À quinta foi de vez
Vitória vence Benfica por 1-0, em jogo a contar para a 22ª jornada da Liga Sagres
Finalmente! É esta a palavra que deve pairar na cabeça dos milhares de vitorianos. Numa época em que os confrontos com o Benfica pareciam ter já um resultado predefinido, eis que o Vitória conseguiu quebrar o enguiço no estádio da Luz. O golo de Roberto chegou para que a equipa de Manuel Cajuda conquistasse a primeira vitória nos cinco encontros com o Clube da capital. É caso para dizer: à quinta foi de vez.
Numa primeira parte com poucas oportunidades de golo, foi o Vitória a primeira equipa a criar perigo, com Desmarets a rematar para defesa de Moreira. A resposta benfiquista apareceu com um remate fraco de Reyes para defesa fácil de Nilson. Porque, a qualidade de Nilson viria a evidenciar-se na segunda parte. Os 47 mil adeptos presentes no estádio (5ª melhor assistência da Liga Sagres) tiveram de esperar pela etapa complementar para assistir a um melhor futebol. Foram mais felizes os vitorianos, em menor número mas maiores no apoio à sua equipa. Do primeiro ao último minuto, a festa foi deles. E que festa! Mas vamos ao jogo.
O Vitória entrou bem na segunda parte, apareceu mais confiante e foi a primeira equipa a chegar à baliza adversária. Depois, o Benfica ganhou algum fôlego mas seria a formação vitoriana a inaugurar o marcador. Aos 65´, Marquinho, depois de um boa jogada individual, isolou Roberto que não desperdiçou. 1-0 e o Vitória quebrava o enguiço.
A perder, o Benfica apostou no ataque mas do lado vitoriano, Nilson aparecia em destaque. O guarda-redes negou o golo a Nuno Gomes e, antes do final do encontro, voltou a brilhar com mais uma grande defesa. O Vitória conseguiu aguentar a ansiedade benfiquista e saiu do estádio da Luz com três pontos na bagagem. Um resultado justo pela forma ambiciosa com que a equipa de Manuel Cajuda se apresentou em campo. Sem medo ao nome do adversário, porque, afinal, também o Vitória faz parte dos grandes. Assim, sem medo, a equipa da cidade-berço conseguiu o primeiro triunfo frente ao Benfica na corrente época.
Declarações
Manuel Cajuda, em conferência de imprensa
Sobre a vitória:
"A primeira vez e sempre muito saborosa. Alguma vez teria de acontecer. Não deve ser considerado um momento nacional. Ganhei um jogo. Acabou-se o tabu de eu nunca ter ganho ao Benfica. Será sempre um marco para mim e para qualquer treinador ganhar um jogo neste estádio. O Vitória foi uma equipa matreira, tranquila. Algumas pessoas pensaram sempre que nós tínhamos caído na tabela e nos tornámos incompetentes e menos sérios. Jogámos melhor. Na segunda parte, soubemos jogar com a ansiedade natural do Benfica"
Sobre Nuno Assis:
"O ano passado já eu queria o Nuno Assis no Vitória. Este ano tive a felicidade de o ir buscar. O Vitória contratou um jogador extraordinário. Felizmente para mim, ele não ficou no clube em que estava".
Sobre a UEFA:
"Passámos com facilidade do 8 para o 800, nunca disse que não era possível jogar para as competições europeias mas não faço disso um campo de batalha. Se as coisas me tivessem corrido melhor, se não tivesse cometido erros que cometi, poderíamos estar melhor. Há jogos importantes para se fazer e nestas duas últimas semanas têm havido resultados fora do normal. A imprevisibilidade do futebol pode dizer que podemos chegar a um dos nossos objectivos".
Zona Mista
Roberto
“Estou muito feliz. Foi uma vitória importante com um sabor especial. São jogos que todos os jogadores querem ganhar e marcar. Parabéns ao grupo e à equipa. Parabéns a todos os adeptos que compareceram. Da mais moral à equipa e ficamos mais tranquilos. O Vitória tem jogadores bastante experientes. Duas vitórias dão mais ânimo à equipa para continuar na busca do objectivo que todos sabemos que é difícil mas não é impossível”
Flávio Meireles
“Cumpri as ordens que me foram dadas. Tentei fazer o meu melhor mas acho que, acima de tudo, a equipa foi inteligente perante um adversário que está a lutar pelo título. Não é fácil jogar no estádio da Luz mas fizemos um jogo muito bem conseguido. Penso que foi das melhores exibições que o Vitória fez este ano. Acho que foi inteiramente merecida esta vitória. Estes adeptos são únicos e espero que compareçam em massa no jogo com o FC Porto para nos apoiarem. São eles que nos dão motivação e força para continuarmos a honrar esta camisola”.
Nilson
“Conseguimos fazer duas vitórias consecutivas, sendo que uma delas foi fora de casa, diante de um adversário que está a lutar pelo título. Espero que possamos ter, mais do que nunca, o apoio da nossa massa associativa. A presença deles é muito importante. Hoje, foram a minoria mas é muito bom para os jogadores olhar para a bancada e ver todas aquelas pessoas”.
Ficha de Jogo
Benfica – Moreira, Maxi Pereira, Luisão, Miguel Vitor, David Luiz, Katsouranis, Yebda ( Balboa 81´), Di Maria (Urreta 72´), Reyes, Aimar e Cardozo (Nuno Gomes 59´)
Treinador – Quique Flores
Vitória – Nilson, Lionn, Gregory, Moreno, Milhazes, Flávio Meireles, Joao Alves, Desmarets, Nuno Assis, Marquinho (Cícero 84´) e Roberto (Fajardo 78´)
Treinador – Manuel Cajuda
Golos – Roberto (65´)
Cartões amarelos a Lionn (72´), Yebda (74´), Flávio (90´), Nilson (90´)
Cartões vermelhos a Cícero (90´)