O dia de hoje

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
39,568
Gostos Recebidos
867

Dia Internacional Contra a Corrupção​



O Dia Internacional Contra a Corrupção é celebrado no dia 9 de dezembro.

A data tem como objetivo consciencializar as pessoas acerca do que é corrupção, quais as consequências desse crime, bem como envolver todos os cidadãos no seu combate, principalmente através de denúncias.

O que é Corrupção?​

Em uma das definições do termo “corrupção” no infopedia.pt, consta: “aliciamento de uma ou mais pessoas, geralmente através da oferta de bens ou de dinheiro, para a prática de atos ilegais em benefício próprio ou de outrem; suborno”.

Origem do Dia Internacional Contra a Corrupção​

A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) no dia 9 de novembro de 2003, quando foi assinada a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, que entrou em vigor em 2005.

Importância do Dia Internacional Contra a Corrupção​

As datas instituídas pela ONU tem como objetivo consciencializar a população para a existência de determinados problemas, a fim de que as pessoas e organizações se mobilizem para refletir sobre eles.

Assim, é preciso que as pessoas entendam efetivamente quais as consequências da corrupção e qual o seu papel no seu combate.

Segundo o Greco, que é o Grupo de Estados Contra a Corrupção, Portugal é um dos 16 países (entre os 49 que integram ao Greco) que não cumpre muitas recomendações desse organismo.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
39,568
Gostos Recebidos
867

Dia Internacional das Vítimas do Crime de Genocídio​


O Dia Internacional para a Comemoração e Dignidade das Vítimas do Crime de Genocídio e da Prevenção da Criminalidade é celebrado a 9 de dezembro.

A data foi criada em 2015 pela ONU, marcando o dia 9 de dezembro o aniversário da adoção da convenção do genocídio, intitulada de Convenção para a Prevenção e a Repressão do Crime de Genocídio, assinada em 1948.

Os objetivos da data passam por chamar a atenção para a convenção do genocídio e o seu papel na prevenção e combate deste crime e por honrar todas as vítimas de genocídio.

O genocídio é considerado um crime contra o Direito Internacional contrário ao espírito e aos fins das Nações Unidas e uma violação grave dos direitos humanos, que todo o mundo civilizado condena.

Todos os 193 países membros da ONU são responsáveis por prevenir e por punir o crime do genocídio, cometido em tempo de guerra ou de paz.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
39,568
Gostos Recebidos
867

Dia Nacional da Pessoa com Deficiência​


O Dia Nacional da Pessoa com Deficiência é celebrado a 9 de dezembro.

Os objetivos do dia passam por sensibilizar a população para a situação das pessoas com deficiência e por promover a sua inclusão na sociedade.

Neste dia debate-se a independência e a autonomia das pessoas com deficiência e a criação de condições de inclusão destes cidadãos, que dão o seu testemunho e deixam sugestões de inclusão.

É hábito nesta data realizarem-se diversas atividades que contribuem para a felicidade das pessoas e das famílias que vivem com deficiência, tudo no sentido de tornar a sociedade mais solidária e justa.

Conferências, concertos, peças de teatro, concursos, encontros, torneios, exibição de filmes são alguns exemplos de atividades desenvolvidas no Dia Nacional da Pessoa com Deficiência por associações, escolas e câmaras municipais.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
39,568
Gostos Recebidos
867

Dia Internacional do Shareware​


O Dia Internacional do Shareware celebra-se anualmente no segundo sábado de dezembro. A data foi criada por David Lawrence, um antigo ator e apresentador de programas de tecnologia norte-americano.

O objetivo do dia passa por valorizar os programadores que trabalham arduamente para criar códigos e programas que facilitam a vida das pessoas. Assim, o dia funciona como um lembrete para os utilizadores de programas shareware, no sentido de apreciarem o trabalho dos criadores dos programas que eles utilizam, considerando um pagamento por essa utilização.

O que é shareware?​

Shareware é o termo utilizado para caracterizar um programa de computador que é disponibilizado gratuitamente de início, mas com algum tipo de limitação. Em geral, este tipo de programa apresenta funcionalidades limitadas, publicidades, ou um curto tempo de utilização gratuita. No final deste tempo é necessário pagar para continuar a utilizar o programa, parcialmente ou na totalidade.

Os programas de testes possuem uma taxa alta de abandono pelos desenvolvedores e pelos utilizadores. Um estudo concluiu que 76% dos programas shareware não são atualizados e que somente 0.5% dos downloads são convertidos em compras.

Como celebrar o dia?​

Instalou algum programa shareware que lhe dá imenso jeito? Neste Dia Internacional do Shareware pode fazer um pagamento, mesmo que simbólico, aos criadores desse programa, tal como quando vai a um restaurante e deixa uma gorjeta pelo bom serviço que recebeu.

Também pode divulgar o dia e os seus programas shareware preferidos nas redes sociais com a hashtag #InternationalSharewareDay.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
39,568
Gostos Recebidos
867

Dia Internacional dos Direitos Humanos​


O Dia Internacional dos Direitos Humanos é celebrado anualmente a 10 de dezembro.

A data visa homenagear o empenho e dedicação de todos os cidadãos defensores dos direitos humanos e colocar um ponto final a todos os tipos de discriminação, promovendo a igualdade entre todos os cidadãos.

Comemoração do Dia dos Direitos Humanos​

A celebração da data foi escolhida para honrar o dia em que a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou, a 10 de dezembro de 1948, a Declaração Universal dos Direitos do Homem.

Esta declaração foi assinada por 58 estados e teve como objetivo promover a paz e a preservação da humanidade após os conflitos da 2ª Guerra Mundial que vitimaram milhões de pessoas.

Declaração Universal dos Direitos Humanos


A Declaração Universal dos Direitos do Homem enumera os direitos humanos básicos que devem assistir a todos os cidadãos.

Este dia é um dos pontos altos na agenda das Nações Unidas, decorrendo várias iniciativas a nível mundial de promoção e defesa dos direitos do homem.

O dia 10 de dezembro é também marcado pelo entrega do Prémio Nobel da Paz.

Comemoração do Dia dos Direitos Humanos em Portugal​

Em Portugal, a Assembleia da República reconheceu a grande importância da Declaração Universal dos Direitos do Homem ao aprovar, em 1998, a Resolução que vigora até hoje, na qual deixou instituído que o dia 10 de dezembro deveria ser considerado o Dia Nacional dos Direitos Humanos.

Leia abaixo os primeiros artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos:

Artigo 1°

Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.

Artigo 2°

Todos os seres humanos podem invocar os direitos e as liberdades proclamados na presente Declaração, sem distinção alguma, nomeadamente de raça, de cor, de sexo, de língua, de religião, de opinião política ou outra, de origem nacional ou social, de fortuna, de nascimento ou de qualquer outra situação. Além disso, não será feita nenhuma distinção fundada no estatuto político, jurídico ou internacional do país ou do território da naturalidade da pessoa, seja esse país ou território independente, sob tutela, autônomo ou sujeito a alguma limitação de soberania.

Artigo 3°

Todo indivíduo tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
39,568
Gostos Recebidos
867

Dia Internacional da Criança na Rádio e Televisão​


O Dia Internacional da Criança na Rádio e Televisão celebra-se tradicionalmente no segundo domingo de dezembro.

Criada em 1991 pela UNICEF, a data tem como objetivo chamar a atenção dos programadores para a qualidade dos programas infantis na televisão e na rádio, assim como incentivar a participação e a transmissão de programas sobre e para as crianças.

Em 2011, pelo vigésimo aniversário da data, a UNICEF deixou de coordenar este dia, sem conferir mais um tema anual para a data ou atribuir um prémio às emissoras com melhores programas para crianças sobre esse mesmo tema. Porém, a UNICEF encorajou a continuação da efeméride, já enraizada em dezenas de países do mundo e adotada por milhares de emissoras que chegam mesmo a passar maratonas de programas para crianças.

Neste dia é assim habitual dar voz e tempo de antena às crianças que têm uma oportunidade única para se expressarem e para falarem sobre os seus sonhos para o futuro, conferindo-se mais esperança no mundo.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
39,568
Gostos Recebidos
867

Dia Internacional da Montanha​


O Dia Internacional da Montanha é celebrado todos os anos no dia 11 de dezembro.

Desde 2003 que se celebra anualmente o Dia Internacional da Montanha, também conhecido como Dia Internacional das Montanhas, com o fim de consciencializar a população sobre a importância da preservação das montanhas no mundo. Destacar as oportunidades e os constrangimentos no desenvolvimento das montanhas e construir alianças que tragam mudanças positivas para os povos e ambientes de montanha em todo o mundo são outros objetivos desta data.

Importância das montanhas​

As montanhas são ecossistemas terrestres com uma grande biodiversidade de fauna, flora e que possuem uma singularidade cultural. A sua destruição e degradação paisagística tem vindo a aumentar devido à pressão humana direta e indireta através do aquecimento global e alterações climáticas associadas. A sua preservação é essencial para muitas espécies animais que encontram um habitat natural nas montanhas.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
39,568
Gostos Recebidos
867

Dia Internacional do Tango​


O Dia Internacional do Tango é celebrado anualmente no dia 11 de dezembro.

Este dia foi criado em homenagem a dois dos seus maiores criadores, nascidos nesta data: Carlos Gardel, cantor, e Julio de Caro, compositor.

Acredita-se que este tipo de música e estilo de dança teve origem africana mas foi na Argentina que o tango se tornou popular e é neste país que se regista o maior número de praticantes de tango.

A dança do tango tem uma coreografia complexa, sendo considerada como uma das danças mais sensuais do mundo. A sua forma musical é binária e o seu compasso é de dois por quatro. Acordeão, contrabaixo, piano, violão e violino são alguns instrumentos típicos deste estilo musical.

Ástor Piazzolla, Carlos Gardel, Alfredo Le Pera, Hugo del Carril, Aníbal Troilo e Enrique Santos Discépolo são alguns artistas essenciais do tango.

Como são precisos dois para dançar o tango, neste dia mundial do tango sugere-se encontrar uma companhia e dar uns pezinhos de dança.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
39,568
Gostos Recebidos
867

Dia Internacional da UNICEF​


O Dia Internacional da UNICEF encontra-se no calendário anual a 11 de dezembro.

A UNICEF (United Nations Children's Fund - Fundo das Nações Unidas para a Infância) é um órgão da Organização das Nações Unidas (ONU) que tem como objetivo fomentar a defesa dos direitos das crianças e contribuir para o desenvolvimento destas. Ela rege-se pela Convenção sobre os Direitos da Criança, lutando por um mundo melhor para as crianças, que são o futuro da humanidade.

Celebra-se a dia 11 de dezembro o Dia Internacional da UNICEF pois foi neste dia que se fundou este organismo, em 1946. Na sua origem esteve o desejo de ajudar as crianças europeias que sentiram na pele a crueldade da 2ª Guerra Mundial. Hoje em dia a UNICEF está em 193 países e territórios do mundo, tendo a sua sede em Nova Iorque.

Neste dia pode informar-se sobre a UNICEF e sobre a defesa das crianças, assim como pode fazer um donativo à UNICEF. Este órgão depende inteiramente de contribuições voluntárias, não recebendo qualquer financiamento da ONU.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
39,568
Gostos Recebidos
867

Dia da Poinsétia​


O Dia da Poinsétia celebra-se a 12 de dezembro.

Esta data surgiu nos Estados Unidos da América, em homenagem a Joel Roberts Poinsett, falecido a 12 de dezembro de 1851. Poinsett foi o primeiro embaixador americano no México, e foi quem introduziu a flor nos Estados Unidos, em 1825. O nome da planta deriva assim do nome do embaixador.

A poinsétia é uma flor mexicana que floresce no solstício de inverno, coincidindo com o Natal. Ela serve de decoração natalícia já desde o século XVI, graças a uma lenda popular mexicana, onde uma menina pobre, triste por só conseguir oferecer uns ramos secos ao menino Jesus na missa de Natal, chora e testemunha a transformação destes ramos em lindas poinsétias vermelhas no seio da igreja, que declara o acontecimento um milagre.

As largas folhas da poinsétia, flor de Natal ou estrela de Natal, podem assumir diversas cores. É uma planta de interior que também pode ser plantada no exterior. Ela apresenta um baixo grau de toxicidade que pode causar irritações ou inflamações. Contudo, não apresenta riscos mortais ao homem, a não ser que sejam ingeridas centenas de suas folhas.

Neste dia pode plantar ou comprar ponsétias e decorar a sua casa com a flor.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
39,568
Gostos Recebidos
867

Dia de Santa Luzia​


O Dia de Santa Luzia celebra-se a 13 de dezembro.

Santa Luzia é o nome popular de Santa Lúcia de Siracusa, uma santa mártir e virgem nascida no ano de 283 e falecida a 13 de dezembro de 304, na Siracusa.

A história de Santa Luzia está repleta de devoção e de sofrimento. Perdendo o pai ainda em criança e tendo a mãe doente, Luzia dedicou a sua vida a Cristo e deu todos os bens da sua família aos necessitados. Um abastado jovem pagão, por ela apaixonado, denunciou a sua fé ao imperador, acabando a santa por sofrer martírios por recusar negar a sua crença.

A santa foi atirada ao fogo, mas saiu dele sem marcas. Um soldado tirou-lhe os olhos e entregou-os num prato à santa, mas milagrosamente nasceram novos olhos no seu rosto, ainda mais belos. Após os vários martírios falhados, a santa foi degolada, a 13 de dezembro de 304.

Santa Luzia é assim a santa da visão, a padroeira dos oftalmologistas e das pessoas com problemas de visão.

Foi uma das santas mais populares da Antiguidade, com 20 templos em Roma. Em Portugal encontra-se o Santuário de Santa Luzia no Monte de Santa Luzia, em Viana do Castelo, onde se encontra uma visão magnífica sobre a cidade, o vale, o mar e o rio Lima.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
39,568
Gostos Recebidos
867

Dia de Santa Odília​

É a 13 de dezembro que se festeja o dia de Santa Odília.

Odília de Alsácia nasceu em Obernai, França, por volta de 660 e faleceu em Hobenbourg, em 720.

Cega de nascença, a santa foi rejeitada pelo pai Aldarico, duque governante de Alsácia, que desejava um filho para o suceder. Odília foi assim entregue a um mosteiro, sendo educada por religiosas.

Aos 12 anos Odília recebeu a visita bispo Heraldo, que se dirigiu ao mosteiro por ordem de um anjo que lhe tinha dito para batizar uma menina cega. As religiosas mostraram-lhe a jovem cega, que o bispo batizou com o nome de Odília, segundo as indicações do anjo, um nome que significa "luz de Deus".

Heraldo batizou Odília dizendo: "que os teus olhos do corpo se abram, como foram abertos os teus olhos da alma". Odília começou milagrosamente a ver e recebeu o dom da profecia, tornando-se numa das grandes místicas cristãs, com previsões assustadoramente reais.

Por intercessão do bispo, Aldarico aceitou receber a filha, mais feliz por já ter um filho chamado Hugo. Com o passar do tempo Aldarico começou a gostar da filha e tentou arranjar-lhe um casamento. Odília, decidida a seguir a vida religiosa, fugiu de casa.

Aldarico decretou o seu perdão e a sua permissão para a filha seguir a vida religiosa, o que a fez regressar a casa. O duque fundou um mosteiro para a filha governar, no castelo de Hohenbourg, junto ao Rio Reno, que recebia inúmeras religiosas.

Junto ao mosteiro Odília fundou um hospital para assistências dos doentes abandonados. Os próprios pais de Odília se refugiaram no mosteiro e foram amparados pela filha até à morte, que transformou os seus castelos em mosteiros ou hospitais.

A santa faleceu a 13 de dezembro de 720, sendo sepultada no mosteiro de Hohenbourg ao qual acorrem muitos fiéis que passam água da fonte do mosteiro nos olhos para se curarem.

Odília é a padroeira da Alsácia. Tal como Santa Luzia, também comemorada neste dia, é invocada contra os problemas de visão.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
39,568
Gostos Recebidos
867

Dia do Violino​

O Dia do Violino celebra-se a 13 de dezembro.

Comemorada 12 dias antes do Natal, a data insere-se nas festividades natalícias, onde o instrumento tem um papel relevante.

O violino é um instrumento de grande alcance muito versátil que pode ser tocado em diferentes géneros musicais, desde o jazz ao clássico ou do rock à folk, por exemplo.

Apesar de ter apenas 4 cordas, o violino é considerado um dos melhores instrumentos para tocar, mas também um dos mais difíceis, requisitando fortes músculos nos braços e um ouvido apurado.

História do violino​

Acredita-se que a origem do violino remonta ao século IX, entre a Europa e a Ásia, com os cavaleiros turcos e mongóis a tocarem um instrumento de duas cordas com arcos de crina de cavalo.

Os violinos com as características atuais surgiram na Itália no século XVI, com algumas modificações no século XVIII.

Andrea Amati construiu o violino mais antigo com as características atuais de que há registo, em 1555. Entre os discípulos de Amati estiveram Antonio Stradivari e Andrea Guarneri que se tornaram nos criadores dos melhores violinos do mundo. Cada um com as suas características, a discussão entre qual é o melhor violino do mundo não tem uma conclusão consensual.

Os violinos construídos por Stradivari são dos mais procurados por colecionadores e músicos. Existindo ainda cerca de 650 violinos, os leilões destes violinos atingem valores astronómicos.

No museu Ashmolean Museum de Oxford encontra-se “O Messias”, o violino mais valioso e famoso do mundo, feito por Stradivari em 1716, mas com aspeto de ter acabado de ser feito.

Arnold Rosé é considerado por muitos como o melhor violinista do mundo.

Comemoração do dia​

Para comemorar este dia pode:

  • ouvir música com violinos em casa ou no trabalho;
  • ver um concerto com violinos, ao vivo ou em casa;
  • tocar um pouco de violino;
  • ter aulas de violino;
  • oferecer um violino;
  • aprender mais sobre este instrumento;
  • partilhar a data nas redes sociais.

Dia Internacional do Violino​

A 17 de junho também se celebra o Dia Internacional do Violino, para comemorar o aniversário de Igor Stravinsky, um dos músicos e compositores mais importantes do século XX.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
39,568
Gostos Recebidos
867

Dia Mundial do Macaco​


O Dia Mundial do Macaco tem lugar a 14 de dezembro.

Este Dia Mundial do Macaco é uma data não oficial que surgiu no ano 2000, quando um cartoonista e estudante norte americano chamado Casey Sorrow escreveu em jeito de brincadeira “Dia do Macaco” no calendário de um amigo, começando vários amigos e outros estudantes de arte da Universidade de Michingan a celebrar o dia.

A brincadeira foi ganhando visibilidade com a introdução da data em bandas desenhadas de Casey e de outros cartoonistas, e com a partilha na internet, tornando-se numa data internacional ao longo dos tempos, com o apoio de organizações não governamentais e de defesa dos animais.

Este é assim um dia de "macadadas" mas também de aviso: o principal objetivo da data é alertar para a proteção dos macacos, que são muito utilizados em testes médicos. Além disso, estes animais são uns dos mais afetados pela destruição de florestas, seu habitat natural.

Este dia internacional do macaco pode ser comemorado de diversas formas, desde a contemplar os primatas no jardim zoológico, a vestir-se como um macaco e entrar em festas, a agir como um macaco, a divulgar histórias de macacos ou abusos a estes animais, a fazer donativos a entidades de apoio aos animais, etc.

Acredita-se que existam cerca de 200 espécies de macacos no mundo e os países com o maior número de primatas são: Brasil, Madagascar, Indonésia e República Democrática do Congo.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
39,568
Gostos Recebidos
867

Dia de Zamenhof​


O Dia de Zamenhof decorre a 15 de dezembro.

Também conhecido como Dia do Esperanto (apesar do Dia do Esperanto se celebrar oficialmente em julho), o Dia de Zamenhof celebra-se anualmente a 15 de dezembro em honra do criador da língua Esperanto, o polaco Ludwik Lejzer Zamenhof, nascido a 15 de dezembro de 1859.

O Esperanto é a língua auxiliar mais falada no mundo, com cerca de 10 milhões de falantes não fluentes e de 100.000 a 2 milhões de falantes fluentes. Surgiu em 1887 a “bíblia” do Esperanto, o Unua Libro, de Zamenhof, que desejava quebrar as barreiras linguísticas no globo e unir os diferentes povos.

O Esperanto é usado em viagens, literatura, cartas, intercâmbios culturais, convenções, transmissões de rádio e de televisão e em diferentes tipos eventos onde se fale mais do que um idioma.

No Dia de Zamenhof realizam-se várias celebrações especiais, com o encontro de esperantistas, e a promoção da literatura Esperanto, entre outros.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
39,568
Gostos Recebidos
867

Dia de Santa Adelaide​

É a 16 de dezembro que se comemora o dia de Santa Adelaide.

Adelaide nasceu em 931, filha do rei da Borgonha. Com seis anos, o seu pai morreu. Aos 16 anos a Corte arranjou o seu casamento com Lotário, rei de Itália, mas este faleceu três anos depois, dando lugar no trono ao seu rival, o rei Berengário, que queria casar Adelaide com o seu filho.

Como Adelaide se recusou a casar, foi atirada à prisão, perdendo todos os seus títulos e poderes. Com a ajuda do padre Martinho, seu capelão, Adelaide fugiu da prisão e refugiu-se no castelo de Canossa, prontamente atacado por Berengário.

Oto, o imperador da Alemanha, veio ao auxílio de Adelaide, a pedido desta e derrotou Berengário, fazendo-o prisioneiro. O imperador apaixonou-se pela santa e pediu-a em casamento. Adelaide aceitou, tornando-se imperatriz.

Enquanto Oto reinou por mais de três décadas, Adelaide dedicou-se a evangelizar os povos e a ajudar os pobres, doentes, missionários e religiosos, construindo igrejas, mosteiros e hospitais. Toda a sua piedade valeu-lhe o amor e admiração dos seus súbditos.

Adelaide ficou viúva novamente, subindo Oto II, seu filho, ao trono. A sua nora, cheia de inveja pelo poder de Adelaide junto de Oto II, acusando os seus gastos com doações, conseguiu exilar a santa, que procurou refúgio em Roma junto do Papa.

Passados dois anos, Oto II, arrependido, pediu o perdão da mãe, que se reconciliou com o filho. Pouco tempo depois este falece, assumindo a sua nora a regência. Esta planeava matar a sogra, mas acabou por ser assassinada antes disso, um mês depois de assumir o governo.

Adelaide tornou-se imperatriz regente da Alemanha, governando com justiça e piedade. Quando o seu neto Oto III atingiu a maioridade e subiu ao trono, Adelaide retirou-se para um mosteiro que ela tinha fundado em Selz, na Alsácia, para viver em oração.

A santa faleceu a 16 de dezembro de 999.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
39,568
Gostos Recebidos
867

Dia de São Lázaro​


O Dia de São Lázaro celebra-se a 17 de dezembro.

Lázaro, categorizado popularmente de santo, é descrito na Bíblia como um amigo de Jesus Cristo, irmão de Marta e Maria. Os três irmãos tinham o hábito de hospedar Jesus e os apóstolos em sua casa perto de Jerusalém, na cidade de Betânia.

Segundo registo do Evangelho de João, Lázaro que estava doente já teria falecido há 4 dias, quando Jesus se albergou na casa deste e teve conhecimento da morte pelas suas irmãs.

A notícia da morte de Lázaro terá feito o Messias chorar e protagonizar um milagre de ressurreição, ao pedir que retirassem a pedra que cobria a entrada do túmulo e chamá-lo para fora, dizendo Cristo a uma irmã de Lázaro: “Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que morto, viverá: e quem vive e crê em mim, não morrerá.”

A história de Lázaro é divergente quanto ao seu final. Alguns historiadores afirmam que depois da ressurreição ele se tornou bispo de Marselha enquanto outros advogam que terá rumado ao Chipre, sendo nomeado bispo por Paulo, vivendo ainda por mais 30 anos.

Os seus restos mortais foram encontrados em Lárnaca, no Chipre. É aqui que efetivamente se encontra a igreja de São Lázaro.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
39,568
Gostos Recebidos
867

Dia Internacional Contra a Violência Sobre Trabalhadores do Sexo​


O Dia Internacional Contra a Violência Sobre Trabalhadores do Sexo tem lugar no calendário a 17 de dezembro.

O símbolo dos trabalhadores do sexo é o guarda-chuva vermelho, utilizado em especial neste dia, em que se registam tertúlias, exibições de documentários, ações de protesto e campanhas pelos direitos humanos e civis.

A data surgiu nos Estados Unidos da América em 2003, como um tributo aos trabalhadores do sexo falecidos em Seattle. Na altura, um homem chamado Gary Leon Ridgway matou 48 mulheres, na sua maioria trabalhadoras do sexo, por considerar que ninguém se ia preocupar com elas e que nunca seria apanhado. Ridgway acabaria por ser condenado à prisão perpétua.

O objetivo do dia é chamar a atenção para a violência cometida sobre os trabalhadores da indústria do sexo de todo o mundo e para a descriminação e o estigma da sociedade sobre estes trabalhadores. Há uma diversidade de pessoas que optam por esse trabalho e os motivos que levam a essa prática são os mais diversos.

A violência contra os trabalhadores do sexo é perpetuada de variadas formas, sendo praticada por clientes, por pessoas que fingem ser clientes, pelas autoridades, pelos parceiros, e pela comunidade em geral. Em Portugal, 90% dos trabalhadores do sexo de rua já foi vítima de violência.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
39,568
Gostos Recebidos
867

Dia Internacional das Migrações​


O Dia Internacional das Migrações, ou Dia Internacional do Migrante, é celebrado anualmente a 18 de dezembro.

A data foi proclamada em 2000 pela Assembleia Geral das Nações Unidas sendo celebrada neste dia desde então.

Quem é migrante?​

É considerado migrante a pessoa que:

  • é forçada a deixar o seu país ou que o faz voluntariamente;
  • procura uma vida melhor ou uma vida diferente;
  • possui autorização de residência num determinado país;
  • vive na clandestinidade.
No dia 18 de dezembro de 1990, a Assembleia Geral das Nações Unidas adotou a Convenção Internacional para a Proteção dos Direitos de Todos os Trabalhadores Migrantes e dos Membros das suas Famílias.

Anualmente neste dia realizam-se diversas atividades, desde vigílias em memória daqueles que perderam a vida a sair do país natal, à exibição de documentários sobre a migração, por exemplo.

Ao longo da história do homem, a migração tem sido uma manifestação corajosa da vontade da pessoa em superar a adversidade e em alcançar uma vida melhor. Com a globalização e com as novas tecnologias de comunicação, cada vez mais pessoas desejam passar fronteiras.

A Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável elaborada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e em vigor desde 2016 apresenta 17 objetivos para transformar o nosso mundo. Assegurar a segurança da migração e implementar políticas que a tornem ordenada e regular são metas do objetivo 10 para reduzir as desigualdades.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
39,568
Gostos Recebidos
867

Dia de Nossa Senhora do Ó​


O Dia de Nossa Senhora do Ó celebra-se a 18 de dezembro.

O culto a Nossa Senhora do Ó terá começado em Toledo, na Espanha, na época do X Concílio (ano 656), e em Portugal em Torres Novas, onde se adorava uma imagem da Senhora na Capela-mor da Igreja Matriz de Santa Maria do Castelo.

Na época de D. Afonso Henriques esta imagem era conhecida por Nossa Senhora de Almonda. A partir de 1212, com a edificação da igreja, começou a ser conhecida por Nossa Senhora do Ó.

Nossa Senhora do Ó é a forma popular para se referir a Nossa Senhora da Expectação, que simboliza a Virgem Maria no final de sua gestação. O termo "do Ó" tornou-se popular pela liturgia da véspera de Natal, com o cântico do Magnificat, cujas antífonas relacionadas ao Cristo iniciam com a interjeição exclamativa "Ó".

A Nossa Senhora do Ó é padroeira de dezenas de freguesias portuguesas:

  • Águas Santas (Porto);
  • Aguim (Aveiro);
  • Ançã (Coimbra);
  • Aveleda (Braga);
  • Barcouço (Coimbra);
  • Cadima (Coimbra);
  • Carvoeira (Lisboa);
  • Covelo (Porto);
  • Duas Igrejas (Porto);
  • Estela (Porto);
  • Freixo da Serra (Guarda);
  • Gulpilhares (Porto);
  • Vilar (Porto);
  • Lordelo (Viana do Castelo)
  • Mire de Tibães (Braga)
  • Olaia (Santarém);
  • Paião (Coimbra);
  • Reveles (Coimbra);
  • Vilar (Lisboa);
  • Alcanadas (Leiria);
  • Valada do Ribatejo (Santarém);
  • Carvalhal de Cheleiros (Mafra).
 
Topo