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Marc Márquez obtém pole da Moto2 no Estoril

Marc Márquez alcançou a pole position para a corrida da Moto2 no Estoril, cimentando assim o seu estatuto de favorito ao triunfo depois de dominar a sessão de qualificação.

O piloto espanhol do Team Catalunya Caixa Repsol firmou mais uma pole, batendo Thomas Luthi (Paddock Suter) por 0,120s, ao passo que Scott Redding (Marc VDS Kalex) acabou por ficar com a terceira melhor marca da sessão. Nas posições seguintes ficaram Johann Zarco (JIR Motobi) e Pol Espargaro (Pons Kalex), estes ainda a menos de meio segundo do tempo da pole.

Andrea Iannone (Speed Master Speed Up) aparece em sexton lugar da grelha, à frente de Julian Simon (Avintia FTR), Toni Elias (Mapfre Aspar) e de Alex de Angelis (NGM Mobile Forward Racing).

1 Marc MARQUEZ Team CatalunyaCaixa Repsol Suter 1'40.934
2 Thomas LUTHI Interwetten-Paddock Suter 0.120 / 0.120
3 Scott REDDING Marc VDS Racing Team Kalex 0.344 / 0.224
4 Johann ZARCO JIR Moto2 Motobi 0.377 / 0.033
5 Pol ESPARGARO Pons 40 HP Tuenti Kalex 0.490 / 0.113
6 Andrea IANNONE Speed Master Speed Up 0.527 / 0.037
7 Julian SIMON Blusens Avintia Suter 0.535 / 0.008
8 Toni ELIAS Mapfre Aspar Team Suter 0.570 / 0.035
9 Alex DE ANGELIS NGM Mobile Forward Racing Suter 0.602 / 0.032
10 Dominique AEGERTER Technomag-CIP Suter 0.605 / 0.003
11 Takaaki NAKAGAMI Italtrans Racing Team Kalex 0.702 / 0.097
12 Ricard CARDUS Arguiñano Racing Team AJR 0.737 / 0.035
13 Bradley SMITH Tech 3 Racing Tech 3 0.799 / 0.062
14 Mike DI MEGLIO S/Master Speed Up Speed Up 0.881 / 0.082
15 Nicolas TEROL Mapfre Aspar Team Suter 0.907 / 0.026
16 Esteve RABAT Pons 40 HP Tuenti Kalex 1.020 / 0.113
17 Mika KALLIO Marc VDS Racing Team Kalex 1.056 / 0.036
18 Simone CORSI Came IodaRacing Project FTR 1.196 / 0.140
19 Randy KRUMMENACHER GP Team Switzerland Kalex 1.204 / 0.008
20 Yuki TAKAHASHI NGM Mobile Forward Racing Suter 1.385 / 0.181
21 Claudio CORTI Italtrans Racing Team Kalex 1.425 / 0.040
22 Xavier SIMEON Tech 3 Racing Tech 3 1.443 / 0.018
23 Axel PONS Pons 40 HP Tuenti Kalex 1.593 / 0.150
24 Roberto ROLFO Technomag-CIP Suter 2.013 / 0.420
25 Gino REA Federal Oil Gresini Moto2 Moriwaki 2.098 / 0.085
26 Anthony WEST QMMF Racing Team Moriwaki 2.200 / 0.102
27 Max NEUKIRCHNER Kiefer Racing Kalex 2.271 / 0.071
28 Ratthapark WILAIROT Thai Honda Gresini Moto2 Moriwaki 2.516 / 0.245
29 Alexander LUNDH Cresto Guide MZ Racing MZ-RE Honda 3.171 / 0.655
30 Angel RODRIGUEZ Desguaces La Torre SAG FTR 3.319 / 0.148
31 Elena ROSELL QMMF Racing Team Moriwaki 4.220 / 0.901
32 Marco COLANDREA SAG Team FTR 4.911 / 0.691



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GP Portugal: Marc Marquez vence em Moto2

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Marc Marquez vence em Moto2

Espargaro e Luthi no pódio
O espanhol Marc Marquez (Suter) venceu este domingo a corrida de Moto 2 do Grande Prémio de Portugal, terceira ronda do Campeonato do Mundo, após um duelo frenético com o seu compatriota e rival Pol Espargado (Kalex).
No Autódromo do Estoril, Marquez completou as 26 voltas ao circuito português em 44.04,086 minutos e somou a sua segunda vitória da temporada, terminando com 1,987 segundos de vantagem sobre Espargado, segundo classificado.
O suíço Thomas Luthi, que chegou a liderar a corrida, foi o terceiro posicionado, a 2,071 segundos do vencedor.
Com este triunfo, Marc Marquez reforçou a liderança do campeonato de Moto 2, somando agora 70 pontos, mais nove que Espargaro, que é segundo, e mais 27 que Luthi, que segue em terceiro.
Marquez, que partiu da pole position, perdeu a liderança da corrida nas primeiras voltas para Luhti e chegou mesmo a cair para terceiro, antes de protagonizar um recuperação fantástica.
A sete voltas do final, o líder do campeonato de Moto 2 recuperou o comando, ultrapassado Luhti, que perdeu fulgor nos minutos finais, para o proveito Espargaro, que inesperadamente apareceu a lutar pela vitória no final.
Na volta decisiva assistiu um duelo frenético entre os dois pilotos espanhóis, com inúmeras ultrapassagens e mudanças de liderança, acabando Marquez por ser o primeiro a cruzar a meta, beneficiando de um erro de Espargado na última curva.
A quarta ronda do Campeonato de Mundo está agendada para dia 20, com o Grande Prémio de França, no circuito de Le Mans.

:.: GP Portugal: Marc Marquez vence em Moto2 - Motociclismo - Jornal Record :.:
 

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Grande Prémio de Portugal
Casey Stoner estreia-se a vencer MotoGP no Estoril

Casey Stoner vence MotoGP no Estoril na frente de Jorge Lorenzo e Dani Pedrosa, num Circuito do Estoril com as suas bancadas muito bem compostas de público.

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Está quebrado o enguiço! Casey Stoner estreou-se a vencer o MotoGP no Estoril, depois duma corrida em que teve sempre atrás de si Jorge Lorenzo e Dani Pedrosa, muito perto, julgando-se inicialmente que o trio maravilha do Mundial de Motociclismo atual estava a reservar os ataques para as derradeiras voltas.

Contudo, a verdade é que o australiano da Honda Repsol tinha ‘reservas’ e utilizou-as nas últimas voltas, abrindo uma pequena margem, mais do que suficiente para manter Lorenzo a pouco mais de um segundo e Pedrosa a dois. Foi assim que a corrida terminou, sem verdadeira luta pelas posições do pódio, já que desta feita o líder não cedeu um milímetro.

Quarto posto para Andrea Dovizioso, que bateu o seu colega de equipa Cal Crutchlow, até aqui o ‘rei’ dos quartos lugares, posições que alcançou no Qatar e em Jerez. Desta vez terminou em quinto, depois de perto do fim da corrida ter cometido um erro na parabólica interior, perdendo o contacto com Dovizioso.

Sexto posto para Álvaro Bautista, que termina na frente de Valentino Rossi, com ‘Il dottore’ a terminar quase a meio minuto do vencedor. A corrida foi marcada por algumas quedas, e também por dobragens, uma situação pouco vista no MotoGP. Dentro de cerca de meia hora a corrida do Moto 3 onde miguel Oliveira vai lutar pelo lugares da frente, e mais logo a segunda corrida da red Bull rookies Cup, onde Ivo Lopes vai tentar fazer o mesmo, lutar pelo pódio.



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Miguel Oliveira azarado no Estoril

Esperava-se que Miguel Oliveira pudesse dar um ar da sua graça na corrida de Moto 3 que se realiza no Estoril, mas o azar bateu-lhe à porta, e quando se preparava para atacar a liderança ocupada por Sandro Cortese, um problema na sua moto, fê-lo inicialmente perder imensas posições, e na mesma volta rumar às boxes, acabando assim com todas as hipóteses de alcançar um bom resultado no Estoril. Abandonou uma corrida, como habitualmente, muito equilibrada na luta pela liderança, com dez pilotos a rolarem praticamente juntos na sua fase inicial.



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Sinais positivos para Rossi enquanto Hayden tem problemas de electrónica

O Grande Prémio de Portugal assistiu à melhoria da Ducati Team com Valentino Rossi, enquanto Nicky Hayden teve de se debater com problemas electrónicos.

Após dois dias a trabalhar na afinação da sua GP12, o italiano correu a um ritmo simultaneamente rápido e consistente, acabando por terminar em sétimo lugar, o melhor resultado da temporada até agora.


Por outro lado, o esforço de Nicky Hayden para chegar à meta foi prejudicado por um problema eléctrico com a ECU da sua mota, sujeita a interferência de sinal de rádio captado perto da pista. Em consequência, todas as calibragens electrónicas ficaram desfasadas em redor do circuito, prejudicando a corrida. Mesmo assim, o americano correu com grande determinação e terminou em 11º lugar.


Amanhã, a Ducati Team fica em Portugal para levar a cabo testes de um dia, esperando que as previsões de chuva não se concretizem para a evolução da GP12 poder prosseguir.


Valentino Rossi (Ducati Team), 7º

“Desta vez correu um pouco melhor, no sentido em que começámos com uma boa base na sexta-feira e conseguimos preparar-nos para hoje durante o fim-de-semana. Pude abordar a corrida sabendo o que esperar da mota, e assim consegui pressioná-la quase até ao limite. As primeiras voltas foram decentes. Mudei de posição algumas vezes e depois mantive um ritmo consistente, fazendo os tempos que esperava fazer. Temos de melhorar à saída das curvas e na aceleração porque neste momento não conseguimos ser tão eficazes por não podermos colocar toda a potência no solo. Amanha fazemos testes e começaremos a trabalhar. Mesmo assim, hoje ainda me diverti.”


Nicky Hayden (Ducati Team) 11º

“A partir da primeira volta tivemos um problema de electrónica e a moto não sabia em que parte da pista estava. Dei o meu melhor para contornar o problema e não cometer erros. No teste de amanhã vamos concentrar-nos no problema e já estamos desejoso pela próxima corrida em Le Mans.”


Vittoriano Guareschi (Directo de equipa)

“Hoje, o Vale correu a um ritmo quase igual ao do seu tempo de qualificação, fez algumas boas ultrapassagens e pôde pressionar um pouco até ao limite. Penso que é um bom ponto de partida. Lamentamos muito o resultado do Nicky, prejudicado pela interferência de um sinal de rádio no transponder da nossa ECU que o obrigou a correr com a calibragem electrónica desfasada. Participar nessas condições é verdadeiramente difícil, mas ele fez um óptimo trabalho ao conseguir terminar a corrida.”

Comunicado de imprensa Ducati Team.



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Cortese vence duelo do Estoril

Sandro Cortese, da Red Bull KTM Ajo, assinou a vitória após brilhante batalha até à linha de meta com Maverick Viñales no Grande Prémio de Portugal Circuito Estoril, enquanto Oliveira se vai traído por problemas.

Foi Cortese que conseguiu o melhor arranque e liderou até à primeira curva, à frente de Maverick Viñales, da Blusens Avintia, Zulfahmi Khairuddin, da Air-Asia-SIC-Ajo, Miguel Oliveira, da Estrella Galicia 0,0, e Efrén Vázquez, da JHK T-Shirt Laglisse.

Depois da largada geral, quando as 34 motas trocam de posições nas rondas iniciais, constituiu-se um grupo dianteiro com Cortese, Luis Salom (RW Racing GP), Vázquez, Viñales e Kent, companheiro de equipa de Cortese. O público português teve um desgosto quando Oliveira foi obrigado a regressar às boxes com um problema mecânico.

Niccolo Antonelli, da San Carlo Gresini Moto 3, mostrou-se em boa forma e a 16 voltas do fim fez uma jogada arriscada para tirar o sexto lugar a Kent, mas este resistiu. Na mesma volta, Danny Webb, da Mahindra Racing, regressou às boxes com um problema mecânico na mota.

Quando Viñales já liderava o grupo da frente, dava-se uma batalha pelo quinto lugar entre Fenati, Kent, Antonelli e Vázquez. Num passe espectacular no fim da recta da meta, Fenati aproveitou a saída de trajectória dos rivais para subir para quinto, embora tenha sido ultrapassado novamente por Kent na Curva 2. Quando faltavam 12 voltas, Viñales e Cortese subiram a fasquia, deixando Salom e Khairuddin a lutar pelo derradeiro lugar no pódio.

Nove voltas antes do fim, tanto Kent como Fenati saíram de trajectória, caindo para o fim da fila. A sorte do italiano piorou ainda mais algumas voltas depois quando ele e Louis Rossi (Racing Team Germany) caíram devido ao mesmo acidente. Rossi soma agora dois acidentes em duas corridas consecutivas.

Algumas voltas mais tarde, Jasper Iwema, da MotoFGR, perdeu a dianteira da mota e terminou a prova mais cedo, enquanto mais à frente Cortese ultrapassava Viñales no fim da meta e ficava em primeiro. Cortese não conseguia livrar-se do jovem espanhol, correndo os dois lado a lado nas três voltas derradeiras. Salom também avançou contra Khairuddin, forçando a ultrapassagem na primeira curva a três voltas do final.

A última volta foi de grande emoção, com Viñales e Cortese a baterem-se lado a lado até ao fim, mas foi o alemão que chegou primeiro à meta após a última curva, conquistando a primeira vitória da temporada e o primeiro lugar no campeonato. O terceiro lugar foi para Salom, que conseguiu relegar Khairuddin para quarto. Os restantes lugares do Top 10 foram ocupados por Efrén Vázquez, Niccolo Antonelli, Alex Rins (Estrella Galicia 0,0), Danny Kent, Alexis Masbou (Caretta-Technology) e Jakub Kornfeil (Redox-Ongetta-Centro Seta).



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Marquez arrebata vitória no Estoril após luta final épica

Marc Marquez, da Team CatalunyaCaixa Repsol, foi o grande vencedor do Grande Prémio de Portugal Circuito Estoril, após uma espectacular disputa na última corrida com o compatriota Pol Espargaró.

Marc Marquez da Repsol arrancou e liderou as fases inaugurais a par de Tom Lüthi da Interwetten-Paddock, enquanto Dominique Aegerter, da Technomag-CIP chegou a terceiro depois de um arranque brilhante. Lüthi ultrapassou Marquez na recta da meta, ao mesmo tempo que Aegerter era ultrapassado por Pol Espargaró (40 HP Tuenti) e Johann Zarco (JiR Moto2).

Andrea Iannone (Speed Master) e Scott Redding (Marc VDS Racing Team) deixaram Aegerter para trás e perseguiram os quatro primeiros numa disputa por um lugar no pódio. À quinta volta, à medida que este grupo se consolidava, Zarco avançou contra Espargaró para o terceiro lugar, e Iannone aproveitou a contenda para subir brevemente para quinto. Na mesma volta, Yuki Takanashi (NGM Mobile Forward Racing) caiu quando ia em 17º, mas escapou ileso.

Espargaró largou a trajectória, mas conseguiu aguentar-se no encalço do grupo da frente, incorporando-se pouco depois. Gino Rea (Federal Oil Gresini Moto2) foi às boxes com um problema eléctrico que o forçou a abandonar a corrida.

A oito voltas do fim, Lüthi alcançou uma breve liderança, enquanto Zarco ultrapassava Marquez e subia ao segundo lugar. Durou pouco. Espargaró arrancou uma jogada espectacular e, uma volta depois, saltou para segundo.

Iannone agarrava-se ao quinto lugar quando largou a trajectória a 16 voltas do fim, voltando a integrar o grupo perseguidor com Redding, Toni Elías (Mapfre Aspar Team) e o companheiro de equipa de Espargaró, Esteve Rabat. Mais atrás, Axel Pons (Pons 40 HP Tuenti) sofreu uma queda na chicane que o obrigou a retirar-se da corrida prematuramente.
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A nove voltas do fim, Marquez perseguia Lüthi com o objectivo de chegar em primeiro. Duas voltas mais tarde, tanto Marquez como Espargaró aproveitaram o cone de ar para passar Lüthi para terceiro. Os pilotos espanhóis juntaram-se isolados na frente, numa disputa que lembrava a anterior, quando ambos lutavam pela vitória.

Tal como o seu companheiro de equipa Pons, Rabat também caiu na chicane, seguido de Corsi. Na mesma curva, Mike Di Meglio (S/Master Speed Up) também terminou a corrida devido a queda. Alex de Angelis (NGM Mobile) e Elías protagonizaram uma emocionante batalha pelo sétimo lugar. Pouco depois, Elías também teve de enfrentar Mika Kallio (Marc VDS), ultrapassando-se um ao outro constantemente.

Contudo, foram Marquez e Espargaró a dar um dos melhores espectáculos de Moto2, à medida que se ultrapassavam sucessivamente, com Marquez a sair em primeiro graças a um erro de Espargaró na chicane final.

Esta é a segunda vitória em três corridas para Marquez, o que reforça a sua posição no campeonato. Lüthi ficou com o terceiro lugar do pódio, à frente de Zarco, Iannone e De Angelis. O Top 10 inclui ainda Toni Elías, Julián Simón (Blusens Avintia), Mika Kallio e Bradley Smith (Tech 3 Racing).



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Lorenzo mantém recorde de pódios no Estoril

O piloto da Yamaha Factory Racing Jorge Lorenzo conservou hoje no Estoril o seu recorde de pódios.

Partindo do quarto posto da grelha, o espanhol depressou chegou ao segundo lugar na primeira curva e conservou a posição até à linha da meta, esforçando-se por não deixar fugir o líder da corrida, Casey Stoner. Na terceira volta da corrida, Lorenzo fixou um novo recorde de volta mais rápida no Estoril, com um tempo de 1m36,909s. Lorenzo irá chegar a Le Mans, dentro de duas semanas, a apenas um ponto do líder do Campeonato.

O companheiro de equipa Ben Spies partiu bem na quinta posição, passando para quarto na primeira curva, antes de voltar a cair alguns lugares. O texano fez algumas asneiras e chegou a nono, onde lutou com Stephan Bradl pelo oitavo lugar, acabando por conseguir passar o alemão, conquistando a posição com que terminou a corrida.

Jorge Lorenzo

"Estou contente com este segundo lugar, porque estava à espera de lutar pela terceira ou quarta posição, não pela vitória. A moto melhorou muito desde os treinos, por isso foi possível fazer isso. Tive dois problemas, na partida usei muito a embraiagem, o que me afectou durante duas ou três voltas, por isso perdi terreno para o Casey. E no final, o Casey estava muito forte. Aparte disto, tudo correu bem e fiz a volta mais rápida, o que não é muito habitual em mim. Estamos apenas um ponto atrás do Casey e esperamos conseguir melhorar alguma coisa na moto amanhã para voltar a estar novamente na frente".

Ben Spies

"Hoje houve uma mistura de emoções, aliás foi a primeira vez em três anos que terminámos uma corrida aqui. Tal como disse à equipa, fiz quatro ou cinco grandes erros durante a corrida, que me custaram tempo e lugares. Foi uma corrida dura, mas estou a construir a minha confiança, não gosto do Estoril, por isso estou feliz por ter terminado".

Wilco Zeelenberg, Director Desportivo

"Um resultado fantástico depois de uma corrida muito dura este fim-de-semana. Tanto o Jorge como a moto entraram muito bem na corrida e ele conseguiu lutar. Estamos apenas um ponto atrás do Casey e estamos a acabar no pódio de forma consistente, o que é importante. Amanhã vamos testar para ver que desenvolvimentos é que podemos introduzir e ver o que acontece dentro de duas semanas em Le Mans".

Massimo Meregalli, Director de Equipa

"O Ben teve algumas dificuldades durante a corrida, ele fez algumas asneiras e depois do primeiro erro ficou sob muita pressão, por isso não conseguiu fazer mais. O mais importante é que ele ficou muito satisfeito com a afinação, o que nos dá confiança para as próximas corridas. Amanhã vamos testar algumas coisas novas, esperemos ter bons resultados. O Jorge fez um excelente trabalho e esforçou-se muito. Nunca deixou espaço ao Casey para respirar e ele não conseguiu fazer mais do que isso. Esta é a atitude correcta para o título".

Press Release, Yamaha Factory Racing.



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Vitória para Stoner e 100º pódio para Pedrosa

Casey Stoner assinou hoje, no Grande Prémio de Portugal, a segunda vitória consecutiva da época enquanto o companheiro de equipa Dani Pedrosa voltou a juntar-se a ele no pódio com o terceiro lugar.

Casey conquistou este domingo a 42ª vitória na carreira de Grandes Prémios, igualando o recorde de Max Biaggi e Tony Mang. Após a vitória no Estoril Casey pode agora gabar-se de ter ganho em todos os traçados do presente calendários de GPs. Este pódio foi também especial para Dani, com o terceiro lugar a valer-lhe a entrada no grupo restrito de seis pilotos com um total de 100 pódios na carreira.


O australiano atacou forte desde o início, efectuando a primeira volta em 1m42,369s, o que lhe deu desde logo uma margem de um segundo sobre Jorge Lorenzo e Dani Pedrosa. O actual Campeão do Mundo liderou cada uma das 28 voltas da corrida e manteve forte ritmo, com Jorge e Dani a apresentarem também tempos consistentes no segundo 37.

Casey também assumiu a liderança do Campeonato do Mundo com 66 pontos, seguido de Lorenzo com 65 e Dani em terceiro com 52.


Casey Stoner

"No final das contas foi mais um fim-de-semana fantástico. Esta manhã estávamos mais confiantes, mas também um pouco mais preocupados porque ontem à tarde, quando tivemos uma afinação muito similar para FP3, a moto estava um pouco pior em condições mais quentes. No warm up não tivemos grandes problemas com as vibrações, mas depois na corrida, com temperatura mais elevada, lutámos muito mais. Foi muito difícil rodar assim, na primeira parte da corrida estava confiante e ataquei forte, mas perdi a frente por duas vezes devido às vibrações. A partir deste ponto reduzi um pouco, tentei rodar suave e só queria ficar à frente do Jorge e do Dani, mas o Jorge estava forte. Tinha de tentar manter o ritmo e não cometer erros, mudei o mapeamento para tentar reduzir o problema de vibrações. Perto do final da corrida comecei a compreender como o contornar, o que tornou tudo mais suave e encontrei mais algum ritmo e consegui terminar um grande corrida com a vitória.”

Dani Pedrosa

"Foi uma corrida mesmo dura desde o início, o ritmo esteve muito forte da primeira á última volta. O Casey fez uma boa corrida, incrivelmente forte. Tive um grande abanão na primeira zona de travagem, o Casey e Jorge passaram-se e perdi 1,5 segundos na primeira volta. Durante a corrida tive alguns problemas a meio da curva, não tinha muita velocidade; tentei melhorar aos poucos a cada volta, alterei o estilo de pilotagem, mapeamento, travei mais tarde, consegui igualar os tempos por volta, mas não reduzi a diferença. Três corridas no pódio é muito bom, mas faltou-nos sempre algo nas três corridas, pelo que temos de voltar a tentar na próxima.”

Comunicado de imprensa Repsol Honda Team.



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Stoner líder do campeonato com vitória no Estoril

Casey Stoner, da Repsol Honda, venceu duas vezes seguidas, tornando-se líder do campeonato de MotoGP™ com a vitória no Grande Prémio de Portugal Circuito Estoril.

Os pilotos da Repsol Honda Team Dani Pedrosa e Stoner ofereceram um espectáculo emocionante desde o princípio, disputando taco a taco a primeira volta, com Stoner a alcançar a dianteira na segunda. Jorge Lorenzo, da Factory Yamaha Team, aproveitou para escalar para segundo e perseguir o australiano, que rapidamente se distanciou.

O companheiro de equipa de Lorenzo, Spies, que estivera em quarto, saiu da trajectória e caiu para sétimo, seguido de perto por Valentino Rossi, da Ducati Team. Entretanto, decorridas quatro voltas, Andrea Dovizioso ((Monster Yamaha Tech 3) ultrapassou o seu companheiro de equipa Cal Crutchlow, posicionando-se provisoriamente em quarto, atrás de Pedrosa.

A 21 voltas do fim, Lorenzo e Pedrosa aproximavam-se perigosamente do líder Stoner, com uma diferença de menos de um segundo. Na mesma volta, Crutchlow saiu da trajectória na Curva 1 ao tentar ultrapassar o seu companheiro de equipa italiano, mas conseguiu regressar à posição, prosseguindo a batalha pelo quarto lugar.

A 16 voltas do fim, Mattia Pasini da Speed Masters CRT sofreu uma queda ao perder a dianteira da sua ART. Simultaneamente, Iván Silva retirou-se quando as dores resultantes da colisão no warm-up desta manhã se tornaram insuportáveis.

A meio da corrida, Lorenzo estreitava a distância com Stoner, enquanto o seu companheiro da Yamaha ultrapassava Stefan Bradl (LCR Honda MotoGP) para o oitavo lugar. O dia da Avintia Blusens não correu pelo melhor. Yonny Hernandez caiu a 11 voltas do fim, mas escapou ileso.

O difícil começo de temporada da Paul Bird Motorsport parece perpetuar-se, com o britânico James Ellison a voltar às boxes, a nove voltas do fim, com problemas mecânicos na ART. Karel Abraham (Cardion AB Racing) sofreu uma queda a cinco voltas do fim, sendo este o terceiro Grande Prémio consecutivo que não consegue completar.

Com o final da batalha renhida entre os pilotos da Monster Yamaha Tech 3 a aquecer, Crutchlow, ao tentar desesperadamente ultrapassar o italiano, alargou mais uma vez a trajectória. Mais atrás, Bradl chegava outra vez a oitavo à custa de Spies, que reagiria imediatamente

Três voltas antes do fim, quando Lorenzo parecia alcançar Stoner, o australiano meteu prego a fundo e voltou a alargar a distância para mais de um segundo. No final, foi Stoner o primeiro a ver a bandeira de xadrez, seguido de Lorenzo e Pedrosa. Stoner tem agora uma vitória em cada uma das pistas do calendário de Moto GP na categoria rainha.

Andrea Dovizioso aguentou a peugada de Crutchlow e acabou em quarto, pela primeira vez à frente do seu companheiro de equipa nesta temporada. Álvaro Bautista (San Carlo Honda Gresini) fez uma sólida exibição ao manter-se em sexto do princípio ao fim. Em sétimo, Valentino Rossi fez a melhor prova da temporada, batendo Ben Spies da Yamaha, que não recuperou do arranque difícil. Stefan Bradl da LCR terminou em nono, enquanto Héctor Barberá (Pramac Racing) fechou o Top 10. Espargaró, da Electronics Aspar, conquistou o melhor posto de CRT pela segunda prova seguida.

A grelha de MotoGP volta à pista amanhã no Estoril pelas 10h00 locais para o primeiro teste de temporada do Campeonato do Mundo de MotoGP de 2012.



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Adversário caiu e levou-o à frente
Ivo Lopes abandonou na Red Bull Rookies Cup

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Ivo Lopes não teve a sorte pelo seu lado na segunda corrida da Red Bull Rookies Cup, já que depois de ter caído para sexto ao falhar por completo a partida, quando arrancava da pole position, o jovem piloto luso encetou depois uma recuperação que lhe permitia ser quinto passadas duas voltas.

Só que, na travagem para a parabólica anterior, levou por tabela fruto da queda dum adversário, cuja moto o atingiu, enviando o piloto português para um voo que só parou na gravilha da parabólica interior, terminando dessa forma toda e qualquer hipótese de obter um bom resultado. Parecia ter andamento para chegar mais à frente, mas foi infeliz em dois momentos da sua corrida, precisamente o primeiro e o último...



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Primeiro teste de MotoGP™ durante a época cancelado por chuva no Estoril

Após um bem sucedido fim-de-semana de corridas no sexto, a maior parte da grelha de MotoGP™ tinha planeado voltar à pista do Estoril esta segunda-feira para efectuar o primeiro teste durante a temporada, mas as condições climatéricas levaram ao cancelamento porque questões de segurança ainda antes do início dos trabalhos.

Após três rondas de corridas intensas na nova era das 1000cc, durante as quais as equipas recolheram importantes dados sobre as suas novas montadas, a sessão de hoje tinha por objectivo avaliar não apenas novos componentes, mas também confirmar algumas opções de afinações. Contudo, após fortes chuvadas, que levaram visibilidade reduzida e fracas condições da pistas, foi decidido pelos corpos directivos cancelar o dia de trabalho por questões de segurança. Vai ter lugar uma reunião entre as equipas e a Bridgestone para discutir possíveis alternativas que levem o teste a ser realizado noutro traçado e em data conveniente.

Foi levada a cabo uma reunião com as equipas, corpos directivos e a Bridgestone na qual se decidiu re-agendar o teste para a quarta-feira 6 de Junho no Motorland Aragón, após o teste pós-corrida de segunda-feira no circuito da Catalunya, perto de Barcelona. A Bridgestone está neste momento a terminar os planos logísticos para o fornecimento de pneus para o evento, esperando-se então uma confirmação oficial.



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Resultado de Khairuddin na Moto3™ no Estoril é novo recorde malaio

Zulfahmi Khairuddin, da AirAsia-SIC-Ajo Team, registou novo recorde para o motociclismo malaio ao garantir o melhor resultado da carreira até ao momento com o quarto posto no Grande Prémio de Portugal Circuito Estoril.

Após se ter qualificado em quinto, Khairuddin envolveu-se em frenética batalha que o levou a terminar em quarto. Nas últimas voltas o malaio rodava em terceiro, mas perdeu o embate contra Luis Salom (RW Racing GP) após pequeno erro à entrada para a primeira curva. Contudo, o seu resultado é um feito fantástico não apenas para o próprio piloto, mas também para a equipa AirAsia-SIC-Ajo, que mostrou ser muito promissora durante os testes de pré-época. Este é até ao momento o melhor resultado de um piloto malaio em todas as categorias do Campeonato do Mundo de MotoGP™.

Khairuddin disse: “É claro que aquele erro me irrita, mas não posso fazer nada a não ser continuar o bom trabalho. Tenho boas sensações com a moto, que está sempre em desenvolvimento. Estou apenas a rumar em frente com toda a força.”

O director de equipa Aki Ajo estava muito orgulhoso com o jovem: “É uma prestação fantástica. O primeiro pódio esteve perto, mas tudo surgirá a seu tempo. Estou certo que o Fahmi terá muitos pódios no futuro.”

Dato Razlan, CEO do Circuito Internacional de Sepang, um dos principais patrocinadores de Khairuddin, também não escondeu o entusiasmo: “Estou muito contente com o quarto lugar do Fahmi e a luta que levou a cabo pela última posição do pódio. Corrida impressionante! Estamos todos orgulhosos dele. O pódio surgirá.”



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Preziosi: Novo motor Ducati pronto para Laguna Seca

Numa conferência de imprensa levada a cabo no teste cancelado do Estoril, Filipo Preziosi, Director Geral e Técnico da Ducati Corse, revelou o plano de testes da equipa em busca de melhor comportamento do motor e afirmou que Laguna Seca deverá assistir a grandes alterações na Desmosedici.

Comentando o sétimo posto de Valentino Rossi no Grande Prémio de Portugal Circuito Estoril no passado fim-de-semana, ele disse: “Penso que o resultado de ontem tem por base, principalmente, os pequenos passos dados entre cada uma das sessões de treinos, mantendo a mesma afinação básica da moto e tentando apenas resolver os pequenos problemas que surgem treino a treino. É claro que o resultado é melhor que antes, mas não está ao nível que esperamos, pelo que temos de reduzir a diferença.”

Os dois pilotos Ducati deixaram claro que o motor Ducati está a produzir muito mais potência, o que é, de facto, um problema quando se tenta encontrar o melhor comportamento da moto. Prezioso sublinha os planos da Ducati para ultrapassar a questão: “Estamos a trabalhar para melhorar a pilotagem. Um desses pontos é um motor com mais binário em regimes baixos e menos potência nos regimes altos. Normalmente, neste tipo de motor dá melhor pilotagem. O motor que temos agora tem muito binário mesmo nas baixas rotações e não temos mais porque o binário é mais aquele que o chassis consegue usar. Por esse motivo, há um ponto de interrogação ao qual só os pilotos podem responder – se faz sentido aumentar o binário e reduzir a potência, mesmo com este tipo de motor? Por isso estamos muito interessados em testar este motor para termos esta pergunta respondida.”

Ele explicou como as características do novo motor devem ajudar os pilotos em pista: “Acreditamos que o comportamento do motor vai ajudar quando se está na inclinação máxima e se abre o acelerador. Ter uma resposta mais macia pode ajudar a evitar isso, quando se está na inclinação máxima, o pneu começa a patinar e a moto começa a subvirar. Mas estamos a fazer outras coisas no chassis para reduzirmos a subviragem.”

Com o teste pós-corrida do Estoril cancelado por questões de segurança devido às adversas condições da pista, o tempo é crucial para a formação italiana. “Penso que em Laguna Seca teremos o pacote completo. Temos coisas diferentes que pensamos que sejam boas, pelo que estamos optimistas quanto aos nossos três testes em Mugello em Maio, Junho e Julho. Vamos testar este pacote e devemos estar prontos para Laguna. O plano é testar com o Valentino em Maio e com o Nicky em Maio, Junho e Julho. Em Julho será um teste pós corrida e em Maio e Junho testes privados. O primeiro teste em Le Mans. Infelizmente não podemos testar hoje. Se os pilotos estiverem contentes com as alterações estamos prontos para fornecer o terceiro motor para Silverstone com essa especificação.”

Contudo, nem todas as actualizações previstas por Preziosi e equipa estarão prontos o primeiro teste. “Neste primeiro teste em Mugello vamos começar a testar algo, mas já outras coisas que só chegarão em Junho e Julho. Na corrida de Mugello não vamos ter o pacote completo porque a parte do motor está relacionada com a sua utilização. A ideia é selar o terceiro motor em Silverstone e o quarto em Laguna, de acordo com a quilometragem, pelo que não teremos o pacote completo em Mugello. Isto é pena porque o Valentino gosta muito da corrida e estamos em casa.”

E apesar do lento início de época, Preziosi deposita toda a confiança em Rossi e no seu Chefe de Equipa Jeremy Burgess: “É claro que este desafio está a ser levado a cabo porque queremos construir uma moto para o Valentino, e também porque acreditamos que uma moto de que ele goste é uma boa moto para todos os pilotos. Estamos a seguir a direcção sugerida por ele. É claro que estamos a tentar fazer isso da melhor forma, o que neste momento não chega para sermos mais rápidos que a Honda. Mas estou certo que vamos tentar na direcção que o Valentino nos mostra. Damos total liberdade ao Jeremy para definir com o Valentino qual a melhor afinação. Por isso, enquanto Ducati, a nossa tarefa é fornecer o material e acreditamos que o chefe de equipa é muito importante na box. A forma de trabalho é colocar a pessoa certa na posição certa e permitir que essa pessoa faça o que julga ser o melhor. Podemos apresentar as nossas ideias, mas a decisão final, dia a dia, treino a treino, é tomada pelo Jeremy após conversa com o Valentino.”




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Edwards operado à fractura na clavícula

O americano foi operado com êxito nesta segunda-feira à clavícula esquerda que fracturou no Estoril durante os treinos para o Grande Prémio de Portugal.

Colin Edwards foi operado na segunda-feira à clavícula esquerda pelo Chefe do Serviço de Cirurgia e Micro-cirurgia da Mão do Hospital USP Dexeus de Barcelona, o Dr. Xavier Mir.

O americano da NGM Mobile Forward Racing deu entrada no referido centro hospitalar na noite de domingo e proveniente do Circuito Estoril, onde no sábado sofreu queda durante os treinos livres.

O Dr. Mir colocou uma placa personalizada na clavícula, bloqueada com parafusos de titânio. O piloto vai ficar no centro hospitalar durante 24 horas e poderá iniciar a reabilitação dentre de uma semana.



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GP DE PORTUGAL LEVA ESTRELAS DO ENDURO A TORRES VEDRAS

Etapa portuguesa do Mundial de Enduro, nos dias 11, 12 e 13 de Maio, será o maior evento desportivo realizado até hoje em Torres Vedras.

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A cidade de Torres Vedras está preparada para receber, nos próximos dias 11, 12 e 13 de Maio, a jornada portuguesa do mundial de Enduro. O GP de Portugal, cuja organização está a cargo do Clube Ecomotor está a postos para receber os cerca de 120 pilotos, oriundos de mais de 18 países, entre os quais se contam vários Campeões do Mundo naquilo que vai ser uma autentica parada. Referência ainda para o Mundial de Enduro Feminino, com 12 concorrentes a apresentarem-se à partida. De destacar no sector masculino a presença dos campeões como David Knight, Juha Salminen, Antoine Meo, Johnny Aubert ou Ivan Cervantes. No sector feminino destaque para o esperado duelo entre a campeã Ludivine Puy e Laïa Sanz.

Hélder Rodrigues e Joaquim Rodrigues presentes
Entre os pilotos portugueses de referir a presença dos principais pilotos da modalidade - Gonçalo Reis, Luís Correia, Luís Oliveira, Paulo Felícia, Fábio Pereira e Diogo Ventura – a quem se juntam dois dos mais consagrados motociclistas portugueses: Hélder Rodrigues e Joaquim Rodrigues.

O primeiro, que esteve recentemente em destaque ao terminar mais uma edição do rali Dakar na 3.ª posição, já foi campeão do mundo de Enduro, enquanto Joaquim Rodrigues, que competiu durante cinco anos ao mais alto nível nas competições americanas de motocross, fará a sua estreia no Enduro. Este último tem ainda a curiosidade de ter triunfado no Supercross de Torres Vedras e de agora de tudo irá fazer para se voltar a dar bem nos obstáculos naturais desenhados na Quinta do Calvél.

Super Especial nocturna a abrir o programa
O programa desportivo deste GP Portugal começa na noite de sexta-feira com uma especial nocturna que promete ser um espectáculo muito interessante para o público. Esta especial vai ter lugar no Paddock.
No dia seguinte, tal como no domingo, a competição desenrola-se de forma ininterrupta ao longo de oito horas, com as hostilidades a começarem às nove da manhã, seguindo se um percurso de três voltas aos mais de 50 quilómetros do traçado.

Zonas espectáculo muito acessíveis
A prova montada pelo Clube Ecomotor será muito acessível aos espectadores com parques de estacionamento próximo das várias especiais. Vai existir também um serviço de transporte gratuito entre as especiais cronometradas. De referir que vão também existir várias zonas espectáculo próximo das especiais e que estarão devidamente assinaladas. Para facilitar a vida a quem vem de longe será disponibilizado uma zona de camping com as condições básicas para se poder pernoitar incluindo WC e banho.




in: automotor
 

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Vermeulen substitui Edwards em Le Mans

O australiano Chris Vermeulen foi confirmado como o substituto do lesionado Colin Edwards na quarta ronda do Campeonato de MotoGP™ em Le Mans na equipa da NGM Mobile Forward Racing. Edwards deverá regressar dentro de quarto semanas para a corrida da Catalunha.

Vermeulen, que é conhecido pela sua mestria na chuva, tem uma experiência de quatro anos no MotoGP com a equipa de fábrica da Suzuki entre 2006 e 2009, com quem conseguiu arrecadar três pole positions. Em 2007, em Le Mans, Vermeulen ofereceu à Suzuki o seu único triunfo na Classe Rainha.

Edwards, que partiu a clavícula esquerda numa queda na qualificação no Estoril no fim-de-semana passado, já saiu do Instituto Unversitário DEXEUS em Barcelona, depois de uma cirurgia bem sucedida. Entretanto, já regressou à sua casa nos Estados Unidos. O cirurgião Dr. Javier Mir aconselhou-o a não correr até ao Grande Prémio da Catalunha (entre 01 e 03 de Junho). Esta demora está relacionada com o facto do americano ter já partido o mesmo osso quatro vezes, obrigando a não apressar a recuperação. Vai começar fisioterapia dentro de uma semana.

Chris Vermeulen

“Antes de mais gostaria de desejar ao Colin uma rápida recuperação. Estou grato por ter a oportunidade de correr outra vez no MotoGP com a equipa NGM Mobile Forward Racing. Estou ansioso por estar em cima da moto em Le Mans, um circuito que me traz grandes memórias, incluindo uma vitória em 2007. Estou entusiasmado por correr outra vez no nível mais alto do motociclismo e ansioso por trabalhar com a equipa”.

Marco Curioni – Director-Geral

“Nesta situação infeliz em que parece que o Colin Edwards não conseguirá correr até ao Grande Prémio da Catalunha, aproveitámos a oportunidade para integrar o Chris Vermeulen na equipa para o Grande Prémio de Le Mans. Vários elementos da equipa já trabalharam com ele e acredito que o Chris se irá entender de imediato com eles. O Vermeulen é um perito no MotoGP, com experiência em trabalhar com a electrónica e o uso correcto dos pneus, que são duas áreas em que estamos neste momento a trabalhar. O Chris já venceu em Le Mans e conhece a pista muito bem. Quero desejar ao Chris boa sorte e desejar ao Colin uma recuperação rápida, agora que ele está a regressar a casa”.



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Bradl dá renovado optimismo à LCR

Enquanto primeiro alemão na categoria de MotoGP™ desde 2007, o rookie Stefan Bradl não só proporcionou aos seus fans caseiros maior alegria, como um renovado optimismo à equipa da LCR.

Bradl, que venceu o Campeonato de 2011 de Moto2™, e tornou-se no mais novo alemão de sempre a arrecadar um título na categoria de Grandes Prémios, tem provado que foi um bom investimento por parte do CEO da equipa da LCR, Lucio Cecchinello. Até agora já conseguiu bater alguns pilotos de fábrica nas três corridas realizadas e alcançou um impressionante sétimo lugar na classificação geral do Campeonato, com 24 pontos.

O jovem piloto conseguiu ler bem as três corridas que realizou até agora nesta temporada e terminou sempre numa posição mais alta do que a alcançada na qualificação. No Qatar, subiu da nona para a oitava posição, em Jerez da oitava para sétima, a sua melhor marca no MotoGP até agora, e no Estoril passou de de 11º para nono. E, tendo em conta a grelha de partida, não foi um feito de desprezar.

Na sua primeira corrida começou logo a lutar com os três homens da Ducati Héctor Barberá, Nicky Hayden e Valentino Rossi pela sexta posição. Apesar de ter sido apenas o terceiro melhor nesta disputa, conseguiu arrecadar pontos valiosos para a ronda seguinte, onde voltou a lutar, levando dessa vez a melhor a Hayden. Estoril foi até agora a pior posição que alcançou, mas não terá abalado a sua confiança, depois da renhida luta que travou com o piloto da Yamaha Factory Racing Ben Spies pelo oitavo posto.

O jovem alemão da Baviera continua modesto acerca dos seus feitos, afirmando que sabe que é apenas o primeiro passo de uma longa aprendizagem e que tem ainda muito para melhorar, tal como a sua moto. E, apesar de conhecer todas as pistas do Campeonato de Moto2, Bradl explicou que está a reaprender a correr nelas em alguns aspectos, porque “parecem mais pequenas” – o ‘salto’ de 150 cv para 250 cv não passa despercebido!

LCR teve uma época difícil no ano passado, com o espanhol e Campeão do Mundo de Moto2 Toni Elías a não conseguir adaptar-se à combinação Honda-Bridgestone. Por isso, fazer com que a equipa tenha esperança em outro Campeão de Moto2 parece uma grande aposta ser à primeira vista, mas Bradl parece estar a corresponder bem ao ritmo e a provar que quaisquer dúvidas não têm razão de ser.




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Lorenzo e Lewis Hamilton testam a sua boa forma em Barcelona

O piloto das Baleares e o piloto británico participaram numa exibição de Crossfit em Barcelona.

Jorge Lorenzo e Lewis Hamilton defrontaram-se ontem em Barcelona, no Reebok Crossfit, uma nova forma de preparação física que transforma o divertimento em desporto. Os dois campeões do mundo tiveram um frente a frente, com a vitória a ficar para Lorenzo, que classificou o confronto como muito “intenso”. “Foram só seis minutos, mas intensos. A verdade é que estes exercícios são duros e o Lewis está muito forte, muito musculado e tem uma grande genética , consegui vence-lo, mas por pouco”.

Sobre o motociclismo, Lorenzo falou sobre o Campeonato do Mundo de MotoGP, depois de se terem disputado três corridas. “Bom, o Casey é o líder, mas apenas por um ponto. Penso que foi muito rápido nestas três corridas, mas nós temos sido constantes para estar à distância de apenas um ponto na classificação geral. É importante estarmos contentes com a posição que ocupamos a cada momento. Às vezes quando queremos de mais surgem as quedas e os erros. Até agora está a ser difícil conseguir vitórias consecutivas, mas é preciso ter paciência e se forem introduzidas melhorias na mota pode ser que elas cheguem”.

Nas últimas semanas parte da atenção tem estado virada para os rumores sobre as saídas de Stoner e de Rossi, aos quais Lorenzo não dá grande importância. “Como sempre nesta altura da temporada começa a falar-se nessas coisas, que muitas vezes não são verdade”, comentou o piloto da Yamaha Racing Factory. “Cada piloto deve seguir o seu próprio caminho e não pensar muito no que fazem os outros, porque se não acaba por se distrair. Não sei o que se passa, se o Casey vai continuar, se o Valentino vai continuar, nem as trocas de pilotos que podem acontecer na equipa, ainda é muito cedo”.

Outro dos rumores que circula no paddock diz respeito à possibilidade de voltar a juntar-se a Rossi no futuro. Sobre isso, Jorge Lorenzo vê a situação como “uma possibilidade, algo que pode acontecer”. “O meu objectivo na Yamaha é ser rápido, a relação com o companheiro de equipa deve ser o melhor possível e agora a minha relação com o Ben (Spies) é muito boa, penso que o Ben pode ser um vencedor com a Yamanha, não neste momento, por enquanto ainda tem muitas dificuldades, mas pode sê-lo no futuro. Somos um bom par na Yamaha… mas, qualquer coisa é possível . O meu ‘feeling’ com o Valentino é bom, aprendi muito com ele e se no futuro a Yamaha decidir contar com o Valentino parece-me bem e seríamos uma boa equipa de novo”.



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Cortese volta a colocar a KTM no mapa

No regresso ao Campeonato do Mundo de MotoGP™, a equipa oficial da KTM na categoria de Moto3™, a Red Bull KTM Ajo, conseguiu a sua primeira vitória da temporada no Estoril graças à fantástica corrida do piloto alemão Sandro Cortese.

Com 22 anos, Cortese, um dos mais experientes piloto na categoria de Moto3, teve a prestação mais consistente da fábrica italiana deste início de época. Conseguiu alcançar duas pole positions em três corridas, apenas falhando a pole em Jerez por uma fracção de segundo e, além da vitória, conseguiu terminar por duas vezes no terceiro posto do pódio.

Cortese lidera agora a classificação geral do Campeonato de Moto3 por dois pontos e está confiante para a próxima ronda, em Le Mans.

Motogp.com falou com o alemão sobre o último projecto da KTM e acerca da forma como se está a sentir neste início de época.

“A equipa está a trabalhar muito nesta temporada para ter a moto da forma como se apresenta. Um dos nossos pontos fortes desde o início foi a excelente velocidade de ponta. No Qatar a Honda estava muito bem e tivemos de trabalhar muito na moto para chegar ao ponto em que estamos. Uma das coisas que tivemos de fazer foi reforçar o chassis, o que nos ajudou nos resultados em Jerez e no Estoril”.

Após apenas três rondas, Cortese não consegue apontar nenhuma área especifica que precise de aperfeiçoamentos, porque ainda há muitas opções em aberto para a equipa.

“Ainda é uma moto muito nova, há imensas possibilidades de tornar a moto melhor. Não consigo apontar uma área em que é preciso melhorar. Com tanta coisa, temos de ver ronda a ronda e trabalhar na moto de acordo com a pista”.

Depois de uma emocionante luta no Estoril com o seu adversário da Blusens Avintia Maverick Viñales, Cortese vai para Le Mans contente.

“A vitória claro que me deu confiança. Quando se alcança algo como isto, é uma coisa que se leva para a ronda seguinte. Estou confiante para a próxima corrida”.

Contudo, ele não quer estar excessivamente seguro.

“Estamos a fazer tudo passo a passo e continuaremos a nossa corrida”.



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