• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

O dia de hoje

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,562
Gostos Recebidos
808

Dia Mundial da Voz​


O Dia Mundial da Voz é comemorado no dia 16 de abril.

A celebração da data tem por objetivo alertar para a importância da voz e dos cuidados necessários para a preservar.

No Dia Mundial da Voz, centros hospitalares e associações promovem rastreios gratuitos e alertam a população para os cuidados a ter com a voz, prevenindo eventuais problemas na voz, através do diagnóstico precoce.

Esta data foi comemorada pela primeira vez em 2003.

Cuidados a ter com a voz​

  • Fazer uma alimentação equilibrada, rica em fibras e proteínas
  • Beber bastante água e praticar exercício físico
  • Não gritar em excesso nem em tom agudo
  • Falar pausadamente
  • Não fumar nem abusar de bebidas gasosas
  • Dormir bem

Sinais de alerta a ter em conta​

  • Alterações na voz
  • Tosse frequente
  • Alterações no timbre da voz ou dificuldade em colocar a voz
  • Pigarreia ou rouquidão com frequência
Esteja atento à sua voz e identifique possíveis sinais de alarme. Alterações na voz podem ser sinal de doenças como papiloma, cancro da laringe, paralisia das cordas vocais, laringite crónica, entre outras.

Vozes famosas​

  • Morgan Freeman
  • Elvis Presley
  • Aretha Franklin
  • Nat King Cole
  • Freddy Mercury
  • Frank Sinatra
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,562
Gostos Recebidos
808

Dia Mundial da Hemofilia​


O Dia Mundial da Hemofilia celebra-se a 17 de abril.

Origem da data​

Esta data é também conhecida como Dia Mundial do Hemofílico.

É desenvolvida desde 1989 pela Federação Mundial do Hemofilia, uma organização sem fins lucrativos que atua em 113 países do mundo e que foi fundada por Frank Schnabel em 1963.

O dia 17 de abril foi escolhido para celebrar o Dia Mundial da Hemofilia por ser o aniversário de Frank Schnabel. O objetivo deste dia é consciencializar as populações para a hemofilia e para outras desordens sanguíneas.

Neste dia é tradição acender os vários monumentos do mundo com luzes vermelhas, chamando a atenção para as pessoas com desordens sanguíneas.

Hemofilia​

A hemofilia é uma anomalia do sangue caracterizada por uma demora ou uma falta de coagulação, sendo que a menor ferida pode provocar uma grave hemorragia.

Esta é uma afeção hereditária, transmitida pelas mulheres, que ataca sobretudo os homens. A forma mais comum de desordem é a hemofilia A, presente em 1 de 5.000-10.000 nascimentos masculinos. Já a hemofilia B acontece em aproximadamente 1 de 20,000-34,000 nascimentos masculinos.

Não existe um registo nacional sobre a hemofilia em Portugal, estimando-se que exista um milhar de pessoas com esta doença em Portugal.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,562
Gostos Recebidos
808

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios​


O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios é celebrado a 18 de abril.

A data visa promover os monumentos e sítios históricos e valorizar o património português, ao mesmo tempo que tenta alertar para a necessidade da sua conservação e proteção.

Neste dia decorrem várias iniciativas para celebrar a data, como visitas e entradas gratuitas nos monumentos. Ao longo da semana que integra este dia, também se realizam comemorações por todo o país, todos os anos com um novo tema.

Monumentos e sítios abertos em Portugal​

Neste dia estarão abertos ao público locais como:

  • Serralves
  • Museu do Vinho do Porto
  • Casa do Infante
  • Museu Nacional Soares dos Reis
  • Museu Bordalo Pinheiro
  • Museu Interactivo do Megalitismo de Mora
  • Museu Nacional do Azulejo
  • Padrão dos Descobrimentos
  • Palácio de São Bento
  • Panteão Nacional
  • Museu dos Biscainhos
Pode conhecer todo o programa de atividades do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios por localidade no site da Direção-Geral do Património Cultural.

Monumentos mais visitados em Portugal​

  1. Mosteiro dos Jerónimos
  2. Torre de Belém
  3. Mosteiro da Batalha
O Palácio Nacional de Mafra é o palácio mais visitado, enquanto que o Museu Nacional dos Coches é o museu mais visitado em Portugal.

Os estrangeiros representam 85% das entradas nos monumentos nacionais, enquanto que 61% das entradas nos museus e palácios são feitas por portugueses.

Origem da data​

A data foi instituída a 18 de Abril de 1982 pelo ICOMOS (Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios), uma associação de profissionais da conservação do património, e aprovada pela UNESCO em 1983.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,562
Gostos Recebidos
808

Dia de Santo Expedito​

O Dia de Santo Expedito comemora-se a 19 de abril.

A história de Santo Expedito, o santo das causas urgentes e impossíveis, é vaga. Acredita-se que Expedito foi um comandante de uma legião de soldados romanos em defesa das províncias romanas na Arménia contra o ataque de bárbaros asiáticos.

Terá morrido martirizado a 19 de abril de 303, em Melitene, na Arménia, às mãos do imperador Diocleciano, por recusar-se a negar a fé cristã.

Em diversas igrejas do mundo encontram-se estátuas representando Santo Expedito num traje legionário, com uma mão a segurar uma palma e outra uma cruz com a palavra hodie (hoje). O nome Expedito terá sido utilizado para caracterizar o santo legionário, sempre pronto a agir e a cumprir o seu dever.

A lenda conta-nos que quando Expedito quis se converter, uma tentação se manifestou em forma de corvo à sua frente, gritando "Crás! Crás!" ("Amanhã! Amanhã!" em latim). O legionário não deu ouvidos ao pedido de adiamento do seu batismo e pisou o corvo dizendo: "Hodie! Hodie!" ("Hoje! Hoje!").

Oração a Santo Expedito​

Oh! Meu Santo Expedito das causas justas e urgentes, intercede por mim junto a Nosso Senhor Jesus Cristo, para que venha em meu socorro nesta hora de aflição e desesperança. Meu Santo Expedito, tu que és o Santo guerreiro; tu que és o Santo dos aflitos e desamparados; tu que és o Santo dos desempregados; tu que és o Santo das causas urgentes, protege-me, ajuda-me, concedendo-me força, coragem e serenidade. Atende meu pedido! (Fazer o pedido)

Meu Santo Expedito ajudai-me a superar estas horas difíceis, protegendo-me de todos os que possam prejudicar-me, protegendo minha família, atende meu pedido com urgência, devolvendo-me a paz e a tranquilidade. Meu Santo Expedito! Estarei agradecido pelo resto da minha vida e propagarei teu nome a todos os que tiverem fé.
Ámen!
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,562
Gostos Recebidos
808

Dia de Santa Ema​


É a 19 de abril que se comemora o Dia de Santa Ema.

Santa Ema da Saxónia pertencia a uma família nobre de grande vivência cristã. O seu irmão era bispo. Ainda muito nova, foi dada como esposa a um conde, que a deixou viúva pouco tempo depois.

Apesar dos imensos pretendentes, pela sua beleza e riqueza, Santa Ema decidiu dedicar as restantes quatro décadas da sua vida à oração e à caridade, doando todos os bens aos pobres e necessitados e fundando conventos e abadias. Quando faleceu a 19 de abril de 1045, numa abadia consagrada ao seu esposo, já nada mais tinha para oferecer.

Tentando alcançar a perfeição cristã na viuvez, Santa Ema mereceu não a devoção de um novo marido, mas sim de um país inteiro e de milhões de cristãos espalhados pelo mundo ao longo dos séculos.

Quando o seu túmulo foi aberto séculos depois, todo o seu corpo se encontrava em pó, à exceção da sua mão direita, ainda intacta, um símbolo do poder da sua dádiva.

Santa Ema é muitas vezes representada com pão nas mãos, mostrando a sua caridade com os pobres.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,562
Gostos Recebidos
808

Dia Mundial da Terra​


Todos os anos, a 22 de abril, celebra-se o Dia Mundial da Terra. Em 2022, o tema desta celebração é “Invista no nosso planeta”.

A data foi criada em 1970 pelo senador norte-americano Gaylord Nelson. Depois de verificar as consequências do desastre petrolífero ocorrido em 1969 em Santa Barbara, na Califórnia, o senador resolveu realizar um protesto contra a poluição da Terra.

Inspirado pelos protestos dos jovens norte-americanos que contestavam a guerra, Gaylord Nelson, desenvolveu esforços para conseguir colocar o tema da preservação da Terra na agenda política norte-americana.

A população aderiu em força à manifestação e mais de 20 milhões de americanos manifestaram-se a favor da preservação da terra e do ambiente.

Atividades para o Dia Mundial da Terra​

Neste dia de cariz educativo, escrevem-se frases e poemas sobre a importância do planeta Terra nas escolas.

É possível juntar-se a atividades existentes, criar eventos próprios, doar dinheiro, ou tomar simples atos como plantar uma árvore ou separar o lixo, por exemplo.

No dia 22 de abril, milhões de cidadãos em todo o mundo manifestam o seu compromisso na preservação do ambiente e da sustentabilidade da Terra.

O Dia Mundial da Terra conta já com mais de mil milhões de atos realizados em prol do ambiente ao longo da história. É o maior dia do ano para o planeta Terra, desejando que todos os habitantes do mundo realizem algum ato que o proteja.

Este ato será uma espécie de semente para regar durante o resto do ano.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,562
Gostos Recebidos
808

Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor​

A 23 de abril celebra-se o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor.

A data tem como objetivo reconhecer a importância e a utilidade dos livros, assim como incentivar hábitos de leitura na população.

Os livros são um importante meio de transmissão de cultura e informação, e ainda, elementos fundamentais no processo educativo.

Atividades​

No Dia Mundial do Livro decorrem várias ações de promoção dos livros e da leitura, organizados por livrarias, associações culturais, escolas, universidades e outras entidades. Neste dia, algumas livrarias promovem compras de livros com descontos.

Uma sugestão de celebração é partilhar a(s) sua(s) obra(s) preferida(s) com os outros. Outra sugestão é começar a ler um novo livro.

Origem da data​

A UNESCO instituiu o Dia Mundial do Livro em 1995. A data foi escolhida por ser um dia importante para a literatura mundial.

No dia 23 de abril de 1616 faleceu Miguel de Cervantes. Também no dia 23 de abril, em 1899, nasceu Vladimir Nabokov. O dia 23 de abril é também recordado como o dia em que nasceu e morreu o famoso escritor inglês William Shakespeare.

A data serve ainda para chamar a atenção para a importância do livro como bem cultural, essencial para o desenvolvimento da literacia e para o desenvolvimento económico.

Livros famosos​

  • Os Lusíadas, Luís Vaz de Camões
  • A Ilíada, Homero
  • As Mil e Uma Noites
  • A Bíblia
  • Os Três Mosqueteiros, Alexandre Dumas
  • Os Miseráveis, Victor Hugo
  • Dom Quixote, Cervantes
  • Romeu e Julieta, William Shakespeare
  • Lolita, Vladimir Nabokov
  • Crime e Castigo, Fiódor Dostoiévski
  • Guerra e Paz, Liev Tolstói
  • 1984, George Orwell
  • Oliver Twist, Charles Dickens
  • As Aventuras de Tom Sawyer, Mark Twain
  • O Velho e o Mar, Ernest Hemingway
  • O Grande Gatsby, F. Scott Fitzgerald
  • A Metamorfose, Franz Kafka
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,562
Gostos Recebidos
808

Dia Mundial do Escutismo​


O Dia Mundial do Escutismo celebra-se a 23 de abril em todo o mundo.

Esta data é conhecida também como o Dia de São Jorge. Esta santo, que na lenda venceu um dragão, é o patrono mundial do escutismo.

O escutismo nasceu em Inglaterra, com Baden-Powell, que confiou a São Jorge, o santo protetor e patrono de Inglaterra, o movimento escutista mundial.

O escutismo apela ao sentido de entreajuda, à união e ao despertar da coragem e da força, com um desejo de cumprir a vontade de Deus, à imagem de São Jorge. É o sentido prático que caracteriza o escuteiro.

As pessoas, as atividades como as caminhadas, os acampamentos e os encontros entre agrupamentos são alguns dos aspetos que os escuteiros referem como os mais positivos no escutismo.

Em Portugal destacam-se duas organizações escutistas: os Escoteiros de Portugal e o Corpo Nacional de Escutas (CNE).
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,562
Gostos Recebidos
808

Dia Nacional da Educação de Surdos​


O Dia Nacional de Educação de Surdos tem lugar todos os anos a 23 de abril.

Este dia, também conhecido como Dia Nacional do Deficiente Auditivo, tem como finalidade sensibilizar as pessoas para a situação das pessoas surdas e da sua linguagem em específico, sublinhando a necessidade de lutar por condições de vida, trabalho e educação mais apropriadas.

As atividades desde dia consistem em fóruns comemorativos, exposições, encontros de adultos e jovens surdos com partilha de experiências, entre outras. As atividades visam a inclusão e a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência auditiva e ainda a afirmação da linguagem gestual.

Língua Gestual Portuguesa​

A comunidade falante de Língua Gestual Portuguesa (LGP) é composta por mais de 30 mil pessoas. O número de intérpretes, que são obrigados a ter um curso superior, é de cerca de 150. Em Portugal não existem escolas exclusivas para alunos surdos, sendo os estudantes incorporados em instituições, com turmas constituídas por jovens surdos.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,562
Gostos Recebidos
808

Dia Mundial do Animal de Laboratório​


O Dia Mundial do Animal de Laboratório observa-se anualmente a 24 de abril.

A data foi criada em 1979 pela Sociedade Nacional Anti-Vivissecção (National Anti-Vivisection Society, NAVS), tendo sido escolhido o dia 24 em honra do antigo presidente da sociedade, Hugh Dowding, o primeiro Barão Dowding, nascido neste dia.

O objetivo desta data é dar voz e vida aos animais que são utilizados em testes de laboratório por todo o mundo, sofrendo torturas arcaicas por fins comerciais, industriais, científicos e académicos.

Este dia internacional do animal de laboratório é celebrado com reuniões de associações pela defesa animal, com manifestações contra a utilização de animais em experiências e com a divulgação de listas de marcas que utilizam e que não utilizam animais em experiências e de outros dados relevantes sobre a matéria. As iniciativas têm todas o mesmo fim: acabar com a experimentação animal.

Em Portugal estima-se que sejam usados 35.000 animais por ano em laboratório, não existindo comités de ética para regular o excesso de experiências, nem fiscalização nos laboratórios por falta de funcionários, continuando as universidades a usar animais nas aulas de fisiologia animal.

Assinala-se ainda que 92% dos testes com animais (fase 1) falham nos ensaios clínicos com humanos (fase 2).
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,562
Gostos Recebidos
808

Dia da Liberdade (25 de Abril)​


Feriado​



O Dia da Liberdade é comemorado em Portugal a 25 de abril.

Este é um dos 13 feriados nacionais obrigatórios.

A data celebra a revolta dos militares portugueses. No dia 25 de abril de 1974, os militares levaram a cabo um golpe de Estado com o objetivo de acabar com a ditadura imposta por Salazar, que durou 41 anos.

O Movimento das Forças Armadas teve o apoio da população portuguesa e era composto por militares que haviam participado na Guerra Colonial e por estudantes universitários. No fim, o exército conseguiu depor o presidente de Portugal, que era Marcello Caetano, e este se exilou no Brasil, onde faleceu em 1980.

Vitoriosos, os revolucionários conseguiram a implantação do regime democrático e a instauração da nova Constituição Portuguesa, a 25 de abril de 1976.

revolução dos cravos


O símbolo do dia 25 de abril é o cravo, porque nesse dia uma mulher ofereceu cravos aos soldados em sinal de agradecimento. Em comemoração, os soldados colocaram as flores recebidas nos canos das suas armas, o que representava a vitória praticamente sem violência.

Após a revolução, foi criada a Junta de Salvação Nacional, que nomeou António de Spínola como Presidente da República e Adelino da Palma Carlos como Primeiro-Ministro.

Os dois anos seguintes foram de grande agitação social, período que ficou conhecido por PREC (Processo Revolucionário em Curso).

Desta forma, o dia 25 de abril é conhecido como o Dia da Liberdade ou Revolução dos Cravos, sendo um feriado nacional onde se recorda a importância da liberdade no país.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,562
Gostos Recebidos
808

Dia de São Marcos​


O Dia de São Marcos Evangelista comemora-se a 25 de abril.

São Marcos é um dos autores dos Evangelhos, assim como o primeiro bispo de Alexandria e o fundador do Cristianismo na África. Terá sido em sua casa que se realizou a Santa Ceia e o Pentecostes, onde se firmou a Igreja Católica.

O santo acompanhou São Barnabé (seu primo), São Paulo e São Pedro nas viagens apostólicas destes. Discípulo de São Paulo e de São Pedro, que o considerou como um “filho” na sua primeira epístola, o seu poder evangélico não parou com a morte dos dois santos, tendo fundado comunidades cristãs no Egito, no Chipre e na Alexandria.

Segundo a Igreja Copta, São Marcos terá nascido em Cirene, na Líbia, por volta do ano 10 a.C. e falecido a 25 de abril de 68 d.C., na Alexandria, martirizado por pagãos no regresso de uma missão evangélica.

São Marcos é apontado como santo padroeiro de Veneza (onde se encontram as suas relíquias), Egito e da freguesia de Calhandriz. O símbolo deste santo evangelista é o leão.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,562
Gostos Recebidos
808

Dia Mundial do Pinguim​


O Dia Mundial do Pinguim é celebrado anualmente a 25 de abril.

O objetivo do dia é promover a conservação desta adorada espécie animal, ameaçada pelas mudanças do clima, à semelhança do Homem. Os pinguins das Ilhas Galápagos e os pinguins de olho amarelo são as raças de pinguins que se encontram mais perto da extinção.

Foi escolhido o dia 25 de abril para a celebração mundial desta efeméride por ser neste dia que se verifica a migração anual dos pinguins na Antártida para o norte.

pinguins


Atividades para o Dia Mundial do Pinguim​

Pode assinalar este dia partilhando a data e a causa dos pinguins nas redes sociais, pode levar os filhos a visitar pinguins no jardim zoológico e no oceanário ou pode ver um filme sobre pinguins (como “A Marcha dos Pinguins”, por exemplo).

Também pode vestir um fato preto e branco, ou então roupa e acessórios com desenhos de pinguins. Para ajudar os pinguins ao longo de todo o ano deve fazer um esforço para poupar o ambiente, poluindo menos.

Factos sobre os Pinguins​

  • Os pinguins são monogâmicos e reconhecem-se pelo grasnido.
  • São aves marinhas que não voam e que podem passar 75% das suas vidas na água, onde são exímios nadadores e se alimentam a cerca de 18 metros de profundidade.
  • Algumas espécies só saem da água para a mudança ou para reprodução, que acontece uma vez por ano.
  • São animais sociais que vivem em grupos e que podem chegar aos milhares.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,562
Gostos Recebidos
808

Dia da Produção Nacional​


O Dia da Produção Nacional é celebrado anualmente a 26 de abril.

O Dia da Produção Nacional quer sensibilizar a população portuguesa para a importância social e económica da produção nacional, combatendo o desemprego e contribuindo para a afirmação da produção nacional nos mercados externos, com o fim de a tornar mais competitiva num mercado cada vez mais global.

Nos super e hipermercados, os produtos nacionais (que estão normalmente identificados com um símbolo especial) são destacados neste dia. Realiza-se por todo o país uma ação chamada de "Portugal Sou Eu" para incentivar à compra de produtos portugueses, para promover o consumo informado, para dinamizar a oferta nacional e para promover o equilíbrio da balança comercial.

O programa valoriza, através do Selo “Portugal Sou Eu”, a produção nacional de produtos, serviços e artesanato. As empresas do comércio, restauração e afins que comercializam produtos "Portugal Sou Eu" recebem o Estatuto “Estabelecimento Aderente Portugal Sou Eu”.

Neste dia incentiva-se assim ao consumo de produtos portugueses, desde produtos de higiene (pasta de dentes "Couto" por exemplo) a produto alimentares (como é um exemplo o atum "Bom Petisco").

O anúncio da comemoração do Dia Nacional da Produção Nacional foi feito em abril de 2011.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,562
Gostos Recebidos
808

Dia Mundial da Propriedade Intelectual​


O Dia Mundial da Propriedade Intelectual celebra-se a 26 de abril.

Este dia visa promover a discussão sobre o papel da propriedade intelectual no encorajamento da inovação e criatividade. Ele comemora-se sob a égide da OMPI - Organização Mundial da Propriedade Intelectual.

Para promover a data são realizadas atividades de sensibilização para alertar a população para a importância da propriedade intelectual, no âmbito da proteção do conhecimento e do desenvolvimento económico. Também são organizados concursos de ideias neste dia, assim como se isenta o pagamento de taxas nos pedidos de online de proteção das invenções e criações nacionais no site do INPI - Instituto Nacional de Propriedade Industrial.

O que é a Propriedade Intelectual?​

A Propriedade Intelectual confere o direito à utilização exclusiva da respetiva informação técnica, comercial e industrial e inclui:

  • Propriedade Industrial
  • Direitos de Autor
  • Direitos Conexos
A Propriedade Industrial visa a proteção de invenções (patentes), criações estéticas (design) e sinais usados para distinguir produtos e empresas no mercado, enquanto o Direito de Autor visa proteger obras literárias e artísticas.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,562
Gostos Recebidos
808

Dia de São Pedro de Rates​


O Dia de São Pedro de Rates festeja-se a 26 de abril.

Pedro de Rates foi o primeiro bispo de Braga, no ano de 45, nomeado por Santiago, durante a sua visita a Braga, segundo a lenda popular.

O santo foi responsável pela conversão de muitos crentes da religião romana à fé cristã. Reza a história que depois de ter salvo uma jovem princesa pagã de doença fatal, esta ter-se-á convertido ao cristianismo, prometendo guardar castidade. Já o seu pai ordenou matar o bispo, que foge para Rates, na Póvoa de Varzim, onde acaba por ser assassinado.

O santo foi sepultado nas ruínas dum pequeno templo que foi desaparecendo com o tempo. Séculos mais tarde, o eremita São Félix, em retiro na Serra de Rates, viu uma luz na escuridão por várias noites seguidas, tendo-se dirigido até ela e encontrado o corpo de São Pedro de Rates. A descoberta terá dado origem à Igreja de São Pedro de Rates, onde o corpo esteve sepultado até 1552, ano em que foi transladado para a Sé de Braga.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,562
Gostos Recebidos
808

Dia Internacional do Cão-Guia​


O Dia Internacional do Cão-Guia celebra-se anualmente na última quarta-feira de abril.

Este é o dia especial dos cães-guia, mas lembre-se que há um dia especial para todos os cães. O dia 26 de agosto é o Dia Mundial do Cão!

Esta data é um agradecimento ao nobre animal que guia os invisuais durante o quotidiano, assim como um reconhecimento pelo seu trabalho e importância na sociedade. Neste dia, os treinadores de cães-guia também estão de parabéns. A primeira tentativa registada de treinar animais para este fim é de 1780, na França.

Em Portugal há carência de escolas de treinamento de cães-guia, que são entregues gratuitamente aos cegos, existindo uma longa lista de espera de invisuais que gostariam de contar com a preciosa ajuda deste fiel amigo de quatro patas.

Um cão-guia é treinado durante um a dois anos, a começar aos dois meses de vida. São selecionados os cães mais sociáveis, saudáveis e inteligentes para acompanhar os invisuais, que têm de fazer um estágio com o cão na escola de treino, antes de começarem a sair na estrada e a viver juntos.

Uma forma de comemorar este dia é mimar um cão-guia que encontre no caminho. Outra forma é fazer um donativo a uma associação de cães-guia (o que traz vantagens fiscais) ou ajudar com a consignação do IRS anual (gratuito).
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,562
Gostos Recebidos
808

Dia Mundial do Design Gráfico​


O Dia Mundial do Design Gráfico comemora-se anualmente a 27 de abril.

A data é celebrada desde 1995, no dia de aniversário da International Council of Graphic Design Associations, com o objetivo de reconhecer o papel do design de comunicação no mundo.

Neste dia estão de parabéns todos os designers gráficos, alunos e profissionais relacionados com área do design. São realizadas atividades como encontros de designers gráficos, concursos de design, apresentações de designers, entre outras. Nas redes sociais são partilhadas criações e fotos alusivas à data com a tag “World Graphics Day”.

Em Portugal realiza-se desde 2011 o evento ESAD World Graphics Day que reúne grandes designers nacionais numa celebração do design de entrada gratuita em Matosinhos (na ESAD).

O design gráfico é um processo criativo que transmite uma mensagem específica para um público-alvo. No design gráfico são usados vários métodos de criação e de combinação de palavras, imagens e símbolos, com o objetivo de montar uma representação visual de ideias e de veicular mensagens.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,562
Gostos Recebidos
808

Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho​


O Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho celebra-se todos os anos a 28 de abril.

O objetivo deste dia é chamar a atenção das empresas e dos trabalhadores para a importância de tomar medidas preventivas que garantam a segurança no trabalho.

Prevenir acidentes de trabalho é uma responsabilidade de todos, assim como a prevenção é um direito transversal a todos os trabalhadores.

Neste dia realizam-se atividades pelo país como seminários para promover a segurança e a saúde no trabalho.

A prevenção de riscos profissionais é uma preocupação a consolidar pelas empresas que exige também o esforço dos trabalhadores, dos cidadãos em geral, dos inspetores e das instituições de autoridade.

Este dia é comemorado em Portugal e no mundo também como uma homenagem a todas as vítimas dos acidentes de trabalho e de doenças profissionais. Desde 1996 que se celebra esta data mundialmente. Em Portugal, o dia 28 de abril foi instituído como o Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho com a resolução n.º 44/2001, sendo a Autoridade para as Condições do Trabalho a responsável pelo cumprimento desta resolução.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,562
Gostos Recebidos
808

Dia Mundial da Dança​


O Dia Mundial da Dança celebra-se todos os anos a 29 de abril.

A data foi criada em 1982 pelo Comité Internacional da Dança (CID) da UNESCO, que escolheu o dia 29 de abril como o Dia Internacional da Dança.

A comemoração tem por base o dia de nascimento de Jean-Georges Noverre, que nasceu em 1727 e que foi um dos grandes nomes mundiais da dança.

Comemorações​

A celebração do Dia Mundial da Dança tem como objetivo celebrar esta arte e mostrar a sua universalidade, independentemente das barreiras políticas, culturais e éticas.

Neste dia são diversas as atividades desenvolvidas por associações, escolas e outras entidades ligadas à dança, para promover esta arte que é vista como linguagem universal, promotora de ideais como a liberdade de expressão e a igualdade de direitos.

Espetáculos, workshops, demonstrações e palestras são algumas das iniciativas que decorrem no Dia Mundial da Dança em espaços culturais, comerciais e recreativos.

Frases sobre dança​

  • "Perdido seja para nós aquele dia em que não se dançou nem uma vez!" Nietzsche
  • "Não é o ritmo nem os passos que fazem a dança mas a paixão que vai na alma de quem dança." Augusto Branco
  • "Dançar é sentir, sentir é sofrer, sofrer é amar... Tu amas, sofres e sentes. Dança!" Isadora Duncan
  • "A dança consegue revelar tudo o que a música esconde misteriosamente, tendo mais mérito de ser humana e palpável. A dança é poesia com braços e pernas, é a matéria, graciosa e terrível, animada, embelezada pelo movimento". Charles Baudelaire
 
Topo