Portal Chamar Táxi

Há guerra na Ucrania

kok@s

GForum VIP
Entrou
Dez 9, 2019
Mensagens
9,976
Gostos Recebidos
434

Putin sauda "entrada heroica" da Coreia do Norte na guerra da Ucrânia




O Presidente russo, Vladimir Putin, enviou uma mensagem de Ano Novo ao líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, na qual comemorou a "entrada heróica" dos soldados norte-coreanos na guerra da Ucrânia, informou hoje Pyongyang.


Putin sauda entrada heroica da Coreia do Norte na guerra da Ucrânia





"A entrada heróica dos soldados do Exército Popular da Coreia nas batalhas para libertar a região de Kursk dos ocupantes e as atividades subsequentes dos engenheiros coreanos em território russo demonstraram claramente a amizade inabalável" entre Moscovo e Pyongyang, afirma a mensagem, citada pela agência estatal norte-coreana KCNA.




A felicitação, enviada no passado dia 18 de dezembro, destaca ainda o tratado de parceria estratégica assinado entre os líderes no ano passado e apela ao reforço da "relação de amizade e aliança" entre os dois países.





De acordo com os serviços de informações da Coreia do Sul, Pyongyang destacou cerca de 15.000 soldados para apoiar a Rússia na guerra contra a Ucrânia. Em troca, o regime de Kim Jong-un recebeu divisas, bens e tecnologia de Moscovo.




A Yonhap, agência estatal sul-coreana, divulgou hoje também que líder norte-coreano visitou esta quarta-feira uma fábrica onde inspecionou o andamento da construção de um novo submarino de propulsão nuclear, equipado com mísseis guiados, para além de ter supervisionado um teste com mísseis antiaéreos que, segundo a agência, podem atingir alvos a 200 quilómetros de altitude.



nm
 

kok@s

GForum VIP
Entrou
Dez 9, 2019
Mensagens
9,976
Gostos Recebidos
434

Drones russos causam danos em navios da Eslováquia, Palau e Libéria




As defesas aéreas ucranianas neutralizaram 73 dos 99 drones russos durante a noite e madrugada de hoje, informou a Força Aérea.


Drones russos causam danos em navios da Eslováquia, Palau e Libéria







Os drones não intercetados causaram danos em infraestruturas ucranianas e em três navios com bandeiras da Eslováquia, Palau e Libéria, na costa do Mar Negro, segundo as autoridades militares.



"Na noite de 26 de dezembro [a partir das 18h00 do dia 25 de dezembro], o inimigo atacou com um míssil balístico Iskander-M a partir da área temporariamente ocupada da Crimeia, assim como com 99 drones de ataque dos tipos Shahed, Gerbera e outros", anunciou a força militar no seu relatório diário, nas redes sociais.



Os drones descolaram das regiões russas de Bryansk, Kursk e Primorsko-Akhtarsk, e da península ucraniana anexada da Crimeia.



Segundo dados preliminares da Força Aérea, até às 09h00 (locais), 73 drones Shahed, Gerbera e de outros modelos tinham sido intercetados ou neutralizados no norte, sul e leste da Ucrânia.


Um míssil balístico e 26 veículos aéreos não tripulados (UAV) atingiram, no entanto, 16 diferentes locais na região costeira de Odessa, causando danos em dois navios, um da Eslováquia e outro de Palau, disse o vice-primeiro-ministro ucraniano, Oleksiy Kuleba, no Telegram.


Os ataques também provocaram incêndios e danos em armazéns de empresas, numa barcaça e em elevadores.


Na região vizinha de Mykolaiv, drones russos atingiram um terminal portuário e um navio que navegava sob a bandeira da Libéria.


Um outro ataque, segundo Kuleba, atingiu a região oeste de Lviv, onde foram danificadas infraestruturas ferroviárias, no entroncamento de Kovel, a cerca de 60 quilómetros da fronteira com a Polónia.




nm
 

kok@s

GForum VIP
Entrou
Dez 9, 2019
Mensagens
9,976
Gostos Recebidos
434

Ataque russo em Kharkiv faz dois mortos e oito feridos




Pelo menos duas pessoas morreram e oito ficaram feridas, incluindo um bebé, num ataque lançado hoje pelas forças russas contra a região de Kharkiv, no nordeste da Ucrânia, informaram as autoridades locais.


Ataque russo em Kharkiv faz dois mortos e oito feridos







Segundo o governador regional, Oleg Sinegubov, a Rússia lançou três bombas aéreas guiadas sobre a cidade de Kharkiv.



"Não há aqui instalações militares, apenas edifícios civis", lembrou Sinegubov, citado pelas autoridades regionais.


O governador acrescentou que as equipas de emergência estão concentradas na procura de eventuais vítimas entre os escombros.



"A principal tarefa é identificar as pessoas que ainda possam precisar de ajuda", escreveu Sinegubov nas redes sociais, acrescentando que está em curso uma avaliação dos danos materiais.



O ataque atingiu uma das principais autoestradas que atravessam a área urbana de Kharkiv, provocando danos em edifícios residenciais e veículos.



A ofensiva ocorreu após outros bombardeamentos recentes na região, que nos dias anteriores já tinham causado pelo menos duas mortes.



A ofensiva militar russa no território ucraniano, lançada a 24 de fevereiro de 2022, mergulhou a Europa naquela que é considerada a crise de segurança mais grave desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).



nm
 
Topo