o técnico de confiança de Max, agradeceu as informações do piloto italiano, pelo contributo que estão a ter no desenvolvimento da RSV-4: "É uma moto ainda muito nova e temos muito trabalho ainda pela frente. Este foi apenas o nosso segundo testes e estamos bastante satisfeitos, porque alguns pequenos problemas iniciais foram já resolvidos".
Dentro de dias o Team Aprilia regressa ao trabalho, desta feita no circuito de Valencia, previsivelmente já com o segundo piloto, Shinya Nakano, seguindo-se em Dezembro uma viagem até à pista de Kyalami, na África do Sul.

AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Xaus e Corser com a BMW em Valencia

01ed1ede.jpeg
O espanhol Rubens Xaus e o australiano Troy Corser, os dois pilotos escolhidos pela BMW para a sua estreia no campeonato do Mundo de Superbikes, completaram dois dias de testes no circuito, que serviram para retirar as primeiras conclusões sobre a nova máquina que vão utilizar no próximo ano.

Ao longo dos testes, os novos pilotos da BMW Motorrad Motosport aproveitaram as boas condições climatéricas para somarem um bom número de voltas e dados, que vai permitir aos técnicos da marca alemã trabalhar sobre dados concretos, o que sem dúvida se virá a reflectir nos próximos testes.

A larga experiência acumulada por Trpy Corser aos comandos de motos com motores de três, dois e quatro cilindros, permitiu que o piloto australiano fosse mais rápido que o espanhol, deixando surpreendido o próprio Corser: "Não pensava estar tão cómodo na moto neste primeiro contacto. A equipa está a trabalhar muito bem e estou muito feliz por estar aqui". Mais incómodo foi o encontro imediato com um pássaro de elevada envergadura, com o australiano a levar um enorme susto, e ter arruinado uma volta rápida.

Já o espanhol Rubens Xaus , que sofreu a primeira queda com a nova S 1000 RR, o que não surpreendeu, dado o seu vasto currículo neste particular, apesar disso gostou da moto: "É muito estável e curva bem e potente. Também gostei do facto de não ser muito exigente a nível do físico do piloto".

Também o responsável pela equipa, Berti Hauser ficou satisfeito com o que se passou em Valencia: "Estou muito contente com os avanços que realizamos ao longo destes dois dias, e com informação que Xaus e Corser nos passaram. Os seus comentários foram muito claros e fazem-nos ter muita confiança sobre a nossa situação e o que estamos a fazer. São dois pilotos com estilos de condução e necessidades diferentes e assim obtemos mais informação".AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Robin Barbosa apurado para a Rookies Cup 2009

97524927.jpeg

O jovem luso-francês Robin Barbosa, da JP Juniores Team, conquistou um lugar na KTM Red Bull Rookies Cup, que é considerada uma das rampas de lançamento para o Mundial de MotoGP

Depois de superada a primeira fase da selecção, perante mais de 120 jovens pilotos de várias nacionalidades, levada a cabo no traçado italiano de Adria, Robin Barbosa almejava um dos oito lugares em disputa para 2009. A segunda fase teve lugar no Autódromo do Estoril, com os 28 candidatos que tinham passado a ronda inicial em Itália.

Robin Barbosa provou que tinha lugar entre os melhores, e foi o segundo piloto mais rápido durante dos dois dias que durou a selecção. Desta forma, após três anos a competir na estrutura da JP Juniores Team, tanto nos campeonatos nacionais como nas competições caseiras de Espanha e França, Robin Barbosa dá assim mais um passo na sua carreira rumo ao Mundial, passando a integrar as fileiras da KTM Red Bull Rookies Cup em 2009.
AS
 
Topo