Cantinho do Motociclismo

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Ellison confirmado na PBM, Byrne e Easton nomeados pilotos de testes

Após recente especulação no que toca à participação de James Ellison no Campeonato do Mundo de MotoGP, a Paul Bird Motorsport Team (PBM UK) deseja clarificar que James vai continuar a correr com a CRT Aprilia ART a partir do Grande Prémio de França a 20 de Maio em Le Mans.

Com o objectivo de assistir com o projecto de desenvolvimento, a equipa considerou utilizar os serviços de outro piloto e enquanto isto continua a ser uma opção tanto em futuros testes, como em corridas, o centro das atenções da equipa será na continuação do desenvolvimento da maquina por parte de James nos próximos Grandes Prémios.

Phil Borley, Director Técnico: "foi azar o James não ter terminado a corrida no Estoril, mas ele provou aquilo de a moto é capaz em Jerez. Este é um projecto a longo prazo e temos de olhar para todas as opções disponíveis para atingirmos as nossas metas, compreendidas pela equipa e pelo James. A nossa concentração agora é em conseguirmos a ajuda técnica que necessitamos para progredirmos mais em Le Mans e Catalunha."

Conforme exigido pelos regulamentos do MotoGP, os dois pilotos de testes nomeados pela PBM UK são confirmados como sendo Shane Byrne e Stuart Easton.



in: motogp.com
 

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Zarco: "Por enquanto ainda não consigo lutar pelo pódio"

Depois de ter terminado em quarto lugar no Estoril na sequência de uma grande corrida, o piloto da JiR Moto2 Johann Zarco mantém os pés firmes no chão e espera lutar com os homens da frente na próxima semana no Grande Prémio de França Monster Energy.

Depois de ter alcançado o título de vice-campeão no Campeonato do Mundo de 125cc em 2011, na sua terceira temporada nas corridas de Grande Prémio, Johann Zarco poderá ser a revelação da categoria de Moto2™ este ano.

A corer pela equipa JiR Moto2, o jovem francês conseguiu arrecadar a 12ª posição na sua estreia no Qatar e chegou ao Top 10 em Jerez.

As coisas correram ainda melhor no último fim-de-semana no Estoril no Grande Prémio de Portugal, onde se qualificou na quarta posição, posto que manteve no final da corrida. O Motogp.com falou com o jovem francês sobre tudo o que se passou até agora.

Como foi o teu fim-de-semana em Portugal?

"O fim-de-semana começou bem e consegui andar entre os seis primeiros. Penso que terá sido por causa de Jerez. Fui primeiro na chuva (FP1, FP3, warm-up) e estava muito motivado para ficar entre os homens da frente. No Estoril senti-me bem na moto, estava mesmo confortável. Tentámos fazer o mínimo de alterações possíveis na moto e, depois de termos alcançado alguns bons tempos, começámos a mudar pequenas coisas que nos permitiram ir atrás dos pilotos mais rápidos. Atrás do Márquez (Marc - CatalunyaCaixa Repsol) consegui fazer duas voltas muito boas na qualificação e, ao olharmos para os nossos tempos, sabíamos que tínhamos oportunidade para fazer alguma coisa boa".

E o início da corrida...

"Comecei em quarto e estava à espera de alguns problemas nas duas primeiras curvas. Em Jerez, perdi nove posições no início porque estava muito hesitante, mas aqui estava tudo muito mais limpo no lado de fora. Encontrei o meu ritmo e penso que outros ficaram presos na parte de dentro. Aegerter (Dominic - Technomag-CIP) e Espargaró (Pol - Pons 40 HP Tuenti) passaram em frente a mim e depressa consegui juntar-me ao grupo do Márquez, Espargaró e Lüthi (Thomas – Interwetten-Paddock). Estava muito confortável e até ultrapassei o Espargaró e o Márquez para o segundo lugar. Depois eles aceleraram o ritmo e eu desisti, porque não os conseguia seguir".

"A nove voltas do final estava com uma grande vantagem, quase seis segundos para o Andrea Iannone (Speed Master), mas depressa ele apanhou-me. Por isso, tentei manter um bom ritmo, abaixo da marca de 1m42s, para garantir que terminava na quarta posição".

Em tua opinião, o que é que precisas para lutar pelo pódio no final da corrida?

"Experiência. Sentir-me melhor na moto, conhecer melhor os próprios limites. Observei o Marquez nas partes em que ele era mais forte e vi que ele estava a andar mais rápido quando eu estava a acelerar. Pormenores como este fazem toda a diferença".

Depois de Jerez disseste que querias estar mais forte em quaisquer condições, o que mostraste no Estoril. Fizeste progressos de forma muito rápida este ano, quais são os teus próximos objetivos?

"Ainda não me sinto preparado para lutar pelo pódio. O objectivo é ficar com esse grupo. No Estoril, consegui lutar com eles e isso foi uma alegria. Para o próximo Grande Prémio em França espero ser bem sucedido nos treinos e na qualificação e, depois, ter a oportunidade de o repetir na corrida. Se isso voltar a acontecer, podemos ficar satisfeitos”.

A pista em Le Mans tem um traçado especial, o que é problemático para os pilotos. O que é que pensas sobre isto?

"Penso que devemos aproveitar todos os circuitos e tentar divertimo-nos todas as vezes. Esta é uma pista que tem aspectos interessantes. Há a chicane ‘Dunlop’ antes da ‘Chapel’ e a S2, que é interessante porque a primeira curva é um bocadinho a subir e chegas a ela de forma muito rápida. Mas, qualquer que seja o circuito, temos sempre de fazer o nosso melhor e esperar por alcançar um bom resultado".



in: motogp.com
 

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Hélder Rodrigues ganha medalha de Mérito Desportivo
distinção entregue no domingo

Hélder Rodrigues, campeão do Mundo de todo-o-terreno, vai ser galardoado no domingo com a medalha de Mérito Desportivo, de acordo com despacho do secretário de Estado do Desporto e Juventude, Alexandre Mestre.

Segundo o documento, Hélder Rodrigues recebe este prémio por ser "o mais conceituado motociclista português da atualidade", considerando o motard "um exemplo a seguir", pelo "desportivismo com que encara os seus resultados, demonstrando alegria e ética".

O despacho refere ainda que "a sua prestimosa carreira é reconhecida no âmbito internacional e que, por isso, tem contribuído para o prestígio e a divulgação de Portugal".

O secretário de Estado não esquece as boas prestações de Rodrigues no Rali Dakar, no qual acabou as duas últimas edições no terceiro lugar, tornando-se "no melhor português" na história da prova.

O despacho recorda ainda "a vitória na Taça do Mundo FIM de Enduro Júnior, em 2000, e o título de campeão do mundo de todo-o-terreno, conquistado a 8 de outubro de 2011, no Rali dos Faraós".

A medalha de Mérito Desportivo vai ser entregue a Hélder Rodrigues durante a cerimónia do 22.º aniversário da Federação de Motociclismo de Portugal, no domingo, em Torres Vedras.


in: Record.motores
 

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Pergunte ao Valentino!

O motogp.com e a Monster Energy uniram forças num evento especial antes do Grande Prémio de França e vão organizar uma entrevista exclusiva com Valentino Rossi!

Na véspera do Monster Energy Grand Prix de France, Valentino Rossi, da Ducati Team, vai responder às suas questões durante uma transmissão especial em directo no motogp.com que será liderada pelo comentador do MotoGP e do After the Flag, Gavin Emmett, que vai colocar as questões dos adeptos ao piloto italiano!

Envie-nos JÁ as suas questões através do Twitter utilizando o hashtag #AskValentino, ou através do facebook.com/MonsterEnergy.

Valentino Rossi vai responder em directo de Le Mans às suas questões na quinta-feira 17 de Maio. Poderá acompanhar a entrevista em exclusivo no motogp.com através de um stream de vídeo gratuito a partir das 18h45 locais, mais uma hora que em Portugal.




in: motogp.com
 

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Rivalidade do MotoGP™ continua no histórico traçado de Le Mans

O MotoGP™ regressa este fim-de-semana com Monster Energy Grand Prix de France, onde Casey Stoner, da Repsol Honda, vai tentar dilatar a vantagem na liderança do campeonato.

Ele vai ter pela frente a forte oposição do companheiro de equipa Dani Pedrosa e do rival da Yamaha Factory Racing, Jorge Lorenzo, os únicos três a terem já subido ao pódio este ano. Eles são já vistos como uma das maiores rivalidades dos 64 anos de história do desporto, tendo partilhado os degraus do pódio por 16 vezes, um recorde com mais quatro presenças entre os três primeiros que qualquer outro trio do passado.

Le Mans, que será palco do 55º Grande Prémio neste fim-de-semana, também verá Stoner em busca do 19º pódio consecutivo. Depois de ter ganho as duas últimas corridas, e com claros sinais de ter recuperado do problema de pressão no braço, ele continua a ser o homem a bater. Lorenzo, apenas a um ponto de distância do australiano na classificação, tem sido o rival mais consistente até ao momento e estará apostado em levar a melhor sobre o Campeão do Mundo na pista onde já triunfou por duas vezes na categoria rainha.

Pedrosa, por outro lado, assinou o 100º pódio no Estoril, e vai dar tudo para registar a primeira vitória do ano num traçado onde ainda nunca venceu na categoria rainha. Cal Crutchlow e Andrea Dovizioso, da Monster Yamaha Tech 3, já foram protagonistas de algumas grandes batalhas a dois e vão estar apostados em repetir a dose uma vez mais, mas ainda lhes falta algo para acompanharem os três da frente.

A dupla da Ducati Team, Valentino Rossi e Nicky Hayden, que na última jornada teve sorte mista, vai para a pista gaulesa optimista depois de Rossi ter conseguido o melhor resultado da época com a Ducati ao terminar em sétimo. Ficando a 26 segundos do vencedor Stoner, esta foi a primeira vez em que qualquer piloto Ducati conseguiu terminar mais perto do vencedor desde o sétimo lugar de Rossi em Misano no ano passado. O italiano tem também boas memórias da pista francesa, não fosse Le Mans o local do único pódio de Rossi no ano passado.

Os pilotos satélite da Honda, Álvaro Bautista (San Carlo Honda Gresini) e o estreante Stefan Bradl (LCR Honda MotoGP) vão dar tudo para melhorarem as suas prestações deste ano, enquanto Héctor Barberá, da Pramac Racing, aos comandos da sua Ducati satélite vai tentar melhorar o 10º posto conseguido no Estoril. Karel Abraham (Cardion AB Racing) ainda não terminou uma corrida esta época e esperará mudar a sorte.

Depois de ter fracturado a clavícula esquerda na qualificação do Estoril Colin Edwards (NGM Mobile Forward Racing), vai ser substituído pelo vencedor de Le Mans de 2007 Chris Vermeulen, que fará a primeira corrida no MotoGP desde 2009. A dupla da Power Electronics Aspar, Randy de Puniet e Aleix Espargaró, vai tentar repetir o feito de ser a melhor entre as CRT, com De Puniet a contar com a motivação extra de Le Mans ser a sua pista caseira.

Michele Pirro, da San Carlo Honda Gresini, e Danilo Petrucci, da Came IodaRacing Projects, esperam uma vez mais uma sólida prestação, enquanto Mattia Pasini (Speed Master), James Ellison (Paul Bird) e a dupla da Avintia Blusens, Yonny Hernandez e Iván Silva, vai tentar inverte a sorte nesta ronda e terminar a corrida.



in: motogp.com
 

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Elías atinge os 200 com Márquez a continuar ataque em Le Mans

Marc Márquez, do Team CatalunyaCaixa Repsol, vai continuar a luta pelo topo da classificação de Moto2™ no Monster Energy Grand Prix de France em Le Mans, pista onde registou a primeira vitória na categoria intermédia no ano passado. Enquanto isso, Toni Elías fará o 200º GP.

Márquez, que até ao momento venceu duas das três corridas já disputadas, vai voltar a tentar levar a melhor sobre o compatriota Pol Espargaró, da Pons 40 HP Tuenti, que tem estado em grande forma esta época, apresentando uma das mais emocionantes batalhas da última volta de sempre com Márquez na última jornada no Estoril.

Muito perto deverá estar Tom Lüthi (Interwetten-Paddock), que tem estado no ritmo de forma consistente, mas ainda não conseguiu levar a melhor sobre a dupla espanhola. Contudo, todos os olhos estarão no estreante gaulês da JiR Moto2, Johann Zarco, que tem brilhado desde que entrou para a classe este ano. As suas prestações no molhado e o quarto posto no Estoril fazem certamente com que o público espere o próximo passo e a subida ao pódio.

Um francês que conhece o sabor da vitória em Le Mans é Mike Di Meglio (S/Master Speed Up), que foi o último piloto da casa a vencer na pista em 2008 aos comandos de uma 125cc da Derbi. Após ter caído e desistido na última corrida, Di Meglio espera recuperar alguma da forma de 2008.

O Campeão do Mundo de Moto2 de 2010, Toni Elías (Mapfre Aspar Team) vai atingir um marco este fim-de-semana ao iniciar o seu 200º Grande Prémio, enquanto Bradley Smith (Tech3 Racing) atingirá os 100. Ambos os pilotos não têm estado tão à frente quando o desejado até ao momento nesta época, mas com o sétimo lugar para Elías e o 10º para Smith no Estoril, os dois vão dar tudo para melhorar esses resultados.

Outros nomes a ter em conta serão Andrea Iannone (Speed Master), que tem tido prestações mistas desde a primeira ronda no Qatar, assim como a dupla da Marc VDS Racing Team, Scott Redding e Mika Kallio, Alex de Angelis (NGM Mobile Forward Racing) e Xavier Simeon (Tech3).



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Luta de Moto3™ é reatada em Le Mans

Após a primeira vitória da KTM na classe de Moto3™ na última jornada no Estoril, Sandro Cortese, da Red Bull KTM Ajo, vai tentar dilatar a vantagem na frente do campeonato com mais uma forte demonstração no Monster Energy Grand Prix de France deste fim-de-semana em Le Mans.

Sendo o melhor nas qualificações desta época até ao momento, e depois de ter levado a melhor em forte batalha com o rival ao título Maverick Viñales, Cortese está optimista à partida para a ronda gaulesa. Contudo, o espanhol da Blusens Avintia estará apostado em recuperar a liderança na pista onde assinou a primeira vitória na carreira de Grandes Prémios no ano passado, nas 125cc.

Luis Salóm, da RW Racing GP, que já por duas vezes foi ao pódio este ano, volta a estar de olhos no grupo na da frente e talvez possa mesmo assegurar o triunfo. Mas é quase certo que terá mais um forte opositor em Romano Fenati (Team Italia FMI), que depois de ter começado a época com um segundo posto e uma vitória não logrou terminar no Estoril devido a queda.

Zulfahmi Khairuddin (AirAsia-SIC-Ajo), que fez história no motociclismo malaio ao terminar em quarto em Portugal, volta a estar apostado em dar novo passo na carreira e assegurar o primeiro pódio. Depois de ter perdido um resultado nos três primeiros por muito pouco, o jovem malaio estará certamente confiante.

Efrén Vázquez (JHK T-Shirt Laglisse), terceiro em Le Mans no ano passado, tem estado em boa forma e espera repetir o feito de 2011. Niccolo Antonelli (San Carlo Gresini Moto3) tem melhorado muito ao longo da época e será um nome a ter em conta após o sexto posto conseguido no Estoril, isto enquanto o contingente da casa contará com Alexis Masbou (Caretta Technology), Louis Rossi (Racing Team Germany) e Alan Techer (Technomag-CIP-TSR), que vão tentar tudo para apresentarem boa prestação ao seu público.

Já o luso Miguel Oliveira (Estrella Galícia 0,0) tem estado em muito bom plano nos treinos livres e qualificações já disputadas até ao momento e logrou o quinto posto na jornada de abertura no Qatar, mas teve azar em Jerez e em casa, no Estoril, há pouco mais de duas semanas. No ano passado Oliveira foi nono em Le Mans e agora vai seguramente tentar melhorar essa marca e, acima de tudo, converter a promessa apresentada nos nove treinos livres e três qualificações que já disputou e lutar por um resultado entre os três primeiros no domingo.



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Lorenzo planeia recuperar a liderança em Le Mans

A Yamaha Factory Racing ruma a França para o Monster Energy Grand Prix de France, e Jorge Lorenzo chega ao traçado de Le Mans a apenas um ponto do líder do Campeonato Casey Stoner e com o objectivo de recuperar a liderança.

Tendo ficado atrás de Stoner nas duas últimas corridas e contando já com duas vitórias na categoria rainha e uma nas 250cc em Le Mans, ele tem mais um motivo para acreditar na possibilidade de vencer. O seu companheiro de equipa Den Spies, por outro lado, não teve o início de época que esperava e chega a Le Mans com o objectivo de recolocar o seu Campeonato no bom caminho.

A pista gaulesa deve ser favorável às características da Yamaha, com a afinação ideal para Le Mans a requerer um equilíbrio e controlo óptimos sob repetidas situações de travagens fortes. A Yamaha conta com quatro vitórias em Le Mans desde o início da era das 4-tempos em 2002, menos uma que a Honda, que totaliza cinco.

Jorge Lorenzo

“Chegamos em boa forma depois de termos terminado sempre nos dois primeiros nas três corridas já disputadas este ano; quero continuar assim em Le Mans. No ano passado lutámos, especialmente em aceleração, mas sinto que este ano vai ser um pouco diferente. É uma boa pista para o meu estilo de pilotagem, pelo que vamos tentar lutar uma vez mais pela vitória, mas sempre com o Campeonato o mente.”

Ben Spies

“Estou desejoso por voltar à moto neste fim-de-semana. A minha confiança voltou a crescer agora que encontrámos boa afinação de base, pelo que penso que podemos dar mais um passo em frente e melhorar a nossa prestação de novo em Le Mans.”

Wilco Zeelenberg, Director Desportivo

“Após três fortes corridas e um Campeonato muito disputado até ao momento, estamos muito animados com a ida a França. No ano passado tivemos uma corrida dura e lutámos muito, mas no ano anterior conseguimos um forte triunfo. O Jorge gosta da pista, pelo que estamos curiosos para ver como a 1000cc se porta desta feita uma vez que temos a tradição de apresentar boas prestações aqui. Esperamos voltar ao ritmo de sucesso que a Yamaha tem tido em Le Mans.”

Massimo Meregalli, Director de Equipa

“No ano passado a Yamaha não teve um fim-de-semana perfeito em Le Mans, uma pista onde temos a tradição de ser fortes. Este ano chegamos com um pacote muito competitivo, pelo que acreditamos que podemos apresentar uma boa prestação.”



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Troca de chassis de Moto2™ continua em Le Mans

Três pilotos, Gino Rea, Ratthapark Wilairot e Angel Rodriguez, vão alinhar no Monster Energy Grand Prix de France, em Le Mans, em moto diferente depois de terem confirmado a mudança de chassis esta semana.

Depois de se ter já assistido à troca de chassis da FTR para a Suter por parte de Julián Simon, da Blusens Avintia, antes da segunda corrida do ano em Jerez, houve mais duas equipas que seguiram o exemplo em busca de melhores resultados. Os pilotos da Gresini Moto2, Rea aos comandos da máquina patrocinada pela Federal Oil, e Wilairot com a moto apoiada pela Thai Honda, passaram do chassis Moriwaki para o da Suter. Além disso, Rodriguez, da Desguaces La Torre SAG, vai rodar com um chassis Bimota HB4, enquanto o seu companheiro de equipa Marco Colandera vai continuar a avaliar o quadro FTR que ambos os pilotos têm usado até ao momento.

Gino Rea, Federal Oil Gresini Moto2

“Estou muito contente por a equipa ter decidido trocar para o chassis Suter; penso que se vai revelar um passo muito positivo para nós a longo prazo. Não vai mudar a minha sorte da noite para o dia porque temos muito trabalho a fazer em termos de adaptação do meu estilo de pilotagem e teremos também de afinar este novo chassis para funcionar com a suspensão Showa.”

Ratthapark Wilairot, Thai Honda Gresini Moto2

“Para Le Mans vamos fazer uma boa alteração para Suter. Tentei ver vídeos para aprender como rodar na pista, mas a primeira vez não vai ser fácil, pelo que espero que tenhamos menos problemas que antes."

Fausto Gresini, Gresini Moto2, Patrão da Equipa

“Decidimos mudar para a Suter porque o nosso objectivo é sempre melhorar e dar aos nossos pilotos a oportunidade de rodarem ao seu máximo potencial. Não foi uma decisão fácil, mas tínhamos de a tomar.”


Angel Rodriguez, Desguaces La Torre SAG


"A França apresenta-se como uma grande oportunidade para darmos uma volta de 180 graus nos nossos resultados e mudar de fabricante é passo rumo ao que queremos. Tive a oportunidade de treinar com a Bimota em Aragón, em 2010, e em Albacete, em 2011. Os resultados não foram maus, por isso espero que seja uma grande ajuda em Le Mans."

Edu Pedrales, SAG Team, Director Geral


"A mudança de construtor surge do nosso desejo de atingirmos posições competitivas. O Rodri vai rodar com o chassis Bimota de 2012 em Le Mans e depois disto vamos tomar uma decisão permanente em função das opiniões do Rodri na pista gaulesa."



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Bautista de olhos postos na perseguição aos três primeiros

Após positiva demonstração no Grande Prémio de Portugal há duas semanas, o Team San Carlo Honda Gresini ruma a Le Mans, em França, este fim-de-semana com o objectivo de mais progressos no que toca à parte frontal do pacote.

Álvaro Bautista espera melhorar as sensações aos comandos da Honda RC213V e juntar-se a nomes como Andrea Dovizioso e Cal Crutchlow na perseguição do trio da frente composto por Casey Stoner, Jorge Lorenzo e Dani Pedrosa. O piloto CRT da equipa, Michele Pirro, atingiu o primeiro objectivo ao somar os primeiros pontos de MotoGP no Estoril e a próxima meta do italiano é melhorar o nível de prestação e fiabilidade da sua FTR com bloco Honda.

Álvaro Bautista


“Finalmente o tempo no Estoril permitiu-nos algum tempo de pista seca e conseguimos fazer algumas alterações à moto e apresentar bom ritmo antes da corrida. Com os dados recolhidos em Portugal creio que podemos dar mais um passo em frente e encontrar alguns importantes décimos de segundo para reduzir a diferença para os que estão à nossa frente. Não gosto muito deste traçado, infelizmente. Le Mans tem muitas mudanças de direcção, rectas curtas e o pior de tudo são os baixos níveis de aderência e baixas temperaturas da pista. Nunca terminei no pódio aqui nas 125cc e nas 250cc, mas espero fazer uma boa corrida neste fim-de-semana e melhorar os resultados do Estoril.”

Michele Pirro

“A memória de somar os primeiros pontos no Estoril ainda está fresca e penso que é importante para a minha confiança e da equipa; o pessoal tem trabalhado de forma incansável neste novo projecto em que todos acreditamos. Atingimos o nosso primeiro objectivo e agora temos de nos concentrar em melhorar.”

Fausto Gresini

“A próxima ronda leva-nos a Le Mans, um circuito no qual a equipa tem muitas boas memórias graças a algumas vitórias inesquecíveis durante os últimos anos. No ano passado assistimos a uma grande prova do Marco Simoncelli antes da colisão com o Pedrosa e que causou todos os tipos de controvérsias. Esperamos começar de forma positiva este ano e ver o Álvaro dar mais um passo em frente. Ele tem feito progressos constantes nos últimos tempos e só precisa de um pouco mais de tempo para entrar na luta com o Dovizioso e Crutchlow. Ele está muito perto de obter a confiança que necessita com a moto para ser mais agressivo nas travagens e mais rápido a meio das curvas.”

Comunicado de imprensa San Carlo Honda Gresini.



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Ducati Team espera corrida seca em Le Mans

A Ducati Team ruma à quarta jornada do Campeonato do Mundo de MotoGP™, o Monster Energy Grand Prix de France, com esperanças de encontrar tempo seco para capitalizar os aspectos positivos encontrados no Estoril.

Valentino Rossi, que registou o melhor resultado da época até ao momento em Portugal ao terminar em sétimo, estava mais animado sobre a Desmosedici no final da corrida e vai tentar tirar partido do momento de forma em Le Mans. O italiano não levará apenas a confiança do único pódio do ano passado, mas também da redução da diferença para o vencedor da corrida no Estoril, Casey Stoner, para 26 segundos – o mais curto de qualquer piloto Ducati desde que Rossi foi sétimo em Misano no ano passado.


O seu companheiro de equipa Nicky Hayden, que teve problemas de electrónica no Estoril, está apostado em esquecer esse contratempo e voltar à boa forma apresentada na qualificação de Jerez, onde levou a Ducati até à primeira linha. Ele não tem o traçado gaulês entre os seus preferidos, mas pensa que algumas das suas características podem ser positivas para a sua Ducati.

Depois do Estoril a Ducati anunciou que tem planeado extenso programa de testes de novos componentes do motor e chassis que deverá ser completado antes da corrida de Laguna Seca, a 29 de Julho. Contudo, por agora a equipa vai rumar a França com a mesma afinação usada no Estoril.

Valentino Rossi

“Foi uma pena termos perdido o teste pós-corrida em Portugal porque teríamos continuado o nosso trabalho de desenvolvimento e como tínhamos dados muito recentes da corrida podíamos ter feito algumas comparações interessantes. Mas isto não nos vai influenciar muito do ponto de vista técnico em Le Mans, já que as actualizações só chegariam mais tarde. Em França vamos preparar a corrida com trabalho na moto, tal como fizemos no Estoril, começando pela afinação base com que estamos agora um pouco mais familiarizados e tentar continuar a dar passos graduais de forma a chegarmos a domingo no máximo do nosso actual potencial. Le Mans é mais um local onde o tempo pode ser complicado, em particular nesta altura do ano, mas é também a pista onde consegui o melhor resultado com a Ducati no ano passado. Vamos ver como correm as coisas, mas gostava de estar um pouco melhor que em Portugal.”


Nicky Hayden

“Não posso dizer que Le Mans é uma das minhas pistas preferidas do calendário, mas há algumas coisas de que gosto. Por vezes tem pouca aderência, o que não me agrada muito. Por outro lado, tem umas quantas zonas de travagem forte e penso que algumas dessas zonas devem ser favoráveis à nossa moto. Será interessante estar numa pista bem diferente daquelas que já visitámos este ano.”


Vittoriano Guareschi, Director Desportivo

“Le Mans é um pouco estranho, uma pista tipicamente “stop-and-go” que é muito diferente do Estoril. Isto vai dar-nos a oportunidade de avaliar o trabalho de afinação que temos feito na GP12: o Valentino usou-a durante todo o fim-de-semana do último GP, pelo que vamos continuar assim na tentativa de também progredir em Le Mans, onde ele teve uma boa corrida no ano passado. Apesar deste não ser um dos traçados preferidos do Nicky, ele também vai usar a experiência adquirida com a afinação da sua GP12 desde o início do campeonato.”



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HÉLDER RODRIGUES GALARDOADO

O campeão do mundo de todo-o-terreno, Hélder Rodrigues, foi galardoado com a medalha de Mérito Desportivo, que lhe foi entregue pelo secretário de Estado do Desporto e Juventude, Alexandre Mestre


Durante a cerimónia do 22.º aniversário da Federação de Motociclismo de Portugal, que teve lugar em Torres Vedras, além da medalha de Mérito Desportivo, o piloto recebeu também o “Colar de Mérito Motociclista” atribuído, pela primeira vez na sua história, pela Assembleia-Geral da Federação de Motociclismo de Portugal (FMP).

Alexandre Mestre salientou que, de acordo com o despacho que mandou publicar, Hélder Rodrigues recebe este prémio por ser "o mais conceituado motociclista português da actualidade" e por considerar que o piloto "é um exemplo a seguir", pelo "desportivismo com que encara os seus resultados, demonstrando alegria e ética". O despacho refere ainda que “a sua prestimosa carreira é reconhecida no âmbito internacional e que, por isso, tem contribuído para o prestígio e a divulgação de Portugal”.



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Dupla da Repsol Honda apostada no pódio em Le Mans

Os pilotos da Repsol Honda Team Casey Stoner e Dani Pedrosa rumam ao Monster Energy Grand Prix de France deste fim-de-semana com o objectivo de repetirem os duplos pódios conseguidos em todas as jornadas já disputadas este ano.

Stoner, que triunfou no Estoril há pouco mais de uma semana e garantiu o 18º pódio consecutivo, venceu em Le Mans em 2011 e espera voltar a triunfar após duas sólidas vitórias consecutivas.


Pedrosa assinou o 100ª pódio da carreira em Portugal e regressa a Le Mans de olhos postos numa corrida muito melhor que a do ano passado, altura em que fracturou a clavícula numa colisão com o falecido Marco Simoncelli. Contudo, ele deverá sentir-se motivado por ter assinado o recorde e a volta mais rápida da corrida pouco antes do incidente.


O traçado gaulês localiza-se 200km a Sudeste de Paris, é uma pista apertada, dominada por curvas em primeira velocidade, travagens tardias e acelerações fortes.

Casey Stoner

“As duas últimas pistas historicamente não têm sido as minhas melhores, mas conseguir vencer em ambas, pelo que espero ir para Le Mans e estar competitivo uma vez mais. Tive alguns resultados mistos aqui no passado, o desenho da pista é único, é um pouco “stop and go”, com muitas travagens e penso que este ano tanto a Honda como a Yamaha vão estar competitivas aqui. O tempo no Estoril foi desapontante na segunda-feira, o que nos impediu de testar, temos de trabalhar no problema de vibrações que temos tido com a moto, pelo que esperamos ter algumas sessões secas desde o primeiro dia em Le Mans para podermos ir para a pista trabalhar nisso.”

Dani Pedrosa

“Le Mans é um circuito duro, muito semelhante ao Estoril, uma pista “stop and go” onde temos de preparar a moto com boa estabilidade, tracção e aceleração. No passado senti-me confortável a rodar aqui, tive bons resultados nas 125cc e nas 250cc, mas no MotoGP não tem sido perfeito, pelo que há algo em mim que quero atingir. No ano passado fiz a melhor volta da corrida, mas não consegui manter o ritmo antes do acidente, agora quero fazer melhor. Tivemos boas corridas até ao momento, estou a rodar bem, mas faltou-me algo em todas elas, especialmente nas primeiras voltas, onde no passado estava mais forte. Tenho de juntar tudo e se fizer melhores inícios de corrida começaremos a vencer corridas.”



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Lorenzo planeia recuperar a liderança em Le Mans

A Yamaha Factory Racing ruma a França para o Monster Energy Grand Prix de France, e Jorge Lorenzo chega ao traçado de Le Mans a apenas um ponto do líder do Campeonato Casey Stoner e com o objectivo de recuperar a liderança.

Tendo ficado atrás de Stoner nas duas últimas corridas e contando já com duas vitórias na categoria rainha e uma nas 250cc em Le Mans, ele tem mais um motivo para acreditar na possibilidade de vencer. O seu companheiro de equipa Den Spies, por outro lado, não teve o início de época que esperava e chega a Le Mans com o objectivo de recolocar o seu Campeonato no bom caminho.

A pista gaulesa deve ser favorável às características da Yamaha, com a afinação ideal para Le Mans a requerer um equilíbrio e controlo óptimos sob repetidas situações de travagens fortes. A Yamaha conta com quatro vitórias em Le Mans desde o início da era das 4-tempos em 2002, menos uma que a Honda, que totaliza cinco.

Jorge Lorenzo

“Chegamos em boa forma depois de termos terminado sempre nos dois primeiros nas três corridas já disputadas este ano; quero continuar assim em Le Mans. No ano passado lutámos, especialmente em aceleração, mas sinto que este ano vai ser um pouco diferente. É uma boa pista para o meu estilo de pilotagem, pelo que vamos tentar lutar uma vez mais pela vitória, mas sempre com o Campeonato o mente.”

Ben Spies

“Estou desejoso por voltar à moto neste fim-de-semana. A minha confiança voltou a crescer agora que encontrámos boa afinação de base, pelo que penso que podemos dar mais um passo em frente e melhorar a nossa prestação de novo em Le Mans.”

Wilco Zeelenberg, Director Desportivo

“Após três fortes corridas e um Campeonato muito disputado até ao momento, estamos muito animados com a ida a França. No ano passado tivemos uma corrida dura e lutámos muito, mas no ano anterior conseguimos um forte triunfo. O Jorge gosta da pista, pelo que estamos curiosos para ver como a 1000cc se porta desta feita uma vez que temos a tradição de apresentar boas prestações aqui. Esperamos voltar ao ritmo de sucesso que a Yamaha tem tido em Le Mans.”

Massimo Meregalli, Director de Equipa

“No ano passado a Yamaha não teve um fim-de-semana perfeito em Le Mans, uma pista onde temos a tradição de ser fortes. Este ano chegamos com um pacote muito competitivo, pelo que acreditamos que podemos apresentar uma boa prestação.”



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Le Mans: A subida de Viñales à fama

Le Mans 2011 foi o momento em que Maverick Viñales surpreendeu todos. Naquela que foi apenas a sua quarta corrida no Campeonato do Mundo o então estreante assinou a primeira vitória.

Há um ano Viñales, da Blusens Avintia, era um nome conhecido por poucos dos que não estão habitualmente ligados ao MotoGP. Um dos patrocinadores da sua equipa na altura, Paris Hilton, era o ponto mais conhecido da formação. Contudo, Le Mans 2011 revelou-se como o pontos de viragem na carreira do jovem espanhol ao estrear-se a vencer no último ano das 125cc.

Depois disso ele continuou a melhorar a sua reputação com mais três triunfos em Assen, Sepang e Valência, bem como com cinco pódios. Isto levou ao terceiro posto no Campeonato e também à conquista do título de Estreante do Ano.

Com os dois únicos pilotos que o bateram na época passada, o Campeão Nico Terol e o vice-Campeão Johann Zarco, a terem passado para a Moto2™, Viñales tornou-se, de um momento para o outro, no favorito ao ceptro da nova categoria de Moto3™.

E até ao momento não desapontou. Após uma pré-época bem sucedida ele somou somou a primeira vitória de 2012 no Qatar, o sexto lugar em Jerez e um árduo segundo lugar no Estoril. Na sua curta carreira já somou cinco vitórias e 11 pódios e neste momento está apenas a dois pontos do actual líder do Campeonato Sandro Cortese, da Red Bull KTM Ajo – uma diferença que pode ser anulada e invertida com um triunfo no histórico traçado francês.




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Elías e Smith prontos para marcos de Le Mans

Os pilotos de Moto2™ Toni Elías e Bradley Smith vão assinalar importantes marcos nas suas carreiras no Monster Energy Grand Prix de France deste fim-de-semana em Le Mans, com o espanhol a iniciar o 200º GP da carreira e o britânico o 100º.

Elías, da Mapfre Aspar Team, vai tornar-se no 17º piloto nos 64 anos de história dos Grandes Prémios a atingir o marco de 200 Grandes Prémios em todas as classes assim que as luzes se apagarem no circuito gaulês.

Elías iniciou-se nos Grandes Prémios de 125cc a tempo inteiro em 2000, depois de três participações como wild card durante 1999, e completou dois anos na categoria. Depois deu o salto para as 250cc em 2002, antes de entrar no MotoGP™ em 3005. O espanhol somou a sua única vitória em 2006 com a Fortuna Gresini Honda no Estoril por uma margem de 0,00s sobre Valentino Rossi.

Em 2010 desceu de categoria para alinhar no primeiro ano da Moto2™ e tornou-se Campeão do Mundo à primeira tentativa. Ele regressou de imediato ao MotoGP, mas teve ano difícil pela frente e voltou este ano à Moto2 para tentar recuperar a coroa.

Coincidindo com os 200 GPs de Elías, Bradley Smith, da Tech 3, vai levar a cabo o 100º Grande Prémio. Com 21 anos e 174 dias de idade ele vai tornar-se no mais jovem inglês de todos os tempos a atingir o marco e ficará em terceiro da geral atrás de Jorge Lorenzo (Yamaha Factory Racing – MotoGP) e Sandro Cortese (Red Bull KTM Ajo – Moto3™). Smith estreou-se nos Grandes Prémios com 15 anos nas 125cc na primeira corrida de 2006 em Jerez. Ele fez 80 partidas nas 125cc antes de passar par a Moto2 no início do ano passado.

Ambos os pilotos não têm estado à altura do que esperavam no início desta época. Nas primeiras três corridas Smith terminou em 9º, 11º e 10º, enquanto Elías terminou em 13º, 9º e 7º. Smith, aos comandos do seu chassis Mistral 610 vai, contudo, estar motivado neste fim-de-semana pois Le Mans é a pista caseira da equipa, enquanto Elías levou a cabo testes privados na pista espanhola de Albacete na sexta-feira passada para melhorar a afinação da sua Suter.

Elías e Smith estão actualmente separados por um ponto em oitavo e nono do Campeonato, respectivamente.



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Conferência de imprensa repleta de notícias dá início a Le Mans
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A conferência de imprensa de pré-evento do Monster Energy Grand Prix de France, em Le Mans nesta quinta-feria, viu Casey Stoner, da Repsol Honda Team, anunciar a retirada no final da época de 2012 do MotoGP™, enquanto Valentino Rossi fez saber que continua por mais dois anos.

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Stoner já tinha negado os rumores quanto ao final da sua carreira, contudo ele tornou agora público que não vai continuar a correr depois do final da época de 2012. Ele disse: “Após muito pensar, muito falar com a minha família e mulher, isto tem sido um tema recorrente nos últimos anos e no final desta época de 2012 não vou renovar para alinhar no Campeonato de 2013. Vou terminar a minha carreira no final desta temporada de MotoGP e sigo em frente com coisas diferentes na minha vida.”

“Após muitos anos a praticar este desporto que adoro, e pelo qual eu e a minha família fizemos tantos sacrifícios, após tantos anos a tentarmos chegar onde estamos hoje, este desporto mudou muito e mudou ao ponto de já não o desfrutar. Não tenho paixão por ele e, por isso, é melhor retirar-me agora.”

“Houve muitas coisas que me desapontaram e também muitas coisas que adorei neste desporto, mas infelizmente o balanço foi na direcção errada. Assim, basicamente, não vamos continuar mais. Seria bom poder dizer que ia ficar mais um ano, mas depois onde pararia? Por isso, decidi parar como estou.”

Quanto à corrida, Stoner espera resolver os problemas de vibrações que o têm afectado ao longo da época até ao momento: “Lutámos um pouco com vibrações, em especial nas últimas duas corridas, e é algo que queremos mesmo reduzir, pelo que teremos de trabalhar muito aqui.”

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Jorge Lorenzo, da Yamaha Factory Racing, que está a apenas um ponto do Campeão do Mundo, ficou surpreso com o anúncio do australiano: “É uma surpresa para mim, para todos. Não o esperava. Ouvi os rumores e pensei que havia a possibilidade, mas pensei que ele continuaria no próximo ano. Agora ele já o disse; penso que não são boas notícias para o MotoGP, mas a decisão de viver tranquilamente com a família é dele e temos de a respeitar.”

O espanhol vai tentar recuperar a liderança do Campeonato no domingo numa pista de que gosta: “Le Mans é uma das minhas pistas preferidas. Desde a minha estreia na primeira linha em 2003 que tenho tido bons resultados, pelo que estou contente por aqui estar.”

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Cal Crutchlow (Monster Yamaha Tech 3) viu o lado mais suave do anúncio de Stoner: “Com o Casey a fazer este anúncio talvez ele possa abrandar um pouco e deixar-me ocupar um lugar nos três primeiros. Eles [os extra-terrestres] não cometem erros. Talvez tenham de mudar o que comem ao jantar na noite antes, ou algo do género.”

E após uma corrida para esquecer no ano passado em Le Mans para a equipa, Crutchlow está agora apostado em dar continuidade ao bom momento de forma: “Estou desejoso, mas o tempo pode fazer sempre das suas. Penso que no este ano temos tido boas prestações, se bem que o Estoril foi desapontante. Lutámos mesmo um pouco com a afinação e talvez um pouco comigo próprio. Mas espero que possamos seguir em frente este fim-de-semana em Le Mans.”

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Valentino Rossi também fez um grande anúncio ao dar a conhecer que vai continuar a correr por mais dois anos, mas antes comentou as palavras de Stoner: “Sim, é uma grande surpresa. Penso que são más notícias para o mundo do MotoGP porque no final da época talvez venhamos a perder um dos grandes pilotos e um grande rival. É negativo, mas a decisão é dele. Para mim é muito complicado compreender onde é que começaram as notícias da minhas saída. Quero correr no MotoGP por mais dois anos.”

Le Mans foi o local do único pódio do italiano com a Ducati no ano passado, algo que lhe dá confiança: “Tive alguns maus resultados em Le Mans, mas também boas memórias. Não estivemos muito mal em Portugal e vamos tentar continuar da mesma forma e tentar melhorar a nossa prestação para tentarmos ficar mais perto dos que estão à nossa frente. No ano passado foi aqui que conseguimos o melhor resultado com a Ducati, pelo que estamos optimistas.”

A fechar o evento esteve o herói da casa e piloto CRT Randy de Puniet: “É uma corrida muito importante mim, mesmo não tendo uma moto para estar no topo este ano. Mas no topo das CRT. Penso que será uma pista difícil para as CRT porque temos duas ou três grandes acelerações, como na recta oposta, mas nunca se sabe o que acontece com o tempo. Espero estar a 100% com a moto depois da minha queda no Estoril porque ainda sinto muitas dores nas costelas. Espero mesmo ser o primeiro entre as CRT neste fim-de-semana perante o meu público.”



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Rossi planeia pelo menos mais dois anos no MotoGP™

Valentino Rossi confirmou nesta quinta-feira que vai continuar no Campeonato do Mundo de MotoGP™ por pelo menos mais dois anos.

Em declarações proferidas à imprensa antes do Monster Energy Grand Prix de France, em Le Mans, o nove vezes Campeão do Mundo refutou os rumores que começaram a circular sobre o possível final de carreira no fim da presente época.


Rossi revelou o desejo de rodar por pelo menos mais dois anos no Campeonato, deixando bem claro que terminar a carreira não está no seu radar.


“Para mim é muito difícil compreender onde começam as notícias porque nunca falei em sair e quero correr no MotoGP pelo menos nos próximos dois anos,” disse o italiano.


Rossi também confirmou que estará em Mugello após o fim-de-semana de Le Mans para compensar o teste cancelado no Estoril devido ao mau tempo.


“Era importante para nós porque tínhamos algumas novas coisas para testar,” disse Rossi. “Para esta corrida aqui [a afinação] vai ser igual [a Portugal] e na próxima semana vamos para Mugello para alguns testes, onde esperamos avaliar novas peças para conseguirmos aumentar a nossa velocidade.”


Antevendo o quarto fim-de-semana de corridas da época, para o qual as sessões de treinos começam na manhã de sexta-feira, Rossi disse: “Gosto da pista, é muito boa, é difícil e temos sempre de lutar com o tempo! Mas chegamos aqui depois de um fim-de-semana menos mau em Portugal e vamos continuar da mesma forma e tentar melhorar a prestação para ficarmos mais perto dos que estão à nossa frente.”


“No ano passado o nosso melhor resultado com a Ducati surgiu aqui, pelo que veremos. Estamos optimistas e vamos tentar melhorar a prestação.”



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Stoner anuncia saída no final de 2012

O Campeão do Mundo de MotoGP™ Casey Stoner anunciou na tarde de quinta-feira que esta será a sua última temporada no desporto.

O Campeão do Mundo de MotoGP™ Casey Stoner confirmou nesta quinta-feira que se vai retirar do desporto no final da época de 2012.

O piloto da Repsol Honda dirigiu-se aos media no início da conferência de imprensa oficial de pré-evento do Monster Energy Grand Prix de France com uma breve declaração onde sublinhou os motivos que o levaram a esta decisão.

“Após muito pensar, muito falar com a minha família e mulher, isto tem sido um tema recorrente nos últimos anos e no final desta época de 2012 não vou renovar para alinhar no Campeonato de 2013. Vou terminar a minha carreira no final desta temporada de MotoGP e sigo em frente com coisas diferentes na minha vida,” disse Stoner aos jornalistas presentes.

“Após muitos anos a praticar este desporto que adoro, e pelo qual eu e a minha família fizemos tantos sacrifícios, após tantos anos a tentarmos chegar onde estamos hoje, este desporto mudou muito e mudou ao ponto de já não o desfrutar. Não tenho paixão por ele e, por isso, é melhor retirar-me agora.”

“Houve muitas coisas que me desapontaram e também muitas coisas que adorei neste desporto, mas infelizmente o balanço foi na direcção errada. Assim, basicamente, não vamos continuar mais. Seria bom poder dizer que ia ficar mais um ano, mas depois onde pararia? Por isso, decidi parar como estou.”

Stoner, que venceu o MotoGP™ em 2007 com a Ducati e a coroa de 2011 com a Honda, é o actual líder da classificação de 2012 por um único ponto de margem sobre Jorge Lorenzo à chegada à ronda deste fim-de-semana.



in: motogp.com
 

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Rossi confessa-se ao motogp.com
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Valentino Rossi, da Ducati Team, aproveitou o Monster Energy Grand Prix de France para responder a algumas questões dos fãs, trazer alguma luz às mais recentes notícias e até mesmo para revelar o seu número de telefone.

Saído da conferência de imprensa de pré-evento de Le Mans, onde o rival Casey Stoner anunciou os planos de se retirar, Rossi falou da perda para o MotoGP, enquanto acrescentou que não tem tais ideias de momento.

“É um choque para todos. Ninguém esperava que os rumores [sobre a saída de Casey] fossem verdade. É uma grande pena para o MotoGP porque perdemos um grande piloto. Quero continuar durante pelo menos mais dois anos. É verdade – não me vou retirar!”

Além de discutir o actual clima do MotoGP e de dar os seus pontos de vista sobre as CRT, Rossi falou também do futuro dos italianos do MotoGP: “O Antonelli e o Fenati estão muito rápidos [Moto3], e na Moto2 também há muitos pilotos rápidos como o Andrea Iannone.” Ainda assim, ele foi rápido a apontar que o seu irmão mais novo, de 14 anos, acabou de começar a correr no Campeonato de Itália de Moto3 e disse: “É muito rápido.”

A conversa não tardou a tornar-se mais pessoal, com o nove vezes Campeão do Mundo a revelar que “pizza com maionese” e “gelado com sabor a estrunfes” estão entre os seus pratos preferidos, isto enquanto teve de evitar pedidos de casamento e revelar um número de telefone algo suspeito.

Veja o vídeo completo para ouvir as anedotas, a revelação sobre contra quem teria adorado correr e ficar a conhecer uma boa memória do seu recém falecido amigo Marco Simoncelli.



in: motogp.com
 
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