40 milhões: Mais dinheiro para o futebol
A Benfica SAD vai solicitar aos accionistas, na assembleia geral do dia 12 de Janeiro, a emissão de papel comercial até 40 milhões de euros. Parte da receita desta operação financeira destina-se a refinanciar a dívida da Sociedade Anónima Desportiva e outra parte é para investir no futebol, de acordo com o que apurou o CM junto de fonte autorizada do clube da Luz.
'Uma percentagem dos 40 milhões de euros será para reduzir o endividamento perante os bancos, o passivo bancário. Outra parte da verba será para o plantel. A equipa de futebol, aliás, é onde são feitos os principais investimentos', acrescentou a mesma fonte.
Entretanto, a Benfica, SGPS (empresa controlada pelo clube) reforçou a posição de accionista de referência na SAD e passou a deter 11 por cento do capital social e dos direitos de voto.
De acordo com um comunicado enviado ontem à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Benfica, SGPS passou a deter 1 649 842 acções da SAD. Entre 3 e 11 de Dezembro, o Benfica adquiriu 21 721 acções, por um valor de 44 305,43 euros. Já a 4 de Dezembro, o Benfica tinha comunicado à CMVM o aumento da participação da SGPS na SAD, passando a deter 10,85 por cento do capital social e dos direitos de voto.
No último relatório e contas da SAD encarnada, a Benfica, SGPS detinha 1 506 411 acções, correspondentes a 10,04 por cento do capital, cuja maioria está nas mãos do clube, que tem seis milhões de acções (40 por cento do capital).
'PERDER SERÁ GOLPE DURO'
Fran Escribá, adjunto de Quique Flores, disse ontem que o Benfica está apostado em chegar à final da Taça de Portugal. 'Perder com o Leixões seria, sem dúvida, um golpe duro. Mas é impossível pensarmos que vamos ser eliminados. A final da Taça é o jogo mais empolgante na fase final da época e nós queremos jogá-la', afirmou, adiantando ainda que o Benfica não se considera eliminado da Taça UEFA, 'apesar de a qualificação ser muito difícil'.
Fran Escribá declinou dizer se será Moreira ou Moretto o titular, hoje, em Matosinhos, por não querer promover 'publicamente' questões que apenas se referem ao plantel. No entanto, mostrou- -se satisfeito com o trabalho dos jogadores: 'É sempre possível fazer melhor mas a equipa cresceu muito e está mais perto daquilo que pretendemos.'
APONTAMENTOS
QUIM OUTRA VEZ DE FORA
Pelo segundo jogo consecutivo, Quim voltou a ficar de fora. Para o jogo de hoje (20h45, TVI) com o Leixões, Quique Flores chamou Moreira, Moretto, Luisão, Miguel Vítor, David Luiz, Reyes, Cardozo, Katso, Aimar, Balboa, Maxi Pereira, Ruben Amorim, Urreta, Binya, Makukula, Yebda, Sidnei, Nuno Gomes e Suazo.
RIBEIRO NO RELVADO
Jorge Ribeiro reapareceu ontem no relvado, para cumprir a última fase de recuperação ao estiramento na face posterior da perna esquerda. Frente ao Leixões, o lugar de lateral-esquerdo será ocupado por David Luiz.
RUI COSTA NA LIGA
Rui Costa foi ouvido ontem na sede da Liga, no âmbito de um inquérito relacionado com a recepção ao Vitória de Setúbal, da 10.ª jornada. O dirigente não quis falar à saída.
Octávio Lopes com Lusa / A.P