• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

O dia de hoje

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,520
Gostos Recebidos
807

Dia Mundial da Tuberculose​


É no dia 24 de março que se celebra o Dia Mundial da Tuberculose.

Origem da data​

O objetivo deste dia mundial de combate à tuberculose é alertar a população sobre a doença e erradicar completamente a doença. Esta efeméride comemora-se neste dia já que foi a 24 de março de 1882 que Robert Koch anunciou a descoberta da causa da tuberculose – o bacilo TB – o que seria o início do diagnóstico e da cura da tuberculose. Assim, no centenário da data, em 1982, a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a União Internacional Contra Tuberculose e Doenças Pulmonares decidiram criar o Dia Mundial da Tuberculose.

Tuberculose em Portugal​

Portugal apresenta-se no limiar da baixa incidência desta doença (20/100.000 habitantes), com cerca de 2000 novos casos por ano. Os distritos urbanos são os mais afetados: 31% de casos novos são registados em Lisboa e 28% no Porto.

Sintomas​

Tosse com expetoração, cansaço, alguma febre pelo final do dia, suor à noite, emagrecimento, gânglios no pescoço são alguns sintomas da tuberculose, que pode ser prevenida pela vacina BCG. Apesar de grave e mortal, o tratamento correto desta doença garante a cura ao paciente.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,520
Gostos Recebidos
807

Hora do Planeta​


A Hora do Planeta tem lugar a 25 de março de 2023, entre as 20h30 e 21h30.

O que é a Hora do Planeta?​

A Hora do Planeta ou Earth Hour consiste em apagar as luzes no mundo inteiro à mesma hora, durante 60 minutos, num movimento contra as alterações climáticas. O objetivo é conscientizar as pessoas para a necessidade de adquirir hábitos que não prejudiquem o meio ambiente.

É uma iniciativa mundial da WWF - World Wide Fund For Nature – que se realizou pela primeira vez em 2007 na Austrália. Nesse ano, mais de 2 milhões de australianos e cerca de 2000 empresas apagaram as luzes.

Já no ano seguinte, 135 países tomaram parte no evento, que contou com a participação de mais de 50 milhões de pessoas.

O que torna a Hora do Planeta um momento marcante são nomeadamente os monumentos emblemáticos que são apagados em todo o mundo, tal como a Torre Eiffel e o Coliseu. Em Portugal, destaca-se o Mosteiro dos Jerónimos, o Cristo Rei, a Torre de Belém, o Palácio Nacional de Sintra e a Ponte 25 de Abril, por exemplo.

Hora do Planeta: 60 rodeado de velas acesas


Além de desligar monumentos, outros eventos oficiais dão voz à preocupação da sociedade com o planeta Terra, tal como a organização de caminhadas e pedaladas.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,520
Gostos Recebidos
807

Dia Mundial do Teatro​


O Dia Mundial do Teatro celebra-se anualmente a 27 de março.

Para comemorar a data decorrem neste dia vários espetáculos teatrais gratuitos ou com bilhetes mais baratos e são relembrados alguns dos artistas e das obras mais importantes da história do teatro. O objetivo da data é promover a arte do teatro junto das pessoas.

O teatro é uma arte milenar e funciona como um meio de divulgação da cultura de diferentes povos. Desde a antiguidade, o homem usou o teatro como forma de expressão.

Existem vários géneros teatrais como a comédia, o drama, a farsa, a tragédia, a tragicomédia, o melodrama, a revista e o teatro infantil, entre outros.

Origem da data​

A data foi criada em 1961 pelo Instituto Internacional do Teatro. No Dia Mundial do Teatro, várias organizações culturais apresentam espetáculos teatrais para comemorar a efeméride, permitindo o acesso gratuito aos mesmos.

Teatro em Portugal​

Gil Vicente, autor de diversas obras teatrais, é um dos nomes mais conhecidos do teatro português. O Auto da Barca do Inferno e o Auto da Índia são algumas das suas obras mais populares. Embora Gil Vicente seja considerado o pai do teatro português, existem inúmeros registos de manifestações desta arte muito anteriores ao teatro vicentino, classificadas essencialmente em dois grandes grupos: o teatro religioso e o teatro profano.

Frei Luís de Sousa, de Almeida Garrett, é outra criação máxima do teatro português.

Grandes peças de teatro​

Exemplos de grandes peças de teatro mundiais:

  • O avarento, Moliére
  • Salomé, Oscar Wilde
  • Esperando Godot, Samuel Becket
  • Macbeth, Shakespeare
  • Édipo, Sófocles
  • Quatro quartetos, T. S. Eliot
  • Volta ao lar, Harold Pinter
  • A morte do caixeiro viajante, Arthur Miller
  • A Santa Joana dos Matadouros, Bertolt Brecht
  • Estado de sítio, Albert Camus
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,520
Gostos Recebidos
807

Dia Nacional dos Centros Históricos​


O Dia Nacional dos Centros Históricos comemora-se anualmente a 28 de março, na data do nascimento de Alexandre Herculano, seu patrono.

O Dia Nacional dos Centros Históricos Portugueses foi formalmente criado em 28 de março de 1993, sendo rapidamente adotado pela maioria das autarquias portuguesas com centro histórico.

Atividades​

Em várias centros históricos das cidades de Portugal organizam-se atividades para comemorar o Dia Nacional dos Centros Históricos. Neste dia os monumentos e outros espaços dos centros históricos estão abertos ao público, que os podem visitar gratuitamente, entrando em contacto com o passado destes locais.

Nesta data realizam-se exposições, torneios, provas de orientação, concertos, leituras encenadas, animações de rua, etc., tudo com o objetivo de dinamizar os centros históricos e chamar a atenção para a preservação e valorização dos mesmos.

Pode visitar um centro histórico diferente por ano ou tentar visitar mais do que um centro histórico neste dia.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,520
Gostos Recebidos
807

Dia Mundial do Backup​


O Dia Mundial do Backup observa-se a 31 de março.

O que faria se perdesse tudo? Esta é a pergunta do Dia Mundial do Backup. A data convida as pessoas a fazerem cópias de segurança, recordando a importância de fazer cópias de segurança aos dados do computador, do telemóvel, do tablet e da máquina fotográfica.

O que é um backup?​

Um backup é uma cópia dos arquivos importantes guardados em dispositivos eletrónicos, como computadores fixos ou portáteis, entre outros aparelhos. Estes arquivos podem ser fotos e vídeos pessoais, documentos importantes de trabalho, dados de acesso, e-mails, etc.

Motivos para fazer backup​

Além do perigo do roubo de dados pessoais, 60 milhões de computadores avariam por ano e 200 mil smartphones são perdidos ou roubados no mesmo período. 1 em 10 computadores sofre de vírus. 29% dos desastres são causados por acidentes. Fazer uma cópia de segurança dos dados mais importantes num local seguro, nem que seja uma vez por ano, ajuda a preservar a preciosa informação e a evitar as dores de cabeça derivadas da perda dos dados.

Como fazer um backup?​

Esta cópia de segurança pode ser feita numa unidade externa (disco externo, pen drive, DVD, CD, cartão de memória) ou num serviço cloud (na “nuvem”).
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,520
Gostos Recebidos
807

Dia das Mentiras - 1º de Abril​

O Dia das Mentiras celebra-se com alegria (e alguma malícia) a 1 de abril. Também é conhecido como o "Dia das Petas" e é comemorado em vários países do mundo há muitos anos.

Mentiras do Dia 1 de Abril​

Manda a tradição que neste dia as pessoas contem mentiras e que surpreendam os outros com fatos ou atos inesperados.

Para fazer com que as pessoas acreditem na sua história do Dia das Mentiras, deve contar algo que possa acontecer com naturalidade ou regularidade. Desta forma, conseguirá facilmente que os outros acreditem naquilo que conta e será levado a sério. Tem também de manter a seriedade e não sorrir, não piscar os olhos ou agir desconfiadamente.

Os meios noticiosos, nomeadamente os jornais, as televisões e as rádios também contam "histórias fictícias" no dia 1 de abril. Estas histórias falsas são reveladas no dia seguinte.

O motor de busca Google é outra entidade que adere ao Dia das Mentiras e anuncia novidades (falsas) no dia 1 de abril. As redes sociais são, cada vez mais, um dos locais onde proliferam as mentiras do dia 1 de abril.

Pinóquio com o nariz grande


Origem do Dia das Mentiras​

O Dia das Mentiras surgiu por brincadeira na França, no reinado de Carlos IX. Nessa época, o ano novo era comemorado a 25 de março, com a chegada da primavera. As festas, que incluíam troca de presentes, duravam uma semana e terminavam a 1 de abril.

Em 1564, com a adoção do calendário gregoriano, o rei decidiu que o ano novo deveria passar a comemorar-se a 1 de janeiro. Alguns franceses não aceitaram a mudança no calendário e continuaram com a tradição antiga. A população que adotou o novo calendário decidiu então brincar com os "conservadores" enviando-lhes presentes estranhos e convites para festas inexistentes. Com o passar do tempo, a brincadeira alastrou-se a outros países da Europa e, mais tarde, para outros continentes.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,520
Gostos Recebidos
807

Dia Internacional da Diversão no Trabalho​


O Dia Internacional da Diversão no Trabalho festeja-se com alegria no dia 1 de abril.

Todos os anos, desde 1996, que se comemora o Dia Internacional da Diversão no Trabalho no dia 1 de abril, Dia das Mentiras, ou então na quinta-feira seguinte, quando o dia 1 calha ao fim de semana.

O objetivo do dia é lembrar que o trabalho também deve ser divertido, e não apenas uma preocupação constante. Para evitar o stress e para incentivar a alegria no trabalho foi criada esta divertida data, onde vale de tudo um pouco, para tornar o ambiente de trabalho mais descontraído e amigável. Só não vale usar humor sarcástico ou ofensivo.

Sugestões de atividades​

  • Fazer atividades de grupo
  • Ver vídeos engraçados na internet
  • Celebrar as conquistas publicamente, mesmo que pequenas
  • Dar feedback positivo
  • Usar roupa engraçada
  • Enviar emails engraçados
  • Escrever frases engraçadas ou calinadas dos colaboradores no mural da empresa
  • Fazer trabalho voluntário
  • Pregar pequenas mentiras/partidas aos colegas

Vantagens do humor e da diversão no trabalho​

  • Aumenta a produtividade
  • Estimula a camaradagem e os relacionamentos
  • Melhora o trabalho em equipa
  • Aperfeiçoa a comunicação
  • Incrementa o gosto pelo trabalho, empresa, colegas e superiores
  • Diminui os conflitos
  • Reduz o stress
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,520
Gostos Recebidos
807

Domingo de Ramos​


O Domingo de Ramos é uma festa móvel que se celebra no domingo anterior ao Domingo de Páscoa.

Nesse dia, que não é feriado e marca o início da Semana Santa, comemora-se a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém, onde ele foi aclamado por multidões como o Filho de Deus.

Significado do Domingo de Ramos​

O Domingo de Ramos significa o reconhecimento de Jesus como filho de Deus.

Isso porque, nessa ocasião, as pessoas receberam Jesus abanando ramos de oliveira e palmeira, os quais representam a vitória de Jesus.

Jesus era um rei humilde, que entrou na cidade montado em um jumentinho. Além da humildade, o jumento representa a paz; o inverso do cavalo, que remete à guerra.

Tradições do Domingo de Ramos​

Jesus num jumento




Para lembrar a data, os católicos costumam levar ramos para a missa para serem benzidos. Também é comum encontrar-se ramos de palmeiras colocados em forma de cruz nas igrejas e nas ruas.

Outra tradição do Domingo de Ramos é o costume de os afilhados oferecerem flores ou ramos aos seus padrinhos e madrinhas, os quais, no domingo seguinte, retribuem o gesto com o "folar", isto é, como a prenda da Páscoa.

Procissão do Domingo de Ramos​

No Domingo de Ramos realizam-se procissões de norte a sul de Portugal.

À semelhança do dia em que Jesus foi aclamado pelas pessoas que traziam ramos consigo, nesta data, as pessoas acompanham a procissão com ramos.

Durante a cerimónia do Domingo de Ramos esses ramos são benzidos. Por isso, há pessoas que escolhem levar um ramo de uma planta de chá, que possam consumidor posteriormente.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,520
Gostos Recebidos
807

Dia Internacional do Livro Infantil​


O Dia Internacional do Livro Infantil celebra-se anualmente em 2 de abril.

Esta data é celebrada por iniciativa do Conselho Internacional sobre Literatura para os Jovens (IBBY), que em Portugal é representada pela Associação Portuguesa para a Promoção do Livro Infantil e Juvenil (APPLIJ).

O IBBY criou o Dia Internacional do Livro Infantil em 1967, para homenagear o escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, (autor de algumas das histórias para crianças mais lidas em todo o mundo), cujo aniversário do nascimento é assinalado a 2 de abril.

Dia do Livro Infantil em Portugal​

Todos os anos é divulgada pela IBBY uma mensagem de incentivo à leitura, da autoria de um escritor de nacionalidade diferente, que é depois traduzida e divulgada nos países que integram o IBBY. O cartaz português é sempre da autoria do ilustrador vencedor do Prémio Nacional de Ilustração.

Atividades para o Dia do Livro Infantil​

Existem inúmeros livros infantis de escritores nacionais e estrangeiros. Destacam-se alguns escritores de livros infantis mais adorados: Sophia de Mello Breyner Andresen, Hans Christian Andersen, Miguel Torga, José Saramago, Alice Vieira, Luis Sepúlveda, etc.

Livros para o Dia Internacional do Livro Infantil​

  • O Soldadinho de Chumbo, de Hans Christian Andersen
  • Histórias e Contos Completos, de Hans Christian Andersen
  • Úrsula, a Maior, de Alice Vieira
  • Livro com cheiro a morango, de Alice Vieira
  • A Maior Flor do Mundo, de José Saramago
  • O Cavaleiro da Dinamarca, de Sophia de Mello Breyner Andresen
  • Bichos, de Miguel Torga
  • O Gato das Botas, Charles Perrault
  • O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry
  • História de um gaivota e do gato que a ensinou a voar, de Luis Sepúlveda
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,520
Gostos Recebidos
807

Dia Mundial da Consciencialização do Autismo​

O Dia Mundial da Consciencialização do Autismo comemora-se anualmente a 2 de abril. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 18 de Dezembro de 2007.

O que fazer nesse dia?​

Com o objetivo de informar a população e ajudar a derrubar preconceitos, são promovidas diversas atividades a nível mundial.

Várias câmaras municipais de Portugal costumam aderir a esta iniciativa de consciencialização e iluminam os seus monumentos de azul, algo que é repetido pelo mundo inteiro.

Também realizam-se seminários, entregam-se pulseiras e laços de cor azul alusivas ao autismo, assim como veste-se uma peça de roupa azul, ou acende-se uma vela desta cor, entre outras atividades.

Outra iniciativa que decorre é a angariação de fundos e sessões informativas para professores, educadores, cuidadores de saúde e pais.

Dia Mundial da Conscientização do Autismo


O que é o autismo?​

O Autismo é um distúrbio neurobiológico complexo que dura tradicionalmente toda a vida. Este transtorno apresenta-se como a mais séria e célere incapacidade de desenvolvimento a nível mundial.

Acredita-se que 67 milhões de pessoas são afetadas pelo Autismo, tornando-se mais comum em determinados países do que o cancro, o HIV e a diabetes em conjunto.

Em Portugal destaca-se a ação da FPDA – Federação Portuguesa de Autismo, cuja missão é defender os direitos das pessoas com autismo.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,520
Gostos Recebidos
807

Dia Mundial do Rato​


O Dia Mundial do Rato celebra-se a 4 de abril.

O objetivo do Dia Mundial do Rato é fazer com que o pequeno bicho seja reconhecido como um animal de estimação e de companhia para pessoas de todas as idades. Combater o preconceito da sociedade para com os pequenos roedores e manifestar o gosto por estes animais são outros objetivos desta data.

Segundo os seus donos, os ratos são animais inteligentes, amigáveis, leais e cativantes, constituindo-se como uma grande companhia. Os ratos gostam normalmente de festas na cabeça e que lhes cocem as orelhas.

O dia foi criado em 2002 por amantes de ratos, tendo sido escolhido o dia 4 de abril em homenagem à “Ratlist”, uma lista de email criada neste dia 4, dedicada a espalhar a discussão e o amor pelos pequenos roedores.

Ratos famosos​

  • Mickey
  • Jerry
  • Topo Gigio
  • Fievel
  • Ratatouille
  • Stuart Little
  • Speedy Gonzalez
  • Itchy

Músicas sobre ratos​

  • Rats – Pearl Jam
  • King Rat – Modest Mouse
  • Year Of The Rat - Badly Drawn Boy
  • Rat In Mi Kitchen - UB40
  • Gartloney Rats – The Pogues
  • I Think I Smell A Rat – The White Stripes
  • Ratos - Linda Martini
  • Rat Race - The Specials
  • Rat Trap - The Boomtown Rats

Factos sobre os ratos​

  • Um rato selvagem vive cerca de ano e meio enquanto um rato doméstico cerca de três anos.
  • Um par de ratos pode gerar uma colónia de 2 mil ratos.
  • Um par de ratos deixa cair 1.000.000 de pelos por ano.
  • As fêmeas têm um período de gestação de 22 a 24 dias.
  • Um rato come 30 gramas por dia.
  • Os ratos machos tendem a ficar quietos enquanto lhe fazem festas ao contrário das fêmeas.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,520
Gostos Recebidos
807

Dia Internacional Contra as Minas Antipessoais​


O Dia Internacional para a Consciencialização Contra as Minas e de Assistência à Desminagem tem lugar a 4 de abril.

O dia foi criado pelas Nações Unidas em 2006, com o objetivo de sensibilizar o público sobre o perigo das minas terrestres antipessoais e de promover o processo de limpeza destas minas.

As minas terrestres são armas que se compram a baixo custo e que se escondem facilmente debaixo da terra. Já a sua remoção é difícil e demorada. As minas são plantadas durante os conflitos armados, sem registo da sua localização, tornando as populações civis as principais vítimas, mesmo passados anos sobre os conflitos.

Anualmente morrem cerca de 5 mil pessoas vítimas de minas terrestres, e muitas mais ficam mutiladas.

Colômbia, Afeganistão, Myanmar, Camboja e Paquistão são os países com mais vítimas de minas. Já os países identificados com produtores de minas são: Birmânia, China, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Cuba, Estados Unidos, Índia, Irão, Paquistão, Rússia, Singapura e Vietname.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,520
Gostos Recebidos
807

Dia Mundial da Atividade Física​


O Dia Mundial da Atividade Física celebra-se a 6 de abril.

Este dia visa promover a prática de atividade física junto da população, assim como mostrar os benefícios do exercício físico.

A prática regular de atividade física apresenta inúmeras vantagens, entre elas:

  • Evita o excesso de peso e a obesidade
  • Previne o aparecimento de doenças
  • Reduz a tensão arterial
  • Melhora a autoestima
  • Alivia o stress
  • Contribui para a concentração e para o bem estar físico e psicológico
O recomendado pelos médicos é fazer 30 minutos de exercício físico por dia.

A Organização Mundial de Saúde, que instituiu a data para a prevenção do sedentarismo, aponta a inatividade física como o quarto principal fator de risco de morte no mundo.

Dia Mundial da Atividade Física em Portugal​

No dia 6 de abril decorrem várias atividades para promover a prática de exercício físico. Aulas em grupos e caminhadas são algumas das iniciativas desenvolvidas por municípios, associações desportivas e outras entidades para celebrar a data e para levar as pessoas a praticarem desporto. Seja sozinho ou acompanhado, o obrigatório neste dia é mesmo fazer exercício.

Sugestões para o Dia Mundial da Atividade Física​

  • Fazer uma caminhada
  • Correr
  • Jogar futebol
  • Jogar basquetebol
  • Praticar ténis
  • Andar de bicicleta
  • Ir ao ginásio
  • Fazer 30 minutos de exercício físico em casa
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,520
Gostos Recebidos
807

Dia Internacional do Desporto ao Serviço do Desenvolvimento e da Paz​


O Dia Internacional do Desporto ao Serviço do Desenvolvimento e da Paz celebra-se a 6 de abril.

Data do Dia Internacional do Desporto​

A Assembleia-Geral da ONU festeja o Dia Internacional do Desporto ao Serviço do Desenvolvimento e da Paz todos os anos. A data foi instituída pela ONU em agosto de 2013. Foi escolhido o dia 6 de abril já que foi neste dia se iniciou a primeira edição dos Jogos Olímpicos da era moderna, em Atenas, em 1896. Em 2014 celebrou-se pela primeira vez o Dia Internacional do Desporto ao Serviço do Desenvolvimento e da Paz.

Este dia é um complemento ao Dia Olímpico.

Atividades do Dia Internacional do Desporto​

Nesta dia realizam-se colóquios, eventos desportivos e homenagens a desportistas por todo o mundo, entre outras atividades relativas ao desporto e à paz.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,520
Gostos Recebidos
807

Dia Mundial da Saúde​


O Dia Mundial da Saúde é celebrado anualmente a 7 de abril.

A data foi escolhida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1948, aquando da organização da primeira assembleia da OMS. Desde 1950, que no dia 7 de abril se celebra o Dia Mundial da Saúde.

A cada ano a organização escolhe um tema central para ser debatido no Dia Mundial da Saúde, o qual passa a ser uma prioridade na agenda internacional da OMS. O tema do Dia Mundial da Saúde de 2018 foi "Saúde para todos". Ele resumiu o objetivo da OMS ao longo da sua existência, lembrando que a organização está a celebrar 70 anos.

Em 2017, com o lema "Let's talk" (vamos conversar), o tema foi a depressão, cuja iniciativa teve como objetivo ajudar a prevenir e a tratar a depressão.

O Dia Mundial da Saúde é uma oportunidade única de alertar a sociedade civil para temas-chave na área da saúde que afetam a humanidade, além de desenvolver atividades com vista à promoção do bem-estar das populações, tal como a promoção de hábitos de vida saudáveis.

Nas escolas portuguesas realizam-se várias atividades escolares para incutir aos alunos a importância da manutenção de um estilo de vida saudável.

Os programas apresentados no Dia Mundial da Saúde prolongam-se ao longo do ano.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,520
Gostos Recebidos
807

Dia Internacional do Castor​

O Dia Internacional do Castor celebra-se a 7 de abril.

Desde 2009 que se dedica este dia ao divertido e trabalhador animal que ajuda a limpar as águas, a restaurar as zonas húmidas pela construção de barragens, e a parar inundações e secas.

A mitigação de zonas húmidas pelo homem custa entre 10 a 100 mil dólares por acre, sendo que uma família castor cria e mantém vários acres de zonas húmidas de graça.

O objetivo da data criada pela Beavers Wetlands & Wildlife é informar a população sobre a importância deste animal. Foi escolhido o dia 7 em homenagem a Dorothy Richards, nascida neste dia, que estudou os castores por 50 anos.

Neste dia incentiva-se a ver vídeos sobre castores, a ler livros sobre castores, a levar os filhos a ver o animal no jardim zoológico, a contar histórias sobre este amigo animal que resolve problemas ambientais, entre outras sugestões de atividades relacionadas com o castor.

Factos sobre os castores​

  • O castor é o maior roedor da América do Norte e o animal nacional do Canadá.
  • Um castor adulto pode pesar 27 quilos.
  • O castor pode viver até 24 anos.
  • O castor é vegetariano, comendo plantas e árvores.
  • O castor come e utiliza inteiramente a árvore que derruba, desde as folhas aos ramos e ao tronco.
  • Um castor pode ficar debaixo d'água 15 minutos e nadar 8 km por hora.
  • O castor tem pálpebras transparentes para conseguir ver debaixo d'água.
  • A maior barragem construída por castores foi descoberta por imagens de satélite no Wood Buffalo National Park, Alberta, Canadá, apresentando 853 metros de comprimento.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,520
Gostos Recebidos
807

Sábado Santo​


Sábado Santo, Dia do Senhor ou Sábado de Aleluia é o dia a seguir à Sexta-Feira Santa e que antecede a Páscoa.

Este dia, que é o segundo do Tríduo Pascal, celebra o repouso de Jesus Cristo no túmulo após o martírio e a crucificação. Este é, assim, um dia de silêncio e de meditação, em que se contempla o mundo sem Cristo e sem a esperança da ressurreição.

Tradições do Sábado Santo​

Sepulcramento de Jesus


Nas igrejas católicas romanas evitam-se as decorações e a administração dos sacramentos. É feita a Vigília Pascal, celebração que tem inicio com as luzes da igreja apagadas, porque nesse dia o círio é acesso.

O Círio Pascal, uma vela grande que traz inscrito o ano e as letras Alfa e Ômega, simboliza a luz de Cristo e é usado para acender a vela nas celebrações do Batismo.

Na Igreja Ortodoxa, este dia é conhecido como Grande Sábado, onde o espírito de Jesus terá descido ao inferno e levado para o paraíso as almas dos justos por lá perdidas.

Já nas tradições ortodoxas coptas, etíopes e eritreias, este dia é conhecido como o Sábado de Alegria.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,520
Gostos Recebidos
807

Dia Internacional do Cigano​


O Dia Internacional do Cigano celebra-se a 8 de abril.

O objetivo deste dia é comemorar a cultura e a história do povo cigano, lutando para o seu reconhecimento e contra o preconceito e a discriminação sentida por essa comunidade.

Neste dia realizam-se atividades em Portugal, como exposições de fotografia sobre a cultura cigana e tertúlias sobre a sua integração.

Ciganos dançando


Origem do Dia mundial do cigano​

É desde 1971 que se comemora o Dia Internacional do Cigano a 8 de abril, pois foi nessa data que se realizou o primeiro encontro internacional de ciganos em Orpingtion, nas redondezas de Londres. A data foi institucionalizada pela ONU, como International Romani Day.

Quem são os ciganos?​

Os ciganos representam a maior minoria étnica na Europa, e, ao mesmo tempo, a mais discriminada, com um acesso dificultado à educação, à habitação, aos serviços de saúde e ao trabalho.

Sua cultura é fundamentalmente ágrafa, pelo que o desconhecimento corrobora o preconceito contra a comunidade cigana.

As roupas coloridas, os adereços de metal, a fala rápida, a música e a dança animada são alguns aspetos facilmente destacáveis na cultura cigana, marcada por um sentimento de união e por um estilo de vida nómada.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,520
Gostos Recebidos
807

Dia Mundial da Doença de Parkinson​


O Dia Mundial da Doença de Parkinson tem lugar a 11 de abril.

Neste dia internacional da doença de Parkinson realizam-se iniciativas pelo mundo inteiro com o objetivo de informar e consciencializar a população mundial para a doença. A população pode aderir às iniciativas e ainda fazer donativos para a pesquisa e para o combate à doença.

Foi a 11 de abril de 1755 que nasceu James Parkinson, o médico inglês que descreveu a doença pela primeira vez em 1817. Esta dia é uma iniciativa da Associação Europeia da Doença de Parkinson (EPDA - European Parkinson's Disease Association).

Sintomas de Parkinson​

  • tremores quando em repouso
  • rigidez muscular
  • lentidão de movimentos
  • dificuldade em realizar movimentos repetitivos
  • alterações no equilíbrio quando em movimento.

Doença de Parkinson em Portugal​

A doença de Parkinson é uma doença neurológica degenerativa do sistema nervoso central, ainda sem cura, pautada pela destruição das células nervosas. Esta doença ataca cerca de 20 mil portugueses, de ambos os sexos, com uma ligeira preponderância para o sexo masculino. Estima-se que no mundo existam 10 milhões de doentes de Parkinson.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,520
Gostos Recebidos
807

Dia do Beijo​


O Dia do Beijo celebra-se anualmente a 13 de abril, e Portugal não foge aos festejos.

Esta data visa comemorar o ato do beijo e mostrar os benefícios da sua prática. O beijo é um ato comum em várias sociedades, seja como forma de cumprimentar ou saudar alguém ou de demonstrar amor e carinho por outra pessoa.

Acredita-se que se celebrou a data pela primeira vez a 13 de abril de 1882. Atualmente também se celebra o Dia Internacional do Beijo a 6 de julho no Reino Unido e noutros locais do mundo.

Benefícios do beijo​

Beijar faz bem à saúde, tanto a nível emocional como físico.

  • Beijar emagrece - queimamos calorias enquanto beijamos. Ao beijar está a queimar, em média, 12 calorias.
  • Beijar alivia o stress - o ato é um ótimo aliado da tranquilidade e do relaxamento. Quantas vezes não bastou um simples beijo para acalmar?
  • Beijar promove o bem-estar - quando beijamos o batimento cardíaco aumenta e consequentemente a oxigenação das células é maior, melhorando as funções circulatórias do organismo.
No dia do beijo não pode deixar de beijar quem mais ama.

Significado dos beijos​

Os apaixonados trocam beijos na boca, os amigos beijam na face, seja com um, dois ou até três beijos! Para mostrar respeito e admiração por alguém podemos beijar a mão. Curiosamente, as crianças recebem muitas vezes beijos na testa, em forma de bênção.

Beijos famosos​

  • O "Beijo" de Gustav Klimt
  • O "Beijo" de Rodin
  • O beijo de Judas
  • O beijo de "E Tudo o Vento Levou"
  • O beijo da "Bela Adormecida"
  • O beijo de "A Dama e o Vagabundo"
  • O beijo de "Titanic"

Beijo mais longo do mundo​

O beijo mais longo do mundo foi dado em 2013 por Ekkachai Tiranarat e Laksana Tiranarat. O casal tailandês deu um beijo de 58 horas, 35 minutos e 58 segundos, entrando para o Guinness World Records.
 
Topo