Ford Focus RS
O novo Ford Focus RS está de volta e deverá começar a sua comercialização no início de 2009. Trará uma versão revista do bloco 2,5i Turbo com uma potência a rondar os 300 cavalos e 410 Nm de binário.
O Focus RS terá uma aparência agressiva, mesmo que o "showcar" recentemente apresentado em Londres possa vir a ter alguns detalhes diferentes quando se iniciar a produção em volume.
Os painéis laterais da frente e traseiros foram revistos de modo a fazer face às vias mais largas e obterem-se cavas das rodas de maiores dimensões, completando-se o conjunto com um kit de carroçaria. As saídas de ar, dotadas do logo RS, colocadas atrás das cavas das rodas da frente e o capot com duas aberturas, são dois elementos que identificam de imediato a versão.
O totalmente renovado pára-choques do Focus RS incorpora uma nova grelha superior de entrada de ar e uma igualmente nova e maior grelha inferior trapezoidal em preto baço. Os faróis de xénon contam com um rebordo e um interior em preto mate, contando com pequenas entradas de ar por debaixo.
Na traseira, o igualmente novo pára-choques incorpora um enorme difusor de ar com efeito venturi, em preto, e exibe por pequenas saídas de ar nos seus extremos, que enaltecem a largura da viatura. Duas imponentes saídas de escape cromadas colocam-se a cada lado do difusor de ar. No prolongamento do tejadilho do Focus RS, surge um spoiler de peça única, igualmente em preto.
No interior a temática desportiva mantêm-se com bacquets desportivas e esculpidas Recaro, sendo utilizada a cor dos assentos em função da exterior, acrescendo-lhes as assinaturas RS e Recaro.
Aliás, a cor é uma presença constante no interior do Focus, desenvolvido a partir da temática interior do Focus ST, agora com maior recurso a pormenores que fazem ligação ao exterior, para além de zonas de alumínio escovado e detalhes de potência. Mesmo os bancos traseiros estão em consonância com os bancos da frente.
A consola central tem acabamentos metalizados e em carbono brilhante, desde as saídas de ar aos puxadores das portas, ao topo e base da alavanca das mudanças e nas embaladeiras, com a assinatura RS. Estes destaques contrastam com os acabamentos em preto no forro do tejadilho, que enaltecem o cariz desportivo de um cockpit.
O selector da caixa de seis velocidades com o grafismo RS em azul, o volante desportivo de três raios, com as assinaturas Ford e RS, os pedais em alumínio e três manómetros (um dedicado à pressão do turbo) colocados no topo da consola central produzem o restante ambiente desportivo.
No coração do novo Focus RS encontra-se uma versão especialmente desenvolvida do bloco de cinco cilindros Duratec 2.5i Turbo. Significativamente revisto para a obtenção de elevados níveis de potência, esta mecânica está definida para um patamar em torno dos 300 cv de potência e de um binário de 410 Nm, que contribuem para uma excelente relação peso/potência.
Tais alterações não são apenas meros resultados da aplicação de uma nova gestão do motor ou de mexidas na pressão do turbo. Partindo do bloco Duratec de 2,5 litros, os engenheiros da Ford RS desenvolveram novas árvore de cames, juntas e cabeças dos cilindros e sistemas de admissão e escape.
Apesar do carro ainda se encontrar em desenvolvimento, em antecipação ao seu lançamento no início de 2009, os testes preliminares já realizados apontam para um tempo abaixo dos seis segundos para completar o intervalo dos 0 aos 100km/h.
Os desenvolvimentos em termos de qualidade de condução do novo Focus RS incluem vias 40 mm mais largas, semi-eixos mais fortes e longos, molas e amortecedores revistos e uma barra estabilizadora de maior diâmetro e dimensões. Ao mesmo tempo, o sistema de direcção foi redefinido de modo a providenciar uma resposta da direcção mais pronta e precisa.
Os travões foram também revistos, aplicando-se discos ventilados de 336 mm à frente e sólidos de 300 mm na traseira, gerando potência suficiente para travagem em estrada ou pista. Pinças de maiores dimensões destacam-se por detrás das ímpares jantes de 19 polegadas, em que estão montados pneus Continental de baixo perfil 235/35.
Fonte: Maxi Tuning