• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

O dia de hoje

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,401
Gostos Recebidos
802

Dia do Trabalhador​


O Dia do Trabalhador é celebrado anualmente a 1º de maio, sendo feriado em Portugal e em vários países da Europa. Não é um feriado mundial, embora seja cumprido em vários países do mundo, como no Brasil.

Origem e História do Dia do Trabalhador​

A data remonta ao dia 1º de Maio de 1886, nos EUA, quando mais de 500 mil trabalhadores saíram às ruas de Chicago, numa manifestação pacífica, exigindo a redução da jornada de trabalho para oito horas.

Em consequência, a polícia tentou dispersar a manifestação, ferindo e matando dezenas de operários.

A 5 de maio de 1886 os operários regressaram às ruas e registaram-se novamente feridos, com manifestantes a serem presos. A opinião pública repudiou a ação da polícia e do Governo, assim como das entidades patronais.

Em 1889 o Congresso Operário Internacional, reunido em Paris, decretou o 1º de Maio como o Dia Internacional dos Trabalhadores.

Já em 1890, os trabalhadores americanos viram a jornada de trabalho diária ser reduzida para oito horas. Nos Estados Unidos o Dia do Trabalhador celebra-se na primeira segunda-feira de setembro.

1º de Maio em Portugal​

1º de Maio em Portugal


Em Portugal, o 1º de Maio começou a ser festejado a partir de maio de 1974, após a Revolução do 25 de abril.

O Dia do Trabalhador é comemorado em todo o país. As manifestações, marchas, celebrações e comícios realizados nessa data tem como objetivo apresentar ao Governo, e às entidades patronais, quais as necessidades e os direitos dos trabalhadores.

Como feriado, é também uma oportunidade para o trabalhador descansar.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,401
Gostos Recebidos
802

Dia Mundial da Asma​


O Dia Mundial da Asma celebra-se anualmente na primeira terça-feira do mês de maio.

Este dia internacional da asma é organizado pela GINA (Global Initiative for Asthma), da Organização Mundial de Saúde, com o objetivo de melhorar a prevenção da doença e o nível de consciencialização da população. Neste dia são realizadas campanhas informativas sobre a doença e é lançado um relatório anual com dados sobre a asma no site da GINA.

A asma é uma doença crónica muito comum e que afeta a passagem de ar de e para os pulmões, causando inflamação das vias respiratórias e dificuldade em respirar. Ela afeta mais as crianças do que os adultos.

Sintomas de asma mais comuns​

  • Falta de ar e cansaço
  • Pieira e tosse
  • Dores ou pressão no peito
Os sintomas podem ocorrer várias vezes ao dia ou semana e podem agravar-se durante a prática de exercício físico ou durante a noite. A prevenção precoce favorece o tratamento da asma.

Asma em Portugal​

Estima-se que mais de um milhão de portugueses sofram de asma. Algumas profissões representam maiores riscos de desenvolver a doença, como padeiros, pedreiros, cabeleireiros e pescadores.

A Organização Mundial de Saúde estima que, em todo o mundo, mais de 300 milhões de pessoas sofrem de asma e que esta é a doença crónica mais comum nas crianças.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,401
Gostos Recebidos
802

Dia de Santa Mafalda​

O Dia de Santa Mafalda celebra-se a 2 de maio.

D. Mafalda Sanches de Portugal foi uma infanta conhecida pela sua beleza e graça, que chegou a ser rainha de Castela aos 12 anos, após o casamento (não consumado e dissolvido um ano depois) com o Rei Henrique I de Castela. Era filha do rei Sancho I de Portugal e de Dulce de Aragão.

Com a morte de D. Sancho I instaurou-se a divisão do reino. Santa Mafalda abriu mão da herança, distribuindo a pequena porção de dinheiro que obteve pelos pobres e mosteiros. Juntou-se à Ordem Cisterciense, no mosteiro de Arouca, dedicando a sua vida ao culto religioso e ao auxílio dos mais necessitados.

Santa Mafalda morreu em Rio Tinto no dia 1 de maio de 1256. Reza a lenda que perante a discórdia popular quanto ao local de enterro de Santa Mafalda se decidiu colocar o seu caixão na mula que ela usava para viajar, para se descobrir o devido lugar de enterro. A mula dirigiu-se para o Mosteiro de Arouca, onde morreria no altar de São Pedro.

A beatificação de Santa Mafalda aconteceu a 27 de junho de 1793, pelo Papa Pio VI.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,401
Gostos Recebidos
802

Dia Internacional da Liberdade de Imprensa​

O Dia Internacional da Liberdade de Imprensa celebra-se a 3 de maio.

Objetivos​

Este Dia Internacional da Liberdade de Imprensa tem como objetivos:

  • promover os princípios fundamentais da liberdade de imprensa;
  • combater os ataques feitos aos media e impedir as violações à liberdade de imprensa;
  • lembrar os jornalistas que são vítimas de ataques, capturados, torturados ou a quem são impostas limitações no exercer da sua profissão;
  • prestar homenagem a todos os profissionais que faleceram vítimas de ataques terroristas ou que foram assassinados por organizações terroristas.
Todos os anos vários jornalistas são capturados e mantidos prisioneiros em diversas regiões do mundo, com destaque para os países onde vigoram regimes ditatoriais.

A associação Repórteres Sem Fronteiras desenvolve esforços para proteger os profissionais de comunicação social em todo o mundo e alertar para os perigos a que estão sujeitos no desempenho do seu trabalho. Organizações como a UNESCO juntam-se à luta pelo direito à liberdade de expressão.

Esta data é celebrada desde o ano de 1993, unido esforços de entidades, jornalistas, ativistas e outros cidadãos.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,401
Gostos Recebidos
802

Dia de São Filipe​


O Dia de São Filipe celebra-se a 3 de maio.

São Filipe foi um dos primeiros apóstolos, tendo sido chamado por Jesus para o seguir. Era natural de Betsaida, na Galileia, tal como Pedro e André, outros dois apóstolos de Jesus Cristo.

Nas sagradas escrituras são poucas as referências a São Filipe. Uma delas é o milagre da multiplicação dos pães, onde Filipe pergunta a Jesus como faria para alimentar tanta gente com tão poucos pães. Outras referências são antes da paixão de Cristo e na despedida do Senhor, onde pede a Jesus para lhe mostrar o Pai, ao que Jesus responde que quem o viu, viu também o Pai.

Após a Ressurreição de Jesus, Filipe pregou na Palestina, na Grécia e na Ásia. Terá realizado vários milagres, inclusive de ressurreição, o que levou à conversão de muitas pessoas. Terá morrido como mártir no ano 80 d.C. em Hierápolis, na Frígia.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,401
Gostos Recebidos
802

Dia da Invenção da Santa Cruz​


O Dia da Invenção de Santa Cruz é o dia 3 de maio.

A data regista a descoberta da Cruz de Cristo, a Vera Cruz, em 326, por Santa Helena e ainda a recuperação da mesma Cruz em 628 por Heráclio, que a reconquistou aos persas e a levou às costas para Jerusalém, tendo a entregue ao patriarca Zacarias, no dia 3 de maio de 630. A data recebeu a designação de Dia da Invenção da Santa Cruz, sendo celebrada na Gália a 3 de maio.

Em Portugal e noutros países do mundo existe a tradição de se realizar festas e romarias por volta deste dia, assim como de ornar fontes e cruzeiros com diversas flores, verdura, giestas, rosmaninho, entre outros, para proteger as pessoas dos males que andam à solta de noite.

No calendário encontram-se outras festas dedicadas à Santa Cruz, como o Dia da Santa Cruz em setembro e o Dia da Crucificação de Cristo (Sexta-feira Santa). A Santa Cruz representa o triunfo de Cristo sobre a morte, sendo por isso exaltada nestes dias.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,401
Gostos Recebidos
802

Dia Internacional do Bombeiro​


O Dia Internacional do Bombeiro observa-se anualmente 4 de maio.

A data foi estabelecida em 1999, após uma intensa circulação de emails pelo mundo gerada pela trágica morte de cinco bombeiros num incêndio na Austrália.

Em diversos países da Europa e do mundo celebra-se o Dia Internacional do Bombeiro a 4 de maio por este ser o dia de São Floriano, o padroeiro dos bombeiros. Em Portugal celebra-se o Dia Nacional do Bombeiro Profissional a 11 de novembro.

Neste dia presta-se uma homenagem a todos os bravos bombeiros que deram e que dão as suas vidas para salvar a vida dos outros. Uma das formas de agradecer aos heroicos bombeiros e de celebrar esta data é usar uma fita azul e vermelha, já que o símbolo do Dia Internacional do Bombeiro é uma fita azul e vermelha de 5 centímetros de comprimento por 1 centímetro de largura, onde o vermelho representa o fogo e o azul a água, sendo que as duas cores são conhecidas mundialmente como representações de serviços de emergência.

Em sinal de respeito e de tributo aos bombeiros falecidos, soam-se alarmes de incêndio por 30 segundos, ao meio-dia do primeiro domingo de maio, seguindo-se um minuto de silêncio.

Nesta data a prevenção de incêndios está também em destaque, com a realização de atividades em escolas e comunidades.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,401
Gostos Recebidos
802

Dia de São Floriano​


O Dia de São Floriano celebra-se a 4 de maio.

Nascido no século III na Alemanha, Floriano era um oficial romano cristão, responsável por administrar militarmente a província romana de Nórica, atual Áustria. Esta região era muito assolada por incêndios, o que levou Floriano a treinar soldados especificamente para lutar contra o fogo.

A certa altura, alastrou-se rapidamente um fogo impossível de se controlar. Floriano rezou a Deus a pedir um milagre e atirou um balde de água ao fogo. Para espanto de todos, o fogo parou imediatamente, e muitos soldados da legião se tornaram cristãos devido ao sucedido.

Apesar de estarem longe de Roma, a furiosa perseguição do imperador romano Diocleciano aos cristãos que se fazia sentir na altura chegou até às legiões, não podendo os soldados professar a fé cristã, mas apenas jurar fidelidade ao imperador e aos seus ídolos, sob pena de morte.

Floriano e os seus quarenta soldados recusaram-se a negar a fé cristã e foram então presos e condenados à morte. O santo foi atado a uma pedra de moinho e atirado ao rio Enns, a 4 de maio de 304.

São Floriano foi escolhido para padroeiro dos bombeiros e para protetor contra os incêndios, razão pela qual se celebra a 4 de maio o Dia Internacional dos Bombeiros.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,401
Gostos Recebidos
802

Dia Mundial do Trânsito e da Cortesia ao Volante​


O Dia Mundial do Trânsito e da Cortesia ao Volante celebra-se anualmente a 5 de maio.

O objetivo do Dia Mundial do Trânsito e da Cortesia ao Volante é sensibilizar o condutor sobre a necessidade de uma condução segura, de forma a prevenir acidentes, de proteger a sua vida e a de outros condutores e passageiros.

Apesar da cortesia ao volante ser um dever de todos os condutores durante todo o ano, neste dia relembra-se a importância de ser cortês ao volante. Como a estrada pertence a todos, deve-se estar atento a todas as movimentações, respeitar os limites de velocidade e as prioridades, ceder a passagem, dar sinais de mudança de trajetória, entre outros comportamentos.

São várias as campanhas de segurança rodoviária organizadas e promovidas por governos e associações neste dia para reduzir o número de mortes na estrada e para evitar comportamentos que coloquem em risco a segurança de condutores, passageiros e peões.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,401
Gostos Recebidos
802

Dia Mundial da Higiene das Mãos​

O Dia Mundial da Higiene das Mãos tem lugar a 5 maio.

Este dia internacional criado pela Organização Mundial da Saúde chama a atenção para a importância da higienização das mãos.

O simples e rápido ato de lavar as mãos com sabão impede em 40% a incidência de infeções tais como a diarreia, gripe, resfriado, erupções e doenças de pele, dores de garganta, infeções no ouvido e estômago. Muitos fungos e germes se acumulam nas mãos e são facilmente transmitidos a outras pessoas.

Além de prevenir e atenuar as infeções, o hábito de lavar as mãos com sabão fomenta a segurança de pacientes, profissionais e de todas as pessoas com as quais se convive no dia-a-dia. Foi apenas no século XIX que se concluiu que a lavagem das mãos por parte dos médicos evitava mortes e contágios.

Neste dia Mundial da Higiene das Mãos convidam-se todas as unidades de saúde a promoverem a lavagem das mãos. Os profissionais que trabalham com alimentos são também incentivados a tomarem medidas mais seguras e higiénicas.

Quando lavar as mãos?​

  • Antes de mexer em alimentos
  • Depois de mexer em resíduos
  • Depois de ir à casa de banho
  • Depois de assoar nariz
  • Depois de espirrar ou tossir
  • Após mudar fraldas
  • Após tocar em feridas ou doentes
  • Após fazer festas a animais
Uma correta lavagem de mãos é feita com sabonete, abrange as diversas zonas das mãos e tem a duração de um minuto.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,401
Gostos Recebidos
802

Dia Internacional da Parteira​


O Dia Internacional da Parteira ganha vida no calendário a 5 de maio.

Neste dia de título oficial "Dia Internacional do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia / Parteira" celebra-se o trabalho das parteiras e dos parteiros que contribuem diariamente para o milagre do nascimento e para o bem-estar de milhões de mães e de crianças pelo mundo fora.

O Dia Internacional da Parteira foi criado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) em 1991, para homenagear e sublinhar o trabalho desempenhado pelas parteiras no cuidado prestado às mulheres e à vida humana.

Nesta data desenvolvem-se atividades que promovem esta atividade profissional junto dos profissionais de saúde, dos cidadãos e das famílias, enaltecendo a importância da intervenção destes profissionais na comunidade.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,401
Gostos Recebidos
802

Dia Internacional da Tuba​


O Dia Internacional da Tuba é festejado na primeira sexta-feira de maio. É assim desde 1979, dia em que se reconhece a importância do instrumento e do seu tocador em especial.

O objetivo desta data é destacar o papel do tocador de tuba numa orquestra, que muitas vezes sofre discriminação por parte da restante orquestra ou mesmo do público.

A tuba é uma parte importante da secção de metais de uma banda. Como é um instrumento grande e pesado, os seus tocadores ficam normalmente atrás, não dando nas vistas nem tendo o destaque merecido. Foi com essa noção que se criou o Dia Internacional da Tuba nos Estados Unidos, por Joel Day, um tocador de tuba.

Neste dia incentiva-se o contacto com o instrumento, a ouvir músicas com este instrumento e a se mostrar apreciação pelos tocadores de tuba conhecidos.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,401
Gostos Recebidos
802

Dia Internacional Sem Dieta​


O Dia Internacional Sem Dieta regista-se a 6 de maio.

Objetivos​

O objetivo do Dia Internacional Sem Dieta é celebrar a aceitação do corpo tal como ele é e a sua diversidade, chamando a atenção para os perigos de seguir dietas rigorosas e um modelo de corpo perfeito imposto diariamente pela sociedade moderna.

Neste dia declara-se a libertação da dieta restritiva e da obsessão pela perfeição, assim como se honram as vítimas de transtornos alimentares e de discriminação pelo excesso de peso.

Promover a alimentação saudável e equilibrada em todos os tipos de corpos, fugindo às perigosas dietas comerciais, é outro objetivo desta data.

História​

Este dia conhecido mundialmente como “International No Diet Day” nasceu em 1992, por esforço de Mary Evans, diretora do grupo britânico "Diet Breakers", que após sofrer de anorexia, começou a lutar contra a indústria das dietas. Com o andar do tempo, a causa foi ganhando apoio de grupos feministas e relevo em países como o Canadá, EUA, Austrália, Dinamarca e Índia, tornando-se numa data global.

Como comemorar?​

Para marcar o dia do ano onde não se podem contar as calorias, as pessoas colocam um pequeno laço azul claro na roupa.

Aceitar o corpo como é e ser saudável e feliz, em vez de criar metas de emagrecimento irrealistas e prejudicar a saúde e o bem-estar no processo, é a sugestão desta data.

Quebrar a dieta por um dia é outra forma de celebrar o dia.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,401
Gostos Recebidos
802

Dia Mundial da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho​


O Dia Mundial da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho celebra-se a 8 de maio.

A escolha da data deve-se ao facto do dia 8 de maio ser a data de nascimento de Henry Dunant, o fundador da Cruz Vermelha.

Neste Dia Mundial da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho realizam-se atividades que enaltecem a importância e o valor da ajuda humanitária, assim como se planeia uma melhor resposta em caso de emergência e catástrofe.

Dados sobre a Cruz Vermelha​

  • Foi criada em 1863, pelo suíço Henry Dunant.
  • É a maior organização humanitária do mundo.
  • Conta com cerca de 97 milhões de voluntários, em 190 países.
  • Tem como missão prestar assistência humanitária e social, em especial aos mais vulneráveis.
  • É uma instituição universal, no seio da qual todas as sociedades nacionais têm direitos iguais e o dever da entre-ajuda.
  • Os 7 princípios da Cruz Vermelha são: Humanidade, Imparcialidade, Neutralidade, Independência, Voluntariado, Unidade, Universalidade.

Cruz Vermelha em Portugal​

Foi fundada por José António Marques, e iniciou atividade a 11 de fevereiro de 1865, há mais de 150 anos, sob a designação de “Comissão Provisória para Socorros e Feridos e Doentes em Tempo de Guerra”. A sede nacional da Cruz Vermelha Portuguesa encontra-se em Lisboa, no Palácio do Conde d’Óbidos.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,401
Gostos Recebidos
802

Dia Mundial da Segurança Social​

O Dia Mundial da Segurança Social tem lugar no calendário anual a 8 de maio.

Este é um dia para fazer uma reflexão sobre o pilar da proteção social, que deve ser pública, solidária e universal, numa sociedade cada vez mais desigual.

A Segurança Social é a designação usada para o conjunto de regimes de proteção social dos cidadãos.

Nesta data observam-se ações de rua e realizam-se palestras em Portugal em defesa de uma Segurança Social e de uma comunidade mais justa e igualitária. As ações de consciencialização deste dia são organizadas geralmente por sindicatos, uniões de trabalhadores e partidos políticos, com ênfase na necessidade de reforma da proteção social, com mais apoio no desemprego e com menos cortes nas pensões. Assim, para além de reflexão, este dia é também um dia de luta, com o registo de ações de luta por certas entidades.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,401
Gostos Recebidos
802

Dia da Europa​


O Dia da Europa celebra-se a 9 de maio.

Este dia, também conhecido como Dia da União Europeia, comemora a Declaração Schuman, a declaração que deu origem à União Europeia. Esta declaração foi uma proposta da criação de uma entidade europeia supranacional avançada a 9 de maio de 1950 pelo estadista luxemburguês Robert Schuman. Atualmente a União Europeia é composta por 28 Estados-membros.

Para comemorar o Dia da Europa realizam-se vários eventos, como a entrega de prémios de concursos, palestras, concertos e o lançamento de livros, organizados pela Representação da Comissão Europeia e pelo Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, em parceria com outras entidades.

As instituições europeias abrem as suas portas ao público em diferentes dias do mês de maio, em Estrasburgo, no Luxemburgo e em Bruxelas. As representações e delegações da UE na Europa e no resto do mundo realizam eventos para todas as pessoas interessadas em participar.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,401
Gostos Recebidos
802

Dia de São Damião de Molokai​


O Dia de São Damião de Molokai (Damião de Veuster) celebra-se a 10 de maio.

Damião de Molokai, ou Padre Damião, são nomes pelos quais ficou conhecido Jozef de Veuster, um missionário católico da Congregação dos Sagrados Corações nascido na Bélgica em 1840. São Damião dedicou a sua vida ao cuidado dos leprosos em Molokai no Havai, local onde viria a falecer, em 1889.

Damião foi o primeiro missionário a pisar a "ilha maldita" e a tratar os leprosos de igual para igual, apertando logo a mão de todos os leprosos ao chegar à ilha. Nos seus discursos falava em "nós, os leprosos" e depois de tanto cuidar dos leprosos, o santo acabaria também por se tornar num leproso.

Este santo padroeiro dos leprosos e dos doentes da SIDA foi beatificado em 1995 e canonizado em 2009. Foi considerado o maior belga de todos os tempos numa votação da televisão pública deste país. É também o padroeiro do Havai.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,401
Gostos Recebidos
802

Dia Mundial do Lúpus​


O Dia Mundial do Lúpus observa-se a 10 de maio.

Este dia foi proclamado em 2004 com o objetivo de consciencializar a população para esta doença, tendo Portugal aderido à celebração logo nesse ano. Neste dia realizam-se atividades como corridas, caminhadas, congressos, projetos artísticos, campanhas informativas e de angariação de fundos para combate ao lúpus.

O lúpus é uma doença auto imune, crónica, não contagiosa, onde o sistema imunológico ataca o próprio organismo. Os sintomas são imensos pelo que se afirma que o lúpus consiste mesmo num conjunto de doenças ou numa imitação doutras doenças. Pode registar-se uma inflamação nas articulações, tendões e mesmo órgãos. As erupções cutâneas são frequentes com esta doença que pode atacar qualquer parte do corpo.

O lúpus afeta especialmente mulheres (90%), podendo aparecer em qualquer idade (principalmente dos 15 aos 44 anos). Não se sabe ainda se esta doença é hereditária. Em Portugal verificam-se cerca de três mil doentes com lúpus. No mundo são mais de 5 milhões de doentes. A cortisona está na base do tratamento desta doença que pode ser mortal.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,401
Gostos Recebidos
802

Dia Internacional da Família​


O Dia Internacional da Família é celebrado anualmente a 15 de maio.

A data foi escolhida pela Assembleia Geral da ONU, que proclamou o dia 15 de maio como o Dia Internacional da Família.

A celebração do Dia Internacional da Família visa, entre outros objetivos, destacar:

  • a importância da família na estrutura do núcleo familiar e o seu relevo na base da educação infantil;
  • reforçar a mensagem de união, amor, respeito e compreensão necessárias para o bom relacionamento de todos os elementos que compõem a família;
  • chamar a atenção da população para a importância da família como núcleo vital da sociedade e para seus direitos e responsabilidades;
  • sensibilizar e promover o conhecimento relacionado com as questões sociais, económicas e demográficas que afetam a família.
O primeiro Dia Internacional da Família foi celebrado em 1994.

Frases e mensagens para enviar à família​

A família é um lar.

Família, o nosso bem mais precioso.

A família é o casaco do coração.

O pilar da educação e do bem-estar é a família.

A família não se escolhe nem se troca.

A verdadeira felicidade está na própria casa, entre as alegrias da família.

A família é como o sarampo: uma pessoa tem quando é criança e fica marcada para toda a vida.

Atividades para fazer com a família​

  • Piquenique;
  • Jantar fora;
  • Assistir a um filme;
  • Jogar jogos de tabuleiro;
  • Ensaiar uma peça de teatro familiar;
  • Organizar um espetáculo musical familiar;
  • Tirar uma fotografia divertida com toda a família.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,401
Gostos Recebidos
802

Dia Mundial da Internet​


O Dia Mundial da Internet celebra-se a 17 de maio.

A data visa fazer uma reflexão sobre as potencialidades e desafios das novas tecnologias na vida dos cidadãos.

A data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em janeiro de 2006 e é também conhecida como Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade de Informação.

Origem da Internet​

A internet teve origem no decurso da segunda guerra mundial, nos finais dos anos 60, tendo como objetivo criar um canal de comunicação específico para os serviços militares norte-americanos.

O advento da internet originou uma grande mudança no dia-a-dia das pessoas, na forma como comunicam entre si, como procuram e recebem informação, compram bens e serviços, entre muitas outras ações do quotidiano.

Desafios da Internet​

Frequentemente a internet origina diferentes tipos de discussões públicas, que resultam do facto de muitos dos conteúdos que estão disponíveis na internet não serem verdadeiros ou de não se encontrar devidamente atribuída a autoria de um determinado conteúdo, como por exemplo, a utilização de imagens e de textos. A partilha de conteúdos sem autorização dos autores é outro tema que levanta polémica na internet.
 
Topo