• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

O dia de hoje

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,357
Gostos Recebidos
800

Dia do Pi​


O Dia do Pi é comemorado anualmente no dia 14 de março.

A escolha da data para o Dia do Pi prende-se com o facto da notação americana das datas ser MM/DD e não DD/MM. Assim, nos Estados Unidos da América, a notação do dia 14 de março é 3/14, a aproximação mais conhecida de Pi (3,141592653589793238462643383...).

Ao longo do tempo, os estudiosos continuam a calcular o número pi. Os cálculos revelam que o pi apresenta mais de 60 biliões de casas decimais.

Origem do Dia do Pi​

A primeira comemoração do Dia do Pi aconteceu em 1988, em São Francisco, no Museu Exploratorium. Larry Shaw, considerado por muitos o "Príncipe do Pi", foi o fundador desta data comemorativa. Desde então a comemoração tornou-se internacional e tem ganho cada vez mais seguidores.

O que é o Pi?​

O Pi é o número mais famoso da história. Representado pela letra grega p, tem origem na relação entre o perímetro de uma circunferência e seu diâmetro. Curiosamente, embora seja um número, não pode ser escrito com um número finito de algarismos.

No dia 14 de março é também celebrado o aniversário de nascimento de Albert Einstein (nascido a 14 de março de 1879).

A 22 de julho celebra-se também o Dia da Aproximação do Pi.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,357
Gostos Recebidos
800

Dia da Incontinência Urinária​


O Dia da Incontinência Urinária ocorre a 14 de março.

O objetivo da data é sensibilizar o público para esta patologia, alertando para os modos de identificar o problema (os sintomas), para os tratamentos apropriados, os impactos negativos na qualidade de vida dos afetados e para a prevenção do problema. Neste dia realizam-se palestras em Portugal sobre a incontinência urinária e outras atividades em torno da patologia.

Enurese​

A incontinência urinária também pode ser chamada de Enurese. Ela ocorre com alguma frequência à noite, sobretudo nos idosos e nas mulheres.

Fala-se em incontinência de esforço quando as perdas de urina estão ligadas a atos como espirrar ou tossir, por exemplo, e em incontinência por imperiosidade, quando existe uma vontade de urinar que não se consegue controlar.

Tratamento da incontinência urinária​

Estima-se que a incontinência urinária afete cerca de 600 mil portugueses. Apesar dos números elevados, a taxa de cura pode chegar aos 90 por cento. O tratamento é feito com um urologista que estipula um plano de ação para travar a incontinência urinária. O tratamento pode ser feito por via de comprimidos orais ou aplicados na bexiga, e/ou por técnicas de reabilitação. Os casos que necessitam de operação e internamento são cada vez mais raros.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,357
Gostos Recebidos
800

Dia Branco​

O Dia Branco celebra-se a 14 de março.

A data é comemorada um mês depois do Dia dos Namorados, no Japão, Coreia do Sul, China e Taiwan, e também nos países com imigrantes destas nacionalidades.

No Japão são as mulheres que dão presentes aos homens no Dia de São Valentim, por cortesia, amor ou obrigação social, sendo então a vez dos homens retribuírem o favor um mês depois, com prendas, geralmente mais caras (duas a três vezes mais). Os chocolates caseiros oferecidos pelas mulheres são os mais valorizados, demonstrando mais proximidade.

Origem do dia​

Este Dia Branco (White Day) surgiu em 1978, numa ação de marketing onde se apelava aos homens para oferecerem marshmallows às mulheres que lhes tinham dado chocolates e presentes no Dia dos Namorados. Com o andar do tempo, as empresas de chocolate incutiram a ideia de oferecer chocolates brancos às mulheres, passando o dia a chamar-se Dia Branco e não Dia dos Marshmallows.

Atualmente, os homens oferecem marshmallows, chocolate branco e negro, joias, assim como outros presentes às mulheres que demonstraram gentileza para com eles um mês antes.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,357
Gostos Recebidos
800

Dia Mundial dos Direitos do Consumidor​

O Dia Mundial dos Direitos do Consumidor celebra-se a 15 de março.

O Dia Mundial dos Direitos do Consumidor foi instituído por John F. Kennedy, ex-presidente dos Estados Unidos da América, precisamente a 15 de março de 1962.

Kennedy defendeu os quatro direitos fundamentais dos consumidores:

  1. direito à segurança
  2. direito à informação
  3. direito à escolha
  4. direito a ser ouvido

Direitos do consumidor em Portugal​

Em Portugal, os direitos do consumidor encontram-se consagrados na Constituição da República Portuguesa e pela Lei de Defesa do Consumidor (lei 24/96 de 31 de julho):

  1. direito à proteção da saúde e segurança;
  2. direito à qualidade dos bens ou serviços;
  3. direito à proteção dos interesses económicos;
  4. direito à prevenção e à reparação de prejuízos;
  5. direito à formação e à educação para o consumo;
  6. direito à informação para o consumo;
  7. direito à representação e consulta;
  8. direito à proteção jurídica e a uma justiça acessível e pronta.
Os consumidores podem reclamar utilizando para o efeito o Livro de Reclamações, obrigatório em todos os estabelecimentos públicos e privados. Em alternativa podem apresentar uma reclamação online, diretamente no site do portal do consumidor.

Definição de consumidor​

Considera-se consumidor todo aquele a quem sejam fornecidos bens, prestados serviços ou transmitidos quaisquer direitos, destinados a uso não profissional, por pessoa que exerça com caráter profissional uma atividade económica que vise a obtenção de benefícios.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,357
Gostos Recebidos
800

Idos de Março​


Significado dos Idos de Março​

O calendário romano regia-se por três datas fixas: calendas, nonas e idos, com base nas fases da lua. Os idos verificavam-se a meio do mês, precisamente a 15 de março, maio, julho e outubro e a 13 em todos os restantes meses.

Os Idos de Março tornaram-se mais famosos do que os restantes, já que no ano 44 a.C., Júlio César foi assassinado neste dia às mãos de Brutus, entre outros conspiradores. Algum tempo antes, um adivinho teria dito a Júlio César para se acautelar com os Idos de Março, mas este ignoraria o aviso e acabaria por se deslocar ao Senado romano, onde foi esfaqueado por 23 vezes.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,357
Gostos Recebidos
800

Dia Internacional Contra a Violência Policial​

O Dia Internacional Contra a Violência Policial tem lugar anualmente a 15 de março.

A data começou a ser celebrada em 1997, por iniciativa do movimento Montreal Collective Opposed to Police Brutality e do grupo Black Flag, na Suíça. Este dia tem como objetivo combater a violência policial no mundo, estando ligado ao espancamento até à morte de duas crianças de 11 e 12 anos pela polícia suíça.

A celebração e a aceitação do Dia Internacional Contra a Violência Policial varia de país para país. Nos Estados Unidos da América, por exemplo, um país onde a violência policial é associada a questões raciais, a data celebra-se a 22 de outubro.

Protestos, manifestações, encontros, marchas e campanhas são algumas das iniciativas que se realizam no Dia Internacional Contra a Violência Policial, no intuito de travar a violência policial.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,357
Gostos Recebidos
800

Dia da Liberdade de Informação​


O Dia da Liberdade de Informação ocorre anualmente a 16 de março.

A data celebra-se no dia do nascimento de James Madison, presidente norte-americano considerado o “pai da Constituição” dos Estados Unidos da América.

A liberdade de informação é um direito de acesso à informação detida por governos e organismos públicos e é uma extensão da liberdade de expressão, como é reconhecido pela Resolução 59 da Assembleia Geral das Nações Unidas, pelo artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, pelo Pacto Internacional sobre os Direitos Civis e Políticos e pela Convenção Americana sobre os Direitos Humanos.

A liberdade de informação também pode ser entendida como a liberdade de privacidade no contexto da internet e das tecnologias de informação ou como a oposição à propriedade intelectual em geral ou aos direitos de autor.

Neste dia realizam-se iniciativas pelo mundo que divulgam os direitos da população no que concerne a informação, com especial incidência nos Estados Unidos.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,357
Gostos Recebidos
800

Dia Mundial do Sono​

O Dia Mundial do Sono observa-se, todos os anos, na sexta-feira anterior ao Equinócio da Primavera.

Trata-se de uma iniciativa da Associação Mundial de Medicina do Sono (World Association of Sleep Medicine) que se comemora anualmente em cerca de 75 países do mundo e que chama a atenção para a importância do sono regular diário.

O objetivo desta data comemorativa é celebrar o sono e diminuir os problemas relacionados com a privação do sono existentes na sociedade.

Privação do sono​

A privação do sono tem impacto na saúde e bem-estar das pessoas. Quem dorme mal tem mais propensão a desenvolver doenças cardiovasculares, obesidade, hipertensão, diabetes, cancro, Alzheimer ou doenças psiquiátricas.

Não dormir o necessário afeta o raciocínio, a concentração e a memorização das pessoas, que ficam mais suscetíveis a cometer lapsos como esquecimentos ou distrações, ou a sofrer acidentes de viação. Irritabilidade e mudanças de humor bruscas são também observáveis em pessoas que dormem mal.

45% da população mundial é afetada por distúrbios de sono. De acordo com a Associação Mundial de Medicina do Sono, 21% dos adultos dorme menos de seis horas por dia. Estima-se que 25% dos portugueses sofre de insónia crónica, com especial incidência nas mulheres e idosos.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,357
Gostos Recebidos
800

Equinócio de Primavera​


O equinócio de primavera sinaliza o primeiro dia da primavera, o que ocorre todos os anos entre os dias 20 e 21 de março. Este ano, ele acontece no dia 20 de março de 2023 às 21h24.

Equinócio é uma palavra em latim que aglutina dois termos com significados diferentes. Aequus significa "igual" e nox, "noite". O termo quer dizer literalmente "noites iguais", isto porque nessa altura a noite e o dia têm sensivelmente a mesma duração, 12 horas.

Como acontece o equinócio de primavera?​

A Astronomia define como equinócio o instante em que o Sol, assim como o vemos do planeta Terra, cruza o plano do equador celeste, isto é, a linha do equador terrestre que é projetada na esfera celeste. É exatamente nessa hora que tem início a estação da primavera.

Quando este evento acontece em março, chama-se de equinócio de primavera. O equinócio de setembro dá início à estação do outono, pelo que ele é chamado de equinócio de outono.

O equinócio acontece duas vezes por ano, tal como o solstício que, por sua vez, marca o início do verão em junho e do inverno em dezembro.

Equinócios e Soltstícios
Ordem dos eventos astronómicos: equinócio de primavera (março), solstício de verão (junho), equinócio de outono (setembro) e solstício de inverno (dezembro).
No hemisfério Sul os inícios das estações são diferentes do hemisfério Norte. Por exemplo, o equinócio em março marca o início da primavera no hemisfério Norte e do outono no hemisfério Sul.

Tradições de Equinócio de primavera​

A chegada da primavera é um evento sempre muito celebrado em todo o mundo, porque marca o fim do inverno, uma estação associada ao mau tempo, desconforto e em termos históricos à escassez de comida.

Trata-se de uma celebração do renascimento da natureza, e historicamente era a altura em que se celebravam os festivais de fertilidade e abundância.

Na primavera, é tradição também fazer-se limpezas gerais nas casas. O bom tempo permite que se abram as janelas para que estas possam arejar depois de meses completamente fechadas durante o inverno.

As pessoas livram-se de algumas das coisas velhas que tinham guardadas e compram coisas novas.



Curiosidade sobre o Equinócio de primavera​

Curiosamente, os ovos desempenham um papel importante nas comemorações do equinócio da primavera em todo o mundo, uma vez que são também um símbolo de fertilidade.

Conta um mito antigo que é possível equilibrar um ovo sobre a sua base, numa superfície plana, no momento exato em que se dá o equinócio de primavera, isto é, no momento em que dia e noite estão em equilíbrio perfeito.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,357
Gostos Recebidos
800

Início da Primavera​


Início da Primavera​




O início da primavera em 2023 verifica-se em Portugal a 20 de março, segunda-feira.
Na primavera temos dias mais ensolarados e secos, além do que a temperatura começa a aumentar. A característica mais marcante dessa altura do ano é mesmo o colorido trazido pelas flores.
Anualmente, a primavera acontece entre os dias 20 e 21 de março. Esta estação, que sucede o inverno e antecede o verão, termina entre os dias 20 e 21 de junho.
Mensagem para o início da Primavera

Mudança de hora na Primavera​

O horário muda na primavera, o que acontece no último domingo de março. Nesse dia, à 1 hora da madrugada, deve-se adiantar o relógio uma hora (60 minutos) para se entrar no horário de verão.
É assim em Portugal Continental e na Madeira. Nos Açores, o relógio muda à meia-noite, quando deve-se adiantá-lo uma hora (60 minutos).

Equinócio da Primavera​

Entende-se por equinócio da primavera o momento em que o Sol cruza o plano do equador celeste (a linha do equador terrestre que é projetada na esfera celeste).
Quando este acontecimento decorre em março, ele recebe o nome de equinócio da primavera no hemisfério Norte. Já no hemisfério Sul o equinócio da primavera tem lugar em setembro.

Coisas deliciosas para fazer na Primavera​

  • Caminhadas
  • Passeios de bicicleta
  • Desporto ao ar livre
  • Piquenique
  • Campismo
  • Viagem
  • Fotografias da natureza
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,357
Gostos Recebidos
800

Dia Internacional da Felicidade​


O Dia Internacional da Felicidade é comemorado a 20 de março.

Este dia visa promover a felicidade das pessoas e mostrar como esse sentimento é fundamental para o bem estar das nações. Foi em 2013 que se comemorou pela primeira vez o Dia Internacional da Felicidade.

Origem do dia​

A criação do Dia Internacional da Felicidade surge por sugestão do Butão, um pequeno reino budista localizado nos Himalaias que adota como estatística oficial a "Felicidade Nacional Bruta" em vez do Produto Interno Bruto (PIB).

Em 2012, a proposta foi aprovada por unanimidade pelos 193 estados-membros da ONU (Organização das Nações Unidas), defendendo que a busca pela felicidade é um objetivo humano fundamental.

Importância da felicidade​

Todas as pessoas procuram a felicidade. Os psicólogos salientam a importância da felicidade na vida das pessoas e a necessidade destas se conhecerem a si mesmas para conseguirem alcançar o bem estar desejado. Assim, a felicidade relaciona-se não só com a personalidade, mas também com a disposição e a forma de estar das pessoas.

Da mesma forma, alguns governos encaram a felicidade da população como um indicador económico.

Felicidade em Portugal​

Estudos revelam que Portugal é um dos países mais infelizes da Europa. Numa escala de 0 a 10, Portugal apresenta uma avaliação média de felicidade de 5,1.

Portugal é até o terceiro país europeu com maior uso de antidepressivos.

Frases Dia Mundial da Felicidade​

  • A busca pela felicidade é um objetivo humano fundamental.
  • Vamos lá ser felizes?
  • A felicidade está à nossa espera.
  • A felicidade está ao virar da esquina.
  • A felicidade vive algures em nós.
  • A felicidade só é real quando partilhada.
  • A tua felicidade é a minha felicidade.
  • Faça o favor de ser feliz.
  • O objetivo é ser feliz.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,357
Gostos Recebidos
800

Dia Mundial da Árvore​


O Dia Mundial da Árvore ou da Floresta celebra-se anualmente a 21 de março.

Neste dia decorrem várias ações de arborização e reflorestação, em diversos locais do mundo.

O objetivo da comemoração do Dia Mundial da Árvore é sensibilizar a população para a importância da preservação das árvores, quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico, como da própria qualidade de vida dos cidadãos. Estima-se que 1000 árvores adultas absorvem cerca de 6000 kg de CO2 (dióxido de carbono).

30% da superfície terrestre está coberta por florestas, onde se realiza a fotossíntese - produção de oxigénio a partir de dióxido de carbono. As florestas, em conjunto com as algas marinhas são apelidadas dos "pulmões do mundo", não apenas pela sua função de manutenção e renovação dos ecossistemas, como também pela sua importância em áreas estratégicas como a economia e a produção de bens e alimentos.

Árvore


Origem do Dia​

A celebração do Dia Mundial da Árvore ou da Floresta começou a 10 de abril de 1872, no estado norte-americano do Nebraska (EUA). O seu mentor foi o jornalista e político Julius Sterling Morton, que incentivou a plantação ordenada de árvores no Nebraska, promovendo o "Arbor Day".

Em Portugal, a 1.ª Festa da Árvore comemorou-se a 9 de março de 1913 e o 1.º Dia Mundial da Floresta a 21 de março de 1972.



Frases do Dia Mundial da Árvore​

  • Proteger a árvore é proteger a vida.
  • Plante uma árvore, semeie a vida no planeta.
  • Quanto mais árvores, mais qualidade do ar teremos.
  • Sem árvores não vivemos.
  • As árvores são nossas amigas.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,357
Gostos Recebidos
800

Dia Mundial da Poesia​


O Dia Mundial da Poesia celebra-se todos os anos a 21 de março.

A data foi criada na 30ª Conferência Geral da UNESCO em 16 de novembro de 1999.

O Dia Mundial da Poesia comemora a diversidade do diálogo, a livre criação de ideias através das palavras, da criatividade e da inovação. A data visa a importância da reflexão sobre o poder da linguagem e do desenvolvimento das habilidades de cada pessoa. Isso porque a poesia contribui para a diversidade criativa, inferindo na nossa perceção e compreensão do mundo.

Poesia em Portugal​

A história portuguesa apresenta muitos poetas cuja obra literária é mundialmente conhecida. Luís de Camões, Fernando Pessoa, António Nobre, Florbela Espanca, José Régio, Natália Correia, Eugénio de Andrade, Cesário Verde, Miguel Torga, Sophia de Mello Breyner Andersen, são alguns dos poetas portugueses mais conhecidos.

Sugestões de atividades​

Neste dia realizam-se várias atividades pelo país, sobretudo nas escolas, bibliotecas e espaços culturais. Algumas atividades que se destacam são:

  • escrever um poema sobre o que sente
  • escrever poemas com os amigos
  • declamar poesias
  • reler os poetas e os poemas preferidos
  • colocar poemas em música
  • assistir a encontros de poetas
  • assistir a filmes sobre poetas
  • dizer às pessoas o que sente por elas
  • fazer de cada gesto um poema
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,357
Gostos Recebidos
800

Dia Internacional de Luta Contra a Discriminação Racial​


O Dia Internacional de Luta Contra a Discriminação Racial é comemorado todos os anos a 21 de março.

Origem da data​

A efeméride foi criada pela ONU, de acordo com a Resolução A/RES/2142 (XXI) de 1966, nesta precisa data, devido ao massacre ocorrido em Joanesburgo a 21 de março de 1960: o Massacre de Sharpeville.

Neste dia 20.000 pessoas protestavam pacificamente contra a Lei do Passe, que obrigava a população negra a ser portadora de um cartão com identificação dos locais onde era permitida a sua circulação. A polícia do regime de apartheid disparou na multidão desarmada, causando 69 mortos e 186 feridos.

Comemoração​

Todos os anos se comemora a data com um tema relacionado com o racismo. A mensagem do Dia Internacional de Luta Contra a Discriminação Racial é de igualdade e de combate à discriminação racial. Neste dia a ONU reafirma e renova o seu objetivo de ajudar a construir um mundo mais justo e igualitário.

Algumas entidades realizam atividades relacionadas com o tema. Em Portugal destacam-se neste capítulo a Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial (CICDR) e o Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural – ACIDI, que organizam seminários e outras iniciativas.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,357
Gostos Recebidos
800

Dia Europeu da Criatividade Artística​


O Dia Europeu da Criatividade Artística celebra-se a 21 de março por toda a Europa.

As comemorações decorrem toda uma semana ou mais, podendo as cidades europeias escolher integrar as ações desta efeméride a gosto. As câmaras municipais tentam integrar o maior número de pessoas possível nas suas ações, sobretudo junto dos mais novos.

Como não existem regras para a criatividade, o Dia Europeu da Criatividade Artística pode ser celebrado de diversas formas, com variadas atividades. Desde dançar a ler poemas, a pintar, ou a filmar, o leque de opções é vasto. Na falta de ideias, no site do Dia Europeu da Criatividade Artística encontra-se disponível uma lista de atividades a desenvolver neste dia.

A criatividade é a arte de criar e inventar, uma qualidade e uma capacidade de quem é original, inventivo.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,357
Gostos Recebidos
800

Dia Internacional da Síndrome de Down​


O Dia Internacional da Síndrome de Down celebra-se a 21 de março.

Origem da data​

Foi escolhido pela Down Syndrome International o dia 21, do mês 3, para a comemoração deste dia mundial da Síndrome de Down, por fazer referência à trissomia do cromossoma 21. O cromossoma deve ser formado por um par, mas no caso das pessoas com esta síndrome, existem 3 exemplares (trissomia).

A primeira celebração do dia teve lugar em 2006 e foi adotada pela Organização das Nações Unidas no seu calendário oficial, sendo comemorada todos os anos em cerca de 193 países.

Objetivo​

O objetivo do Dia Internacional da Síndrome de Down é dar voz às pessoas que vivem com a síndrome de Down, combatendo a desinformação e o preconceito com a síndrome. A data serve para destacar que a Síndrome de Down não é uma doença, mas sim uma condição genética, e que ela não impede a vida social normal da pessoa.

Entre outras informações, iniciativas e programas, é possível partilhar e conhecer histórias sobre a Síndrome de Down no site oficial da efeméride.

Trissomia 21 em Portugal​

Em Portugal, 1 em cada 800 bebés nasce com trissomia 21. Julga-se que existam cerca de 15 mil pessoas com a síndrome neste país.

Frases​

  • O amor não conta cromossomas.
  • A maior limitação na síndrome é o preconceito.
  • É necessário ver a síndrome com novos olhos.
  • Ter um cromossoma a mais não é ser deficiente.
  • Ser diferente é ser algo mais do que especial.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,357
Gostos Recebidos
800

Dia Mundial da Marioneta​


O Dia Mundial da Marioneta festeja-se todos os anos a 21 de março.

Este dia surgiu por ideia do teatro iraniano Dzhivada Zolfagariho que a sugeriu em 2000 no XVIII Congresso da União Internacional da Marioneta (UNIMA), em Magdeburg. Em 2002, em nova reunião da UNIMA em Atlanta, esta entidade estabeleceu a data de 21 de março para a celebração, tendo a efeméride sido comemorada pela primeira vez em 2003.

Neste dia as marionetas estão em destaque nos teatros, museus e noutros espaços culturais do mundo, e Portugal não é exceção. No Dia Mundial da Marioneta realizam-se em Portugal espetáculos de marionetas, festivais e oficinas onde se pode aprender a criar e a utilizar marionetas.

Também se exibem documentários e se discute o teatro de marionetas contemporâneo, entre outras iniciativas, que se registam com especial incidência em Lisboa e no Porto. Mesmo em casa se pode celebrar este dia, pelo visionamento de filmes com marionetas, como os famosos "Marretas".
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,357
Gostos Recebidos
800

Dia Mundial da Água​


O Dia Mundial da Água celebra-se anualmente a 22 de março.

A data visa alertar as populações e os governos para a urgente necessidade de preservação e poupança deste recurso natural tão valioso.

A gestão dos recursos de água tem impacto em vários setores, nomeadamente na saúde, produção de alimentos, energia, abastecimento doméstico e sanitário, indústria e sustentabilidade ambiental.

As alterações climáticas provocam graves impactos nos recursos de água. Alterações atmosféricas como tempestades, períodos de seca, chuva e frio afetam a quantidade de água disponível e colocam em risco os ecossistemas que asseguram a qualidade da água.

Origem da data​

A comemoração surgiu no âmbito da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento e Ambiente que decorreu na cidade brasileira do Rio de Janeiro, em 1992.

Os países foram convidados a celebrar o Dia Mundial da Água e a implementar medidas com vista à poupança deste recurso, promovendo a sua sustentabilidade.

Em outubro celebra-se também o Dia Nacional da Água.

Mão segurando aquário com Planeta Terra dentro


Temas do Dia Mundial da Água​

  • 2022: “Águas subterrâneas: Tornando o invisível visível”
  • 2021: “Valorizando a água”
  • 2020: "Água e mudanças climáticas”
  • 2019: “Não deixar ninguém para trás”
  • 2018: “Soluções Naturais para a Água”
  • 2017: “Desperdício de Água”
  • 2016: “Água e Empregos”
  • 2015: “Água e Desenvolvimento Sustentável”

Factos sobre a água​

  • O volume total de água no planeta Terra é de 1.4 mil milhões km3. Os recursos de água doce rondam os 35 milhões km3 (cerca de 2.5% do volume total de água).
  • Destes 2.5%, cerca de 24 milhões km3 (ou 70%) estão em forma de gelo (zonas montanhosas, Antártida e Ártico).
  • 30% da água doce disponível está armazenada no subsolo (lençóis freáticos, solos gélidos e outros). Isto representa 97% de toda a água doce disponível para uso humano.
  • Os lagos e rios de água doce contêm aproximadamente 105.000 km3 (ou 0.3% de toda a água doce mundial)
  • O total de água doce disponível ronda os 200.000 km3 - menos de 1% de todos os recursos de água doce disponíveis.
  • A atmosfera da Terra contém aproximadamente 13.000 km3 de água.
  • 70% da água doce é utilizada na rega, 22% na indústria e 8% no uso doméstico.
  • Em 60% das cidades europeias com mais de 100.000 habitantes, a água do solo está a ser usada de modo mais rápido do que a sua restituição.

Frases do Dia Mundial da Água​

  • A água é a fonte da vida e por isso é importante preservar.
  • Porque nós somos feitos de água, esse bem é essencial para nossa saúde.
  • A água é um recurso natural precioso. Sem água não sobrevivemos.
  • Água, um presente da natureza que dependemos para viver.
  • A água é tudo, e tudo é água. Use com consciência.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,357
Gostos Recebidos
800

Dia Mundial da Meteorologia​


O Dia Mundial da Meteorologia celebra-se a 23 de março.

A Meteorologia define-se como a ciência de estudo dos fenómenos atmosféricos e das suas leis, com especial incidência na previsão do tempo. Neste dia celebra-se a área de conhecimento que visa aumentar a compreensão dos fenómenos atmosféricos mundiais.

Origem da Data​

O Dia Mundial de Meteorologia celebra-se a 23 de março, para comemorar o dia da entrada em vigor da Convenção que instituiu a Organização Meteorológica Mundial (OMM), em 1950, como agência especializada das Nações Unidas para a meteorologia e clima e, posteriormente, para a hidrologia e ambiente.

A data visa ainda alertar a população para a necessidade de preservar os ecossistemas assim como fazer uma utilização racional dos recursos naturais do planeta Terra.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,357
Gostos Recebidos
800

Dia Nacional do Estudante​


O Dia Nacional do Estudante comemora-se anualmente no dia 24 de março.

Este dia foi promulgado pela Assembleia da República Portuguesa em 1987.

Além de um dia de comemoração, este é um dia de luta e de homenagem, já que a data é celebrada pelo movimento estudantil nacional, de forma a relembrar as dificuldades e obstáculos que os estudantes enfrentaram nas décadas de 60, aquando da crise académica vivida em Portugal.

A data pretende ainda apelar à participação e mobilização dos estudantes em prol de um novo modelo de educação: uma educação de e para todos/as. O direito à educação é um direito basilar da nossa sociedade consagrado constitucionalmente e que requer o envolvimento de todos/as. A data lembra ainda que o estudante é um pilar da sociedade.

Por sua vez, o Dia Internacional do Estudante é celebrado a 17 de novembro.
 
Topo